| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 381 - 26 de novembro a 2 de dezembro de 2007
Leia nesta edição
Capa
Opinião: retorno de Marx
Educação e Sociedade 100
2020: Frota movida a hidrogênio
Aços microligados
Assinatura molecular
Células-tronco
Arte e brinquedo
Submedição de água
Mulher no mercado de trabalho
Rap brasileiro
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Praça pública
Contos Unicamp Ano 40
 


8



Obras apostam no diálogo
entre a arte e o brinquedo

RAQUEL DO CARMO SANTOS

Um dos livros de Lima: publicação pode ser manuseada por criançasO livro de artista – obra de referência para artistas plásticos – ganhou novas formas no trabalho de mestrado desenvolvido por Hélio de Lima. Os modelos de suporte são os mais variados: madeira, plástico, papel e tecido, entre outros. Tanto é diferente e lúdico, que o autor denominou a sua criação como “livro brinquedo de artista”.

“O trabalho consiste em um diálogo entre a arte e o brinquedo. Ao mesmo tempo em que retrata a obra do artista, a publicação também pode ser manuseada até mesmo por crianças”, explica Lima.

A proposta é que o livro não fique exposto em uma estante ou seja tomado como peça de coleção de artistas, como normalmente ocorre com este tipo de produto. O interesse é que seja acessível ao público e – por que não? – vendido em lojas. “Basta que alguma editora se interesse”.

O artista plástico Hélio de Lima atribui a sua inspiração aos desenhos feitos desde a infância. Sempre apreciou a atividade, que culminou na opção pelo curso de Artes Plásticas. Ao todo, ele possui mais de 56 criações diferentes para o livro de artista. No trabalho de mestrado, orientado pela professora do Instituto de Artes (IA) Anna Paula Silva Gouveia, Lima desenvolveu dez formatos inéditos.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP