Com o slogan Faça
sua parte. Eu já fiz a minha, a secretária da Comissão
Permanente de Vestibular (Comvest) Rosicler Costa Barros foi a primeira colocada
no concurso lançado pela Comissão Interna de Racionalização
de Energia (Cire) para a criação do adesivo da campanha de redução
de consumo de energia elétrica. O concurso premiou também a frase
da funcionária da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) Isabel Cristina
Araújo Floriano e do funcionário Marcelo do Nascimento, programador
de suporte na Diretoria Geral de Administração, Acenda esta
idéia. Economize energia. O
funcionário Rubens Gonzaga de Campos, técnico administrativo na
DGA, foi premiado pela criação do cartaz que deverá representar
a campanha. Durante a cerimônia de premiação, os ganhadores
receberam das mãos do presidente da Cire, o vice-prefeito Luiz Carlos Almeida,
um certificado de participação e um livro. Os vencedores serão
contemplados com uma semana de almoço em uma das cantinas do campus de
Barão Geraldo. A escolha fica a cargo dos premiados. Este
é o segundo prêmio conquistado por Isabel Cristina Araújo
Floriano na universidade por criação de frase. Há alguns
anos, ela foi a ganhadora de um concurso idealizado pelo DGRH para a criação
de uma frase que seria impressa no holerite de todos os funcionários da
universidade. Ela diz ter ficado surpresa com a aprovação da frase
Acenda esta idéia. Economize Energia. É importante.
É como se a gente fosse uma semente nesta campanha. Mas não depende
só da gente, a participação tem de ser de todos. A universidade
não poderia ficar fora disso. Rosicler, a autora do adesivo, diz
que entrou no concurso com o intuito de colaborar com a campanha. Incentivada
por seus coordenadores em virtude de trabalhos de editoração eletrônica
desenvolvidos no Comvest, a secretária criou o adesivo sem o intuito de
ganhar, mas de fazer sua parte. Diante
das medidas anunciadas pelo governo, a economia de energia elétrica é
uma questão de disciplina tanto em casa, quanto no local de trabalho. Para
Rubens, autor do cartaz, a disciplina está presente também nos momentos
de lazer. Na cerimônia de premiação, ele contou que, durante
uma viagem realizada há algumas semanas, ele e sua esposa repetiam o hábito
doméstico apagando lâmpadas de corredores e salas de estar do hotel
no qual se hospedaram. O slogan de seu cartaz é: Seja racional...e
criativo. |
Resultados
de conservação são positivos
O
cartaz de Rubens, as frases de Marcelo e Isabel e o adesivo de Rosicler vêm
reforçar uma iniciativa que já apresenta impacto positivo na universidade.
A mudança de hábitos da comunidade tem rendido bons resultados para
o projeto da Cire. Nos primeiros 16 dias da campanha do governo, a universidade
conseguiu reduzir sua meta de 1.800.000 kWh para 1.600.000 kWh o consumo de energia
elétrica. Para o presidente da Cire, professor Luiz Carlos Almeida, esses
números mostram que a universidade está no caminho certo, mas as
medidas devem ser retomadas em agosto. O maior vilão do alto consumo de
energia, o ar-condicionado, continua tendo seu uso fiscalizado intensamente. A
idéia é que as pessoas contribuam além dos 20%. O que
mudou não foram as atividades, mas o modo de usar os equipamentos,
avalia Almeida. Almeida
informou que a Cire tem recebido apoio de toda a comunidade, seja colaborando
ou denunciando o excesso de lâmpadas acesas. Satisfeito com a participação
da comunidade no concurso e com a revelação da meta relativa a 16
dias do plano de racionamento do governo, o engenheiro Vicente José Costa
Vale, do Estec, criou sua própria frase. Comunidade competente. Unicamp
eficiente, comemora.
|
Convocação
A
Prefeitura Universitária está convocando todos os Gestores do Programa
de Racionalização de Energia Elétrica das Unidades e órgãos
da Unicamp e membros da Cire para uma reunião no dia 26 (terça-feira),
às 14 horas, na Sala do Conselho Universitário. A pauta do encontro
será a divulgação dos informes e avaliação
da situação referente ao consumo de energia elétrica. ________________________________________________ |