Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU |Edição 274 - de 24 de novembro a 5 de dezembro de 2004
Leia nessa edição
Capa
Diário da Cátedra
Brito na Fapesp
Luz no risco de novo apagão
Pancada na classe média
Democracia brasileira
Prêmio: cooperação científica
Formatura: 7 espetáculos
Produção de insulina
Painel da semana
Teses da semana
Unicamp na mídia
Contaminação da água
Pecados da carne
 

8

Alunos de dança concebem 7 espetáculos de formatura



MARIA ALICE DA CRUZ

Cenas dos espetáculos: "Jacquelinda Plastibel"Hoje, a dança requer algo além de saber interpretar. O sucesso conferido no palco depende da atuação do intérprete como criador, produtor e, muitas vezes, diretor de seu próprio trabalho. A valorização do processo criativo no currículo do curso de dança da Unicamp deu origem a sete espetáculos de formatura, produzidos pelos próprios alunos. Resultado de pesquisas realizados na disciplina TGI (Trabalho de Graduação Integrado), eles serão apresentados na Casa do Lago e numa tenda especialmente armada para o evento, de 22 de novembro a 17 de dezembro.

Nos anos anteriores, os formandos se reuniam em um mesmo espetáculo. Este ano, a afinidade com as diferentes linhas de pesquisa estimulou a formação de vários grupos ou até mesmo para a concepção de trabalhos solo. A divisão permitiu a variedade de estilos, entre eles danças brasileiras e dança-teatro. Cada projeto foiCenas dos espetáculos: "Sombras de Ninguém" concepção dos alunos orientado por um professor diferente.

Apresentações serão na Casa do Lago

Apesar de ser um trabalho coletivo, a concepção dos personagens é individual. A partir dessa criação pessoal, são definidas a coreografia, a escolha de figurinos, entre outros elementos que envolvem a produção.

Os alunos acentuam que, ao longo do curso, foram estimulados a construir seus personagens e a montar espetáculos para eventos como o Festival do Instituto de Artes da Unicamp, Unidança, Universidade de Portas Abertas, entre outras realizações das quais participaram também fora da Universidade.

O curso de danA professora Graziela Rodrigues, diretora do curso: agregando valores (Foto: Antoninho Perri) artística”, revela Graziela.

De acordo com a artista e psicóloga, o projeto pedagógico do curso de dança privilegia a pesquisa de uma pedagogia em dança e das técnicas de dança em pesquisa coreográfica. O projeto foi aprimorado ao longo de 19 anos, mas não perdeu de vista o propósito de valorizar pesquisas destinadas a agregar valores da cultura brasileira nos mais distintos segmentos sociais.

“Hoje, é impossível formar artista só para atuar e ser servido por produtores. É completamente irreal. Temos de ensinar a pegar no pesado também e ensinar a divulgar seu produto”, diz Graziela. Para ela, o profissional bem-formado tem de saber produzir, trabalhar tecnicamente, criar, pesquisar, ensinar. “Para isso temos a licenciatura”. O profissional formado pela Unicamp, na opinião da professora, tem ação social conseqüente com a visão crítica de cultura e da sociedade.

“O curso não visa à repetição de coreografia, por isso estimulamos, desde o primeiro ano, o conhecimento do corpo, do movimento da dança como área de conhecimento”, conclui.

Topo

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2004 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP