O Estado de S. Paulo
20 de setembro - O País ganhou um novo indicador para medir o seu desenvolvimento. O índice DNA Brasil, estruturado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp, foi lançado no fim de semana. É o primeiro passo na intenção de se criar um parâmetro mais abrangente da qualidade de vida no território brasileiro.
Folha de S. Paulo
20 de setembro - Nem todas as instituições de ensino superior (IES) são universidades. Nem todas as universidades são universidades de pesquisa. Nem toda a universidade de pesquisa realiza-a de forma intensa. A Unicamp obteve o quinto maior número de áreas, apesar de ser a segunda em número de teses (738), seguida da UFMG, da Unifesp e da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), que não estava na primeira lista, mas em 2003 chegou entre as oito universidades com maior número de áreas de pesquisa (30).
19 de setembro - Terminou ontem à tarde sem consenso nem propostas práticas para o país o encontro DNA Brasil que reuniu 46 personalidades de várias áreas para discutir o Brasil dos próximos 50 anos. O DNA Brasil também vai se transformar num índice socioeconômico, com a coleta de dados de indicadores já existentes. O trabalho será realizado pelo Nepp (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas) da Unicamp.
EPTV
20 de setembro - A Unicamp e a Petrobrás iniciaram uma parceria para diminuir custos na extração de petróleo em águas profundas. Pelo convênio, assinado na manhã desta segunda-feira na Unicamp, os pesquisadores da universidade e da empresa vão trabalhar juntos no Labpetro, onde vão desenvolver tecnologias que permitam a extração de óleos pesados a custos mais competitivos para o país. O laboratório deve entrar totalmente em operação até o fim do ano.
Cosmo On-line
20 de setembro - A partir de segunda-feira, dia 20, começa o período para portadores de necessidades especiais entrarem em contato com a Comvest para orientações sobre a inscrição. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) já recebeu 25 mil formulários de inscrição para o Vestibular 2005. Destes, cerca de oito mil já efetuaram o pagamento da Taxa de Inscrição (90 reais). O período de inscrições teve início no dia 30 de agosto e prossegue até o dia 30 de setembro na página http://www.comvest.unicamp.br.
Correio Popular
18 de setembro O Grupo Choro Elétrico 4x0, de Campinas, ficou com o segundo lugar no 7º Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira, numa noite que consagrou jovens talentos como Danilo Brito, o grande vencedor. O quarteto formado em 2001 por Eduardo Lobo (guitarra e bandolim), Danilo Penteado (baixo), Daniel Müller (piano e escaleta) e Lucas da Rosa (bateria e percussão), saído do curso de Música da Unicamp, surpreendeu o público com sua formação atípica ao choro tradicionalmente tocado com violão de 7 cordas, cavaquinho e bandolim.