DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP NA ÚLTIMA SENAMA
Alunos da Música homenageiam Caro
[2/10/2007] O artista plástico Bernardo Caro foi homenageado por alunos do Departamento de Música do Instituto de Artes (IA), onde foi diretor de 1987 a 1990 e onde lecionava desde 1983. Caro não resistiu a uma cirurgia cardíaca e faleceu num hospital de Campinas no último 16 de setembro. Além da apresentação do Chorus n. 10 de Villa Lobos, executado por um coro formado por quase cem alunos de graduação em música e pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Caro foi reverenciado com a estréia de duas composições de estudantes do IA: Fantasia Diechterliebe, de Rafael Vanazzi, regida por Rafael Garbuio; e Concertino para guitarra elétrica, de Vinicius Sampaio, regida por Akira Miyashiro. Outro aluno do IA, o mestrando e regente Demerval Keller comandou o Concerto para Fagote, em mi menor, RV 484, de Antonio Vivaldi. O Chorus n. 10 esteve sob regência do maestro e professor do IA Carlos Fiorini, mestre e doutor pela Unicamp. A homenagem ocorreu no último dia 1, no Espaço Cultural Casa do Lago.
A preparação do coro também foi realizada por duas alunas do IA: Cláudia Jennings e Thais Teixeira, dentro da disciplina de coral do curso de música. Sob orientação de Fiorini, coordenador da disciplina, as alunas abraçaram desde o primeiro semestre deste ano a missão de preparar os alunos para a execução da peça.
O concerto teve um significado especial para Sandra Caro Florio, assistente de direção da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), e Mariângela Caro Salve, professora da Faculdade de Educação Física (FEF), filhas de Caro. “Agradeço ao maestro Fiorini pela iniciativa. Foi emocionante. Fiquei sensibilizada”, disse Sandra.
Arqueologia é tema de congresso em SC
[2/10/2007] Professores, alunos e colaboradores da Unicamp participaram do XIV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), que aconteceu em Florianópolis (SC) na semana passada. O objetivo do evento foi conhecer, discutir e fomentar o patrimônio cultural brasileiro e mundial. A solenidade de abertura aconteceu dia 30. O coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) da Unicamp, Pedro Paulo Funari, e a professora visitante da Unicamp Loudez Dominguez, participaram do I Congresso Internacional da SAB, realizado dentro do próprio evento, no dia 1.
No minicurso “Panorama transatlântico de investigação e gestão do Patrimônio e estratégias para uma gestão de qualidade”, Funari proferiu a palestra “Problemas e estratégias de investigação e gestão do Patrimônio no Brasil” e a professora foi a debatedora. Funari também foi debatedor do simpósio “A arqueologia dos grupos escravos e quilombolas no Brasil: desafios e possibilidades”. Ele explica que “este simpósio procurou discutir o conhecimento da escravidão no Brasil e suas conseqüências, através da arqueologia”.
O Simpósio de Arqueologia Subaquática, organizado pelo Centro de Estudos de Arqueologia Náutica e Subaquática do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp (Ceans/Nepam), realizado na segunda (1), contou com a apresentação de diversos trabalhos, realizados em vários pontos do país, que buscam legitimar a arqueologia subaquática no Brasil, desmistificando-a da idéia de uma disciplina aventureira.
Fechando o segundo dia do congresso, Funari lançou seu livro Arqueologia e Patrimônio e a Revista Arqueologia Pública nº 2, ambos com o apoio do NEE. A professora Erika Robrahn Gonzalez, colaboradora do NEE, participou do Simpósio de Informática e sistemas de gestão e informação para a arqueologia. O também colaborador do NEE Andrés Zarmkin foi o coordenador do simpósio Arqueologia da paisagem, do qual o professor Funari foi debatedor. O coordenador do NEE também debateu as exposições apresentadas no simpósio “Diálogos arqueológicos I: projetos e formação em arqueologia”.
Veja notas detalhadas