|
|
|
IEL promove ciclo
para lembrar de Roberto Ventura
RAQUEL DO CARMO SANTOS
Roberto Ventura, um dos grandes estudiosos da obra de Euclides da Cunha, estava preparando a publicação da biografia do escritor, à qual se dedicava havia pelo menos uma década. Professor de teoria literária da USP, ele morreu em 14 de agosto, aos 45 anos, vítima de acidente de trânsito, e será homenageado na Unicamp durante todo o mês de setembro.
Ventura estaria ministrando neste semestre, como professor convidado, a disciplina Escritores Brasileiros na Virada do Século no curso de pós-graduação do Instituto de Estudos da Linguagem. Por isso, o IEL realizará um ciclo de estudos abordando temas relacionados a esses escritores brasileiros, todas as segundas-feiras, na Sala do Telão.
No dia 9, Leonardo Affonso de Miranda Pereira falará sobre “Um Brasil em movimento: a trajetória de Coelho Neto”. Dia 16, “Paulo Prado: Imagens do Brasil”, será apresentado por Carlos Eduardo Ornelas Berriel. Euclides da Cunha tem espaço reservado para o dia 23, quando Miriam Viviana Gárate abordará “Leituras de Os Sertões”. Para encerrar o ciclo, Valentim Facioli fala no dia 30 sobre “Memórias Póstumas de Brás Cubas: um problema”. Todos os palestrantes são professores do Instituto.
Segundo Miriam Gárate, coordenadora de graduação do IEL, as palestras estão abertas ao público. Para os inscritos na disciplina de pós-graduação que o professor Roberto Ventura estaria ministrando, a participação é obrigatória. Informações na Secretaria de Pós-Graduação e Secretaria de Projetos do IEL: 3788-1518 e 3788-1506.
|
|