Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 303 - 28 de setembro a 2 de outubro de 2005
.. Leia nessa edição
.. Capa
.. Unicamp leva 5 prêmios
.. Artigo
.. Juízes do trabalho
.. Nas bancas
.. Jabuti
.. Iniciação científica
.. Depoimentos
.. Midialogia
.. Perfumes
.. Painel da Semana
.. Oportunidades
.. Teses
.. Livro da semana
   Unicamp na midia
   Portal Unicamp
.. Salame industrializado
.. Nanoestruturas
.. Videoarte
 

10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP Algumas notícias publicadas na semana que passou

HES lança pedra fundamental de área de ensino e pesquisa
[21/9/2005]
O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, a diretora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Lilian Costallat, o pró-reitor de Extensão, Mohamed Habib, e o diretor superintendente do Hospital Estadual Sumaré (HES), Lair Zambon, lançaram no dia 21, no Hospital Estadual Sumaré, a pedra fundamental da nova área de ensino, pesquisa e extensão do hospital, juntamente com seu Pólo de Capacitação. Na ocasião, também em comemoração ao Dia da Árvore, foram plantadas cinco mudas: dois ipês, um jacarandá, um jequitibá, um pau-brasil e uma jaboticabeira. O início da construção da nova área coincide com a passagem dos cinco anos de atividades do hospital. Com 2.500 metros quadrados, o edifício terá seis salas de aula, biblioteca, anfiteatro de 180 lugares, salas de apoio e uma ampla área de convivência. Os ambientes obedecem a um projeto moderno que valoriza a iluminação e a ventilação natural. As obras já foram iniciadas e têm previsão de entrega para junho de 2006.

Aluno da Unicamp é o novo presidente da Brasil Júnior
[20/9/2005]
José Frederico Lyra Netto é o novo presidente da Brasil Júnior, Confederação Brasileira das Empresas Juniores. Estudante de Mecatrônica está no quarto ano do curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) da Unicamp. É a primeira vez que o Estado de São Paulo tem um dirigente na Confederação, cujo objetivo é a representação das 11 federações de empresas juniores espalhadas pelo país. Lyra Netto foi empossado durante assembléia do Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), realizado no Rio de Janeiro. O novo dirigente fica no cargo por um ano. Atualmente, o movimento júnior já soma perto de 600 empresas dentro das instituições de ensino superior e possibilita ao universitário a vivência empresarial antes de enfrentar o mercado de trabalho. Segundo Lyra Netto, embora o movimento esteja dando seus primeiros passos – a iniciativa tem 17 anos de existência – as perspectivas são das mais promissoras. “É preciso ter calma e fundamentar as ações para que se consolide como um movimento forte”, defende. Ele acredita que o crescimento deve ser gradual e sem muitos atropelos.

Trainees: Unicamp formou 29% dos contratados pelo Banco Real
[21/9/2005]
O número de profissionais formados pela Unicamp tem sido expressivo no Programa de Trainees do Banco Real. Em 2004, de um total de 30 contratados, três eram da Unicamp. Em 2005, 11 entre 38 trainees selecionados eram da Universidade. Para Claudia Lima Freitas, coordenadora de recursos humanos da empresa, as contratações refletem a qualidade da formação que a Unicamp oferece a seus alunos. Em 2005, o programa recebeu 30 mil inscrições. “É uma seleção difícil. A procura é muito grande”, revela Cláudia. Apesar de serem contratados para atuar na párea administrativa da empresa, os contratados são formados nas mais diferentes áreas do conhecimento, entre elas economia, engenharia de alimentos e engenharia eletrônica.

Comvest divulga comentários das provas do vestibular 2005
[19/9/2005]
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está disponibilizando em sua página na internet as respostas de todas as provas aplicadas no Vestibular Unicamp 2005, com os respectivos comentários das bancas e exemplos de resoluções abaixo e acima da média. O objetivo é que esse material auxilie futuros vestibulandos que estão se preparando para prestar o Vestibular Unicamp, além de professores do ensino médio que podem trabalhar as resoluções em suas aulas. A Unicamp recebe recebe inscrições para seu vestibular 2006 até 7 de outubro.

Saúde bucal dos jovens paulistas poderia ser melhor
[20/9/2005]
Em média, seis dentes com experiência de cárie. Levantamento realizado por um grupo de Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), que pertence à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostra que a saúde bucal dos jovens paulistas poderia estar bem melhor. Do total de amostras analisadas, apenas 10% estavam totalmente livre das cáries. “A avaliação do índice de experiência em cárie mostra que 71% desses dentes com problemas já estão obturados, o que mostra acesso ao tratamento odontológico. Entretanto, detectamos um grupo que concentra grande parte da doença”, disse Maria da Luz de Souza, professora da FOP e principal autora do estudo, à Agência Fapesp. Nesse grupo específico detectado pelos pesquisadores, a média de dentes com experiência de cárie subiu para 12. “No terço da população com os maiores índices do problema, verificou-se também haver acesso aos serviços odontológicos, por causa da alta porcentagem de dentes restaurados”, explicam os pesquisadores.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
Foto: Antoninho PerriFoto: Neldo CantantiFoto: Antoninho PerriFoto: Gustavo Miranda/Agência O GloboFoto: Antoninho Perri