193 - ANO XVII - 7 a 13 de outubro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
10
Capa
Saúde
Genoma
Agronegócio
Água de coco
V8
Na imprensa
Iniciação científica
Fapesp
Ciência
Ozônio
Resíduos naturais
Anestésicos
Mídia
Novo diretor (IB)
Jornada odontológica
Vida Acadêmica
Novo diretor (FEA)
Percussão
Populações indígenas
Cerimônia de posse de Mohamed Habib: professor privilegiará pesquisa ambientalMohamed assume
a direção do IB

ISABEL GARDENAL

O professor Mohamed Habib foi Empossado diretor do Instituto de Biologia (IB) no último dia 30. Mohamed substitui a professora Maria Luiza Silveira de Mello para um mandato de quatro anos. O novo diretor atua no IB há mais de 30 anos. E até hoje se empolga ao falar de sua área: "Há séculos, a biologia era a história natural. Há quatro décadas, o ensino. Há duas décadas, a questão ambiental. Há uma década, a biologia molecular. Hoje, chegamos ao valor da ciência biológica para desenvolver a humanidade. Tomamos consciência dos recursos renováveis. "Que país tem a maior biodiversidade?" Resposta rápida: o Brasil."

No entanto, Mohamed adverte: "para que haja desenvolvimento, não basta a matéria-prima. É necessário o domínio do conhecimento, por isso o valor de uma base filosófica sólida".

Vida acadêmica - Mohamed privilegiará em seu mandato a pesquisa ecológica e ambiental, visando preservar, manter e enriquecer a biodiversidade brasileira; a área molecular, a biotecnologia, a engenharia genética, a fisiologia vegetal e animal, agregando estes valores ao produto nacional; e procurará "oferecer à sociedade biólogos qualificados, com trabalhos de extensão na vida social (educação, saúde pública e setor empresarial)".

Tendo se bacharelado em 1964 em agricultura, pela Faculdade de Engenharia Agronômica da Universidade de Alexandria, Egito, Mohamed concluiu, em 1968, o mestrado no departamento de Entomologia, na mesma universidade em que se graduou.

Deixou o Egito, sua terra-natal, em 1972, vindo para o Brasil. Foi admitido na Unicamp, onde concluiu o doutorado em 1976, a livre-docência em 1982, alcançando o título de professor-adjunto em 1984 e de professor titular em 1986, no IB.

Na Universidade, Mohamed assumiu funções administrativas de relevância. Chefiou o departamento de Zoologia de 1985 a 1987. Foi diretor do IB de 1990 a 1994 e membro titular do Consu (representante dos MS-6) de 1995 a 1997 e de 1997 a 1999. Na última Reitoria (1998-2002), foi coordenador de Relações Institucionais e Internacionais (na Cori). Publicou 196 obras científicas em periódicos internacionais, além de livros e capítulos de livros. Produziu ainda apostilas didáticas e orientou mais de 40 teses.

Mohamed recebeu três títulos honoríficos: "Grande Defensor da Ecologia", da Câmara Municipal de Campinas, em 1985; Medalha "Direitos Humanos, o Novo Nome da Liberdade", da Presidência da República, em 1998; e "Cidadão Campineiro", da Câmara Municipal de Campinas, em 1999.