Unicamp na Mídia
Folha de S. Paulo
19 de setembro - O Ministério da Educação não vai exigir que as universidades federais adotem as cotas, mesmo que a reforma universitária seja aprovada. É o que afirma o ministro Fernando Haddad, em resposta à crítica feita pela Unicamp.
19 de setembro - A Folha enviou a especialistas as cartilhas divulgadas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e pelo sindicato das auto-escolas paulistas para orientar o estudo dos motoristas para a prova de renovação da carteira. As avaliações foram mais positivas para os ensinamentos sobre primeiros socorros do que para os de direção defensiva. “É básico, bastante óbvio. Normalmente, quem dirige por mais tempo já assimilou esses conceitos. Para a maioria, não vai acrescentar quase nada”, afirma Celso Arruda, engenheiro de segurança veicular e professor da Unicamp, sobre as abordagens de direção defensiva.
15 de setembro - “Dislexia não se cura com medicamentos. São necessárias diversas sessões terapêuticas.” A opinião é da fonoaudióloga Cíntia Alves Salgado, que introduziu, no Hospital das Clínicas da Unicamp, um programa gratuito de recuperação para escolares com dislexia. Para participar, é preciso seguir os trâmites do Sistema Único de Saúde.
O Globo
19 de setembro - A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp disponibilizou na internet as respostas de todas as provas aplicadas no vestibular 2005, com os respectivos comentários das bancas e exemplos de resoluções abaixo e acima da média. O objetivo é que esse material auxilie futuros vestibulandos, além de professores do ensino médio, que podem usá-lo como um simulado em suas aulas. Para acessar as respostas, basta clicar em www.comvest.unicamp.br/vest_anteriores/provas_comentadas.html
14 de setembro - A USP e a Unicamp foram as grandes campeãs do Prêmio Melhores Universidades, concedido pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, e pelo Banco Real. As duas instituições de ensino superior receberam sete e cinco prêmios, respectivamente, de um total de 36. O resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira, numa solenidade em São Paulo.
Radiobrás
18 de setembro - Cerca de 150 intelectuais, de todo o país, capitaneados por um grupo de professores da Unicamp, lançam na próxima terça-feira (20) um manifesto com críticas à condução da atual crise política. O documento “Pela investigação rigorosa da corrupção, pela punição dos envolvidos e pela democracia” pede que as investigações em curso “prossigam até o fim”. Inclusive, destacam os intelectuais, “aquelas que apontem em direção à presidência da República”, o que poderia levar a um processo de impeachment.