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Livro ensina aluno a otimizar estudos
MANUEL ALVES FILHO
Fala-se muito que os estudantes devem aprender a aprender. Todavia, há uma carência de materiais que ajudem o jovem a estudar de forma eficiente. Para preencher essa lacuna, o professor universitário Eliel Unglaub acaba de concluir o livro “101 atitudes para o estudo inteligente”.
A obra é conseqüência da tese de
doutorado defendida por ele na Faculdade de Educação
(FE) da Unicamp, em 2003. Ao longo de 140 páginas,
o autor, que contou com a colaboração
do filho Delton Lehr Unglaub, ensina, por meio de
uma linguagem coloquial e objetiva, o uso de diversas
técnicas capazes de aprimorar o aprendizado
e, conseqüentemente, a performance do aluno em
sala de aula.
Tese de doutorado gerou obra
A idéia do livro, conforme o professor Eliel,
surgiu logo após a conclusão do seu
doutoramento. A tese defendida por ele abordava as
múltiplas dimensões da diligência
escolar entre alunos de graduação de
quatro cursos da Unicamp. À época, o
pesquisador analisou a dedicação dos
universitários ao estudo, valendo-se de variáveis
como sexo, estado civil, idade, trabalho, turno e
renda familiar. Ele apurou, por exemplo, que as mulheres
eram mais aplicadas que os homens. O mesmo foi constatado
em relação aos alunos casados em comparação
com os solteiros e com os mais velhos quando confrontados
com os mais novos. “Como reuni uma massa de
dados inédita e extremamente rica, imaginei
que isso poderia ser usado para ajudar as pessoas
a melhorarem seus hábitos de estudo. Mas a
decisão de escrever o livro só veio
depois de uma entrevista que dei ao Jornal da Unicamp,
que repercutiu em todo o Brasil. Fiquei impressionado
com o interesse do público em torno do assunto”,
afirma o autor.
Para produzir o livro, além das informações
geradas pelo trabalho de doutorado na Unicamp, o professor
Eliel também lançou mão de dados
contidos numa pesquisa que está desenvolvendo
nos Estados Unidos, para a obtenção
do título de PHD. Nesta última, ele
tenta traçar um retrato mais amplo da dedicação
dos universitários brasileiros aos estudos,
a partir de instituições de ensino públicas,
particulares e confessionais. A publicação,
explica o autor, foi dividida em cinco segmentos,
que totalizam 101 capítulos curtos. A primeira
parte trata dos hábitos de estudo. Nela, o
autor dá dicas do tipo: reservar sempre o mesmo
período do dia para estudar e reservar um lugar
específico para desempenhar uma tarefa.
Na segunda parte, a publicação fala
sobre as técnicas de estudo. Recomenda, por
exemplo, que o aluno divida a tarefa em várias
etapas e que as supere paulatinamente. O terceiro
segmento do livro apresenta as dicas de estudo propriamente
ditas. Nele, o professor Eliel faz comentários
sobre a necessidade de preparar o ambiente e de planejar
o tempo de forma adequada para o cumprimento da atividade.
Nas duas últimas partes, os temas abordados
são a motivação e o aprimoramento
do aprendizado. “Nesses trechos, nós
orientamos o leitor a não fugir dos problemas,
a transformar os seus erros em acertos, a descobrir
a sua vocação e a transformar o estudo
numa ação prazerosa”, afirma o
docente, que leciona no Centro Universitário
Adventista de São Paulo (Unasp), em Engenheiro
Coelho, cidade próxima a Campinas.
O autor acredita que a obra possa tornar-se útil
não apenas para os estudantes do ensino médio
e de cursos pré-universitários, mas
também para os alunos que estão nos
primeiros anos do ensino superior. “Optamos
por usar uma linguagem acessível justamente
para atingir a todos esses públicos. O que
nós queremos demonstrar para esses jovens é
que muitos deles têm bom potencial, mas não
conseguem resultados satisfatórios na escola
porque não estão focados no estudo”,
analisa. O livro destaca, ainda, a necessidade de
as pessoas manterem-se sempre atualizadas. O estudo,
defende o educador, tem de ser continuado. “O
pensamento de que o aprendizado terminava junto com
o curso universitário já está
ultrapassado. Nos Estados Unidos e na Europa, por
exemplo, já se fala em diplomas com prazo de
validade. Ou seja, assim como a carteira de motorista,
o título obtido terá que ser renovado
constantemente, o que vai exigir dos profissionais
um constante aprimoramento”, diz o professor
Eliel.
O lançamento do livro “101 atitudes para
o estudo inteligente”, editado pela Paradigma, ocorrerá em outubro, na Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi de Campinas, em data ainda a ser definida. O preço de capa sugerido é R$ 19,90. A obra pode ser encomendada pelo seguinte endereço eletrônico: estudointeligente@yahoo.com.br.