Unicamp ministra curso de Gestão Educacional para 6 mil da Secretaria de Educação
[12/10/2005] O reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, participou terça-feira, em São Paulo, do lançamento do curso de pós-graduação em Gestão Educacional, a ser oferecido a partir deste mês pela Unicamp, através da Faculdade de Educação (FE), a 6021 profissionais da rede pública do Estado. A cerimônia fez parte do relançamento do Centro de Capacitação Prof. André Franco Montoro e foi presidida por Gabriel Chalita, secretário estadual de Educação. O curso, com 360 horas-aulas, foi ganho pela Unicamp por licitação pública, aberta pela Secretaria de Educação. O diretor da FE, professor Jorge Megid, participou da programação na Capital. A Faculdade de Educação (FE) da Unicamp é a responsável pelas aulas do curso de pós-graduação (especialização "lato sensu") em Gestão Educacional, a ser ministrado aos profissionais do ensino público estadual. “A tônica é a pluralidade de enfoques sobre a escola pública”, explica a professora Agueda Bernardete Bittencourt, da FE, que coordena o projeto junto com o professor Wenceslao de Oliveira. Neste contexto estão as políticas públicas, a história e o cotidiano escolar, a implantação do currículo e a escola em relação à cultura, entre outros temas. Conforme Agueda, o curso envolve em torno de 300 pessoas, entre professores e alunos de pós-graduação. Conta com o apoio de técnicos do Centro de Computação, que darão suporte do conhecimento e da tecnologia em aulas a distância, usando a metodologia ainda não experimentada, buscando uma aliança forte entre o presencial e a distancia, com o apoio do sistema TelEduc. O curso de Gestão Educacional, com as vagas totalmente preenchidas, terá duração de 12 meses (360 horas). Prevê 180 horas de aulas presenciais e 180 de aulas a distância. As presenciais acontecem aos sábados em São Paulo, na Avenida Morumbi, 8.724 e na Unicamp. A partir de 24 de outubro serão a distância e presencias a partir de 5 de novembro.
Nas lentes de "seo" Albino, o respeito pela natureza
[11/10/2005] O jabuticabense Albino Affonso Dias é prova viva de que o olhar fotográfico pode superar a técnica. Praticamente autodidata em matéria de fotografia, ele possui mais de 400 registros de flores, plantas e pássaros. Foi com dificuldade que separou as 40 mais belas paisagens para compor uma mostra que enfeita o Saguão de Entrada da Diretoria Geral da Administração (DGA). “As fotos não estão à venda. Só fiz para guardar comigo uma paisagem bonita”, diz seo Albino, demonstrando um profundo respeito pela natureza.
Na verdade, ele começou a fotografar por puro prazer e sensibilidade e, por isso, não tem pretensões de fazer do hobby uma profissão. Aos 70 anos de idade ele guarda sim, no coração, o sonho de poder ver seu trabalho de 25 anos reunido em uma publicação. Esse sonho, no entanto, tem um preço que seo Albino não pode pagar. Ele precisaria de um patrocínio. Mas, por enquanto, ele se contenta em tirar de seu orçamento alguns trocados para presentear os amigos com calendários e as imagens que registra com sua Olympus.
Entre as fotos expostas, várias delas, retratam a Unicamp e lugares próximos. Ele trabalha como motorista e, desde a década de 80, sai de São Paulo com destino a Universidade para trazer o médico Nelson Rodrigues. Com isso, ele se tornou uma figura conhecida na comunidade e, a oportunidade de expor no Saguão surgiu do incentivo de amigos que vêem nele um artista nato.
Veja notas detalhadas