Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 272 - de 25 a 31 de outubro de 2004
Leia nessa edição
Capa
Vlado e o fim da ditadura
Parto de cócoras
Prêmio Jovem Cientista
Ciência & Cotidiano
Comunicação para todos
Oswald de Andrade
Diário da Cátedra
Um arranhão de gato
Painel da semana
Teses da semana
Unicamp na mídia
Morte com naturalidade
Ciência + Paraolimpíadas
 

10



Folha de S. Paulo

27 de outubro - A Folha e a W11 Editores promovem amanhã debate sobre o livro “A Ignorância Custa um Mundo - O Valor da Educação no Desenvolvimento do Brasil”, de autoria de Gustavo Ioschpe, mestre em economia internacional e desenvolvimento econômico pela Universidade Yale (EUA).Discutirão o reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, o economista Ricardo Henriques, e Gustavo Ioschpe.

24 de outubro - A estrela da nascente indústria brasileira de biotecnologia de ponta tem nome (Alellyx), sobrenome (Reinach) e padrinhos (Votorantim e Fapesp). Foi daí que nasceu a empresa Alellyx, como sugere seu nome -um palíndromo quase perfeito de Xylella. Ela foi criada por cinco cientistas da rede Onsa (sigla bem-humorada obtida da versão inglesa de Organização para Seqüenciamento e Análise de Nucleotídeos). Todos eles originários das três universidades estaduais paulistas, USP, Unicamp e Unesp: Ana Claudia Rasera da Silva, Paulo Arruda, Jesus Aparecido Ferro, João Paulo Kitajima e João Carlos Setubal (este último já desligado da empresa).

Valor Econômico

27 de outubro - O município de Atibaia (SP), conhecido no país como a “capital do morango”, servirá de berço para a produção em escala industrial de mais uma invenção brasileira: o feijão instantâneo. A tecnologia foi desenvolvida durante três anos pela Green Technologies, ligada à incubadora de empresas da Unicamp e que tem no comando o engenheiro químico boliviano Franz Salces Ruiz.

EPTV

26 de outubro - A estudante de Engenharia Agrícola da Unicamp, Marcela Chiumarelli, ficou em primeiro lugar no Prêmio Jovem Cientista, promovido pela Fundação Roberto Marinho. A estudante desenvolveu um método natural para diminuir as perdas após a colheita de tomate, através da aplicação de ceras comestíveis.

O Estado de S. Paulo

23 de outubro - O Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp vai se transformar em um laboratório de testes de novas tecnologias de geração distribuída de energia elétrica nos próximos quatro anos. A geração distribuída é obtida próximo ao local de consumo, sem necessidade da rede geral de distribuição. Uma das três tecnologias que serão testadas no HC, a célula combustível movida a gás natural, foi apresentada esta semana.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2004 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP