Caism é ampliado
Desde a criação do Centro, em 1986,
este é o maior investimento na unidade
ISABEL GARDENAL
Com recursos da ordem de R$ 2 milhões, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) recebe um conjunto de obras para sua ampliação. O investimento - proveniente de verba do Ministério da Saúde, Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e Sistema Único de Saúde (SUS) e destinado à construção das Unidades de Reprodução Humana e de Terapia Intensiva (UTI) Adulto - também está sendo empregado na remodelação da Farmácia, Ecografia, Mamografia, Laboratório de Microbiologia do Trato Genital Feminino e na aquisição de equipamentos.
Dois ginecologistas do Caism, os médicos Eduardo Lane e Gizelda Nogueira de Oliveira Ribeiro, já falecidos, emprestarão seus nomes para a Unidade de Reprodução Humana e UTI respectivamente.
Desde a criação do Centro, em 1986, este é o segundo maior investimento da história do hospital, que teve outros grandes momentos - a reforma do Berçário e a implementação do Serviço de Braquiterapia, de acordo com o seu diretor-executivo, Luiz Carlos Zeferino.
Essas conquistas, sugere ele, envolvem a assistência e têm um caráter acadêmico. "À medida que o SUS se organiza, exige do Caism atendimento mais complexo, sendo as inaugurações uma resposta a esta exigência. A instituição precisa se qualificar e ampliar o ensino, criando condições de incorporar novas tecnologias à sua atuação, e a pesquisa, promovendo projetos de impacto na fronteira do conhecimento atual", sintetiza Zeferino.
Aa Obras
Unidade de Reprodução Humana "Prof. Dr. Eduardo Lane" - A unidade congregará um Laboratório de Reprodução Humana - com áreas de exames de sêmen, manipulação de sêmen para inseminação artificial e manejo de gametas para fertilização in vitro - e um Centro Cirúrgico Ambulatorial, com duas salas cirúrgicas, posto de enfermagem, sala-de-estar e prescrição, vestiários e Laboratório de Reprodução Assistida.
UTI "Profa Gizelda Nogueira de Oliveira Ribeiro" - Com capacidade de oferecer seis leitos e mais ou menos 150 dias de internação por mês, a unidade estará preparada para atender pacientes de Campinas e região.
Radiologia - A seção adquiriu dois novos mamógrafos (que deverão melhorar a detecção precoce do câncer de mama), um aparelho radiológico e dois portáteis para a realização de exames radiológicos de tórax, abdômen e estruturas ósseas e exames contrastados do aparelho geniturinário e digestivo de pacientes adultas e de recém-nascidos. A seção faz hoje aproximadamente 800 mamografias por mês.
Ecografia - O setor foi agraciado com mais um ecógrafo de maior resolutividade, porque boa parte dos exames realizados no Caism são de alta complexidade.
Farmácia - Já remodelada, a área está atuando com uma farmácia de dispensação e um Laboratório de Manipulação.
Laboratório de Microbiologia do Trato Genital Feminino - promoverá o estudo do ecossistema vaginal, desenvolvendo pesquisas e identificação das principais bactérias causadoras de patologia na genitália feminina.
|