Congresso Interno de
Iniciação Científica
reúne 681 trabalhos
ISABEL GARDENAL
Dois dias dedicados a apresentar os trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos da Unicamp. Esta é uma das propostas do X Congresso Interno de Iniciação Científica, que acontece nos próximos dias 25 e 26. A abertura, às 14h30, será feita pelo reitor da Unicamp Carlos Henrique Brito Cruz e pelos pró-reitores Fernando Costa (PRP) e José Luiz Boldrini (PRG) no Ginásio Multidisciplinar da Universidade. O evento terá a participação de assessores externos -- representantes do CNPq -- na avaliação dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) da Unicamp.
Promovido pelas pró-reitorias de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG), o evento deste ano mostrará 681 painéis de todas as áreas do conhecimento: artes, biológicas, exatas, humanas e tecnológicas. Neste tipo de iniciativa, os alunos são introduzidos à pesquisa já na graduação, sob a orientação de seus professores.
Diagramação - Um dos trabalhos, "Ginástica geral: diagramação das formações coreográficas", será apresentado por Bráulio Rocha, orientado pela professora da Faculdade de Educação Física Elizabeth Paoliello Machado de Souza. Eles elaboraram uma metodologia computacional -- de diagramação de composições coreográficas de ginástica geral -- a partir do registro de 20 coreografias do Grupo Ginástico da Unicamp.
Com o material coletado, foi organizado um banco de dados.
"Este instrumento de montagem e arquivo de coreografias facilita correções pelo coordenador de grupo e o aprendizado da coreografia pelos ginastas", explica Bráulio.
O conteúdo da pesquisa está disponível em CD-ROM e, para sua visualização, foram empregados programas do sistema operacional Windows. Bráulio é um dos integrantes do Grupo Ginástico.
Matemática - Ana Carolina Camargo e Mariana Maria Rodrigues Aiub, alunas do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e também parceiras na empresa-júnior "Otmma", preferiram somar os esforços na hora de tornar público o trabalho "Resolvendo problemas de matemática no ensino fundamental e médio", orientado pela professora Maria Zoraide Martins Costa Soares.
Nesse projeto, as alunas trabalharam com uma das peças fundamentais do desenvolvimento da matemática - a resolução de problemas, dividida em dois momentos: o primeiro ligado à leitura, considerações e reflexões na resolução de problemas; e, o segundo, à busca e organização de problemas "diferentes".
O componente prático do projeto foi a reunião dos problemas em coletânea que ficará à disposição dos professores de matemática na biblioteca do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM).
Surdos - Maira Zamproni Pereira resolveu estudar mais fundo "A interação entre crianças e monitor surdos", depois de constatar que essas crianças têm poucas oportunidades de se comunicarem, especialmente quando entram tarde na comunidade surda, por serem filhas de pais ouvintes, o que é o caso da maioria.
No seu projeto, em desenvolvimento, observará, numa classe de apoio ao ensino de surdos, a convivência da criança com o monitor surdo. Sua orientadora é a professora Marilda do Couto Cavalcanti, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).
Conheça os resumos dos trabalhos.
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