San Martin esclareceu que esse número envolve teses de doutorado e dissertações de mestrado. “Este ano, o departamento de Matemática atingiu 204 teses de doutorado, o departamento de Matemática Aplicada chegou a 100 teses de doutorado, e as demais foram dissertações de mestrado, incluindo também o departamento de Estatística”, disse o coordenador.
Para ele, a avaliação feita pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mostra que o trabalho é reconhecido. “Pelo segundo ano consecutivo, deveremos ter avaliação máxima da Capes, que é 7”, afirmou. Na avaliação do ano passado, apenas dois cursos de doutorado conquistaram a nota máxima da Capes e, entre os quais, o do Imecc. “Nosso curso é muito procurado. Temos alunos de todos os países da América do Sul, principalmente chilenos e argentinos. Recebemos também alunos do Irã, Itália, Turquia e China”, ressaltou.
De acordo com o coordenador da subcomissão do programa de pós-graduação em Matemática, Paulo Ruffino, é fundamental lembrar o trabalho desenvolvido pela secretaria de pós-graduação do Imecc. “Foram eles, inclusive, que nos lembraram de que a tese mil estava próxima”, disse. Ele se referiu ao trabalho executado por Tânia Mender Trinchinato e José Ednaldo de Santana.
Doutorado - Ruffino revelou que no próximo dia 26 de outubro haverá uma comemoração especial pelos 30 anos do programa de doutorado do Imecc. Acontecerão duas palestras no período da manhã e duas no período da tarde, no auditório do instituto. “Uma das palestras será de caráter histórico, relatando grupos de pesquisa atuais, além de outros que passaram por aqui e que, de alguma maneira, contribuíram no programa de doutorado”, contou.