Que tal aprender jogando? Esta é a proposta dos "Jogos do Saber", desenvolvidos pelo Laboratório Interdisciplinar Pesquisa-Ação (Lipa), do Departamento de Genética do Instituto de Biologia da Unicamp (IB), agora disponíveis em word na página do projeto Inova nos Municípios. A idéia é tornar os jogos, entre os quais o Evoluindo Genética, Evoluindo Saúde e Dengue, que já foram objetos de Olimpíadas Nacionais, mais acessíveis a escolares de todo o Brasil. Segundo o professor do IB e responsável pelos jogos, Otávio Henrique Pavan, além dos 16 temas disponíveis, já está sendo providenciada a inclusão de seis novos temas: violência contra a mulher; saúde indígena; conversando sobre Aids; câncer de colo de útero e HPV; alimentação nos trópicos (Inpa); e higiene nos trópicos.
O projeto “Jogos do Saber” já constitui uma rede de mais de 2 mil escolas públicas brasileiras, que vão desde o Rio Grande do Sul até Roraima. Paraíba é um dos Estados nos quais os jogos são muito explorados, de acordo com Pavan. No Estado de São Paulo, a rede envolve mais de cem cidades, segundo o coordenador. A página é procurada por secretarias de saúde e educação, prefeituras e Organizações Não-Governamentais (ONGs). “Mais de 50 prefeituras já baixaram os jogos”, afirma.
A publicação dos jogos na página da Inova ampliou a possibilidade de acesso ao conteúdo, o que, para Pavan, é a realização de um sonho. “A idéia era desenvolver esses jogos para as escolas públicas. As escolas pediam este formato, além de propor os temas”, acrescenta. Uma novidade da qual se orgulha, neste momento, é o trabalho com mais de 240 professores do curso de licenciatura intercultural da Universidade Federal de Roraima, envolvendo seis tribos dos Iucikirá, no qual se prevê o desenvolvimento de jogos para indígenas.
Os “Jogos do Saber”, segundo Pavan, compreendem vários passatempos diferentes para aperfeiçoar os conhecimentos de alunos, professores, comunidades, além de abrir espaço para discussões, reflexões e idéias de como difundir o conhecimento adquirido nos vários temas propostos, entre os quais cidadania, lixo, água, energia, sexualidade, trabalho, acidentes domésticos, dengue, hanseníase, e outros. O jogo pode ser usado tanto como um material complementar quanto como um desafio à busca de novos conhecimentos.
PARA JOGAR
Cada jogo é composto de:
Uma tabela contendo letras/números de 1-75 a ser utilizada para o sorteio.
Uma ficha com conceitos e suas definições sobre o tema, numerados de 1-75.
48 cartelas com 25 conceitos cada para o jogo.
Papel recomendado para a impressão:
Para a tabela: papel couchet 120 g/m2-xerocout.
Para as cartelas: papel off-set 90 g/m2.
Como jogar:
Cada participante recebe uma ou mais cartelas.
Um monitor ou apresentador sorteia uma das fichas com letra/número.
Lê-se a definição correspondente ao número sorteado.
Na cartela deve ser marcado o conceito correspondente à definição lida.
Quem completar uma quina (horizontal ou vertical), deve comunicar.
O monitor deve verificar se os conceitos marcados correspondem aos números sorteados.
Para ter acesso ao material, basta fazer o download gratuito dos Jogos clicando no endereço.