Pascoal José Giglio Pagliuso recebe prêmio da Fundação Bunge
[29/9/2005] A Fundação Bunge realizou no dia 26, em São Paulo, a entrega do Prêmio Bunge, que neste ano contemplou as áreas de Agronegócio, Romance, Física e Educação Fundamental. Pascoal José Giglio Pagliuso, professor do Instituto de Física “Gleb Wathagin”, da Unicamp, foi um dos vencedores. Recebeu, juntamente com os demais, a honraria em solenidade que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Os contemplados foram Lygia Fagundes Telles, a escritora Adriana Lisboa, o agrônomo Ernesto Paterniani, a bióloga Alessandra Alves de Souza, a professora Terezinha Saraiva, a psicopedagoga Eliana da Costa Pereira de Menezes e os físicos Sérgio Machado Rezende e Pascoal José Giglio Pagliuso.
Consu aprova nome de César Lattes para Biblioteca Central
[28/9/2005] O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou por unanimidade, em sua reunião desta terça-feira, 27, proposta por meio da qual a Biblioteca Central da Unicamp passa a chamar-se Biblioteca Central César Lattes, em homenagem ao professor Cesare Mansuetto Giulio Lattes, falecido em 8 de março último, aos 80 anos, e considerado um dos maiores cientistas brasileiros de todos os tempos. A proposta foi feita pelo reitor José Tadeu Jorge.
Em sua justificativa ao Conselho, o reitor explicou a escolha da Biblioteca Central para homenagear o nome do professor César Lattes: “Trata-se de um edifício”, diz o texto do reitor, “que além de ser referência para toda a comunidade universitária professores, alunos e funcionários e para os que aqui vêm, traz em si uma simbologia que faz dela uma espécie de ‘coração do campus’ e de ‘centro irradiador do conhecimento’, como aliás a concebeu Zeferino Vaz, quando da organização da Unicamp”.
Além disso, a Biblioteca Central deverá abrigar o acervo pessoal de Lattes, cujo processo de doação à Unicamp está em tramitação. A BC vai reconstituir em espaço próprio o ambiente de trabalho do pesquisador em sua casa. Além de móveis e objetos pessoais, o acervo compreende ainda sua biblioteca particular (cerca de 1.200 livros) e um arquivo com a correspondência ativa e passiva de Lattes, “de importância inequívoca para pesquisadores da história da ciência”, segundo o também físico Edison Shibuya, do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, fundado por Lattes e onde se organizou o primeiro grupo de pesquisa do Instituto de Física da Unicamp.
Labjor e Iphan lançam revista Patrimônio
[28/9/2005] O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acabaram de lançar a Patrimônio, revista eletrônica do Iphan. A publicação é dedicada às questões da memória e da cultura, material e imaterial.
Assim como outras publicações do Labjor, o objetivo da Patrimônio será aproximar pesquisadores e o numeroso público freqüentador da internet que se interessa por ciência e cultura. O público a ser atingido é bastante amplo, englobando desde estudantes de segundo grau até acadêmicos das ciências humanas e de outras áreas. “A preservação se fundamenta em conhecimento especializado, que é primordialmente desenvolvido no ambiente acadêmico. Mas a atividade técnica - que é a missão institucional específica do Iphan - apenas ganha sentido pleno quando os resultados dessas pesquisas retornam à experiência social da população que reconhece, nos bens preservados, as suas próprias referências culturais. Sem a mediação do jornalismo científico, dificilmente o grande público - mesmo o universitário - teria meios de aprofundar o conhecimento das questões do patrimônio”, afirma o presidente do Iphan, Antonio Augusto Arantes, em carta aos leitores.
Studium recebe 500 mil acessos em um ano
[27/9/2005] A revista virtual Studium publicada pelo Instituto de Artes da Unicamp e dedicada a fotografia, acaba de ultrapassar a casa de mais de 500 mil acessos e mais 3 milhões de páginas visitadas nos últimos dozes meses. A publicação, que já tem 20 edições virtuais, conta com o apoio do Unicamp, através do Fundo de Apoio ao Ensino e a Pesquisa (Faepex) e muitos colaboradores, conforme Fernando de Tacca, professor do IA e seu editor.
Veja notas detalhadas