Leia nesta edição
Capa
Formação continuada
Queijo de melhor qualidade
Alexandre Eulalio
Artigo: Clarice à flor da pele
De olhos (bem) abertos
Nas bancas
Atraso colonial
Painel da Semana
Oportunidades
Teses
Livro da semana
Unicamp na Mídia
Portal Unicamp
Prevenção de câncer
Primeiro movimento
 


10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP Algumas notícias publicadas na semana que passou

Quatro autores da Unicamp ganham Prêmio Jabuti 2005
[31/9/2005]
Foi divulgado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) o resultado dos vencedores em 17 categorias do Prêmio Jabuti, já em sua quadragésima sétima edição. Quatro livros de autores da Unicamp, que concorreram com 2.310 obras, ficaram entre os vencedores. Artesanatos de Poesia (Mário Faustino), organizado por Maria Eugênia Boaventura, professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), publicado pela Companhia das Letras, venceu a categoria Teoria/Crítica Literária. Maria Eugênia receberá um troféu e R$ 1,5 mil.

Outros três livros da Unicamp estão entre os que receberão troféus de menção honrosa. A obra Capitalismo, Violência e Terrorismo, do professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Octavio Ianni, já falecido, ficou com a segunda colocação na categoria "Ciências humanas", publicado pela Editora Record. O livro Arquitetura do Café, de autoria do professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), André Argolo, ficou com a terceira colocação na categoria "Arquitetura e urbanismo, fotografia, comunicação e artes", publicado pela Editora da Unicamp. Outro livro, lançado pela Editora 34, que ficou com a terceira colocação foi A Dimensão da Noite, do professor João Luiz Lafetá, também já falecido e que pertencia ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). A cerimônia de premiação será realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, no dia 20 de setembro.

PRDU define missão a ser executada até 2009
[318/005]
Coordenadores de oito órgãos da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) reuniram-se no auditório da Casa do Professor Visitante (CPV), para realizar a revisão do Planejamento Estratégico (Planes). A discussão tem como norte o Planes da Universidade para a gestão 2005/2009, de acordo com o pró-reitor Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva. O objetivo é tornar clara a missão da pró-reitoria, que deve ser definida no Planes com olhos no desenvolvimento da Universidade. A revisão lança um olhar para a individualidade de todas as áreas da Unicamp, clientes diretas dos serviços da PRDU. Além de levar em consideração a co-relação entre os oito órgãos em termos de desenvolvimento, qualificação e organização, os gerentes terão, entre as prioridades, que pensar nas atividades-fim de cada unidade.

As atividades exercidas pelos órgãos ligados à PRDU atendem a comunidade universitária como um todo. Durante a reunião, os gerentes lembraram que é a pró-reitoria que mais interage com a diversidade, pela própria especificidade de seus órgãos. Durante os debates todos perceberam que a maior parte dessas atividades podem ser realizadas em parceira. “Quando falamos em qualidade de vida, por exemplo, nosso cliente é a comunidade, e o programa envolve a Diretoria de Recursos Humanos, o Centro de Saúde da Comunidade e até a Prefeitura do campus, dependendo da atividade proposta”, explica Silva.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
Foto: Antoninho PerriFoto: Neldo CantantiFoto: Antoninho PerriFoto: Gustavo Miranda/Agência O GloboFoto: Antoninho Perri