| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 376 - 15 a 21 de outubro de 2007
Leia nesta edição
Capa
Cartas
Currículo
Controle de qualidade
Sappe
Banco de amostras
Programa Espacial Brasileiro
Camu-camu
Alterações da língua
Ferramenta multimídia
Avaliação da Capes
Professor emérito
Painel da Semana
Teses
Livro da Semana
Unicamp na mídia
Prevenção de cárie
Passatempos
 


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Dos 64 cursos da Universidade avaliados,
22 obtiveram conceitos 6 e 7, os mais altos da escala

Avaliação da Capes
destaca
70% da pós da Unicamp

Uberlândio Batista Severo defende a milésima tese do Imecc no último dia 25 de setembro: Matemática teve conceito 7 (Foto:Antonio Scarpinetti)Dos 64 cursos de pós-graduação da Unicamp avaliados pela Capes, 22 obtiveram conceitos 6 e 7, os mais altos da escala de classificação. Considerados os 23 cursos com nota 5, a Unicamp tem 70% de seus cursos nos níveis entre “alto desempenho” e “padrão internacional”.

Resultados foram
mostrados no último dia 10

A avaliação Capes 2004-2006 foi apresentada no última dia 10, em Brasília, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad; pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães e por Renato Janine Ribeiro, diretor de Avaliação da Capes.

A Avaliação Trienal 2007 analisou o desempenho de qualidade relativo ao período 2004-2006. Foram avaliados 2.266 programas de pós-graduação, sendo 3.409 cursos — 2.070 de mestrado acadêmico, 1.182 de doutorado e 157 de mestrado profissional.

Esta é a 15ª avaliação realizada depois da implantação do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Nacional, em 1976. São avaliados pontos como a produção científica dos cursos, a formação de mestres e doutores e o impacto social dos programas oferecidos pelas instituições.

A avaliação gera notas de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2 são descredenciados pela Capes. As notas 6 e 7 são atribuídas a cursos com desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa. A nota 5, para cursos com alto nível de desempenho — é o o maior conceito admitido para programas que ofereçam apenas mestrado. A nota 4, para bom desempenho e a 3, para o padrão mínimo de qualidade.

Os conceitos da Unicamp

Conceitos 7

Ciência de Alimentos M/D

Engenharia de Alimentos M/D

Engenharia Mecânica M/D

Fisiopatologia Médica M/D

Física M/D

Genética e Biologia Molecular M/D

História M/D

Matemática M/D

Engenharia Elétrica M/D

Odontologia M/D

Química M/D

Conceitos 6

Alimentos e Nutrição M/D

Biologia Celular e Estrutural M/D

Biologia Funcional e Molecular M/D

Biologia Vegetal M/D

Clínica Odontológica M/D

Ciências Sociais D

Ecologia M/D

Engenharia Química M/D

Estomatopatologia M/D

Filosofia M/D

Materiais Dentários M/D

Conceitos 5

Antropologia Social M/D

Biologia Patológica Buço Dental M/D

Ciência da Computação M/D

Ciência Econômica M/D

Clínica Médica M/D

Ciência Política M/D

Ciências Médicas M/D

Demografia M/D

Desenvolvimento econômico M/D

Educação M/D

Farmacologia M/D

Geociências M/D

Gerontologia M

Lingüística M/D

Lingüística Aplicada M/D

Matemática Aplicada M/D

Música M/D

Radiologia Odontológica M/D

Sociologia M/D

Política Científica e Tecnológica M/D

Tecnologia de Alimentos M/D

Teoria e História Literária M/D

Tocoginecologia M/D

Conceitos 4

Artes M/D

Ambiente e Sociedade D

Cirurgia M/D

Educação Física M/D

Enfermagem M

Engenharia Agrícola M/D

Engenharia Civil M/D

Ensino e História de Ciências da Terra M/D

Estatística M

Geografia M/D

Multimeios M/D

Odontologia em Saúde Coletiva P

Parasitologia M/D

Planejamento de Sistemas

Energéticos M/D

Saúde da Criança e do Adolescente M/D

Saúde Coletiva M/D

Relações Internacionais

(Unesp/Unicamp/PUC-SP) M

Conceitos 3

Ciência da Computação P

Ciências e Engenharia de Petróleo M/D


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