Leia nesta edição
.. Capa
.. A filosofia e a linguagem
    do conhecimento  
.. Carta
.. Larvas contra feridas
.. Ler para aprender
.. Luz e sombra no Brasil
.. Nas bancas
.. Nanopartículas
.. Painel da Semana
.. Teses
.. Livro da semana
   Unicamp na midia
   Portal Unicamp
.. Venda de armas
.. Zoom na história do café
 

10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP Algumas notícias publicadas na semana que passou

Pascoal José Giglio Pagliuso recebe prêmio da Fundação Bunge
[29/9/2005] A Fundação Bunge realizou no dia 26, em São Paulo, a entrega do Prêmio Bunge, que neste ano contemplou as áreas de Agronegócio, Romance, Física e Educação Fundamental. Pascoal José Giglio Pagliuso, professor do Instituto de Física “Gleb Wathagin”, da Unicamp, foi um dos vencedores. Recebeu, juntamente com os demais, a honraria em solenidade que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Os contemplados foram Lygia Fagundes Telles, a escritora Adriana Lisboa, o agrônomo Ernesto Paterniani, a bióloga Alessandra Alves de Souza, a professora Terezinha Saraiva, a psicopedagoga Eliana da Costa Pereira de Menezes e os físicos Sérgio Machado Rezende e Pascoal José Giglio Pagliuso.

Consu aprova nome de César Lattes para Biblioteca Central
[28/9/2005] O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou por unanimidade, em sua reunião desta terça-feira, 27, proposta por meio da qual a Biblioteca Central da Unicamp passa a chamar-se Biblioteca Central César Lattes, em homenagem ao professor Cesare Mansuetto Giulio Lattes, falecido em 8 de março último, aos 80 anos, e considerado um dos maiores cientistas brasileiros de todos os tempos. A proposta foi feita pelo reitor José Tadeu Jorge.

Em sua justificativa ao Conselho, o reitor explicou a escolha da Biblioteca Central para homenagear o nome do professor César Lattes: “Trata-se de um edifício”, diz o texto do reitor, “que além de ser referência para toda a comunidade universitária – professores, alunos e funcionários – e para os que aqui vêm, traz em si uma simbologia que faz dela uma espécie de ‘coração do campus’ e de ‘centro irradiador do conhecimento’, como aliás a concebeu Zeferino Vaz, quando da organização da Unicamp”.

Além disso, a Biblioteca Central deverá abrigar o acervo pessoal de Lattes, cujo processo de doação à Unicamp está em tramitação. A BC vai reconstituir em espaço próprio o ambiente de trabalho do pesquisador em sua casa. Além de móveis e objetos pessoais, o acervo compreende ainda sua biblioteca particular (cerca de 1.200 livros) e um arquivo com a correspondência ativa e passiva de Lattes, “de importância inequívoca para pesquisadores da história da ciência”, segundo o também físico Edison Shibuya, do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia, fundado por Lattes e onde se organizou o primeiro grupo de pesquisa do Instituto de Física da Unicamp.

Labjor e Iphan lançam revista Patrimônio
[28/9/2005] O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acabaram de lançar a Patrimônio, revista eletrônica do Iphan. A publicação é dedicada às questões da memória e da cultura, material e imaterial.

Assim como outras publicações do Labjor, o objetivo da Patrimônio será aproximar pesquisadores e o numeroso público freqüentador da internet que se interessa por ciência e cultura. O público a ser atingido é bastante amplo, englobando desde estudantes de segundo grau até acadêmicos das ciências humanas e de outras áreas. “A preservação se fundamenta em conhecimento especializado, que é primordialmente desenvolvido no ambiente acadêmico. Mas a atividade técnica - que é a missão institucional específica do Iphan - apenas ganha sentido pleno quando os resultados dessas pesquisas retornam à experiência social da população que reconhece, nos bens preservados, as suas próprias referências culturais. Sem a mediação do jornalismo científico, dificilmente o grande público - mesmo o universitário - teria meios de aprofundar o conhecimento das questões do patrimônio”, afirma o presidente do Iphan, Antonio Augusto Arantes, em carta aos leitores.

Studium recebe 500 mil acessos em um ano
[27/9/2005] A revista virtual Studium publicada pelo Instituto de Artes da Unicamp e dedicada a fotografia, acaba de ultrapassar a casa de mais de 500 mil acessos e mais 3 milhões de páginas visitadas nos últimos dozes meses. A publicação, que já tem 20 edições virtuais, conta com o apoio do Unicamp, através do Fundo de Apoio ao Ensino e a Pesquisa (Faepex) e muitos colaboradores, conforme Fernando de Tacca, professor do IA e seu editor.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
Foto: Antoninho PerriFoto: Neldo CantantiFoto: Antoninho PerriFoto: Gustavo Miranda/Agência O GloboFoto: Antoninho Perri