Educação para um futuro sustentável
LUÍS
CORTEZ
No
início de setembro discutiu-se na Charles University,
em Praga, República Checa, o papel das universidades
nas questões ligadas à sustentabilidade.
A International Association of Universities
IAU (http://www.unesco.org/iau/)
organizou esta reunião que contou com a participação
de seus membros, de representação da
Unicamp e de universidades de todo o mundo. O objetivo
era debater a questão do papel das universidades
para um futuro sustentável.
A questão ali não
era propriamente discutir metodologias de cálculo
ou de tecnologias não poluentes, mas sim a
inserção de disciplinas curriculares
ligadas à construção de valores,
o treinamento do professor quanto às questões
ambientais, os programas internos de reciclagem e
o enfoque na sustentabilidade, a educação
continuada, a formação de líderes,
a pesquisa universitária e o conceito de universidade
sustentável e sua relação
com o mundo externo.
Mesmo não havendo tempo
hábil para se chegar a grandes conclusões,
foram discutidos pontos de grande relevância
e levantados vários aspectos importantes, como
por exemplo a necessidade de realizar-se um mapeamento
mundial dos programas de pós-graduação
com excelência na questão da sustentabilidade.
Esse trabalho deverá ser organizado pela IAU
e, nele, a Unicamp pode vir a ser um dos pontos focais
de ensino e pesquisa, para difusão do conceito
de futuro sustentável.
No tema treinamento e ensino na graduação,
concluiu-se que além de não existirem
materiais pedagógicos adequados (desenvolvimento
de tool kits), existe também a carência
de uma orientação curricular mais clara
das disciplinas quanto ao conceito de sustentabilidade
e, sobretudo, é necessário que se faça
um trabalho específico para influenciar nas
etapas de criação ou alteração
dos currículos.
Na questão do treinamento
dos docentes, sabe-se que a introdução
do conceito de sustentabilidade pode representar uma
mudança ou a adoção de um estilo
completamente novo de ensinar, passando de um enfoque
mais disciplinar para a análise de um problema
concreto. Concluiu-se que, nesta questão, faltam
estudos de caso e mais aderência
aos processos em andamento.
Como estratégia na
questão da educação continuada,
propõe-se levantar o que já se encontra
em funcionamento e identificar as barreiras mais importantes
enfrentadas atualmente. Propõe-se também
a criação de programas de intercâmbio
que possibilitem a docentes e a profissionais de diferentes
regiões a possibilidade de um melhor entendimento
do assunto para, assim, estarem aptos a uma maior
contribuição na construção
de um futuro sustentável.
Na questão da pesquisa
universitária enfatizou-se o importante papel
da interdisciplinaridade. Embora este não seja
o caso da Unicamp, que conta com uma importante participação
da pesquisa interdisciplinar, em muitos casos não
existe necessariamente uma orientação
das pesquisas conduzidas com os problemas da sociedade.
Na Unicamp estas questões
vêm ganhando grande importância devido
ao grande número de pesquisadores e docentes
que desenvolvem atividades ligadas ao tema sustentabilidade.
Este, aliás, é o principal motivo que
nos torna qualificados para trabalhar com a IAU nos
seus diversos programas, documentos e atividades ligadas
ao desenvolvimento sustentável (http://www.unesco.org/iau/sd/index.html).
Em artigo sobre a questão
do conhecimento e o desenvolvimento sustentável
(http://www.ifi.unicamp.br/~brito/artigos/oesp_13112002.htm)
, o reitor Brito Cruz destacou a importância
do tema desenvolvimento sustentável e sua relação
com o conhecimento. É interessante e
oportuno vermos as múltiplas maneiras com que
a universidade pode contribuir para a construção
de um futuro sustentável.
Neste sentido teremos uma
grande oportunidade no próximo ano quando,
no período de 25 a 29 de julho de 2004, se
realizará na USP a 12a Conferência Mundial
da IAU, evento este que está sendo organizado
pelas cinco universidades públicas do Estado
de São Paulo e que terá como tema central
The Wealth of Diversity The Role of Universities
in Promoting Dialogue and Development.
No dia seguinte ao evento
em São Paulo, dia 30 de julho, será
realizado na Unicamp um seminário internacional
organizado em colaboração com a IAU
e que contará, através do apoio da AUGM
Associação de Universidade do
Grupo Montevidéu com a participação
de universidades latino-americanas. Durante esse evento
teremos a oportunidade de aprofundar a discussão
do tema e suas implicações em nossas
instituições, além da discussão
de outros temas de interesse do ensino superior.
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Luís Augusto Barbosa Cortez é professor
da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri)
e coordenador da Coordenadoria de Relações
Internacionais (Cori) da Unicamp.