Fórum debate
inserção do agronegócio
no cenário internacional
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luis Fernando Furlan, e o secretário estadual da Agricultura, Antonio Duarte Nogueira participam no dia 25 (quinta-feira), do Fórum Permanente de Agronegócios, idealizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). O quarto seminário da série abordará o tema "Mercado Internacional para o Agronegócio Brasileiro" e acontece das 9 às 18 horas, no Auditório da Biblioteca Central. Desta vez, o evento é organizado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos e traz para o centro do debate as questões de como a Universidade pode participar ainda mais na promoção de um desenvolvimento sustentado com base em tecnologia para o agronegócio.
Durante a programação, pesquisadores, especialistas e representantes governamentais irão discutir aspectos como competitividade, novos produtos e a inserção nos mercados internacionais do agronegócio. Também serão avaliados os desafios tecnológicos, empresariais e também políticos a serem superados.
A abertura, às 9 horas, será feita pelo vice-reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge. Na seqüência, o secretário estadual de Agricultura, Antonio Duarte Nogueira, e o economista e professor da Unicamp Mário Ferreira Presser abordam o Cenário Internacional. Às 10h45 está prevista a mesa-redonda Inovação Tecnológica e Novos Produtos no Agronegócio, coordenada por Alberto Portugal, diretor executivo da Inovacamp. Neste tópico, o pesquisador da Embrapa da Agroindústria de Alimentos, Esdras Sundfeld fala sobre Inovação Tecnológica: Tendências na Área de Alimentos e, o diretor geral do Ital, Luis Fernando Ceribelli Madi, aborda Os Institutos de Pesquisa no Estado de São Paulo.
No período da tarde, o evento prossegue a partir das 14 horas. Desta vez, o diretor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Carlos Alberto Rodrigues Anjos, aborda o tema As propostas tecnológicas da Unicamp na competitividade dos Agronegócios brasileiros, o pesquisador da FEA Pedro Eduardo de Felício enfoca Nelore Natural, o Brazilian Beef no mercado mundial, e a professora da Feagri Irenilza de Alencar Naas fala sobre Rastreabilidade na Cadeia da Avicultura Brasileira.
Às 15h45, as últimas palestras tratarão dos temas A Estratégia Latino-Americana na Discussão do Agronegócio na ALCA e Efeitos positivos e negativos da biotecnologia em economias agrícolas nos países de menor desenvolvimento; serão proferidas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luis Fernando Furlan e pela argentina Maria Susana Tabieres, respectivamente.
O reitor Carlos Henrique de Brito Cruz encerra o evento às 17h30. As inscrições são feitas no dia do evento. Informações adicionais pelos telefones 3788-4097, com Maria Alzira, ou 3788-4750, com Ana.