|
|
|
Dermeval Saviani é professor emérito
Em solenidade realizada na manhã do dia 15 de outubro, na sala do Conselho Universitário, o professor Dermeval Saviani, da Faculdade de Educação (FE), recebeu o título de professor emérito da Unicamp. A entrega foi feita pelo reitor Carlos Henrique de Brito Cruz, em sessão da assembléia universitária extraordinária. Dermeval foi homenageado pelo professor José Luiz Sigrist, seu colega na FE, que o qualificou como criador de escola, descrevendo em detalhes sua carreira acadêmica.
Dermeval agradeceu o título e lembrou que sua entrega acontecia, por coincidência, numa data importante, o Dia do Professor. Em sua fala Saviani traçou um panorama da Educação no país, destacando que em 15 de outubro de 1827 foi promulgada a primeira lei de ensino do Brasil independente e a razão data das comemorações dos professores. "Deixem-me livre" pediu ao final da solenidade. Isso não quer dizer que vá encerrar carreira. Saviani descreveu uma série de pesquisas e livros que pretende concluir nos próximos anos.
A esposa de Dermeval, Maria Aparecida Mota e o filho Benjamin, além de outros familiares, acompanharam a entrega do título. Na abertura da solenidade, a soprano Adriana Kayama, acompanhada ao alaúde por Silvana Scarinci, cantou três músicas do século 16. Ambas são do Instituto de Artes.
Veja o vídeo da solenidade
|
|