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Objetivo da iniciativa do NEPP e da Extecamp é facilitar articulação de negócios

"Vitrine virtual" hospeda
empresas da RMC

DA REDAÇÃO DO JU

O diretor do NEPP, professor Pedro Luiz Barros e Silva: "Portal será elo da universidade com os diversos agentes socioeconômicos" (Foto: Antoninho Perri)  O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e a Escola de Extensão (Extecamp) da Unicamp, no âmbito da pesquisa apoiada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estão organizando um portal-web destinado a hospedar o “Cadastro Ativo das Empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC)” e municípios próximos. Trata-se de uma ferramenta tecnológica inédita cujo objetivo é dar visibilidade a empresas da região, facilitando a articulação de negócios entre elas. “A concretização do portal-web representará também um importante elo da universidade com os diversos agentes socioeconômicos que interagem na região”, diz o diretor do NEPP, Pedro Luiz Barros e Silva.

Portal vai dar visibilidade a empresas

A consolidação do cadastro permitirá, via internet, a consulta a demandas e ofertas de um amplo conjunto de empresas. A idéia, segundo seus idealizadores, é constituir um permanente espaço de exposição e divulgação das potencialidades produtivas. “Será como uma grande exposição virtual, permanente e gratuita, com a vantagem de ser atualizada on line”, destaca o professor Miguel Juan Bacic, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, que coordenou a equipe responsável pelo desenvolvimento do portal. “O Cadastro será também fonte importante para encontrar fornecedores de produtos e serviços”, completa. Como a “vitrine virtual” poderá ser acessada por outros países, Bacic acredita que os usuários também aumentarão suas chances de fechar negócios no exterior.

O professor Miguel Juan Bacic, coordenador da equipe que implantou o portal: "Esperamos  um aumento na geração de empregos" (Foto: Antoninho Perri)A presença de cadastros de empresas não é algo novo no mercado, mas o modelo desenvolvido pela Unicamp traz características às quais os empresários nunca tiveram acesso. A principal delas, segundo Bacic, é a gratuidade. Além disso, o Cadastro Ativo inclui um conjunto maior de variáveis, o que amplia a gama de informações a serem trocadas. “A empresa poderá colocar sua história, sua vocação, podendo incluir também produtos que ainda não faz mas tem competência para fazer”, explica. A ferramenta inclui, ainda, mecanismos de busca que permitem a comunicação mais facilmente.

Segundo Bacic, o incremento de negócios a partir da troca de informações entre as empresas cadastradas deverá gerar impactos importantes do ponto de vista socioeconômico. “Esperamos um aumento na arrecadação tributária e na geração de empregos”, diz. Ele chama a atenção, porém, para a necessidade de as empresas participarem do cadastro a fim de consolidar a formação da rede de dados. “A efetivação do novo portal depende fundamentalmente da adesão de empresários e dirigentes de empresas que se disponham a alimentar o banco de dados com informações quanto às linhas de produtos que oferecem atualmente e que estão capacitados a fornecer se houver demandas específicas”.

Os primeiros passos para a construção do Cadastro Ativo já foram dados, resultando em um banco de dados com informações básicas sobre um conjunto de 30 mil empresas da RMC. Esse banco de dados inicial está disponível para acesso no endereço. “Numa próxima etapa o desafio será agregar um número maior de informações sobre as empresas”, diz o diretor do NEPP. “Nessa segunda fase a adesão das empresas será fundamental para identificar oportunidades e constituir uma rede de negócios”, completa o professor Pedro Luís.

Para iniciar a segunda fase, o NEPP estará enviando nos próximos dias trinta mil cartas às empresas pré-cadastradas, detalhando as características e os propósitos do projeto. Junto com a carta, o destinatário receberá um login de acesso (o CGC da empresa) e uma senha para entrar no portal. A participação da empresa será efetivada com a verificação e eventual correção das informações já registradas e com o preenchimento do cadastro nos campos ainda sem informações.

“É fundamental que as empresas, ao receberem a carta, entrem no portal e comecem a lançar seus dados”, afirma Bacic. “Quanto maior o número de participantes, mais densa será a rede de informações”, completa. Além disso, para qualquer informação adicional, o NEPP disponibilizará, até o dia 16 de dezembro, atendimento às empresas pelo telefone (19) 32 37 46 88 no horário das 14h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.

“Enfatizamos que a inclusão da empresa é gratuita e que as informações no cadastro poderão ser atualizadas a qualquer momento”, diz o professor Pedro Luís. Ele acredita que pelas características e com um número crescente de empresas participantes, a rede de oportunidades e negócios irá se transformar em um dos principais mecanismos de busca de produtos, para compra e venda da RMC e municípios próximos, com perspectivas de rápida ampliação da abrangência geográfica. “A inclusão das empresas na rede representará valiosa iniciativa de divulgação dos produtos atuais e de suas capacitações produtivas”, conclui.

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