| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 377 - 22 a 28 de outubro de 2007
Leia nesta edição
Capa
Encapsulação
40 anos do IQ
Icterícia
Adoção
Biocombustíveis
Homossexuais
Mananciais de Limeira
Mapas e livros didáticos
Carne bovina
Processos industriais
Painel da Semana
Teses
Livro da Semana
Unicamp na mídia
Destaques do Portal
Lançamento
Museu de História Natural
 


10


DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP NA ÚLTIMA SEMANA


Exposições de artes plásticas movimentam o campus
[18/10/2007] –
Os espaços destinados à exposição de artes plásticas da Unicamp estão bastante disputados. Desde quarta-feira (17) duas exposições de gêneros distintos, em particular, prometem chamar o público para visitação na Galeria de Arte Unicamp e no Espaço das Artes do Centro de Convenções. Para quem não tem tempo de percorrer calmamente as ruas de Barão Geraldo, a exposição Aquarelando Barão, que vai até 31 de outubro no Espaço das Artes, das 9 às 17 horas, é uma viagem no tempo, apesar de se revestir de grande atualidade. Do artista plástico Arvid Duduch, de origem búlgara, a exposição mostra 25 telas, todas revelando cenários tradicionais de Barão, a terra dos barões do café.

No Espaço das Artes, o público poderá admirar e até comprar telas do Condomínio Rio das Pedras, Avenidas Santa Izabel e Albino J. B. Oliveira, Estrada da Rhodia - Casa de Fazenda, Vila São João, Arredores de Barão I e II, Capela Bom Pastor, Empório do Nono, Tilli Center, Pirâmide, In Touch, Fazenda Santa Genebra, Aulus, entre outras. A Unicamp, um símbolo jovem do Distrito, também é reproduzida nos traçados. Lá aparecem em primeiro plano a Lagoa e o Ginásio Multidisciplinar.

Duduch conta que fez as telas em aquarela especialmente para a ocasião, em um tempo recorde de três meses. Influenciado pelo seu professor, Luís Zeminian, da Faculdade de Belas Artes de SP, Duduch deixou o artista que existia dentro dele nascer, depois de longos anos de trabalho na Siemens. “Ao me aposentar, pensei: o que vou fazer”, perguntou. Acertou. Escolheu se dedicar ao desenho e à pintura. Hoje tem seu próprio ateliê e diz que pouco guarda do que já fez. “A cada exposição, faço nova leva de trabalhos. Não faço rapa porão. Levo o que compuser para o momento”, relata.

Arte em silicone - Em sua mostra, Marta Strambi além de ter como predominante a arte dos silicones, agrega novos meios, vidros derretidos, nylon, chumbo e a arte das aguadas, com mãos e dedos agindo como uma segunda pele, com aparência pálida, de cor retirada há pouco. O seu trabalho estará na Galeria de Arte Unicamp até o dia 9 de novembro. São 20 instalações.

Não obstante sua longa trajetória artística, Marta costuma situar a arte que faz atualmente fruto de uma produção de 17 anos, quando escolheu como poética a transformação da matéria (polietileno, argila, cerâmica). A partir da década de 90 começou com o silicone em matrizes criadas por ela e com novas experimentações. “Nesta fase, falo de vida em desalinho, pois a agonia do cotidiano nos remete à ela”, comenta. Marta fez diversas exposições individuais e coletivas. Atualmente, mantém um ateliê na Galeria Sete de Coimbra, Portugal, e outro na Valu Oria, Galeria de Arte de São Paulo.

Recentemente professora da graduação em Midialogia do Instituto de Artes (IA) e do curso de especialização em Artes Visuais, a artista plástica procura dividir bem sua relação com a arte e com a vida acadêmica. “Minha arte pode ser um recado, uma aclamação ou mesmo uma reflexão sobre o cotidiano”, conta. De sua intimidade com o silicone, Marta moldou tijolos, escrevendo dentro deles a palavra “sem”. Este “sem”, explica, pode se referir à falta do tijolo, da moradia. “Tem múltiplas interpretações. Sempre associo um elemento figural com uma pista, no caso a palavra escrita”, conclui. A sua exposição, aberta hoje, vai até o dia 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Entrada franca.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP