Folha de S. Paulo
14 de novembro - Depois de um longo período em que cresceu a taxas em torno de 8% ao ano, a economia brasileira tem apresentado nas últimas décadas uma dinâmica de expansão medíocre. De 1990 a 2003, a média de crescimento anual do PIB foi de sofrível 1,84%. Um estudo do economista Waldir Quadros, da Unicamp, publicado por esta Folha na sexta-feira, mostrou como o mais recente período de retração do PIB o do ano passado alijou da classe média 2,5 milhões de pessoas.
14 de novembro - Preocupados com a necessidade de um aprimoramento profissional e em ter opções de trabalho após encerrarem a vida militar, oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica estão se matriculando em universidades públicas e privadas. O aprendizado civil ocorre de forma simultânea ao cotidiano nos quartéis e nas repartições militares. Em São Paulo, a integração de militares à vida civil universitária “é muito perceptível”, diz o professor Eliézer Rizzo de Oliveira, titular de ciências políticas e pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp.
O Globo
11 de novembro - O secretário-executivo do Ministério da Saúde, o médico sanitarista Gastão Wagner, pediu ontem demissão do cargo por divergências na condução das ações da pasta com o ministro Humberto Costa. Wagner ocupava o segundo cargo mais importante do ministério e assumia interinamente o posto principal quando o ministro se ausentava. Wagner afirmou ao Globo que saiu do governo por coerência com seus princípios. Ele informou que vai retornar a Campinas (SP), onde reassumirá o cargo de professor na Faculdade de Medicina da Unicamp.
12 de novembro - Uma vacina contra dois dos principais causadores do câncer de colo do útero -os papilomavírus humanos (HPV) 16 e 18- mostrou resultados promissores na penúltima fase de testes antes da liberação comercial, mostra pesquisa publicada na edição desta semana da revista médica “The Lancet” (www.thelancet.com). “Todo o processo foi conduzido em “duplo cego’: nem o pesquisador nem a paciente sabiam quem tomava a vacina e quem tomava um placebo (substância inócua) para que não houvesse interferência nos resultados”, explicou à Folha o médico Julio Teixeira, que coordenou os trabalhos no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Unicamp, que participou da pesquisa.
O Estado de S. Paulo
12 de novembro - A Unicamp divulga hoje os locais de prova de seu vestibular. As informações estão no site www.comvest.unicamp.br. Ao fazer a consulta, o candidato receberá o número definitivo de inscrição e uma senha. A primeira fase do exame da Unicamp será no dia 21, às 14 horas, em 20 cidades. A segunda etapa vai de 16 a 19 de janeiro.