193 - ANO XVII - 7 a 13 de outubro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
10
Capa
Saúde
Genoma
Agronegócio
Água de coco
V8
Na imprensa
Iniciação científica
Fapesp
Ciência
Ozônio
Resíduos naturais
Anestésicos
Mídia
Novo diretor (IB)
Jornada odontológica
Vida Acadêmica
Novo diretor (FEA)
Percussão
Populações indígenas
JOP recebe mais de 300 trabalhos científicos

No consultório, o cirugião dentista realiza um tratamento específico de canal e é observado por uma câmera. Numa sala próxima, profissionais e estudantes assistem ao vivo e fazem perguntas ao cirurgião. Esta é uma das inovações para este ano da Jornada Odontológica de Piracicaba, de 7 a 11 de outubro, nas dependências da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Em sua nona edição, o evento - um dos mais tradicionais da região - espera um público de 1.200 pessoas. De acordo com o professor Márcio Lopes, presidente da comissão organizadora, foram recebidos mais de 300 trabalhos científicos para apresentação. “Infelizmente temos que selecionar apenas 64”.

Embora seja um evento que movimenta a região de Piracicaba há mais de 20 anos, desta vez estão sendo preparadas várias novidades, garante Lopes. “A começar pela vinda de três grandes especialistas internacionais que trarão as últimas tendências em matéria de Odontologia”. São eles Larry Wolff, da Universidade de Minessota (Estados Unidos) que falará sobre “Periodontal Medicine”; Christian Menárd, da Universidade de Laval (Canadá) que abordará o tema “New diagnostic methods of infections diseases: reality and perspective” e Bernard J. Costello, da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), ministrando a palestra “Cirurgia em Odontopediatria”.

A programação conta ainda com debates, cursos e conferências. As tardes dos dias 8 e 10 foram reservadas especialmente para a apresentação de temas livres, dentre eles Cárie oculta, Restaurações estéticas adesivas diretas, Planejamento em Implantodontia, Diagnóstico de lesões bucais e Psicologia aplicada à Odontologia, que serão abordados por especialistas da USP, PUC-RS, UFSC e UFRS, além da própria FOP.

Segundo o professor Pablo Vargas, coordenador de divulgação da JOP, um dos pontos altos da programação deve ser as atividades Escovódromo e Doação de Sangue que acontecem entre os dias 7 e 10. Serão mais de cinco mil crianças das escolas públicas da cidade, na faixa etária de 7 a 10 anos de idade, que terão a oportunidade de receber orientações e participar de escovação no local. As inscrições são realizadas somente via internet no endereço: www.fop.unicamp.br/jop.