Vestibular tem inscrições até o dia 21 de setembro
[11/9/2007] Os estudantes que pretendem ingressar na Unicamp em 2008 têm mais 10 dias para se inscrever no Vestibular da universidade. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) realiza as inscrições até 21 de setembro. Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição disponível na página da Comvest. A taxa de inscrição é de 105 reais. O Kit do Vestibulando 2008 (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) está disponível exclusivamente na internet e é gratuito. Nele os candidatos encontram informações sobre o processo de inscrição, as provas, os critérios de classificação e os cursos oferecidos. O Vestibular Unicamp 2008 oferece 2.954 em 60 cursos.
Mudanças – A partir deste ano as provas estão mais leves. Apesar do número de questões continuar igual, 12 em cada prova, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp vai fixar o número de itens por questão em dois. Agora, serão 24 itens em todas as provas (primeira e segunda fase).
Além de um número definido, os candidatos passam a saber o valor exato de cada item: dois pontos. Desta maneira, cada questão passa a valer quatro pontos e cada prova passa a valer 48 pontos. Comvest anunciou também uma mudança com relação à utilização da nota do Enem na primeira fase do Vestibular Unicamp. A Comvest passa a aceitar a nota obtida no componente de Conhecimentos Gerais do Enem para compor a nota final da primeira fase apenas dos candidatos que não zeraram na Redação do Enem.
Calendário – A primeira fase do Vestibular Unicamp 2008 acontece no dia 18 de novembro, com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais de natureza discursiva: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda fase será realizada de 13 a 16 de janeiro de 2008, com oito provas dissertativas das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas; Química, História; Física, Geografia; Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos que as exigem, acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2008. A Comvest divulga a primeira lista de aprovados para matrícula no dia 7 de fevereiro. A matrícula destes convocados acontece em 12 de fevereiro.
Medicamento desenvolvido
na Unicamp chega às farmácias
[11/9/2007] – Mulheres de todo o país passaram a contar, a partir da semana passada, com uma tecnologia nacional para o tratamento dos sintomas do climatério. Desenvolvido na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, o novo medicamento à base de isoflavona de soja já está disponível nas farmácias e pode ser receitado por médicos da área.
A pesquisa para o desenvolvimento do produto levou aproximadamente quatro anos. Mas o medicamento só chegou ao mercado graças a uma parceria articulada pela Agência de Inovação Inova Unicamp entre a Universidade e a Steviafarma, empresa nacional do setor de fármacos. A Unicamp foi responsável pela pesquisa e pelo depósito da patente e a Steviafarma, pelo licenciamento da tecnologia, produção da matéria-prima (isoflavona aglicona) e pelo produto acabado.
“É mais um exemplo de como podemos disponibilizar para a sociedade uma tecnologia gerada na Universidade através de parcerias universidade-empresa”, afirma Vera Crósta, do grupo de parcerias da Inova Unicamp.
O professor Yong Park, pesquisador da FEA e responsável pela pesquisa, comentou que está muito satisfeito com a chegada do medicamento às farmácias. “O produto traz em sua composição aproximadamente 100% de isoflavonas de soja, disponíveis na forma de aglicona, a parte ativa da isoflavona”, explica. Segundo o professor, esta concentração garante a absorção do medicamento pelo organismo e a obtenção dos efeitos terapêuticos com segurança e rapidez. Hoje, no mercado, são encontradas apenas isoflavonas na forma combinada com açúcares-glicosiladas.
Fernando Meneguetti, diretor presidente da Steviafarma, disse que espera um excelente desempenho do produto por tratar-se de um medicamento diferenciado. “A expectativa é fazer sucesso nos mercados interno e externo”, destaca.
Veja notas detalhadas