|
|
|
Década de 1980 é tema de romance
O jornalista e professor universitário Glauco Cortez estará lançando, no dia 23 (quarta-feira), no Daktari (Rua Padre Almeida, 214, Cambuí), o seu livro Romance Rock. O livro, lançado pela editora Sapo Que Chia, tem 140 páginas, conta a experiência vivida por um grupo de jovens durante a década de 1980. A história é contada pelo personagem Sebastião Brascaville, e enfoca os conflitos da vida universitária, os sonhos da juventude, as relações sexuais e políticas daquele momento histórico do país.
"Tudo regado à poesia do rock nacional", diz o escritor, que atualmente faz doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.
Segundo Glauco, "como pode ser observado em reportagens publicadas na mídia impressa", parece moda hoje falar dos anos 80. "Mas pode ser também a necessidade de se entender e refletir sobre aquele momento histórico", avalia o escritor.
O livro nasce dessa necessidade, quando narra a experiência vivida por um grupo de jovens durante a década de 80. Uma época em que ainda persistiam os resquícios dos anos 60 em conflito com o prenúncio dos anos 90. "Uma década em que os jovens faziam sexo com liberdade, sem camisinha, e se depararam com a calamitosa melancolia provocada pela Aids. Uma década em que se saiu do regime militar e se sonhou com uma democracia", diz Glauco.
|
|