Unicamp na Mídia
Folha On line
27 de setembro - Um estudo realizado por pesquisadores de três universidades paulistas (USP, Unicamp e Unesp), com apoio de cientistas estrangeiros, identificou 70 novas espécies de animal marinho no litoral norte de São Paulo. As descobertas ocorreram durante o Projeto Biota-Bentos Marinhos, financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
O Estado de S. Paulo
26 de setembro - Levantamento realizado por um grupo da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), que pertence à Unicamp, mostra que a saúde bucal dos jovens paulistas poderia estar bem melhor. Do total de amostras analisadas, apenas 10% estavam totalmente livre das cáries.
24 de setembro - A expressão “alimentos funcionais” vem ganhando força. Afinal, pesquisas mundiais têm provado que a dieta tem relação estreita com a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. Sabe-se que determinados alimentos vão além da função básica, que é nutrir, e contêm componentes bioativos que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos ao organismo humano. Os alimentos funcionais e seus princípios ativos também promovem maior longevidade e qualidade de vida, como observa o professor e pesquisador Valdemiro Carlos Sgarbieri, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.
Gazeta Mercantil
26 de setembro - A mudança na matriz energética brasileira tem sido relativamente lenta, mas deve se acelerar em futuro próximo. A principal alteração ocorrida foi a redução da participação da lenha e do carvão vegetal e a ampliação do gás natural e dos produtos da cana. “Ainda não dá para precisar qual deve ser o novo patamar”, explica o professor Saul Suslick, diretor do Centro de Estudos do Petróleo (Cepetro), da Unicamp. “Mas o crescimento da demanda por parte da China e o gargalo na produção de derivados indicam que não retornaremos mais aos US$ 20, o que pode viabilizar projetos de fontes de energia antes consideradas pouco competitivas”, diz.
Correio Popular
25 de setembro - A Unicamp inaugurou nesta semana sua linha de inspeção mista, para veículos leves e pesados, do Departamento de Normalização e Inspeção (DNI) no Centro de Tecnologia. De acordo com Cláudio Bianor Sverzut, superintendente do Centro de Tecnologia da Unicamp, a inspeção atenderá o credenciamento do Inmetro para veículos transformados e recuperados de sinistro, por exemplo, e também veículos particulares, ainda não sujeitos à inspeção obrigatória.