Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 233 - de 13 a 19 de outubro de 2003
Leia nessa edição
Capa
Educação: futuro sustentável
Desenvolvimento da Unicamp
Vestibular: recorde de inscritos
Farmácias de manipulação
Pesquisa: risco de hipertensão
Incontinência urinária
Pesquisa: subproduto da cana
Quilombos: ensinar e aprender
Plástico biodegradável
Livros sobre leitura
Trabalhos com o Nobel
Unicamp na Imprensa
Painel da semana
Oportunidades
Teses da semana
Entrevista: Contardo Calligaris
Fotografia: clicar e teclar
 

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Educação para um futuro sustentável

LUÍS CORTEZ

No início de setembro discutiu-se na Charles University, em Praga, República Checa, o papel das universidades nas questões ligadas à sustentabilidade. A International Association of Universities – IAU (http://www.unesco.org/iau/) organizou esta reunião que contou com a participação de seus membros, de representação da Unicamp e de universidades de todo o mundo. O objetivo era debater a questão do papel das universidades para um futuro sustentável.

A questão ali não era propriamente discutir metodologias de cálculo ou de tecnologias não poluentes, mas sim a inserção de disciplinas curriculares ligadas à construção de valores, o treinamento do professor quanto às questões ambientais, os programas internos de reciclagem e o enfoque na sustentabilidade, a educação continuada, a formação de líderes, a pesquisa universitária e o conceito de “universidade sustentável” e sua relação com o “mundo externo”.

Mesmo não havendo tempo hábil para se chegar a grandes conclusões, foram discutidos pontos de grande relevância e levantados vários aspectos importantes, como por exemplo a necessidade de realizar-se um mapeamento mundial dos programas de pós-graduação com excelência na questão da sustentabilidade. Esse trabalho deverá ser organizado pela IAU e, nele, a Unicamp pode vir a ser um dos pontos focais de ensino e pesquisa, para difusão do conceito de “futuro sustentável”.
No tema treinamento e ensino na graduação, concluiu-se que além de não existirem materiais pedagógicos adequados (desenvolvimento de tool kits), existe também a carência de uma orientação curricular mais clara das disciplinas quanto ao conceito de sustentabilidade e, sobretudo, é necessário que se faça um trabalho específico para influenciar nas etapas de criação ou alteração dos currículos.

Na questão do treinamento dos docentes, sabe-se que a introdução do conceito de sustentabilidade pode representar uma mudança ou a adoção de um estilo completamente novo de ensinar, passando de um enfoque mais disciplinar para a análise de um problema concreto. Concluiu-se que, nesta questão, faltam “estudos de caso” e mais aderência aos processos em andamento.

Como estratégia na questão da educação continuada, propõe-se levantar o que já se encontra em funcionamento e identificar as barreiras mais importantes enfrentadas atualmente. Propõe-se também a criação de programas de intercâmbio que possibilitem a docentes e a profissionais de diferentes regiões a possibilidade de um melhor entendimento do assunto para, assim, estarem aptos a uma maior contribuição na construção de um futuro sustentável.

Na questão da pesquisa universitária enfatizou-se o importante papel da interdisciplinaridade. Embora este não seja o caso da Unicamp, que conta com uma importante participação da pesquisa interdisciplinar, em muitos casos não existe necessariamente uma orientação das pesquisas conduzidas com os problemas da sociedade.

Na Unicamp estas questões vêm ganhando grande importância devido ao grande número de pesquisadores e docentes que desenvolvem atividades ligadas ao tema sustentabilidade. Este, aliás, é o principal motivo que nos torna qualificados para trabalhar com a IAU nos seus diversos programas, documentos e atividades ligadas ao desenvolvimento sustentável (http://www.unesco.org/iau/sd/index.html).

Em artigo sobre a questão do conhecimento e o desenvolvimento sustentável (http://www.ifi.unicamp.br/~brito/artigos/oesp_13112002.htm) , o reitor Brito Cruz destacou a importância do tema desenvolvimento sustentável e sua relação com o conhecimento. “É interessante e oportuno vermos as múltiplas maneiras com que a universidade pode contribuir para a construção de um futuro sustentável”.

Neste sentido teremos uma grande oportunidade no próximo ano quando, no período de 25 a 29 de julho de 2004, se realizará na USP a 12a Conferência Mundial da IAU, evento este que está sendo organizado pelas cinco universidades públicas do Estado de São Paulo e que terá como tema central “The Wealth of Diversity – The Role of Universities in Promoting Dialogue and Development”.

No dia seguinte ao evento em São Paulo, dia 30 de julho, será realizado na Unicamp um seminário internacional organizado em colaboração com a IAU e que contará, através do apoio da AUGM – Associação de Universidade do Grupo Montevidéu – com a participação de universidades latino-americanas. Durante esse evento teremos a oportunidade de aprofundar a discussão do tema e suas implicações em nossas instituições, além da discussão de outros temas de interesse do ensino superior.


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Luís Augusto Barbosa Cortez é professor da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais (Cori) da Unicamp.


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