|
|
|
Centro de Memória lança revista digital
O Centro de Memória-Unicamp (CMU) promove no próximo dia 25 (quarta-feira), às 20 horas, no Centro de Convivência Cultural de Campinas, o lançamento da revista virtual Sarao - Memória e Vida Cultural de Campinas. Com periodicidade mensal, a publicação tem como objetivo informar e divulgar trabalhos contemporâneos de caráter sócio, histórico e cultural sobre a cidade. Simultaneamente, o CMU faz o lançamento da nona edição de Resgate - Revista Interdisciplinar de Cultura, trabalho que visa atingir o público não-acadêmico sem, contudo, abrir mão do conteúdo denso e da boa qualidade editorial que requer uma publicação produzida no âmbito da Universidade.
Além de abordar temas sobre o cotidiano de Campinas, Sarao prima pela divulgação regular de temas cujo interesse é partilhado por estudiosos, sejam eles iniciantes ou da universidade, que enfocam a memória, a história, o patrimônio, a arquitetura e a cultura. "A revista não terá uma abordagem predominantemente acadêmico-científica" ressalta a professora Olga von Simson, diretora do CMU. Segunda ela, Sarao abrigará textos com temas propostos pelo público, o que significa que o seu direcionamento não privilegiará obrigatoriamente a visão da comunidade acadêmica.
Esta edição de Sarao oferece ao internauta um passeio pela Campinas de diferentes épocas. Seu projeto editorial contempla ensaios elaborados por especialistas do CMU, da universidade ou da sociedade em geral. Na seção "Estudando a cidade" são apresentadas resenhas de teses e de dissertações defendidas, trabalhos em andamento, pesquisas cientificas etc. que enfoquem a cidade. Contém mostras virtuais, documentos textuais, resenhas de obras recém lançadas, além de espaço multimídia que abriga mostra de vídeo ou som, cartuns, poesias e crônicas.
Revista Resgate - Após dois anos sem circular por falta de recursos financeiros, Resgate retorna ao meio editorial com fôlego para recuperar o tempo perdido: além desta edição, outras duas estão previstas para os próximos meses. A publicação pretende cobrir o espaço que vai do jornal à produção da Academia, mediando a interlocução desses dois níveis, com o propósito de tornar mais palatável ao leitor o que se produzna Universidade.
"Nossa proposta é abrir espaço para o debate que não se cadencie apenas pela pulsão acadêmica e pela linguagem eminentemente técnica", diz o jornalista Amarildo Carnicel, editor de Resgate e também da revista Sarao.
Esta edição reúne artigos sobre imagem e oralidade, entrevistas, resenhas de livros e apresentações de trabalhos inéditos extraídos de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Mantendo-se fiel ao projeto original, Resgate conserva o espaço destinado a abrigar poesias, crônicas e contos, agora sob o nome de "Empório Literário". A revista pretende, ainda, preservar seu projeto original, conforme disse um dia seu idealizador, o historiador José Roberto do Amaral Lapa:.
A noite de lançamentos promovida pelo CMU conta com apoio cultural da Cocem, do CDC, da Prefeitura Municipal de Campinas, CPFL e People Computação. Após o lançamento, o site estará disponível no endereço www.unicamp.br/suarq/cmu/biblioteca/sarao. A revista Resgate pode ser adquirida na noite de lançamento e no CMU por R$ 8,00.
|
|