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Sopa de letrinhas
Textos e imagens produzidos
por rede de lanchonetes são analisados
em dissertação de mestrado
MANUEL ALVES FILHO
A sociedade atual experimenta uma nova relação com a educação, que é permeada pelas possibilidades de uma pedagogia cultural, sistema de práticas que permite uma compreensão inovadora de aspectos ligados ao ensino e à aprendizagem. O argumento faz parte da dissertação de mestrado de Alexandre Filordi Carvalho, intitulada "Para além dos arcos dourados: a Pedagogia Cultural do McDonald's", apresentada em agosto na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Carvalho tomou para estudo imagens produzidas pela rede de lanchonetes e estampadas em anteparos de bandejas e caixas que acondicionam os sanduíches. Segundo ele, o material, que transmite conceitos valorativos, culturais e históricos, auxilia na construção de um outro modelo de saber, que não o formal. O pesquisador adverte, porém, para a necessidade de o recurso ser empregado na valorização de uma educação mais crítica.
No entender de Carvalho, o novo relacionamento entre a sociedade e a educação se dá por meio daquilo que denominamos cultura de imagem, que lança mão de elementos com conteúdos pedagógicos. Estes também podem ser encontrados no jornal, na televisão e no cinema. As imagens usadas pelo McDonald's, conforme o pesquisador, estão inseridas neste contexto. Ele cita como exemplo um jogo lançado por ocasião das comemorações pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil. O material traz figuras de índios e integrantes da corte portuguesa, promovendo um resgate histórico do episódio. Acontece que as cenas mostram os representantes da realeza à direita da imagem, enquanto os indígenas, em posição que sugere inferioridade, estão à esquerda. "Trata-se da reconstrução da visão positivista dos conquistadores como heróis. Sugere, ainda, uma satanização da esquerda enquanto ideologia política", explica Carvalho.
Num outro impresso, que destaca os principais acontecimentos históricos do século XX, são suprimidos eventos como as grandes guerras e a fome nos países do Terceiro Mundo. Ao mesmo tempo, episódios relacionados à trajetória da rede de lanchonetes merecem destaque. "É um modo de promover a estética do consumismo, por meio do conceito imagético", diz o autor da dissertação. Quatro conceitos estão na base dessa "mcdonaldização" do saber, segundo Carvalho: calculabilidade, previsibilidade, perfeita organização do que se faz e quantificação perfeita. Seria como se o conhecimento tivesse que respeitar o mesmo processo de produção de um hambúrguer.
A partir das constatações feitas ao longo do estudo, Carvalho chegou a três conclusões. Primeiro, que estamos num momento de inevitabilidade: vivemos inseridos na Sociedade do Espetáculo. Sendo assim, é preciso refletir com maior profundidade sobre a importância da pedagogia cultural, que colabora, sim, para o entendimento da nossa cultura, da nossa história e daquilo que somos. Segundo, faz-se necessário um esforço para que os recursos proporcionados por esse conjunto de práticas sirvam de fato para a construção de um saber mais amplo e democrático. Por último, o pesquisador defende a idéia de que as imagens produzidas pelo McDonald's, como outras, devem ser utilizadas como ferramenta educacional, mas de uma maneira crítica. A dissertação de Carvalho, que teve orientação da professora Clara Germana Sá Nascimento e bolsa da Capes, foi indicada pela banca examinadora para publicação. Atualmente, ele vem mantendo contato com editoras.
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