9 a 15 de setembro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
4
Capa
Cátedra
CNPq
Capuaçú
Planejamento urbano
Jornalismo on-line
Laser
Administração
Na Imprensa
Bactéria
Síndrome de Down
Embalagem
ProvaNet
Sérgio Buarque
Cinema
Nutrição
Futsal
Vida Acadêmica
Roberto Ventura
Opus 18
Origem da Vida
 
Ex-alunos criam
empresa de planejamento urbano

Vista de Campinas, Alessandro Ferreira e Fabíola Rodrigues: auxiliando as administrações municipais

MANUEL ALVES FILHO

Dois ex-estudantes da Unicamp acabam de constituir uma empresa de consultoria na área de planejamento urbano. A iniciativa empreendedora, que se soma a inúmeras outras de jovens altamente qualificados recém-formados pela Universidade, promete ser uma opção diferenciada para auxiliar as administrações municipais na formulação de políticas públicas. “Ao contrário do que ocorre normalmente neste segmento, nós não propomos modelos prontos. Nós trabalhamos com as especificidades de cada município”, afirma Fabíola Rodrigues, presidente da Urbis Consultoria – Soluções em Demografia e Planejamento Urbano.

De acordo com ela, que se graduou em Ciências Sociais, o principal trabalho da consultoria é pesquisar e analisar dados demográficos, instrumental considerado indispensável para a formulação de um planejamento urbano mais eficiente. Atualmente, conforme Alessandro Donaires Figueira, relações públicas da empresa, graduado em engenharia elétrica, a Urbis está assessorando a prefeitura de Votuporanga, localizada na faixa noroeste do Estado de São Paulo. Por uma determinação legal, o município, assim como todos os demais que apresentam uma população acima de 20 mil habitantes, está obrigado a criar ou revisar, até 2005, o seu Plano Diretor.

Mais do que ordenar o crescimento urbano do município, o Plano Diretor é um valioso instrumento para a execução de políticas públicas, como lembra Fabíola. Por meio dele, a prefeitura tem como estabelecer, por exemplo, diretrizes de desenvolvimento voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população. “Mas para que isso seja possível, é importante que os gestores públicos conheçam bem a realidade sócio-demográfica de suas cidades”, adverte a presidente da Urbis.

No trabalho que vem realizando em Votuporanga, a empresa já cumpriu algumas etapas. O levantamento e análise dos dados demográficos e sócio-econômicos foram concluídos, bem como os diagnósticos que servirão de subsídio à definição do Plano Diretor. Nesse meio tempo, a consultoria e a prefeitura promoveram a 1ª Conferência de Planejamento e Gestão Urbana, o que estendeu o debate para toda a sociedade. A atual etapa envolve o diagnóstico e a discussão em torno das políticas públicas que o município deverá adotar ao longo dos próximos anos.

Fabíola e Alessandro contam que o projeto de criação da Urbis nasceu no ano passado, durante atividades orientadas pela professora Rosana Baeninger, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). “Como percebemos que havia uma grande carência de especialistas para assessorar as prefeituras na área de planejamento urbano, resolvemos montar a consultoria. Além de propor uma forma diferenciada de trabalhar essa questão, a empresa também é uma maneira de compartilharmos com a sociedade os conhecimentos adquiridos numa universidade pública da qualidade da Unicamp”, explica Fabíola.