| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 310 - 28 de novembro a 4 de dezembro de 2005
Leia nesta edição
Capa
Artigo
O tamanho do preconceito
DIU
Rabiscos na França
Produção de fármacos
Bacia do Piçarrão
Utopia e Renascimento
Nas bancas
Mortadela e salsicha de tilápia
Ecologia: teoria deve se
   sobrepor à prática
Painel da Semana
Oportunidades
Teses
Livro da semana
Unicamp na midia
Portal Unicamp
Consórcio
O Mário das crianças
 

10

Unicamp na mídia

Gazeta Mercantil

21 de novembro - A política econômica do governo Lula está em xeque porque impõe alto sacrifício em troca de pouca compensação. O governo faz imensa economia de recursos que assegura o pagamento de juros da dívida pública, mas sufoca a atividade. O economista Ricardo Carneiro, diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Unicamp - um dos formuladores do programa econômico do governo Lula que chegou a ser convidado para integrar a equipe de Palocci - considera a questão do superávit uma “discussão na margem”.

Jornal da Tarde

21 de novembro - Um dos maiores vestibulares do País realizou ontem a primeira etapa dos testes para quem deseja ingressar na universidade em 2006. Os transportes foram o tema da redação e de mais 12 questões dissertativas. A abstenção foi menor que no ano passado. A primeira fase do vestibular da Unicamp, realizada ontem em 25 cidades do Estado, usou os transportes como tema principal da redação e das 12 questões dissertativas. A abstenção chegou a 4,8%, menor do que a primeira fase do ano passado, de 5,4%. No total, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) contabilizou que, dos 49.606 inscritos, 47.210 participaram. As questões abordaram temas como biodiesel, gás natural, tsunamis e acidentes com veículos. Para o professor e coordenador do vestibular, Leandro Tessler, a prova temática.

Correio Popular

19 de novembro - Vitória Campos Carvalho, de dois meses e 20 dias, operada com sucesso no dia 26 passado de um neuroblastoma (tumor de origem neural que pode se desenvolver no tórax, cérebro e abdomen), localizado na aorta, teve alta ontem, no Centro Infantil Boldrini. O diagnóstico intra-útero de líquido dos pulmões foi feito com 24 semanas de gestação e foi feita a aspiração deste líquido para permitir o completo desenvolvimento do pulmão da criança. Durante o procedimento, realizado pelo cirurgião oncológico do Boldrini Márcio Miranda e pelo médico Lourenço Sbragia, do Grupo de Medicina Fetal da Unicamp, foi detectada uma massa. A gestação continuou e Vitória nasceu prematura, debilitada, mas com bom peso (2,745k) na 36ª semana, e ainda com líquido nos pulmões.

Globo.com

20 de novembro - Uma aventura científica aos pés da Cordilheira dos Andes. Muito longe da civilização, pesquisadores usam a tecnologia mais avançada para detectar uma energia misteriosa, fortíssima, que atinge a Terra e ninguém sabe de onde vem: os raios cósmicos. “Os de mais alta energia vêm numa taxa que é um raio por quilômetro quadrado por século. Ou seja, se você tem um aparato de um quilômetro quadrado, você tem de esperar um século pra ver um”, explica Carlos Escobar, da Unicamp.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP