UEL lança biblioteca digital baseada em sistema da Unicamp
[21/10/2005] A Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi lançada no dia 19. A unidade vai funcionar no prédio da Biblioteca Central da Universidade e terá como objetivo colocar à disposição de qualquer pessoa, pela internet, a produção científica da UEL. A Unicamp apoiou a criação da Biblioteca Digital. Forneceu gratuitamente o programa Nou-Rau, compatível com o banco de dados do sistema de bibliotecas da UEL. O mesmo programa também está sendo usado pela Unesp em sua biblioteca digital.
Governador Alckmin libera R$ 3,6 milhões para o HC
[20/10/2005] O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, durante uma cerimônia ocorrida na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a liberação de R$ 3,6 milhões para o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp. A verba será utilizada para compra de novos equipamentos e reforma de centros-cirúrgicos da unidade. A assinatura do convênio foi realizada pelo vice-reitor da Unicamp, professor Fernando Ferreira Costa. A Unicamp esteve representada na solenidade pelo pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva; pelo superintendente do HC, Luiz Carlos Zeferino e por José Antonio Rocha Gontijo, diretor-associado da Faculdade de Ciências Médicas.
Em sua passagem por Campinas o governador iniciou elogiando os 20 anos de atividades do HC da Unicamp. “Uma história fecunda com inúmeros exemplos de excelência e qualidade para o ensino e a saúde pública, que nos orgulhamos muito”, disse o governador. Com os recursos serão adquiridos mais 30 itens especializados para cirurgias em geral, entre eles microscópio para neurocirurgia, bisturis a laser, monitores, aparelhos de anestesia, camas monitoradas etc. Fazem parte ainda do pacote três novos aparelhos de videolaparoscopia, que possibilitam procedimentos menos invasivos, com menor tempo de internação e bem estar dos pacientes, além de dois novos ultra-som doppler de última geração.
A primeira empresa junior da Unicamp faz 15 anos
[20/10/2005] O Grupo de Estudos e Pesquisa em Engenharia de Alimentos (Gepea), empresa júnior de consultoria da Unicamp, chega aos 15 anos. A empresa foi a primeira das 18 que existem hoje na Universidade. Os membros do Grupo são alunos de graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos(FEA). Hoje, são 63 estudantes que cursam o segundo ou terceiro anos do curso. O Gepea conta hoje também com o apoio da faculdade, com professores e laboratórios. Além do professor orientador, o projeto também envolve a participação de um estagiário (pós ou graduando não-membro da empresa), cujo trabalho consiste em seguir os passos determinados pelo Gepea e pelo professor para o cumprimento do projeto. O objetivo é realizar uma consultoria de baixo custo, aliada à alta tecnologia para quem não tem condição de pagar por uma consultoria comum.
Alunos do IC ficam em primeiro lugar em simpósio
[19/10/2005] Os alunos do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, André Augusto Ciré e Tony Minoru Tamura Lopes, foram ganhadores do primeiro lugar do Prêmio de Iniciação Científica do XXXVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (Sobrapo), realizado no período de 27 a 30 de setembro, na cidade de Gramado (RS). Alunos do último ano do curso de Ciências da Computação, eles foram orientados pelo professor Arnaldo Moura no trabalho intitulado “Hibridização de Programação por Restrições e Metaheuristicas Paralelas para o Escalonamento Integrado de Veículos e Trioulação”.
O trabalho, de acordo com os autores, trata do agendamento de veículos e motoristas para linhas de ônibus em grandes metrópoles, buscando reduzir recursos como número de horas extras de motoristas e de veículos utilizados, além de prover melhor qualidade no atendimento da demanda de passageiros. Tal agendamento envolve desde a criação da tabela de horários de partida dos ônibus até as escalas de trabalho dos motoristas.
Veja notas detalhadas