195 - ANO XVII - 21 a 27 de outubro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
11
Capa
Embraer
Brasília
Bebês
Saúde
Microeletrônica
Fome
Agroindústria
Embalagem
Alimento
Manual
Escola
Na Imprensa
Música
Aluno
Livro
Vida Acadêmica
Agricultura
Emérito
Peixes
Projeto identifica demanda
de agricultores de Campinas

MARIA ALICE DA CRUZ

Mauro José Andrade Tereso, Julieta Aier de Oliveira e Nilson Arraes: conhecendo a realidade rural de CampinasIdentificar as demandas dos agricultores e planejar e executar trabalhos comunitários dirigidos a estas demandas é o objetivo do projeto Organização Rural de Agricultores Familiares em Campinas. Coordenado pelos professores Nilson Arraes, Julieta Aier de Oliveira e Mauro José Andrade Tereso, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp, o projeto está em sua fase inicial, na qual estão sendo capacitados tecnicamente 12 alunos de diferentes cursos da Unicamp para desenvolver o planejamento e a execução de projetos de extensão universitária no meio rural. Num primeiro momento, coordenadores e alunos estão em busca de conhecer de perto a realidade rural de Campinas.

"É um projeto que integra ensino, pesquisa e extensão, adotando práticas participativas entre a equipe de professores orientadores, alunos pesquisadores e alunos extensionistas e destes com as lideranças comunitárias", informa a professora Julieta. Ela esclarece que o objetivo do projeto não é organizar os agricultores familiares, mas sim, por meio de suas organizações, estreitar a relação entre a universidade e os agricultores do município, auxiliando-os em suas demandas, promovendo o envolvimento destas organizações nos fóruns que auxiliam a definir política municipal de desenvolvimento rural, a exemplo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Campinas ainda é hoje um misto entre o urbano e o rural, que é evidente em regiões como o Jardim Carlos Gomes, próximo a Jaguariúna, em Barão Geraldo e nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Diante do desenvolvimento urbano da cidade, o rural sofreu intensa transformação, descaracterizando-se como um território de uso quase exclusivamente agrícola. "Hoje, a figura do agricultor está presente em culturas e criações, mas também na administração de um hotelzinho ou de um pesque-pague", reflete o professor Nilson Arraes.

Segundo Nilson Arraes, os professores buscam, em parceria com o Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar (GDR) e as Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), redescobrir o rural no município, há tanto tempo tratado apenas como área de expansão urbana, resgatando a importância das atividades desenvolvidas nele, de seus moradores e dos vínculos com o urbano.