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Estudo conclui que afinidade com texto induz ao hábito da leitura

ANTONIO ROBERTO FAVA

A professora Fernanda Torresan Marcelino: prazer pode ser convertido em hábitoA professora Fernanda Torresan Marcelino investigou durante três anos a construção de uma idéia de leitura no meio escolar: a do prazer de ler. Concluiu que todo processo de leitura começa com o prazer que a criança desfruta em um texto, que possivelmente poderá converter-se em hábito. "Melhor seria dizer paixão pela leitura", ressalva a pesquisadora.

Porém, segundo a professora, o hábito não pode ser confundido com práticas mecânicas do cotidiano, que invariavelmente estão associadas a componentes negativos. "O prazer, algumas vezes, requer atenção, discernimento e reflexão. Outras vezes, pode simplesmente ser fruição, não exigir esforço. Nem por isso uma prática seria melhor que a outra", diz Fernanda, para quem a incumbência dos pais e professores é a de orientar e melhorar o contato da criança com o mundo dos livros.

A professora ressalta que a pesquisa não teve como foco a questão da indicação de autores ou obras, ou mesmo a postura do professor diante da leitura na escola hoje, mas sim o propósito de investigar as condições históricas de fortalecimento do discurso da leitura prazerosa no meio escolar.

Resistência - Fernanda Marcelino é autora da dissertação de mestrado – O ler por prazer: a construção de uma forma de entendimento da leitura nos anos 80, apresentada recentemente junto à Faculdade de Educação (FE), sob orientação da professora Lílian Lopes Martim da Silva.

De acordo com ela, em 1984, a revista Leitura, Teoria e Prática publicou textos de dois pesquisadores, Marisa Lajolo e João Wanderley Geraldi, ambos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, defendendo idéias que enfatizavam o prazer da leitura nos estabelecimentos de ensino. "Pregavam ainda a importância da diversidade de livros e autores, o conceito de que se deve ter paixão pelos livros e a respeitar a escolha do aluno", explica.

A pesquisadora, que é professora da Português no Colégio Progresso, em Campinas, diz que sua preocupação com questões que envolvem a leitura vem desde os anos 80, quando começou a perceber que nas escolas particulares e de ensino fundamental havia certa resistência por parte dos alunos que tinham de ler livros indicados pelos professores. "Eu indicava um livro por mês e eles sugeriam outros, pois julgavam que deveriam se ater, obrigatoriamente, a obras que lhes provocassem certo prazer. Os alunos queriam ler textos curtos, que tinham como característica principal a facilidade da leitura e da linguagem. Mas eu me perguntava como seria possível existir um livro que contivesse em si mesmo o prazer. Esse não seria dado pelo exercício da leitura?"

Antes de analisar os textos escritos, Fernanda Torresan realizou oito entrevistas – com pais de crianças, alunos, professores e bibliotecários –, com o propósito de se saber se havia de fato essa percepção do que era o prazer pela leitura na escola, o que era o hábito de leitura e se havia alguma diferença entre ambos os conceitos. "O que pude perceber, nas entrevistas com os pais, é que entre eles havia aqueles que, embora não tivessem o hábito de ler, estimulavam os filhos a tal prática, gerada pelo simples prazer, sem qualquer imposição. Para eles, o hábito da leitura seria uma conseqüência do prazer."

Os filhos não falavam em hábito de leitura, não usavam tal expressão nem em casa nem na escola. "Eles preferiam simplesmente dizer que a leitura realizada na escola deveria ser prazerosa, mesmo que os livros fossem indicados pela professora. As bibliotecárias já faziam uma diferenciação entre hábito e prazer de ler".

Para realizar seu trabalho de pesquisa, Fernanda leu cerca de 300 documentos dos anos 80, entre livros, volumes da revista Leitura, Teoria e Prática, resumos e teses sobre leitura, além de todo material de uma campanha de promoção de leitura veiculado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, com apoio da Fundação Hoechst e da Fundação Roberto Marinho - A Ciranda de Livros.

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