Representantes discentes no Consu
serão eleitos em 28 e 29 de abril
 |
..Alunos de graduação reunidos em encontro de empresas juniores, no último dia 15 |
A comunidade estudantil da Unicamp elegerá nos dias 28 e 29 de abril os seus representantes de graduação e de pós-graduação no Conselho Universitário (Consu). No mesmo período será eleita a representação discente de graduação na Comissão Central de Graduação (CCG), bem como os representantes da pós-
graduação na Comissão Cent
ral de Pós-Graduação (CCPG). A votação ocorrerá nas próprias unidades de ensino e pesquisa. Os eleitos tomarão posse em 25 de maio.
Nos dois dias de votação os estudantes poderão eleger cinco representantes titulares e cinco suplentes da graduação, quatro representantes titulares e quatro suplentes da pós-graduação para o Consu - órgão colegiado máximo da Universidade -, sete representantes titulares e sete suplentes da graduação para a CCG, e quatro representantes titulares e quatro suplentes das pós-graduação para a CCPG.
As inscrições dos candidatos ocorreram de 18 de março a primeiro de abril na Secretaria Geral da Unicamp. Ao todo, inscreveram-se 20 candidatos para as diferentes instâncias deliberativas.
|
Os candidatos no momento da inscrição receberam números para facilitar a votação. Conheça candidatos e seus respectivos nomes de registro eleitoral, Unidades, anos de ingresso e número.
PARA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO (GRADUAÇÃO)
1. Marcel Petrocino Esteves (Marcel Esteves) - IG- 1998 Nº 17
2. Gustavo Luiz Yansen (Gustavo) - FEC- 2001 Nº 18
3. Bruno José de Mattos (Bruno Arara) - FEF- 2002 Nº 20
4. Danilo Costa Tavares (Danilo Ct) IC/FEEC 2001 Nº 28
5. Rafael Luiz Tognon (Rafael Tognon) - FEEC/ IC 2001- Nº 29
6. Carlos Marn Costa De Oliveira (Carlos Marn) - FEM2002 Nº 31
PARA A COMISSÃO CENTRAL DE GRADUAÇÃO
1. João Henrique Costa Bizzarri (João Henrique) - FEM 2002- Nº 32
2. Cesar Nagano (Nagano) - IE 2002-Nº 33
3. André Luis Silveira (André Luis) - FEQ - 2002 Nº 34
PARA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO (PÓS GRADUAÇÃO)
1. Maria De Fátima Archanjo Sampaio (Fatima) -FEAGRI 2002- Nº 10
2. Daniel Monteiro Rosa (Daniel Rosa) - FEM 2002- Nº 11
3. Jose Damiro de Moraes - José Damiro -FE 1992 Nº 12
4. Leverson Farias Lamonier Costa (Leverson) - IF 2001-Nº 16
5. Danuzio Gil Bernardino Da Silva (Danuzio) - FE 2004-Nº 19
6. Andre Romero da Silva (André Romero) - IQ 2001- Nº 21
7. Paula Hanao Filloy (Paula Filloy) - IQ 1997- Nº 25
8. Mariela Cristina Ayres de Oliveira (Mariela) - FEC 2002- Nº 26
PARA A COMISSÃO CENTRAL DE PÓS-GRADUAÇÃO
1. Thiago Rodrigues de Oliveira (Thiago) - IF 2002-Nº 22
2. Rickson Coelho Mesquita (Rickson) -IFGW 2003- Nº 23
3. Andre Severo Pereira Gomes (Andre Picapau) - IQ 1999-Nº 24
|
-----------------------------------------------------------------
DESTAQUE
|
Nestas eleições, os estudantes da Unicamp estarão elegendo nominalmente seus representantes no Consu e demais colegiados acadêmicos. O voto nominal é importante porque garante o direito de representação das diversas correntes de pensamento dos estudantes. |
|
Conheça as regras da eleição
Por decisão do Consu, as eleições das representações discentes obedecem a um calendário elaborado por uma Comissão de Acompanhamento designada pelo próprio Conselho. Também pela primeira vez, as eleições estão sendo organizadas pela Secretaria Geral, com o que se colocam no mesmo patamar das eleições das representações docentes e de funcionários. As regras são as seguintes:
A eleição se dará através do voto nominal e não por chapas, da mesma forma como é feita a eleição para as representações docente e de funcionários.
Para a representação discente junto ao Consu, o aluno de graduação poderá votar em até quatro candidatos, e o da pós-graduação em até três.
Para a Comissão Central de Graduação (CCG), o aluno de graduação poderá votar em até cinco candidatos.
Para a representação discente junto à Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG), o aluno de pós-graduação poderá votar em até três candidatos.
O preenchimento das vagas se dará pelo ordenamento da votação.
Para preservar o equilíbrio entre as áreas, o Consu decidiu que não poderão ser eleitos mais do que dois representantes titulares de graduação e mais do que dois da pós-graduação de uma mesma unidade de ensino e pesquisa.

A importância do Consu e de suas comissões
O Consu é o órgão deliberativo máximo da Universidade. Traça as suas diretrizes gerais e aprova a criação ou a extinção de cursos de graduação, pós-graduação e os planos de expansão do ensino e da pesquisa. Também elabora a política acadêmica, científica, cultural e de prestação de serviços à comunidade.
A CCG e a CCPG são órgãos auxiliares do Consu, encarregados de fazer a orientação e a supervisão do ensino de graduação e de pós-graduação. Estas duas comissões deliberam preliminarmente sobre a realização ou suspensão de cursos, criação, fusão, desdobramento ou supressão de disciplinas dos cursos, elaboração de currículos, fixação do número de vagas em cada curso ou disciplina, transferência de alunos e trancamento de matrículas. Estabelecem normas sobre a avaliação de ensino e promoção de alunos, pedidos de transferência e concessão de bolsa de estudos.

Esses assuntos, preliminarmente deliberados pela CCG e pela CCPG, são posteriormente aprovados pelo Consu. A CCG e a CCPG também regulamentam diretamente muitos aspectos da vida acadêmica dos estudantes e auxiliam o Consu na decisão sobre apelações e recursos de estudantes.
As decisões do CONSU, da CCG e da CCPG incidem diretamente sobre a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp, no perfil do profissional a ser formado e, a longo prazo, na qualidade do ensino público nos níveis superior, médio e fundamental oferecido no país.

|