196 - ANO XVII - 28 de outubro a 3 de novembro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
9
Capa
Teses
Relógio atômico
Crianças
Leite
Aids
Violência
Nobel 2002
Na Imprensa
Bioinformática
Agrener 2002
Seminário
Vida Acadêmica
Labjor
Canudos
Unicamp na Imprensa

21 de outubro - A Fapesp divulgou a relação de 11 projetos aprovados no quarto edital do Programa de Políticas Públicas. Um exemplo de sucesso é o da digita-lização da hemeroteca da Biblioteca Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, de Campinas, implementada com recursos do programa, num projeto co-ordenado por pesquisadores do Instituto de Filosofia e Ciências Huma-nas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

20 de outubro - Os estudos preliminares sobre os impactos das negociações comerciais na economia brasileira, entregues na semana passada ao Mi-nistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, deixaram ao pró-ximo governo um sério desafio: ou o Brasil resolve as dificuldades internas que diminuem a competitividade de seus setores produtivos, ou a maioria deles perecerá com o processo de aber-tura. Preparados pela Universidade de Campinas (Unicamp), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Banco Nacional de Desenvol-vimento Econômico e Social (BNDES), os documentos foram discutidos na quarta-feira pelos técnicos que os elabo-raram, acadêmicos, negociadores do governo, advogados e representantes de associações empresariais com o ministro do Desenvolvimento, Sérgio Amaral.

20 de outubro - Uma das mais agita-das décadas do século passado, no que se refere à produção artística e cultural, os anos 60, não seria muita coisa sem o legado de anos anteriores, justamente aqueles contestados pelos pretensos criadores de uma nova consciência nacional. À luz do tempo, a geração sessentista representou mais a herança que a negação das anteriores. A tese é defendida pelo contestador, ator e profes-sor de cinema e televisão da Unicamp, David José Lessa Mattos.

16 de outubro - O Brasil precisa ocupar lugar na vanguarda da pesquisa bio-tecnológica, explorando acervo ini-gualável da biodiversidade da floresta. O Laboratório de Química de Produtos Naturais da Universidade de Campi-nas, em São Paulo, tem uma proposta de solução para a ameaça de extinção do pau-rosa: substituir o uso do tronco da árvore por suas folhas para a extração do material, que contém o linalol, a substância que fixa o perfume no corpo de quem a usa (na forma industrial, através do perfume Chanel nº 5, ao preço de US$ 145 por frasco).

20 de outubro – Vacina ajuda a evitar aborto recorrente. Tratamento com me-dicação desenvolvida a partir do sangue do marido pela Unicamp tem eficácia de 85%.

20 de outubro - Ser uma espécie de pequeno empresário é o conselho dos profissionais da arquitetura aos jovens arquitetos. (...)"É um curso com con-teúdos de humanas, exatas e tecno-lógicas. Isso é um ponto positivo", diz a coordenadora-associada do curso de arquitetura e urbanismo da Unicamp Doris Catharine Kowaltowski.

20 de outubro - Começa neste domingo e vai até sexta-feira no In Touch, Centro de Comunicação e Artes e no De-partamento de Artes Corporais da Unicamp o Ciclo Klauss Vianna, uma semana com oficinas, apresentações de dança e mesas de debates em ho-menagem ao coreógrafo, bailarino e professor.

17 de outubro - Pela primeira vez desde que foi criada, a Sotware Design, uma pequena empresa criada em 1987 por três ex-alunos recém formados no curso de Ciência da Computação da Unicamp, conseguiu colocar no mercado um pro-dutos que podem rapidamente ser adap-tados às necessidades específicas de novos clientes.