|
|
|
Manual de sobrevivência
O livro "Combate à Fome e à Pobreza Rural" é resultado das discussões realizadas durante o Seminário Internacional Políticas de Segurança Alimentar e de Combate à Fome e à Pobreza Rural, realizado em abril deste ano, na Unicamp. Organizado por Walter Belik, José Graziano da Silva e Maya Takagi - todos do Instituto de Economia da Unicamp - , reúne textos de autores nacionais e estrangeiros que relatam experiências que permitem compreender como alguns países do continente americano enfrentam a questão do direito à alimentação, e também como o Brasil vem tratando este problema na última década.
Segundo estimativas da FAO organismo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação o Brasil tem uma disponibilidade de alimentos per capita equivalente a 2960 kcal/dia, bastante acima do mínimo recomendado de 1900 kcal/dia. O problema é que o consumo de alimentos ocorre em função da renda das famílias e como a renda é muito mal distribuída no país, uma parcela significativa da população não tem acesso à quantidade mínima de alimentos necessários para garantir a sobrevivência. "Existe um consenso de que o principal problema da fome, hoje, não é a falta de produção de alimentos, mas a falta de renda para adquiri-los em quantidade permanentes e qualidade adequadas", afirma Walter Belik.
Editado pelo Instituto Cidadania e prefaciado pela economista Maria da Conceição Tavares, o livro deve contribuir para o debate das alternativas de políticas públicas existentes hoje para combater a fome e garantir a segurança alimentar. Tem 254 páginas e está sendo vendido por R$ 20,00. Mais informações pelo telefone (11) 5571-4299, ramal 45.
|
|