| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 307 - 24 de outubro a 5 de novembro de 2005
Leia nesta edição
.. Capa
.. Vanguarda e mito
.. Febre Aftosa
.. Nas bancas
.. Marx, ontem e hoje.
      E amanhã?
.. Colóquio
.. Lodo de esgoto
.. Painel da Semana
.. Teses
.. Livro da semana
   Unicamp na midia
   Portal Unicamp
.. Ciências de alimentos
.. Ergonomia na indústria
.. Cousas miudas
 

8

Colóquio reúne 120 trabalhos e conferencistas internacionais

A professora Andréia Galvão, diretora do Cemarx: colóquio está consolidando e preenche lacuna (Foto: Antoninho Perri)O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp promove, entre os dias 8 e 11 de novembro, o IV Colóquio Internacional Marx e Engels. Segundo a pesquisadora Andréia Galvão, docente do IFCH e diretora do Cemarx, o objetivo do encontro é discutir e atualizar as diferentes vertentes da teoria marxista, além de analisar a sociedade contemporânea a partir de conceitos concebidos pelo pensador alemão.

O colóquio retoma temas discutidos nas três edições anteriores: a obra teórica de Marx e o marxismo; marxismo e ciências humanas; economia e sociedade no capitalismo contemporâneo; e socialismo no século XXI. “Queremos aprofundar essas discussões, de modo a ter uma linha de continuidade com o que já foi feito antes”, revela Andréia, ressaltando que grupos de trabalho vão debater e analisar os quatro grandes eixos mencionados acima.

Foram convidados sete conferencistas, quatro dos quais internacionais: Jacques Bidet (França), Domenico Losurdo (Itália), Atílio Boron (Argentina) e Gerard Duménil (França). Do Brasil, participam os professores Armando Boito, Décio Saes e Miriam Limoeiro Cardoso. Os organizadores receberam mais de 300 inscrições de interessados se candidatando a apresentar trabalhos. “Selecionamos, desse total, 120 candidatos de todo o país e da Itália, Portugal e Uruguai”, afirma Andréia. Os trabalhos serão apresentados em forma de comunicação verbal e em mesas-redondas e, em casos de alunos de graduação, em forma de painéis.

Andréia credita o grande número de inscritos ao fato de o evento ter se consolidado e, também, à lacuna existente no âmbito acadêmico no que diz respeito a locais que promovam a discussão acerca da teoria marxista. “Sempre existiu a demanda, mas faltavam – e faltam – instituições. O Cemarx, desde o seu surgimento, em 1996, tem procurado trazer essa discussão para a academia, envolvendo tanto o pesquisador e o docente, como também o público em geral”.

Outro elemento a ser destacado, ainda segundo Andréia, são as publicações originadas do colóquio. Foram editados dois livros com o conteúdo de conferências, além de cadernos temáticos reunindo comunicações. “Neste colóquio vamos lançar mais duas publicações”, revela a docente.

Serviço


IV Colóquio Internacional Marx e Engels

Data: 8 a 11 de novembro
Local: Auditório do IFCH
Informações: (19) 3788-1639
Na Internet: www.unicamp.br/cemarx/

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP