195 - ANO XVII - 21 a 27 de outubro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
4
Capa
Embraer
Brasília
Bebês
Saúde
Microeletrônica
Fome
Agroindústria
Embalagem
Alimento
Manual
Escola
Na Imprensa
Música
Aluno
Livro
Vida Acadêmica
Agricultura
Emérito
Peixes
O médico Antonio Frederico Magalhães: livro aborda problemas gastrointestinais Da dispepsia à gastrite

MANUEL ALVES FILHO

O médico Antonio Frederico Magalhães, professor titular de gastroenterologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, lançou na primeira semana de outubro o livro Dispepsias e Gastrites. A obra, que traz conceitos atualizados sobre os dois temas, é dirigida principalmente à classe médica e estudantes de medicina, mas também pode ser lida por leigos, pois faz uso de uma linguagem bastante acessível. O objetivo do trabalho, conforme o autor, é contribuir para a melhor compreensão da dispepsia e da gastrite, termos que ainda são mal empregados para designar problemas gastrointestinais.

De acordo com Magalhães, nenhuma das palavras define, isoladamente, uma doença. A dispepsia, que pode ser traduzida por má digestão, é um conjunto de sintomas relacionados ao tubo digestivo alto. Ela pode ser ocasionada por várias enfermidades. Já a gastrite, que também pode ser o resultado de diversas doenças, é a inflamação do estômago. Esta última normalmente é assintomática. "A úlcera duodenal, por exemplo, é uma doença que provoca dispepsia e que pode vir acompanhada de gastrite, cujo agente etiológico mais freqüente é a bactéria Helicobacter pylori", explica o especialista.

Além de jogar luz sobre terminologias e conceitos, o livro de Magalhães também traz uma série de dados sobre a prevalência e incidência da dispepsia e da gastrite em diversos países do mundo. Um dado surpreendente revelado pelo médico é que morrem todo ano nos Estados Unidos 16,5 mil pessoas em decorrência de hemorragias gástricas. Esse número é praticamente igual ao de óbitos ocasionados por complicações derivadas da Aids (16,8 mil). Muitos desses problemas estomacais, conforme o especialista, têm origem no consumo exagerado de antiinflamatórios, sobretudo a aspirina.

O livro "Dispepsias e Gastrites" faz parte da Coleção Altana em Doenças Gastrointestinais. A obra será distribuída gratuitamente aos especialistas em gastroenterologia do Brasil, mas também deverá estar disponível em livrarias. O preço de capa ainda não foi definido pela editora. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3371-1855 ou no site www.lemos.com.br.

SERVIÇO
Título:
Dispepsias e Gastrites
Autor: Antonio Frederico Magalhães
Páginas: 64
Editora: Lemos Editorial