Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
unicamp_hoje_sema_0904a1504.jpg (14008 bytes)

Semana da Unicamp

9 a 15 de abril de 2001 Ano II  - No. 137

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Encontro

Workshop debate mudanças
na área de extensão

Implantar um novo formato para a área de  extensão da Unicamp, tornando-a
dinâmica, ágil e consequentemente mais voltada para atender as necessidades de conhecimento da sociedade. Esse é o objetivo do Workshop 2001 Extensão que acontece dia 9 de abril (segunda-feira) no Centro de Convenções. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), será dividido em dois blocos. Na primeira parte dos trabalhos, das 9 às 12 horas, os participantes realizarão reuniões temáticas. O horário das 14 às 17h30 foi reservado para discussão e aprovação das minutas que visam a efetivação das alterações propostas.

Quatro grandes temas estarão em debate durante o workshop, aberto à comunidade universitária. São eles: coordenação da extensão nas unidades, núcleos e centros; cursos de difusão cultural e tecnológica; parcerias com instituições externas; e cláusulas contratuais (multas, propriedade intelectual e direitos de comercialização).

As mudanças começaram a ser debatidas há um ano. Entre elas, encontram-se inclusive os cursos oferecidos para empresas e sociedade em geral. O pró-reitor que responde pela área, Roberto Teixeira Mendes, explica que, no final de 2000, os assuntos passíveis de alterações foram colocados em pauta durante o workshop e as idéias difundidas para a comunidade.

"A função do workshop que se realiza hoje é justamente a de criar expectativa na comunidade para que as propostas caminhem rapidamente", afirma Teixeira. Além disso, é necessário que se divulgue e que se dê forma final às minutas que criam novas normas para a extensão.

Segundo ele, o encontro é uma forma de se estar discutindo democraticamente as propostas. Teixeira explica que as mudanças se tornaram necessárias devido ao aumento da demanda por conhecimento da população e o crescimento da iniciativa de professores pela extensão. "A sociedade tem claro a necessidade de conhecimento", avalia.

"Da forma como a extensão está disposta hoje, algumas atividades ficam inviabilizadas e é preciso criar as condições para que venham ocorrer regularmente. É o caso das parcerias com entidades externas na realização de cursos e a possibilidade de ofertar cursos de difusão, que não demandam avaliação, comprovantes de freqüência ou certificados. Também a definição mais clara do que é notificável como atividade de extensão da Universidade, para efeito de lançamento em documentos e bancos de dados como o SIPEX, depende dessa regulamentação das atividades, o que permite aferir seu oferecimento e os trâmites que deram origem à atividade.", diz o pró-reitor. As minutas elaboradas no workshop seguirão para apreciação da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e depois para o Conselho Universitário (Consu). 

ESPECIALIZAÇÃO

Unicamp cria curso de Ciências do Trânsito
Não é difícil reconhecer que atualmente o trânsito nas grandes cidades está se tornando cada vez mais complexo. Em São Paulo, por exemplo, são realizados rodízios de placas na tentativa de evitar um colapso ainda maior com a grande quantidade de automóveis circulando. Para organizar, entre outras, questões desta natureza é que a Unicamp está criando um curso inédito no país. Trata-se do Curso de Especialização em Ciências do Trânsito, idealizado justamente para preencher uma lacuna neste mercado de trabalho.

A idéia é capacitar o profissional, tanto da área de engenharia, como também de direito e educação de acordo com a nova legislação, buscando uma maior produtividade e qualidade em cada atividade específica vinculada ao trânsito. Um exemplo disto são as aulas sobre este assunto que devem fazer parte dos currículos de ensino fundamental e universitário conforme a lei atual.

De acordo com o diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) --  responsável pelo curso --, professor Celso Arruda, as aulas serão desenvolvidas através de disciplinas básicas e aplicadas, atendendo as necessidades de capacitação profissional em diferentes áreas do conhecimento. "Isto garante uma formação global, associada a uma atividade dirigida para um setor específico das Ciências do Trânsito".

A carga horária é de 360 horas e a duração aproximada será dez meses. As aulas acontecerão nas dependências da FEM, às sextas-feiras, das 19 às 23 horas e aos sábados das 8 às 13 horas e só terão início quando completar o limite de 40 alunos inscritos.

Para se inscrever o interessado deve comparecer à Secretaria do Programa de Cursos de Extensão da faculdade, portando cópia autenticada do CPF, RG e diploma de graduação, currículo resumido, duas fotos 3x4 e ficha de matrícula preenchida e assinada (disponível no site www.unicamp.br/extecamp/form.htm). Outras informações pelo telefone 3289-1969 ou 3289-3159, pelo e-mail extensao@fem.unicamp.br ou no endereço www.fem.unicamp.br/~extensão.

SERVIDOR

CooperUnicamp oferece plano de saúde
Vissando ampliar os benefícios aos seus associados, a Cooperativa de
Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Unicamp - CooperUnicamp - que atende também aos docentes da Unicamp -, firmou, recentemente, convênio com a Cooperativa de Usuários do Sistema de Saúde da Região de Campinas (Coopus), colocando à disposição uma rede de saúde em 12 cidades da região, com mais de mil médicos credenciados, 20 hospitais, 60 clínicas e laboratórios, além de clínica odontológica e centro clínico próprio.

A Coopus, com quase sete anos de funcionamento, se diferencia de outros planos de saúde por não ter fins lucrativos e por ser ela mesma quem contrata os serviços de assistência, repassando-os aos seus cooperados. Uma das vantagens deste plano de saúde, explica Eduardo Spinelli, presidente da CooperUnicamp, é que por se tratar de uma cooperativa, pode ocorrer eventualmente redução na parcela do mês, em função do aumento da adesão ao grupo ou pela demanda de consultas realizadas. "Nunca haverá surpresas de aumento das parcelas, como acontece com outros tipos de planos", afirma ele.

O sistema oferece atendimento a todos os tipos de doenças, isenção de carência na transferência de outro plano, com exceção para doenças pré-existentes com carência de 24 meses e 300 dias para parto, a partir da data de adesão conforme regulamentação do próprio MS.

Para quem aderir ao plano de saúde no mês de abril, a Coopus está oferecendo desconto de 15 a 30% , e para adesões no mês de maio e junho, o desconto será de 7,5 a 15%. Os descontos oferecidos referem-se ao pagamento da parcela do mês da adesão e varia de acordo com o plano escolhido. A partir do pagamento da adesão ficam liberadas as consultas na rede de serviços próprios da Coopus.

São oferecidos sete tipos de planos, todos eles com serviço laboratorial e hospitalar com obstetrícia. O custo das parcelas varia de acordo com a opção do plano, do número de agregados e da faixa etária do cooperado e de seus dependentes. Além dos planos já oferecidos, a Coopus pode formar outros tipos de planos de acordo com a necessidade do cooperado.

Um posto de atendimento da Coopus esta funcionando junto à CooperUnicamp até o final de abril, para esclarecimentos e adesões. Os descontos das parcelas podem ser feitas em folha de pagamento ou boleto bancário.

Paralelo a esse convênio, a CooperUnicamp está com uma campanha de captação de novos associados, até o dia 31 de dezembro. Aos cinco cooperados com maior número de indicação de novos associados, serão doados por ordem de classificação, dois televisores, um forno microondas, um aparelho celular pré-pago e um aparelho de telefone sem fio. Mais informações pelo telefone (19) 3788-4479.

CIÊNCIAS

Galembeck é reeleito diretor da ABC
O professor Fernando Galembeck, vice-reitor da Unicamp, acaba de ser reeleito, por mais três anos, como diretor de uma das instituições de debate e difusão científica mais importantes do País: a Academia Brasileira de Ciências (ABC), com sede no Rio de Janeiro. Também foi reeleito pela quinta vez o presidente da instituição, Eduardo Moacyr Krieger.

Fundada na década de 20, a ABC tem como principal tarefa congregar os acadêmicos, promover debates e difundir resultados científicos de pesquisas desenvolvidas no país, através de simpósios e publicações mantidas pela instituição. O papel do professor Galembeck, como um dos cinco diretores da academia, é participar e discutir a pauta de assuntos de interesse não apenas da comunidade científica do país como também da sociedade de modo geral.

Nos últimos anos, por exemplo, a academia tem se envolvido na discussão de grandes temas, como a biodiversidade, desenvolvimento sustentável, energia, além de tratar de iniciativas sobre a educação. Com relação a esse tema, o professor Galembeck explica que a ABC tem-se mostrado preocupada, "porque reconhece que a educação no País é algo com falhas extremamente sérias e que, por isso mesmo, acaba prejudicando o desenvolvimento da atividade científica", diz.

Galembeck acentua que, sem dúvida, um dos projetos mais importantes "e atraentes" que se tem notícia hoje é o projeto genoma. "Estamos numa fase de pleno desenvolvimento científico em diversas áreas nas quais é aplicada a técnica do sequenciamento do genoma , e não apenas o humano, mas também o da cana, entre tantos outros", ressalta o professor. Outras áreas em franca expansão no país, por exemplo, são a astrofísica e a cosmologia. A própria área de Galembeck, a química, é um segmento que há 15 anos está em processo de constante crescimento. "No ano passado, pela primeira vez na história do país, mostrou indicadores superiores aos da física", explica.

TREINAMENTO

AFPU E CCUEC divulgam tutoriais de abril
A Agência para Formação Profissional na Unicamp (AFPU) e o Centro de Computação estão oferecendo no mês de abril quatro tutoriais de informática para a comunidade universitária. Dentro da programação no dia 16 acontece a palestra "Geração de pacote HTML com Adobe Golive", no horário das 14 às 17 horas e no dia 17 o tema "Arquitetura de Microcomputadores, será apresentado das 9 às 12 horas. Para o dia 23 o assunto escolhido foi assunto "Vírus: cuidados que se deve ter com seu micro", no horário das 9 às 12 horas. Para encerrar as atividades do mês o tutorial "DNS (Domain Name Service)" será apresentado das 9 às 12 horas.

As inscrições para qualquer um destes temas pode ser feita no endereço
www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/tutoriais.html. Os inscritos devem observar que se não comparecerem ou não justificarem sua ausência estarão suspensos das atividades de treinamento do Centro de Computação por um prazo de seis meses.

FEA

Seminário esclarece sobre doença da vaca louca
As recentes especulações sobre a possibilidade de o gado brasileiro ser
portador da doença da vaca louca geraram inquietações entre os consumidores e alertaram os professores da Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) e membros da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) para a necessidade de iniciar uma campanha de educação e conscientização do setor produtor de carne bovina, bem como o setor industrial e o consumidor.

Com essa proposta que a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp em conjunto com a USP e SBCTA, esta última sediada em Campinas, vão promover, no próximo dia 20 de abril, o Seminário "A BSE (Bovine Spongiform Encephalitis) e a Indústria de Alimentos", no auditório da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.

A Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), conhecida como a doença da vaca louca, é transmitida ao gado por meio de ração feita de partes de carneiro ou de outros animais contaminados. Esses animais, uma vez infectados por uma versão modificada de uma proteína chamada prion, presente no corpo dos carneiros e nos seres humanos, atinge o cérebro, causando degeneração das células locais. O prion, que por enquanto não tem as suas funções bem conhecidas, também se transforma por motivos ainda não desvendados.

Em 1999, o risco de epidemia já era claro no continente europeu, mas foi só no ano passado que a União Européia proibiu o uso do farelo animal na alimentação dos herbívoros e o consumo humano das partes mais suscetíveis de transmitir a doença (miolos, carnes com osso, tripas e rabada). Mesmo com essas medidas, até 300 franceses poderão morrer antes que a doença seja totalmente debelada, já que seu período de incubação é de 2 a 20 anos.

No Brasil, a Secretaria de Defesa Agropecuária, órgão do Ministério da Agricultura responsável pela saúde do rebanho nacional - um total de 160 milhões de cabeças atualmente -, proibiu em 1996 o uso de restos de animais ruminantes - ossos e tecidos animais - na alimentação de gado justamente pelas suspeitas cada vez mais fortes de que essa seria a causa da doença na Europa. Porém, o gado brasileiro criado no pasto natural e com ração vegetal, muitas vezes, recebe ração contendo ingredientes de origem animal para reforçar a alimentação, explica o professor Jaime Amaya Farfan, da FEA, um dos organizadores do evento.

O uso do ração, as técnicas de produção e a detecção da BSE e o impacto da doença no homem, a transmissão e principais manifestações de prions na espécie humana, e os desafios para a melhoria da qualidade da carne bovina no Brasil, serão ricamente discutidas no seminário. Trata-se de uma discussão da máxima importância para a saúde pública, a economia do país e o consumidor.

As inscrições poderão ser feitas antecipadamente mediante cheque nominal ou depósito bancário, em favor da SBCTA , Caixa Postal 271, ou no local do evento. Mais informações pelo telefone (19) 3241-0527 ou pelo e-mail sbcta@ital.org.br.

ENQUETE

Versão online do Semana é mais lida fora do campus
Uma breve amostragem dos e-mails que assinam a versão online do boletim Semana da Unicamp mostrou que a cada quatro assinantes, pelo menos três estão fora do campus. A lista de 2.513 e-mails tem 614 nomes @unicamp.br (ou suas variações) e os demais divididos por outros provedores. UOL (197), Yahoo (194), Hotmail (185), BOL (144), Zipmail (131) e IG (121) lideram a lista externa. A assinatura do boletim que circula semanalmente pelo campus existe desde abril de 99, quando foi reformulado o site da Unicamp. Os assinantes recebem a informação de que o boletim já está na Internet (nas versões html e PDF) quando a versão impressa segue para a gráfica, normalmente na sexta-feira. Professores, funcionários e alunos recebem o boletim impresso na segunda-feira em suas unidades.

Como assinar
* Digitar o e-mail do interessado no formulário existente no endereço abaixo
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/unihoje_assine_lista_form.html

* Ou enviar e-mail para asemana-l-request@unicamp.br, com o assunto em branco e digitar no corpo da mensagem: subscribe <seu e-mail>

Para sair da lista:
Envie um mail para asemana-l-request@unicamp.br, deixe o assunto em branco e noo corpo da mensagem digite: unsubscribe <seu email>

CONVÊNIO

Odontocamp faz novo  cadastramento
A Odontocamp, que mantém convênio com a Diretoria de Assistência e Benefícios (DAB) da Unicamp, comunica que a partir do mês de junho o desconto do seu plano de saúde odontológica não será mais efetuado em folha de pagamento. Os associados do antigo sistema devem procurar o serviço de cadastramento que está funcionando atrás do prédio Reitoria IV, em frente a DAB. A Odontocamp possui um sistema de consultas que funciona com hora marcada e é executado por cirurgiões dentistas, clínicos e especialistas da área, de acordo com as normas previstas pelo Ministério da Saúde. Conta também com a atuação de profissionais de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. Mais informações com Nilza pelo telefone (19) 524-8262.

ARQUITETURA

Projeto para casas de famílias de baixa renda é premiado
O software Automet, criado por uma equipe de professores do Curso de
Arquitetura da Faculdade de Engenharia Civil (FEC) para desenvolver projetos de autoconstrução de casas para a população de baixa renda, foi agraciado na terceira comenda do Selo de Mérito 2000, premiação anual instituída pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC). A iniciativa visa contemplar pesquisas que atendam à necessidade popular.

O selo foi dado pelas atividades, ainda em andamento, desenvolvidas com a prefeitura de Pirassununga, Estado de São Paulo, em um convênio firmado entre o Curso de Arquitetura da FEC e a Cohab Bandeirantes. Motivo de felicidade para a professora Doris Kowaltowski e toda a equipe envolvida no Projeto Titam (Transferência de Inovação Tecnológica na Autoconstrução de Moradias) para o qual foi criado o Automet. "Nós ficamos contentes pelo fato de o trabalho ter sido reconhecido como ação social.", declara Doris.

Para o gerente de empreendimentos da Cohab Bandeirantes, Arlindo Rodrigues, o projeto foi contemplado possivelmente pela inovação e por proporcionar a automação do trabalho. "É um trabalho que indica para a modernização.", avalia. Segundo Rodrigues, a equipe da Cohab Bandeirantes também está satisfeita com a premiação. "Após conhecer o trabalho da professora, em 1999, ficamos muito interessados. Vimos uma oportunidade para aplicação do que se imaginava para Pirassununga." Na ocasião, a Cohab Bandeirantes foi procurada pelo prefeito de Pirassununga para atender pessoas que possuíam lotes ociosos e convidaram a professora Dóris a apresentar o projeto, pelo qual o prefeito se interessou.

O Automet é fruto de uma pesquisa sobre problemas habitacionais realizada em bairros periféricos de Campinas conduzida pelas professoras Silvia Mikami Pina, Regina Ruschel e Doris Kowaltowski. Em Campinas, 200 famílias já receberam o anteprojeto de suas casas graças às qualidades oferecidas pelo software Automet. A equipe ainda mantém a clínica da habitação às quartas-feiras, no Parque Oziel e no Jardim Monte Cristo. Hoje, segundo documento redigido pelo Conselho do Departamento de Engenharia Civil da Unicamp, 30 casas estão construídas. O primeiro bairro beneficiado pelo projeto foi o Jardim Conceição, em Sousas, cujos terrenos foram adquiridos pela Cohab.

Atualmente, alunos envolvidos no projeto realizam uma análise do apoio prestado pela equipe quanto à qualidade e à quantidade. Na observação da qualidade, são feitas medições técnicas de níveis de conforto. Durante as visitas às casas já construídas, os alunos fazem uma comparação entre as casas feitas a partir do anteprojeto e as construídas pela Cohab de Campinas. A professora Doris garante que o resultado é satisfatório.

A entrega do prêmio será feita na Reunião Nacional do Conselho de Representantes da ABC, nos dias 16 e 17 de abril, em Aracaju, no Estado de Sergipe.

CURTAS

* Sistemas de potência -- Para divulgar os trabalhos de pesquisa em andamento e os já concluídos na área de potência, a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação realiza o 1o Encontro Interno de Pesquisadores em Sistemas de Potência. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de abril (segunda e terça-feira) nas dependências da FEEC. De acordo com o organizador do encontro, professor Carlos Castro, além da divulgação dos trabalhos, também trata-se de uma oportunidade para que os alunos veteranos se preparem para futuras apresentações em congressos, dissertações de mestrado e teses, e os calouros tomem um primeiro contato com o ambiente no qual estão se inserindo. As pesquisas devem abordar tópicos de pesquisa relacionados com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Informações no site www.dsee.fee.unicamp.br/~ccastro, no e-mail ccastro@ieee.org ou pelos telefones 3788-3732 ou 3788-3708.

* Células de camundongos -- A professora Maria do Carmo Alberto-Rincon, do Instituto de Biologia, orientou a dissertação de mestrado do pós-graduando Alex Kors Vidsiunas sobre "Efeito da Indometacina e da Dexametasona sobre os lipídios contidos nas células deciduais de camundongos - estudo histoquímico e morfométrico". A apresentação acontece no dia 9 (segunda-feira), às 14 horas, na Sala de Congregação do IB. Informações pelo e-mail arincon@unicamp.br ou ramal 87801.

* Intercâmbio e pesquisa -- A Unicamp recebeu no último dia 26 de março a visita de um representante da The London School of Economics and Political Science. Durante o evento foi manifestado o interesse em realizar projetos em conjunto com a Unicamp, tanto através de intercâmbio de estudantes como na realização de pesquisa. Os interessados devem entrar em contato com Eliane, na Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), pelo e-mail zem@reitoria.unicamp.br ou ramal 84700. O material sobre a instituição está disponível no site www.lse.ac.uk.

* Errata -- Ao contrário do que foi publicado na página 12 edição 136 do Semana da Unicamp, na matéria "Tognon e os projetos para a cultura", o nome correto da unidade é Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia Civil, e não Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, como foi grafado.

PAINEL DA SEMANA

Instrumentação eletrônica
Vão até dia 12 (quinta-feira) as inscrições para o concurso de livre docência na área de instrumentação eletrônica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). As inscrições devem ser feitas na Secretaria Geral (SG) da Universidade. Informações pelo e-mail ester@fee.unicamp.br, telefones 3788-3865, 3788-4944 e 3788-4945.

Potência – Acontece nos dias 9 e 10 (segunda e terça-feira) o 1o Encontro de Pesquisadores em Sistemas de Potência (SisPot) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). O evento tem a finalidade de divulgar os trabalhos de pesquisa na área de sistemas de potência, em andamento ou recentemente concluídos pela faculdade, criar uma oportunidade para que alunos apresentem seus trabalhos de pesquisa e estimular a interação entre docentes e alunos. O programa completo está em www.dsee.fee.unicamp.br/~ccastro/I-SisPot/welcome.html. Informações com professor Carlos Castro pelos telefones 3788-3732, 3788-3708 ou ccastro@ieee.org.

Biomédicas – O 3º Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) acontece nos dias 9 e 10 (segunda e terça-feira), no Edifício IV do instituto (Avenida Professor Lineu Prestes, 1.730, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, Butantan, capital). O evento faz parte das comemorações pelos 30 anos do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e conta com a apresentação de trabalhos de docentes, pesquisadores, de pós-graduandos e estagiários de iniciação científica, além de debates. Telefone (11) 3818-7440 e e-mail ytakeshi@icb.usp.br.

Diabetes – Vão até dia 10 (terça-feira) as inscrições para o "Workshop Interativo Cuidados Básicos em Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial", que ocorre dia 20, às 8 horas, no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). É organizado pela disciplina de Clínica Médica da FCM, sob a responsabilidade da professora Laura Sterian Ward. O workshop é destinado a profissionais da saúde e tem vagas limitadas. Informações na Extecamp pelo telefone 3788-4646.

Filosofia – As inscrições para o seminário "Ética em pesquisa envolvendo seres humanos", em Ribeirão Preto, vão até dia 10 (terça-feira), na secretaria de Apoio Científico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O evento acontece de 17 de abril a 12 de junho, com seis palestras destinadas a estudantes e à comunidade científica em geral. Telefone (16) 602-3670 e e-mail coetp@ffclrp.usp.br.

Informática
– No dia 10 (terça-feira), a AFPU e o CCUEC realizam prova de seleção para os funcionários Unicamp ou Funcamp que desejam pleitear uma vaga em curso de Laboratório de Formação Básica (Informática Básico, Word, Excel, PowerPoint ou Internet Básico). Veja em www.ccuec.unicamp.br/treinamentos/tutoriais/tutoriais.html.

Sangue – A unidade volante do Hemocentro estaciona no dia 10 (terça-feira) em frente ao Largo do Rosário, de 8 horas ao meio dia, e no dia 11 (quarta-feira), às 8 horas, em frente a Catedral de Campinas (Rua Treze de Maio s/n.º). Informações pelo telefone 3788-8740. Para ser doador é preciso ser saudável, ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. Pede-se não fumar duas horas antes ou após a doação, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Artes Corporais – O Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes recebe inscrições até dia 11 (quarta-feira) para a contratação de professor na área de práticas e processo criativo em composição artística. Pede-se profissional que tenha pesquisa em danças brasileiras ou manifestações culturais, além de conhecimentos específicos em composição coreográfica. Exige-se dois anos de experiência comprovada em atividades docentes e cinco como dançarino e coreógrafo. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Departamento, na Rua Pitágoras, 500, Cidade Universitária, das 9 às 16 horas. Informações 3788-2437 ou e-mail daco@iar.unicamp.br.

Dengue
A Prefeitura do Campus, em parceria com a Vigilância Sanitária de Campinas, vem adotando medidas de combate a dengue (doença causada por um vírus transmitido de uma pessoa doente para outra, sadia, por meio do mosquito Aedes aegypti). No site da Prefeitura www.prefeitura.unicamp.br há informações sobre o assunto e as ações que estão sendo executadas. Por exemplo, arrastões, revisão de caixas d’água, limpeza de calhas, bem como a realização de encontros para conscientizar e orientar a comunidade do campus quanto a procedimentos a serem adotados para uma ação conjunta. Relatórios diários estão sendo encaminhados a Prefeitura Municipal, a fim de monitorar as ações.

EM DIA

Exterior – A Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) está divulgando em www.unicamp.br/cori nova edição de seu boletim eletrônico. Confira os cursos, eventos, concursos e prêmios. Informe-se em cori@unicamp.br.

Boletim EAD – Elaborado pelo Centro de Computação (CCUEC), o número 8 está em www.ead.unicamp.br apresentando um estudo de caso sobre as principais frustrações de alunos em um curso a distância. Também disponibiliza uma dica sobre a preparação de material HTML. Confira.

Nova edição – O boletim ComoAchar do Serviço de Informação do Programa Prossiga-CNPq, referente ao mês de abril, está em www.prossiga.br/comoachar. Com 8 mil assinantes, apresenta novidades relevantes para os pesquisadores de C&T. Por exemplo, novas opções de dicionários, uma enquete sobre publicação de textos completos, lista de novos links de referência em C&T, os catálogos do acervo digital da Biblioteca Nacional e informações sobre ferramentas de buscas e artigos.

50 anos do CNPq – O Conselho Nacional de Pesquisa Tecnológica (CNPq) inicia, dia 17 de abril, em Brasília, as comemorações de seus 50 anos de atuação. A Câmara dos Deputados realiza sessão em homenagem com discursos parlamentares. Ao final da tarde, está prevista solenidade na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com a presença do presidente da República, compreendendo pronunciamento oficiais, entrega de medalhas aos ex-presidentes do CNPq, lançamento de selo alusivo à data e concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro. Outras atividades acontecem durante o ano: ciclo de palestras em eventos de sociedades científicas, lançamento do Banco de Dados de Ex-Bolsistas, exposição temática sobre a C&T nos últimos 50 anos, conferências internacionais e regionais, produção de livro sobre a história da pesquisa no Brasil e instalação de um auditório e biblioteca na sede central do órgão. Informações pelo telefone (61) 348-9414).

Medula – O Programa de Cadastro de Candidatos Voluntários à Doação de Medula Óssea, referência na região de Campinas para esse tipo de captação, conforme determinação do Ministério da Saúde, mantém cadastro permanente de doadores. Criado em janeiro último e instalado junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro), só no primeiro mês do ano recebeu 14 cadastramentos. Os doadores devem ter idade entre 18 e 55 anos e boa saúde. Retira-se uma pequena quantidade de sangue, que será tipado para HLA, e um teste laboratorial verifica a sua genética. Os interessados em fazer doações podem obter informações pelo telefone 3788-8705 ou ainda pelo e-mail doadordemedula@unicamp.br.

Ensino em Campinas – A exposição "O Ensino em Campinas: breve panorama histórico" vai até dia 4 de maio, das 9 às 17 horas no Centro de Documentação Alexandre Eulálio (Cedae), bloco 7 do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). A exposição tem parceria com o Centro de Memória Unicamp (CMU) e é composta por fotografias e publicações de época. Informações com Flávia Leão, pelo e-mail cedae@iel.unicamp.br ou no telefone 3788-1523.

Cursos – O site da Pró-Reitoria de Extensão acaba de ser atualizado e apresenta novos cursos de especialização e extensão. O endereço é www.extecamp.unicamp.br.

Novo Sipex – A produção científica e de extensão da Unicamp pode ser consultada no site www.cgu.unicamp.br/. Trata-se do Sistema de Informação de Pesquisa e de Extensão (Sipex), que está no ar desde o dia 20 de março em novo formato, apresentando as mais modernas tecnologias. De fácil manuseio, a manutenção de dados do Sipex pode ser feita pelo próprio docente. Em breve serão disponibilizadas ferramentas para portabilidade de dados entre o novo Sipex e a plataforma Lattes (CNPq) e o sistema Coleta (Capes) – ambos programas que envolvem a captação de recursos financeiros para pesquisa.

Rau-Tu – Um sistema bastante simples e de fácil manuseio de perguntas e respostas está disponível em www.rau-tu.unicamp.br/. Desenvolvido pelo analista Marcelo de Gomensoro Malheiros, do Instituto Vale do Futuro (órgão que mantém convênios com a Universidade e está instalado no Centro de Computação), o programa pode ser usado em qualquer site e para qualquer assunto. Os temas podem ser divididos por tópicos. Já foi adotado pelo Dicas-L, Ensino a Distância (EAD) e Vale do Futuro. As unidades interessadas devem entrar em contato pelo e-mail mgm@valedofuturo.unicamp.br ou pelo site www.rau-tu.unicamp.br/.

Plataforma Lattes – Em meados de julho serão atualizadas as informações relativas à produção científica, tecnológica e artística dos participantes do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – disponível em www.cnpq.br/dgp/4/Site/index.html. Por isso, coordenador do diretório, professor Reinaldo Guimarães, recomenda que seja feita a atualização do Currículo Lattes de cada pesquisador. Observações, críticas e sugestões pelo e-mail coav@cnpq.br.

Portas abertas – A Biblioteca Central (BC) abre as portas para a realização de eventos, no hall de seu prédio. O espaço tem capacidade para 120 pessoas e está disponível para lançamentos e noite de autógrafos, exposições e outros tipos de manifestações artísticas. Os eventos podem ser agendados com Rosângela, pelo e-mail bccoord@unicamp.br e pelo telefone 3788-6502.

Formação Econômica – A Revista Formação Econômica abre espaço para alunos de outros institutos e faculdades da Unicamp. Eles podem contribuir com artigos de interesse de sua área de estudo, desde que voltados para economia. Os interessados devem enviar os artigos até 4 de maio. Em média, são quatro artigos por edição, nos mais variados temas dentro da economia. A revista apresenta uma linguagem acessível para o público leigo. A publicação é semestral, com tiragem de 300 exemplares. O preço é R$ 3,00. Mais informações pelo e-mail formacao@eco.unicamp.br.

História – A revista História: Questões e Debates, editada pela pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná e pela Associação Paranaense de Historia, solicita artigos livres e resenhas de livros, publicados a partir de 1999, para compor os seus próximos números (34 e 35). O prazo de entrega de trabalhos vai até 30 de maio. A correspondência deve ser enviada para a professora Marionilde Brepohl de Magalhães, Rua General Carneiro, 460, 6º andar, Curitiba (PR), CEP 80.060-150.

Voluntário – Promovido pela Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), a edição de 2001 do Prêmio Feac de Jornalismo traz o tema "O voluntário como protagonista de transformação da sociedade". A Unicamp participa da Comissão Julgadora dos trabalhos apresentados. O prêmio irá contemplar matérias publicadas sobre o tema acima em jornais, revistas, televisão e rádio. Informações no telefone 3794-3500.

Prêmio Sebrae – A pré-inscrição para o 3º Prêmio Inovação Tecnológica Sebrae Minas vai até 30 de junho, nos balcões Sebrae de Minas Gerais ou no site www.sebraenetcom.br/premioinovacao. O prêmio, no valor de R$ 8 mil, é um estímulo e reconhecimento à criatividade de empreendedores, pesquisadores, inventores e profissionais que usam o conhecimento a serviço do mercado. Os interessados estarão também automaticamente inscritos no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, etapa Sudeste. Telefones (31) 3371-9126 e 0800-312200. Fax (31) 3371-8979.

Ciências da Comunicação – Estão abertas as inscrições ao Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2001, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom), em parceria com a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). As candidaturas são propostas pela comunidade acadêmica, até 31 de maio. Desse processo participam os sócios da Intercom, bem como os colegiados universitários, diretores de faculdades ou coordenadores de cursos de comunicação (graduação e pós-graduação), institutos de pesquisa ou outras entidades da área. São quatro categorias e a entrega dos diplomas e troféus aos vencedores está prevista para 5 de setembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no 24º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os vencedores participarão do 2º Simpósio Luiz Beltrão de Pesquisa Avançada em Comunicação, que tem como tema "Historias de vida e trajetória intelectual de lideranças comunicacionais". O Prêmio Luiz Beltrão foi criado pela Intercom em 1997, para homenagear o pioneiro da pesquisa científica de comunicação no Brasil e, ao mesmo tempo, sinalizar anualmente quais as pessoas, equipes ou instituições que apresentam contribuições significativas ao campo das ciências da comunicação. Fax (11) 3818-4088 e e-mail intercom@edu.usp.br. Site www.intercom.org.br.

Rumos da genética
Uma conferência sobre o Projeto Genoma Humano e seu impacto na medicina brasileira será um dos temas do 13º Congresso Brasileiro de Genética Clínica, que acontece de 26 a 30 de abril, na cidade de São Pedro (Hotel Fonte Colina Verde, Rua Veríssimo Prado, 1.500). O especialista Andrew John George Simpson, do Instituto Ludwig de São Paulo, discutirá o tema no dia 30, às 11 horas. A abertura dessa 13a edição será na Unicamp, no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), às 19 horas, quando acontece cerimônia comemorativa aos 30 anos do Serviço de Genética Clínica da FCM da Universidade. O encontro é promovido pelo Departamento de Genética Clínica da FCM. Veja mais detalhes em www.organizaeventos.hpg.com.br, ou pelo telefone 3788-7884.

INSCRIÇÔES

Milênio
– O CNPq e MCT mantêm inscrições para o primeiro Programa Institutos do Milênio. Serão escolhidos 20 projetos líderes em C&T. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio e Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (PADCT), gerenciado pelo MCT e CNPq. Os projetos terão a duração de três anos. A soma de recursos do edital é de R$ 60 milhões. Apresentação de pré-propostas até 10 de maio. Os selecionados nessa fase terão mais 40 dias para apresentar a proposta definitiva. O resultado da primeira fase sai em 29 de junho e o definitivo, em 29 de setembro. A contratação dos projetos selecionados acontece ainda em 2001. Edital no site www.cnpq.br/servicos/editais/padct/milenio01.htm. Inscrição somente pela Internet, através do formulário eletrônico disponível. A Central de Atendimento do CNPq é 0800-619697.

OPORTUNIDADES

Consultor em arquitetura Java – Graduado há pelo menos 3 anos na área de sistemas, para atuar com consultoria (e-business baseada em J2EE) e servidores de aplicação. Enviar currículo A/C de Ana Paula, com a sigla "CAJ" para consultrix@bestway.com.br.

Consultor em processo de DES – Graduado na área de sistemas há pelo menos 3 anos. Ser usuário de algum sistema de versão para atuar com consultoria relacionada à implantação de RUP e ferramentas Rational. Enviar currículo A/C de Ana Paula, com a sigla "CPR" para o e-mail consultrix@bestway.com.br.

Engenharia Civil (1) – Cursando o último ano para serviços externos. Conhecimentos em instalações elétricas e hidráulicas, leitura de projetos, cronograma, fiscalização e acompanhamento de obras. Enviar currículo para jaqueline@huc.com.br.

Engenharia Civil (2) – Cursando o 3o ano para atuar na área de orçamentos, acompanhamento de obras e cotação. Inscrições pelo site www.estagiorh.com.br ou e-mail estagio@estagiorh.com.b.

Engenharia de Produção – Cursando o último ou o penúltimo ano. Conhecimentos em Access e Excel. Disponibilidade mínima de 30 horas semanais para atuar em área operação. Enviar currículo para mariana.rec@hopihari.com.br.

Engenharia Eletrônica – Com conhecimentos em informática, instalação de aúdio, vídeo, corporativo, tradução de manuais e treinamento. Inglês intermediário (escrita e leitura). Enviar currículo para o e-mail jaqueline@huc.com.br.

Engenharia Química (1) – Cursando a partir do 2o ano para trabalho de apoio técnico em setor comercial. Inscrições em www.estagiorh.com.b ou estagio@estagiorh.com.br.

Engenharia Química (2) – Cursando a partir do 2o ano com disponibilidade de 20 horas semanais para trabalhar na cidade de Mogi-Guaçu (SP). Enviar currículo para o e-mail curriculomogi@alleata.com.br.

Estatística – Formandos no 2o semestre de 2001 ou no 1o semestre de 2002. Conhecimentos em SAS, Access e Excel. Contatos com Marcelo pelo telefone (11) 5508-1330 ou 5508-1362.

Informática – Cursando a partir do 3o ano (Ciência/Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamento de Dados). Enviar currículo A/C Ana Paula com a sigla "EST" para consultrix@bestway.com.br.

Pedagogia – Cursando o 3o ou 4o ano, que resida na cidade de Indaiatuba (SP) para atuar em área de treinamento. Inscrições pelo site www.estagiorh.com.br ou em estagio@estagiorh.com.br.

Pesquisa e Desenvolvimento – Formado ou cursando a partir do 3o ano (Ciência/Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamentos de Dados). Conhecimentos em Internet e disponibilidade para período integral. Enviar currículo A/C de Ana Paula com a sigla "PDE" para o e-mail consultrix@bestway.com.b.

Química Analítica – Recém formado para trabalho de apoio analítico e implementação de metodologia de GC-MS. Enviar currículo para schneide@icb.up.br.

Recursos Humanos – Cursando o penúltimo ou o último ano de qualquer curso. Disponibilidade para trabalhar 40 horas semanais. Enviar currículo através do site www.mikinev.com.br, mencionando o código ERH.

EVENTOS FUTUROS

Campanha de Voz – A voz constitui o principal instrumento de comunicação verbal entre as sociedades. No Brasil, anualmente por volta de 15 mil pessoas adoecem e 8 mil morrem em conseqüência de câncer nas cordas vocais. Esses números foram divulgados recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para diminuir essa incidência, sobretudo em fases iniciais, o Hospital das Clínicas (HC) e outras instituições de saúde de Campinas estarão participando, de 16 a 21 de abril, da 3ª Semana Nacional da Voz: Sua Saúde Fala mais Alto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e o Ministério da Saúde. A abertura da campanha acontece na entrada principal do HC (3o andar), às 9 horas. Durante o evento, cujo tema é "Voz é vida: cuide de sua voz", otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos estarão realizando uma avaliação da voz e da laringe da população. Outras informações pelo telefone 3788-7433 ou 3788-7524.

Otimização – O professor Antônio Carlos Moretti, do Departamento de Matemática Aplicada(DMA) do Imecc, fala sobre "Cortes não-lineares", dia 16 de abril, a partir das 14 horas, na sala de reuniões do departamento. A palestra faz parte do ciclo de Seminários de Otimização, organizado pelo DMA. No decorrer do ano, alunos, professores e interessados na área de matemática devem assistir a mais dez palestras destinadas a expor temas atuais de otimização e aplicações, enfatizando métodos numéricos. Telefone 3788-7900.

Educação bilíngüe – Seguem nos dias 19 e 27 de abril as conferências que integram o workshop "A Pessoa Surda: Aspectos de Desenvolvimento/Aprendizagem e Contextos de Educação Bilíngüe", pelo professor James Gregory Kyle, coordenador do Centre for Deaf Studies, na Universidade de Bristol (UK). Dia 19 será apresentado o tema "Novas tecnologias e perspectivas futuras para a pessoa surda - como a informação e a comunicação podem ser acessíveis à pessoa surda", das 14 às 17 horas, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE). Dia 27, "Comunidades Surdas no Reino Unido - Estilo de Vida, Educação e Trabalho", das 9 às 17 horas, no auditório da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A promoção do evento é conjunta e envolve a FE, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Inscrições na Secretaria de Eventos da FE ou pelo telefone 3788-5567.

Tabagismo – O Programa de Qualidade do HC (Quali-Hosp) promove dia 25 de abril, no anfiteatro do Hospital, a palestra "Pandemia do tabagismo". Será proferida pelo presidente do Comitê Nacional e Latino-Americano do Controle de Tabagismo, professor José Rosemberg, às 11 horas. Informações pelo telefone 3788-8008.

Amazônia – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está organizando a 7ª Reunião Especial, para os dias 25, 26 e 27 de abril em Manaus (AM). A reunião traz o tema central "Amazônia no Brasil e no mundo". Outras informações em www.sbpcnet.org.br/7RE, pelo telefone (11) 259-2766 e e-mail 7re@sbpcnet.org.br. A entidade também prepara outro evento relevante. A Comissão Organizadora Central da 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida docentes, pós-graduandos e pesquisadores para o evento, que acontece entre 13 e 18 de julho deste ano em Salvador (BA). O tema central é Nação e Diversidade – Patrimônio do Futuro, dentro do qual os acadêmicos discutirão a diversidade e as desigualdades existentes no Brasil e como isso pode ser capitalizado para o futuro do país. Outras informações estão em www.sbpcnet.org.br/53RA. Contatos pelo e-mail 53RA@sbpcnet.org.br.

Método científico – A peça "O método científico" será apresentada no dia 26 de abril, às 19h30, no Auditório do Instituto de Artes (IA). A criação é do Grupo de Educação, Gestão e Difusão em Biociências, do Departamento de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O roteiro é de Leopoldo de Meis e coordenação geral de Denise Lannes. Informações com Sílvia Regina no telefone 3788-1090.

Medicina Fetal – O Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promove de 26 a 28 de abril o 1º Curso de Atualização em Medicina Fetal, no anfiteatro da Unimed Campinas (Avenida Barão de Itapura, 1.123). As inscrições podem ser feitas na Assessoria Técnica do Caism (Astec), no prédio da Diretoria Executiva (2o andar). Temas como ultra-som morfológico, rastreamento de aneuploidias no primeiro trimestre, o coração fetal, ultra-som tridimensional, perfil hemodinâmico fetal, entre outros, serão apresentados naquela ocasião. É destinado a profissionais da área da saúde, sobretudo aos médico. Informações sobre a programação nos telefones 3788-9402 ou 3788-9403.

Infecção hospitalar – A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HC promove, nos dias 16 e 17 de maio, a partir das 9 horas, no anfiteatro I da FCM, o evento Infecção Hospitalar: Princípios Básicos e Atualização. Serão ministrados quatro módulos: Vigilância, Prevenção e controle I e II, e Limpeza, desinfecção e anti-sepsia na área hospitalar. Vagas limitadas. Informações pelo telefone 3788-7054.

Endoscopia – No Gastrocentro da Unicamp acontecem, nos dias 1o e 2 de junho, a 2ª Jornada de Enfermagem em Endoscopia Gastrointestinal e o 1º Curso de Enfermagem em Endoscopia de Campinas. Ambos são organizados pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Gastrointestinal/Núcleo São Paulo. As inscrições vão até o dia dos eventos. Informações pelos telefones 3242-0144 ou 3242-0471.

Enfermagem pediátrica – O 3º Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica e a 5ª Jornada de Enfermagem Pediátrica da Unicamp acontecem entre os dias 3 e 6 de julho, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções. O organização do evento é do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e do Serviço de Enfermagem Pediátrica da Universidade. Contatos pelo e-mail rosecomunicativa@uol.com.br ou pelo telefone 3788-7576. Outras informações no site www.hc.unicamp.br. Paralelo aos eventos acontece a Feira de Equipamentos e Materiais da Área de Saúde.

Engenharia Agrícola – O Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Agrícola será realizado na Unicamp, no período de 14 a 21 de julho. Participarão alunos de todo o país. Mais informações com o Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) ou no site www.agr.unicamp.br/caea/coneeagri2001.html.

Cole 2001 – De 17 a 20 de julho ocorre o 13o Congresso de Leitura do Brasil (Cole), reunindo autoridades na área. O mega-congresso é promovido pela Associação de Leitura do Brasil (ALB). A data-limite para entrega de comunicações é 10 de maio. Neste ano, o Cole também terá intérprete em língua de sinais. Informações sobre a programação com Karen Nucci ou Ricardo Neto, pelos telefones (019) 3243-5333 (comercial) e 3243-9662 (residencial).

Alimentos – A Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) promove de 12 a 15 de novembro, no Centro de Convenções, o 4o Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos. O número de participantes é limitado e a ficha de inscrição pode ser encontrada em www.slaca.com.br/inscricao.html. Mais informações pelo e-mail simposio@fez.unicamp.br.

TESES

Educação – "Empresa e escola: do discurso da sedução a uma relação complexa" (doutorado). Candidata: Maria Vieira Silva. Orientadora: professora Agueda Bernardete Bittencourt (foto). Dia 10 de abril, às 14 horas, na sala de defesa, bloco C, 2º piso.

"Memórias de um futebol de fronteiras" (doutorado). Candidato: Luiz Carlos Rigo. Orientadora: professora Olga Rodrigues de Morais Von Simson. Dia 10 de abril, às 14 horas, na sala de defesa, bloco A, 1º andar.

"Significados associados à tarefa de cuidar de idosos de alta dependência no contexto familiar" (mestrado). Candidata: Cinara Sommerhalder. Orientadora: professora Anita Liberalesso Neri. Dia 11 de abril, às 9 horas, na sala de defesa de tese, bloco A, 1º andar.

Engenharia de Alimentos – "Obtenção e aplicação de concentrado protéico de soro de leite bovino em produtos cárneos" (doutorado). Candidata: Henelyta Santos Ribeiro. Orientador: professor Aloísio José Antunes. Dia 10 de abril, às 15 horas, no Salão Nobre da FEA.

"Encapsulação de Loctobaullus audophilus (La-05) e Bifidobacterium lactis (Bb-12) e avaliação in vitro, do nível de tolerância dos mesmos às secreções gastrintestinais" (doutorado). Candidata: Carmen Sílvia Fávaro Trindade. Orientador: professor Carlos Raimundo Ferreira Grosso. Dia 11 de abril, às 9h30, no Salão Nobre da FEA.

"Estudo da produção de levana através de Zymomonas mobilis" (mestrado). Candidata: Raquel Wendt. Orientador: professor Ranulfo Monte Alegre. Dia 11 de abril, às 14 horas, no Salão Nobre da FEA.

Engenharia Elétrica e de Computação – "Funções de Lyapunov lineares por partes para sistemas lineares discretos no tempo com saturação ou zona morta nos controles" (doutorado). Candidata: Alessandra Dutra Coelho. Orientador: professor Basílio E. de Almeida Milani. Dia 9 de abril, às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

Engenharia Mecânica – "Produção de liga AlNi sobre substrato de Al por refusão com laser" (mestrado). Candidato: Ulisses Miguez de Souza. Orientadora: professora Maria Clara Filippini Ierardi. Dia 9 de abril, às 9h30, no prédio ID-2 da FEM.

"Proposta de modelo de gestão da qualidade nos fornecedores do setor aeroespacial" (mestrado). Candidata: Yelisetty Sree Rama Krishna. Orientador: professor Oswaldo Luís Agostinho. Dia 10 de abril, às 15 horas, no bloco ID-2.

"Brunimento para recuperação das camisas de pistão dos motores de combustão interna" (mestrado). Candidato: Cláudio da Silva Andretta. Orientador: professor Olívio Novaski. Dia: 10 de abril, às 10 horas, no auditório ID-2.

Química – "Estudo da degradação térmica e fotoquímica das blendas PPO/HIPS" (mestrado). Candidato: Clodoaldo Saron. Orientadora: professora Maria Isabel Felisberti. Dia: 10 de abril, às 9 horas, na sala IQ-17.

Banco de dados
Como parte do Programa de Capacitação de Usuários em Informação Científica, a Biblioteca Central (BC) está ministrando treinamento do Banco de Dados de Patentes, que une o Derwent World Patents Index e o Derwent Patents Citation Index. Este banco de patentes é atualizado semanalmente e cobre mais de 9 milhões de invenções básicas e 18 milhões de patentes, desde 1963, estando disponível através da Web of Science – Fapesp. Os cursos acontecem nos dias 16 e 18 de abril, no laboratório da BC – 3º andar, das 9h30 às 12h30. São 26 vagas por turma e o contato para inscrições é a funcionária Regina, pelo e-mail rblanco@unicamp.br ou telefone 3788-6486.

INFORMÁTICA

`Família robótica' deixa   a casa em ordem no Labin
Jane Linúxica, Magnólia  Adrenalina, Marisol Aris  Sun, Akalanata e Kundalinni podem até parecer nome de personagens de desenho animado, mas são os componentes da "família robótica" criada especialmente para gerenciar os serviços do Laboratório de Informática (Labin) da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Eles nada mais são do que scripts para Linux. Afinal de contas, dar conta da manutenção de 300 equipamentos de informática era difícil para a equipe formada apenas por Clóvis Tristão e André Aparecido Nogueira. Hoje os robozinhos são responsáveis por 70% do serviço prestado pelo Labin e já são considerados funcionários honorários do laboratório. "Com isto, temos mais tempo para desenvolver outros trabalhos de maior complexidade", explica Clóvis. O mais importante, porém, é que desde a implantação os servidores, o número de paradas, problemas e dores-de-cabeça caiu perto de zero.

Vírus _Antes do aparecimento da família, a equipe sempre encontrava sérias dificuldades no dia-a-dia. Os problemas variavam dos diversos vírus que atacavam as máquinas até os problemas com impressoras, sistema operacional e outros. Havia dias, conta o administrador, em que começavam o trabalho logo cedo, por volta das 8 horas da manhã e às 18 horas, horário de encerramento das atividades, não tinham terminado de solucionar tantas complicações. Mas foi numa correria louca de final de semestre que a situação se agravou com uma pane no sistema Windows.

A migração para Linux foi traumática, lembra. Era época de provas, fechamento de notas e entrega de trabalhos. "Éramos muito dependentes da Microsoft", explica Clóvis.

Foram três dias de tentativa para "ressuscitar" o programa e nada. Nesta época foi que apareceu o estágiário voluntário Júlio Henrique Maschio com a proposta de migrar os servidores Windows NT para a plataforma Linux da faculdade.

O momento era crucial: ou continuar o trabalho e colocar em funcionamento o Windows _ isto duraria aproximadamente 12 horas _ ou partir para a instalação de um novo sistema, o Linux, em apenas 30 minutos. Não se pensou duas vezes. Mesmo com o mistério que pairava em torno do programa, naquele momento o que estava em jogo era todo um trabalho de semestre - e o Linux acabou sendo adotado em todos os microcomputadores.

Cada um com sua função _ Com o passar do tempo, as situações que foram aparecendo levaram Júlio a criar os scripts ou robôs para gerenciar os programas. Quanto aos nomes, Júlio admite ser amigável ao usuário e até aos próprios administradores. Todos possuem nome completo, data de nascimento, características físicas _ como altura, peso _ e características psicológicas. Segundo Júlio, sua definição se baseia na atividade exercida pelo robô. "É algo como me sinto ao fazer tal tarefa", completa.

A prima-dona da família, Jane Linúxica, tem a função de buscar as atualizações de antivírus e divulgar para todos os usuários. Além disso, ela passa dicas de informática numa linguagem simples e acessível. "Uma espécie de manual de sobrevivência", explica Júlio. Por ter essas características, a Jane é a única da linhagem que conversa com o usuário de igual para igual. Todos os dias, rigorosamente, ela entra em funcionamento às 4 horas da madrugada e faz todo o serviço que levaria, pelo menos, três horas para ser concluído, no horário de expediente.

A Magnólia Adrenalina, como diz o nome, é a mais estressada de todos. Não é para menos. Seu trabalho é checar, a cada hora, todas as máquinas do laboratório. Ela faz um diagnóstico do que cada máquina possui, espaço, arquivos suspeitos, usuários e alerta os administradores sobre o que fazer. Antes, era necessário se fazer uma vistoria em cada máquina e verificar os problemas em potencial. "Em geral, demorava dias até para que conseguíssemos realizar todo trabalho".

Outro script criado para facilitar a manutenção das máquinas da Feagri, é o Marisol Aris Sun. Tem a função de controlar o espaço em disco do usuário que recebe muitos e-mails, e futuramente, estará realizando varredura por arquivos com vírus.

Automaticamente, quando ocorre excedente, o robô compacta as mensagens sem perder sequer alguma informação. Em seguida, o usuário é avisado sobre como recuper´-las com um único comando.

Não foram raras às vezes que, ao chegar no Labin, a equipe recebia a notificação de que não havia espaço no servidor, explica Júlio. "Até que se conseguisse resolver parcialmente o problema, já se tinha ido a manhã inteira nisso.

O Akalanata _ único robô com nome masculino, quase nunca é acionado. Ele tem a função de gerenciar o servidor de Wins da faculdade. E por último, Kundalinni, que a robô que gerencia a segurança dos nossos servidores, portanto, Júlio esconde os detalhes. Este robô está em fase de testes.

PUBLICAÇÔES

Produtos culturais são lançados no Cocen
O 2º Encontro Cocen, realizado em 28  e 29 de março, reservou espaço para
lançamentos de diversos produtos culturais, como CDs, livros e revistas. A sétima edição da Revista RUA, publicada pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), conta com textos de Brigitte Schlieben-Lange, Eliana de Almeida, Glacy Q. de Roure, Latife Yazigi, Marion Minerbo, Patrick Seriot, Regina Müller, Tania C. de Souza e Vanise Gomes de Medeiros.

Na área de informática, o público presente no congresso pôde conhecer o Kit Educacional SuperLogo, um software desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação em parceria com a Empresa Divertire/Melhoramentos. Dois livros foram lançados pelo Nied durante o evento: Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula especial, de Fernanda Maria Pereira Freire e José Armando Valente; e O computador em sala de aula: articulando saberes, também escrito por Fernanda Maria em parceria com Maria Elizabeth Brizola Brito Prado.

Sob organização de Adriana Pisciteli e Maria Filomena Gregori, chega às mãos do público o Cadernos Pagu 14, intitulado "Corporificando Gênero", uma das obras produzidas na universidade que se fizeram conhecidas na segunda edição do Cocen. O Pagu é incorporado ao Núcleo de Estudos do Gênero.

Regulação Energética e meio ambiente: propostas para a região Amazônica Isolada, é uma publicação que contém textos de vários autores ligados ao Núcleo Interdisciplinar de Políticas Energéticas, também responsável pela publicação de O controle dos atos de concentração nos mercados de energia elétrica, de Cláudio Schuller Maciel.

O Núcleo de Estudos da População também marcou presença no evento, com a divulgação dos livros Mobimortalidade feminina no Brasil, de Elza Salvatori Berquó e Estela Maria Garcia Pinto da Cunha, e Migração em São Paulo: aspectos relevantes da dinâmica recente, de Daniel Joseph Hogan, José Marcos Pinto da Cunha, Rosana Baeninger e Roberto Luiz do Carmo (organizadores).

COMPETIÇÃO

Editora abre inscrições para a 3ª Olimpíada Evoluindo Genética
A Editora da Unicamp recebe até o dia 30 de abril inscrições de estudantes de ensino fundamental e médio que queiram participar da 3ª Olimpíada Evoluindo Genética, inspirada no livro-texto em forma de jogo criado pelo professor Octavio Henrique Pavan. O jogo foi elaborado para ser um instrumento de interação entre o professor de biologia e ciências e seus alunos na escola pública e, de maneira divertida, auxiliar na tarefa do ensino.

A competição será realizada no dia 6 de maio, das 13 às 17h30, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. As categorias desta terceira edição dividem-se em ensino fundamental e ensino médio, cada uma com um limite máximo de 256 alunos. O número de vagas reservadas a cada escola pública é de quatro alunos por modalidade (médio e fundamental).

A assessoria de imprensa da editora informa que as inscrições serão consideradas por ordem de chegada e poderão ser feitas via correios, pelo fax (19) 3788-1097, ou pelo e-mail montalti@editora.unicamp.br.

Durante o evento, os jogos podem ser adquiridos com um desconto de 50% sobre o preço de capa que é R$ 20,00. A caixa postal da Editora da Unicamp é 6074; o CEP, 13083-970. O endereço eletrônico é www.editora.unicamp.br.

O e-mail do autor Octavio Henrique Pavan é ohpavan@unicamp.br. No departamento de genética do IB, Pavan atende pelo telefone (19) 3788-1142. A caixa postal do departamento é 6010.

EMPREGO

Prefeitura de Campinas contrata médicos
A Prefeitura Municipal de Campinas está precisando para contratação imediata de profissionais da área médica nas seguintes especialidades: clínico geral (36 horas), ginecologista e obstetra (20 horas) e pediatra (20 horas). Os profissionais irão trabalhar na região sudoeste de Campinas, que envolve os bairros do Jardim Campos Elíseos até o Vida Nova. O salário será compatível com a função e será necessário apenas, passar por uma entrevista. Mais informações e inscrições pelos telefones 268-6233 ou 268-6234 no Distrito de Saúde da região. Prefeitura de Campinas contrata médicos

DEFESA DE TESE
A Galeria de Arte da Unicamp foi palco no último dia 2 da apresentação da dissertação de mestrado de Ronaldo Macedo. Intitulada Nonada do Sertão, sua exposição _ objeto da tese _ é constituída de 12 esculturas de madeira queimada, de tamanhos variados. As peças são parte da pesquisa do artista, criadas após viagens realizadas pelo sertão de Minas Gerais, mais especificamente pelas áreas onde existem carvoarias.

ARTES PLÁSTICAS

'Juventude eterna' é tema de exposição
O desejo obsessivo da mulher de hoje  em querer atingir a juventude plena
e eterna, recorrendo, quase sempre, à cirurgia plástica. Inspiradas nesse tema, as artistas plásticas Fanny Feigenson e Leila Reinert, ambas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, estão participando de uma mostra de arte na Galeria de Arte, no prédio da Biblioteca Central, até o dia 27 de abril.

O trabalho de Fanny é um vídeo-instalação denominado Papou La _, alusão à papoula, planta herbácea, de grandes flores coloridas da qual se obtém o ópio. Esse vídeo integra a montagem de um filme _ um olho humano — transmitido por dois aparelhos de televisão que mostram a mesma imagem simultaneamente, com duas horas de duração. Enquanto passa o vídeo, há uma trilha sonora _ Happy birthday to you, mister president _ interpretada pela atriz Marilym Monroe (1926-1962). Completa a exposição de Fanny três bonecas Barbie, de 35cm cada, dependuradas por um fio de aço. As bonecas, segundo explica a artista, estão associadas ao filme mostrado na tevê, onde aparecem olhos e mutilações, após uma mulher sofrer sucessivas cirurgias plásticas.

"O que pretendo com esse conjunto de elementos expostos é mostrar que a mulher moderna tem o estranho e obsessivo desejo de querer, sempre mais, alcançar a eterna juventude, através de freqüentes cirurgias plásticas. É um desejo mórbido, que a persegue até o final de sua vida", explica.

O trabalho de Leila Reinert _ Quando o cotovelo vira coração, poderá a dor dar? — é constituído de cinco fotos de tamanhos variados, de fragmentos de corpos humanos femininos. Além das fotos há três objetos: um cotovelo da própria artista, de tamanho natural, feito em gesso metalizado, pendendo do teto sobre armações de vidro instalados no chão.

"A exposição é uma brincadeira com o modo de olhar das pessoas, a manipulação provocada pelos olhos do ser humano em suas mais diversas formas de olhar o mundo", explica Leila.

CENTRO DE MEMÓRIA

Curso ensina como fotos podem ser preservadas
O retrato na parede pode não estar mais amarelado pelo tempo. As técnicas para manter as fotos conservadas podem ser conhecidas no curso "Conservação e preservação fotográfica", a ser ministrado pela especialista Marli Marcondes de 16 a 20 de abril, das 9 às 18 horas, no Centro de Memória da Unicamp. As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de abril na Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). O valor do curso, que pode ser dividido em três parcelas, é R$ 232,00.

O objetivo das aulas, segundo Marli Marcondes, é oferecer subsídios para que os profissionais ligados à fotografia possam conversar e preservar seu acervo fotográfico, institucional, ou particular. O conteúdo do curso permite a introdução de novas técnicas e da conservação digital na preservação de documentos fotográficos. Marli explica que cada tipo de material requer um tratamento diferente, por isso uma das questões abordadas no curso é a utilização das técnicas apropriadas para cada um deles.

O primeiro procedimento no trabalho de conservação, explica Marli, é diagnosticar a situação da imagem e o reconhecimento do processo utilizado em sua captação, para depois submetê-la ao tratamento. Outra realização da área de conservação é confeccionar embalagens apropriadas para acondicionamento, obedecendo às inúmeras regras específicas. Na sala dedicada a esta atividade, tem-se como regra alguns cuidados como o controle de penetração de luz e temperatura.

Marli explica que o trabalho realizado pelo Centro de Memória está voltado para a prevenção. As restaurações visam estabilizar processos de deterioração, sem que seja necessário fazer intervenção na imagem. O público esperado para o curso, que atende uma demanda de dez a 20 pessoas, reúne profissionais que trabalham com acervos fotográficos vinculados a museus, bibliotecas e centros de documentação; fotógrafos, historiadores, sociólogos, educadores e outros profissionais ligados ou interessados pela área.

PESSOAS

Poesia, a arma do segurança Gouveia
Escreveu seu primeiro poema, Longa  Estrada, ainda na adolescência, aos
13 anos. Embora não saiba sobre o que escreveu nem que fim levou o poema _ se rasgou ou se perdeu _, o fato é que de lá pra cá não parou mais. E lá se vão mais de 400 trabalhos e muitas horas perdidas de sono. Mas a dedicação à poesia não foi trabalho em vão para o poeta Claudinei Gouveia, que trabalha como segurança do campus universitário.

Gouveia, que admira a figura do poeta, contista e cronista mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) _, de quem vive lendo Boca de Luar (1984) _ há pouco mais de um ano publicou o seu primeiro livro de poemas, Surgiu um Anjo. Publicado pela Diz@rt Editora, o livro é constituído de 59 textos, nos quais o poeta-vigilante explora os mais diversos temas, embora privilegie o amor em suas mais diversas formas e a valorização à vida.

Gouveia tem colaborado com as principais publicações de Barão Geraldo, para o "Boca Livre", jornal feito pelos rapazes da Moradia dos Estudantes, e com o jornal do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp. Agora quer reeditar o seu Surgiu um Anjo. Para isso, está batalhando para ver se consegue algum patrocinador ou alguém que queira bancar a publicação do livro. "Tenho recorrido a algumas empresas e pessoas que talvez possam abraçar essa empreitada", diz o poeta.

Enquanto a reedição de Surgiu um Anjo não vem, Gouveia continua escrevendo. Todos os dias. E já selecionou 16 — entre dezenas de trabalhos — textos para compor um novo livro. "E esperar por uma editora", diz.

Não há hora certa para iniciar um novo texto. "Às vezes o tema chega e pega você de surpresa, desprevenido. Aí, rapidamente, apanho um lápis ou uma caneta, arranjo um pedaço de papel e tento rascunhar nele o que me vem à cabeça. Às vezes sai, às vezes não", conta.

Ele explica que isso não tem hora certa para acontecer. Pode ser pela manhã ou à tarde, durante o serviço. "Como não dá pra você escreve enquanto trabalha, aquilo fica martelando na minha cabeça, até que vou pra casa e passo para o papel". É a noite, no silêncio do quarto, que as idéias parecem fluir. "Então eu deixo que as palavras tomem conta da minha cabeça e vão formando um novo poema".

Os poemas de Gouveia são de uma linguagem fácil e extremamente acessível. Não há qualquer sinal de rebuscamento, ou palavra desconhecida. "Mesmo porque eu não saberia fazer qualquer coisa sofisticada. A gente deixa isso para os poetas conhecidos, como o Drummond de Andrade", ensina Gouveia. Segundo diz, nem sempre um texto dele sai de primeira. Ou não sai como gostaria. "Quando isso acontece, sou obrigado a burilar o poema, procurar uma rima mais bonita, mais adequada para expressar melhor uma determinada idéia", explica.

Atualmente, Claudinei não está lendo nenhuma obra de ficção. Apenas livros e de português e de matemática. É que, servidor contratado pela Funcamp, está se preparando para prestar concurso e ser efetivado pela Unicamp. "Com isso, não me sombra tempo para mais nada", frisa.

Qual será o valor

De uma única vida?

Talvez um pouco sofrida

Sem o grande amor.

Quantas vezes pensou

Que não era importante

Mas só bastou um instante

Para dizer: "Tudo

acabou!"

Tentar talvez desistir

Da vida que lhe restava

Desta luta que tratava

Não iria mais prosseguir.

Um fim você daria

A esta linda vida

Não sabia que era querida

Deveras injusta você seria.

Borboleta, volte para o casulo

Peço viva intensamente

Tenha esperança no

presente

Jamais destrua o seu futuro.

Vidas

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br