O Estado de S. Paulo
9 de setembro - No vaivém das descobertas científicas, o que era considerado vilão nas mesas brasileiras torna-se fundamental para uma dieta saudável. Uma das polêmicas aconteceu recentemente, em relação aos benefícios e danos do ovo. Por anos, foi acusado de aumentar o colesterol no sangue. Agora, pode ser consumido sem maiores preocupações. Segundo Jaime Amaya Farfan, professor titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp, o próprio conceito de nutrição mudou. “Se antes a especialidade era destinada ao bom crescimento, hoje está associada à prevenção de doenças e à promoção da saúde. Por isso é importante considerar os novos conhecimentos que a ciência trouxe”.
Folha de S. Paulo
9 de setembro - Em um ponto, médicos e arquitetos concordam: o modelo de urbanização nas grandes cidades, como São Paulo, privilegia os automóveis em detrimento dos pedestres e dos ciclistas, tornando as ruas e as calçadas espaços impróprios para atividades físicas. O endocrinologista Bruno Geloneze, da Unicamp, também defende melhorias no espaço público para estimular a prática de exercícios.
Correio Popular
7 de setembro - O Hospital de Clínicas da Unicamp ampliou seu atendimento radioterápico, com a criação de um terceiro turno noturno, que desde o início de agosto funciona das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira. A medida visa dar uma resposta à demanda reprimida por atendimento oncológico na região.
Rádio CBN
7 de setembro - Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Orgãos e Tecidos revela que o número de doação vem caindo ano a ano. Desde o início dos programas de transplantes hepáticos, que começou na década de 80 houve uma queda de 14%. Atualmente a média é de 5,4 doadores para cada grupo de 1 milhão de pessoas.
Portal Terra
8 de setembro - A cidade de São Paulo deve voltar a registrar, neste sábado, índices mínimos de umidade relativa do ar. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), os valores podem chegar próximos a 14% em algumas estações meteorológicas. O número é semelhante ao clima registrado em desertos, onde a umidade relativa do ar é de 12%. Agrício Crespo, professor de Otorrinolaringologia da Unicamp, aconselha a ingestão de muito líquido. Colocar uma bacia de água ou de uma toalha molhada no lugar onde se dorme também é recomendado. “Não vai criar fungos, como alguns dizem”.
JB On-line
9 de setembro - No mercado da computação, na área acadêmica e no dia-a-dia das pessoas o software livre tem tido uma aceitação crescente. A avaliação é do diretor técnico do Centro de Computação da Unicamp, Rubens Queiroz, que participou no sábado do 5º Encontro Nacional LinuxChix Brasil.
Cosmo On-line
9 de setembro - As altas temperaturas e a baixa umidade do ar devem permanecer, pelo menos neste início de semana, já que não há previsão de chuvas para a região de Campinas. A pior situação em Campinas neste ano foi registrada no dia 22 de julho, quando a umidade chegou a 23%, segundo Jurandir Zullo Júnior, pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.