192 - ANO XVII - 30 de setembro a 6 de outubro de 2002
Jornais anteriores
Unicamp Hoje
PDF
Acrobat Reader
Unicamp
Assine o JU
5
Capa
Trabalho Infantil
Cacau
Odontologia
Sangue
Museus
Degradação
Incubadoras
Nature
Empresas Sadias
Fundos Setoriais
Caism
Estresse
Na Imprensa
Integridade
CNPq
Médico-poeta
Vida Acadêmica
Chile
Alemanha
Raios Cósmicos

Exposição no Museu da cidade em Campinas: estudo de ponta define perfil do públicoQuem freqüenta os museus?

MANUEL ALVES FILHO

O Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e a Prefeitura de Campinas estão promovendo os seminários "Museus e Públicos". O objetivo do evento é fomentar a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais da área. De acordo com uma das organizadoras, a historiadora e pós-doutoranda do IG Adriana Mortara Almeida, os estudos destinados a traçar o perfil dos freqüentadores de museus ainda são muito incipientes no Brasil, embora estejam num estágio bastante avançado em países como os Estados Unidos, a Inglaterra e a França.

A pesquisa de pós-doutorado de Adriana, intitulada "Os públicos de museu de arte e de museu de ciência: perfil e impacto", que conta com o apoio da Fapesp, tem justamente o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. O trabalho está sendo desenvolvido junto ao Museu Paulista, Museu Biológico do Instituto Butantan e Pinacoteca do Estado. De acordo com a professora Maria Margaret Lopes, orientadora do trabalho, trata-se de um estudo de ponta. Ela lembra que o IG tem em sua pós-graduação uma linha de pesquisa com tradição na área de comunicação pública da ciência.

Aprendizagem - Conhecer o perfil das pessoas que visitam os museus é fundamental até mesmo para orientar a programação e/ou o formato das exposições. "Os museus são espaços de educação não-formal. Por isso é importante saber se eles estão conseguindo se comunicar adequadamente com os freqüentadores, o que influenciará no nível de aprendizagem destes acerca do que estão presenciando", explica Adriana. Em sua pós-graduação (mestrado e doutorado na área de Comunicação), a historiadora também realizou pesquisas sobre público. Os resultados apontaram desde problemas elementares de comunicação, como um texto em local de difícil visualização, assim como as inúmeras interpretações que os visitantes fazem de uma mesma obra de arte.

Os seminários "Museus e Públicos" começaram no dia 23 de setembro e prosseguirão nos dias 21 de outubro e 25 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc), que fica na Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro. Outras informações pelo telefone (19) 3735-0805.

Programa

21 de outubro
14h às 17h

Debate: "Pesquisa e divulgação em museus de história e arte" Professora Cristina Meneguello (IFCH/Unicamp) e professora Maria Helena Pires Martins (ECA/USP)

25 de novembro
9h30 às 12h30

Debate: "Públicos de museus"
Professora Denise Studart (Fiocruz) e professora Adriana Mortara Almeida (IG/Unicamp)
Coordenadora: professora Maria Margaret Lopes (IG/Unicamp)

14h às 17h
Debate: "Redes de museus locais"
Sarah Lucia Saraiva Correa
(Museu de Energia de Itu)
Maria Thereza Brasil (Museu de Arte Sacra de Campinas)
Sônia Fardin (Secretaria Municipal de Cultura de Campinas)
Coordenadora: Sônia Fardin (Secretaria Municipal de Cultura de Campinas)

Coquetel de encerramento