Seminário nacional discute o uso de mídias nas escolas
|
RAQUEL DO CARMOS SANTOS
Um espaço para reflexão sobre o uso de mídias nas escolas, especialmente o jornal impresso, é a proposta do 2o Seminário Nacional “O professor e a Leitura do Jornal”, que vai se realizar entre os dias 28 e 30 de novembro, no Ginásio da Unicamp e Centro de Convenções. O encontro irá reunir as experiências nacionais e internacionais mais significativas e deve trazer ao centro do debate propostas que estimulem o uso do jornal no ambiente escolar. O coordenador geral do evento, professor Ezequiel Theodoro da Silva, afirma que a expectativa é reunir educadores, jornalistas e interessados no tema e repetir o sucesso da primeira edição, em 2002, quando se alcançou cerca de 400 inscrições. “Tivemos também um número significativo de trabalhos apresentados. Um total de 60”.
As discussões apresentadas no primeiro seminário, segundo o organizador, revelaram que o tema jornal-educação se faz necessário nos projetos de formação de professores da rede pública e privada. Para Silva, o jornal impresso é um veículo para o exercício da cidadania. “Traz a notícia e a organiza com mais substância e, por isso, é essencial na vida dos professores”, explica. O professor acredita que além de uma ferramenta de atualização para o professor, também pode ser utilizado para incrementar a pedagogia em sala de aula.
A abertura está marcada para dia 28 (domingo), às 20 horas, com a entrega do Prêmio RAC Professor Destaque, um projeto do Correio Escola. Nos dias 29 e 30 estão previstas palestras e mesas-redondas com personalidades de destaque na área. A conferência de abertura “Responsabilidades sociais do jornal e os desafios contemporâneos da educação brasileira”, no dia 29 (segunda-feira), às 9 horas, será proferida pelo professor Carlos Vogt, presidente da Fapesp e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Um dos destaques do evento será a presença, no dia 30 (terça-feira), às 8h30, de Roxana Morduchowicz, da Universidade de Buenos Aires (Argentina), que aborda “A imprensa na escola conquistas e desafios do presente”. Durante todos os dias será instalada uma Feira do Livro que oferecerá preços promocionais aos participantes.
As inscrições estão abertas. Podem se inscrever estudantes, profissionais ligados à educação e jornalistas interessados na área. A promoção é da Acorde-Cooperativa Educacional, da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC)/Correio Escola, Faculdade de Educação da Unicamp/Grupo de Pesquisa: Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE) e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) Unicamp.
|
Sipat-Funcamp A III Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), será realizada entre os dias 22 e 26, com a temática “Meio Ambiente, Saúde e Segurança dependem de você...Faça sua parte!”. Além das tradicionais palestras, o evento conta com programação cultural e sorteio de brindes. Outras informações pelo telefone 19-3788-8703.
Fórum - “Municípios Saudáveis: pobreza e território” é o tema do Fórum Permanente de Extensão Universitária. O evento será realizado dia 23, das 9 às 17 horas, no Auditório do Centro de Convenções. As inscrições podem ser feitas pelo endereço http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/exten2.htm#ins. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e OPAS/IPES é apoiado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira a programação no site http://www.cori.rei.unicamp.br/foruns/exten2.htm#3. Outras informações pelo telefone 19-3788-5212.
Espetáculo A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) apresenta, dia 23, às 12h30, em seu auditório (prédio FCM-5), o espetáculo “Clube da Esquina e Vanguarda Paulistana”. O show, produzido pelo Departamento de Música Popular do Instituto de Artes (IA), é composto por um repertório de 90 minutos, com a execução de músicas dos compositores Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Fernando Brant, Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Ná Ozzetti, Luiz Tatit, entre outros. A direção musical é de Regina Machado. O evento é destinado para alunos, docentes e funcionários da área de saúde da Unicamp. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone 19-3788-8968.
Ficção científica - O Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas abre espaço, dias 23 e 24, para o cinema de ficção científica. Dia 23, às 20 horas, será exibido o filme alemão Metropolis, de Fritz Lang. Dia 24, às 20 horas, será apresentada a versão do diretor de Blade Runner, de Ridley Scott. Após a exibição, o CCLA promove uma mesa-redonda sobre cinema de ficção científica, com os professores João Manoel Verde (PUC), Marco do Valle, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp e com o cineasta Rolf de Luna Fonseca. A coordenação da mesa será do cineasta e pesquisador Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia, autor de dissertação de mestrado sobre as relações entre os filmes Metropolis e Blade Runner, pelo Programa de Pós-graduação em Multimeios do IA. O debate é aberto ao público. O CCLA fica localizado na Rua Bernardino de Campos, 989, esquina com a Avenida Francisco Glicério, Centro.
Eleições - As eleições dos servidores técnico-administrativos para o Conselho Universitário (Consu) acontecem nos dias 24 e 25. Informações no site http://www.sg.unicamp.br/servidores/eleicao.htm
Lançamento - O professor Eliézer Rizzo de Oliveira lança, dia 24, às 19 horas, na Livraria Saraiva (Shopping Iguatemi, 2º piso) o livro “Democracia e Defesa Nacional. A criação do Ministério da Defesa na Presidência de FHC”. A publicação é resultado de pesquisas que o autor desenvolveu no Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), com o apoio do CNPq e Fapesp. Mais informações pelo e-mail eliezer_rizzo@uol.com.br.
Palestra - “Formatura, aspectos legais e segurança” é o tema que será discutido por Alexandre Fagiani, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), dia 25, das 12 às 13h30, no Ciclo Básico I (sala CB-3). A palestra é direcionada para alunos e interessados. Mais informações pelo telefone 19-3788-6544.
Curso - A Disciplina de Urologia e Ginecologia, do Grupo de Uroginecologia da Unicamp e o Departamento de Cirurgia, da Disciplina de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo realizam, dias 26 e 27, na Santa Casa (Rua Cesário Motta Júnior, 112, Vila Bragança), o “Curso Avançado de Tratamento da Incontinência Urinária na Mulher (Catium). Os professores Nelson Rodrigues Netto Júnior e Paulo César Rodrigues Palma coordenam o evento. As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.gruponucleo.com.br/catium/06_inscricoes.htm. Confira a programação em http://www.gruponucleo.com.br/catium/02_programacao6.htm. Outras informações pelo telefone 19-32950706 ou no site http://www.gruponucleo.com.br/
Palestra 2 - “A naturalização da infância e a pedagogia centrada na criança: uma análise do pensamento de Montessori e Claparède” é o tema que a professora Alessandra Arce (USP-Ribeirão Preto) discute, dia 26 de novembro, às 17 horas, na sala de videoconferência da FE. O evento será transmitido pela Internet. A realização é do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (Histedbr) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (Paidéia), ambos da FE. Mais informações pelo telefone 19-3788-5565.
www.editora.unicamp.br
Visite a livraria da Editora da Unicamp no prédio da Biblioteca Central. Fone 3788-7030
|
Limites do desenvolvimento sustentável
Guillermo Foladori
Explica as forças que guiam o comportamento humano em face de seu ambiente. Analisa o papel das relações sociais de produção na crise ambiental contemporânea e mostra como o ser humano, antes de se deparar com limites físicos ou naturais, está frente a frente com contradições sociais.
|
Minérios e ambiente
Bernardino Ribeiro Figueiredo
Enfoca os minérios metálicos, associações de sulfetos, óxidos, metais e outros minerais, à luz de experimentos de laboratório e dos processos geológicos. Contribui para uma melhor compreensão da origem e evolução das jazidas minerais e para a formulação de estratégias de prevenção dos efeitos adversos ao meio ambiente e à saúde humana eventualmente provocados pela indústria.
|
Avaliação e contabilização de impactos ambientais
Organização: Ademar Ribeiro Romeiro
Os estudos aqui reunidos visam à elaboração de indicadores de sustentabilidade e de um sistema integrado de contabilidade econômica e ambiental. O livro é dividido em quatro partes. A primeira apresenta metodologias de monitoramento e avaliação de impactos ambientais. A segunda traz metodologias de valoração socioeconômica de impactos ambientais. Na terceira parte, apresenta-se um conjunto de métodos para a elaboração de diversos tipos de indicadores de sustentabilidade. Na quarta parte, descrevem-se contribuições sobre contabilidade ambiental.
|
Adquira os lançamentos com 50% de desconto na nossa Livraria, no prédio da Biblioteca Central. Válido somente durante o primeiro mês de lancamento
|