Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 


Semana da Unicamp

13 a 19 de novembro de 2000 Ano II  - No. 120

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Seminário

Cultura de paz é tema de debate
Nas últimas cinco décadas, os avanços tecnológicos alcançaram um patamar inimaginável no início do século. O mesmo, no entanto, não se observa em relação a outros valores, aqueles que promovem e sustentam relações e interações fraternas e solidárias entre os povos. Um enorme paradoxo, pois justamente no ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) intitulou o ano da Cultura de Paz, os conflitos continuam se espalhando em todo planeta, o que nos leva à seguinte indagação: mas afinal, a Ciência e Tecnologia pode contribuir para uma cultura de paz para a humanidade? Esta é a questão que acadêmicos, políticos e especialistas vão debater no 4o Seminário Internacional Ciência e Sociedade por uma Cultura de Paz. O evento será realizado no Centro de Convenções da Unicamp nos dias 19, 20 e 21 de novembro. Entre os palestrantes estão o ex-presidente da Argentina Raúl Alfonsín, a presidenta das Avós da Praça de Maio, da Argentina, Estela Carlotto, o prefeito eleito de Campinas, Antonio da Costa Santos, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Trípoli.

Trata-se do último seminário da série estabelecida pela Associação de Universidades do Grupo Montevídeo, composta por 15 universidades latino-americanas, que tem por objetivo uma expressiva mobilização para trabalhos na área de cultura de paz, por intermédio de uma cátedra junto à Unesco.

De acordo com o professor Mohamed Habib, coordenador de Relações Institucionais e Internacionais da Universidade e organizador do evento, a discussão central deve focar os avanços da ciência e tecnologia e em que direção ela está caminhando. Em sua opinião, a C&T não investiu, não buscou e nem contribuiu para o social. "Historicamente os avanços tecnológicos são promovidos, na maioria das vezes, pelos interesses econômicos . O retorno financeiro foi o ponto alto", descreve. Ele explica que ingenuamente as universidades acreditaram que esquecendo as classes menos favorecidas, poderiam ter a sensação de bem estar social. "Este foi um grande erro", diz.

As discussões – A questão da degradação do meio ambiente, o esgotamento dos recursos hídricos e o ritmo acelerado na sua utilização, serão apresentados em três grandes blocos dentro da programação do seminário (confira nesta página a programação completa do evento). Num primeiro momento, explica Mohamed, iremos abordar a Ciência e Tecnologia e Sociedade por uma cultura de paz. Dentro deste bloco, os debates estarão centralizados na função social para a construção de uma cultura de paz na humanidade como um todo.

Em um outro tema, Meio Ambiente e Sociedade por uma Cultura de Paz, a discussão será baseada na questão dos recursos naturais, poluição e emissão de resíduos. E por último, o debate será sobre Desenvolvimento Sustentável e Sociedade por uma Cultura de Paz, ou seja, quanto tempo ainda o planeta Terra teria condições para permitir a existência da nossa espécie e tolerar as práticas por nós exercidas. "Na realidade o seminário, tentará traçar uma linha de conduta que seja mais ética, seja no presente entre nós, seja no futuro com aqueles que ainda estão por nascer", finalizou.

PROGRAMA
Dia 19 (Domingo)
19h00
Conferência de abertura: "Conhecimento e sociedade por uma cultura de paz"
Conferencista: Prof. Antonio da Costa Santos (prefeito eleito de Campinas)
Composição da Mesa: professor Hermano Tavares (reitor da Unicamp), Jorge Brovetto (secretário executivo da Associação das Universidades do Grupo Montevideo/AUGM), professor Carlos Roberto Antunes dos Santos (reitor da Universidade Federal do Paraná), Mohamed Habib (coordenador de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp)
20h15 - Apresentação da Orquestra Infanto Juvenil da Unicamp
20h45 - Coquetel

Dia 20 (segunda-feira)
9h00
Apresentação artística
9h15 Mesa Redonda: "Meio-ambiente e Sociedade por uma cultura de paz"
Coordenador: professor Angelo Luiz Cortelazzo (pró-reitor de Graduação da Unicamp)
Conferencistas: Jorge Viana (governador do Estado do Acre), Ecio Bertelotti (Concejal de la Ciudade de Paraná, Argentina), Ricardo Trípoli (secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo ), Isabel Fernandez Acevedo (Universidad Nacional de Rosário, Argentina) , Hugo Roche (Universidad de la República, Uruguai)
10h30 Debate
12h00 Almoço
14h00 Apresentação artística
14h15 Mesa Redonda: "Ciência e Tecnologia e Sociedade por uma cutura de paz"
Coordenador: professor José Claudio Geromel (pró-reitor de Pós-Graduação da Unicamp)
Composição: professora Glaci Terezinha Zancan (presidente da SBPC), Roberto Romano (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp), Fernando Lema (Instituto Pasteur – Paris), Gustavo Lambruschini (Universidad Nacional de Entre Rios, Argentina), Ismael Piedra-Cueva (Universidad de la República, Uruguai)
14h45 Coffee Break
15h00 Debate

Dia 21 (terça-feira)
9h00 Apresentação artística
9h15 Mesa Redonda: "Desenvolvimento Sus-tentável e Sociedade por uma Cultura de Paz "
Coordenador: professora Ítala Maria L. D’Ottaviano (coordenadora de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp)
Composição: Raúl Alfonsín (ex-presidente da Argentina), Judith Sutz (Comissão Setorial de Pesquisa Científica da Universidad de la República, Uruguai), Mohamed Habib (coordenador de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp), Francelino Grando (procurador Geral da Universidade Federal de São Carlos), João Feder (coordenador da Cátedra Unesco Por Uma Cultura de Paz), Antônio José de Araújo (consultor do Departamento de Cientistas da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional)
10h30 Debate
12h00 Almoço
14h00 Apresentação artística
14h15 Conferência de Encerramento"Ciência e Sociedade por uma Cultura de Paz"
Conferencista: Estela Carlotto (presidenta de Abuelas de Plaza de Mayo, Argentina)
Composição da Mesa: professor Hermano Tavares (reitor da Unicamp), Marcos Mendonça (secretário de Cultura do Estado de São Paulo), Mohamed Habib (coordenador de Relações Institucionais e Inter-nacionais da Unicamp), Jorge Brovetto (secretário Executivo da AUGM), Fernando Lema (Instituto Pasteur), João Feder (coordenador da Cátedra Unesco Por Uma Cultura de Paz), Karina Batthyany (Universidad de La República, Uruguai), María Angélica Marco (Universidad Nacional de Entre Rios, Argentina).
15h00 - Apresentação do Coral "Zíper na Boca"

Serviço
Contas podem ser acessadas via Web
Os usuários das máquinas obelix, acesso residencial, fibre400, IBM-AIX e outras sob a responsabilidade do Centro de Computação (CCUEC) agora contam com um novo sistema de Administração de Contas via Web. Com ele, a principal vantagem é que o funcionário, aluno ou professor da Unicamp não precisa mais se deslocar até o CCUEC para abrir contas, obter ou atualizar senhas e utilizar um dos serviços computacionais disponíveis.

Além disso, também foi colocado em operação o sistema Único de Autenticação de Usuários, desenvolvido pelo Centro de Computação. Este permite que o usuário acesse, com apenas um username/senha, todos os sistemas de informação na Web para os quais está autorizado. "Uma pessoa que tenha senha no sistema de autenticação, poderá também, desde que autorizado, acessar outros disponíveis na Web, por exemplo, o de matrículas, o novo sistema de Informação e Pesquisa (Sipex)", declara Osmaíra Trombetta Raeder, gerente de Suporte a Sistemas, do Centro de Computação.

Osmaíra ressalta ainda que tanto um sistema como o outro foram desenvolvidos com novas tecnologias adotadas pelo Centro de Computação, como linguagem Java, padrões de interface Web, análise e projetos orientados a objetos e outros. "Todo o processo serviu também de exercício de capacitação do corpo técnico nestas tecnologias", explica.

Mais vantagens – A interface passa a ser amigável, o que não ocorria no sistema antigo. O desenvolvimento de novas funções disponíveis para o representante de usuários também é um dos pontos fortes do novo sistema. Anteriormente quando o representante necessitava de outras funções, como por exemplo, renovação de contas ou troca de tipo de usuários, era necessário utilizar o sistema serviços.

O termo de compromisso agora também é eletrônico. O usuário dá ciência do conhecimento das regras de utilização dos recursos computacionais da Unicamp a cada solicitação de serviço computacional, eliminando-se assim a necessidade de arquivamento de papéis. De acordo com Osmaíra, o Centro de Computação estará continuamente aperfeiçoando esse sistema, de modo a agilizar todo o processo de administração das contas.

Agenda 21

Evento define estratégias para desenvolvimento sustentável
A Unicamp, por meio da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), promoverá no próximo dia 17 de novembro o evento "Agenda 21: Contribuições para a audiência pública no Estado de São Paulo". O objetivo é elaborar um documento institucional contendo propostas que ajudem a definir uma estratégia de desenvolvimento sustentável no âmbito estadual.

A abertura do evento ocorrerá às 10 horas, no auditório da Biblioteca Central. Às 14 horas, no prédio da Engenharia Básica, serão organizados seis grupos de discussão, que terão como tema Agricultura Sustentável, Cidades Sustentáveis, Ciência e Tecnologia, Gestão dos Recursos Naturais, Infra-estrutura e Integração Regional e Redução das Desigualdades Sociais.

Ao final dos debates, uma plenária definirá os termos do documento que será encaminhado para análise durante a audiência pública, convocada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para o dia 5 de dezembro. As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser feitas pouco antes do início dos trabalhos. Outras informações pelos ramais 82372, 87631 e 81061.

Eco-92 - A Agenda 21 é o principal resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), realizada no Rio de Janeiro em 1992. O documento, negociado entre os países presentes ao encontro, estabelece compromissos das nações com iniciativas que garantam a sustentabilidade e promovam a melhoria da qualidade de vida das atuais e das futuras gerações.

Bioterismo

Cemib disponibiliza site
O Centro de Bioterismo (Cemib) da Unicamp - o único Centro de Referência Internacional para Animais de Laboratório presente na América Latina, reconhecido pelo Internacional Council for Laboratory Animal Science (ICLAS) – acaba de disponibilizar no endereço
http://www.cemib.unicamp.br/ o seu site. O objetivo é apresentar a unidade, bem como os diferentes aspectos do bioterismo, ciência que visa desenvolver, produzir e monitorar modelos animais utilizados em experiências de laboratório e em pesquisas.

Os interessados na área poderão saber um pouco da história do centro, fatos relevantes e novidades relacionadas ao Cemib.

Seus objetivos, área de atuação, organograma, projetos de pesquisa feitos por professores e/ou alunos, serviços prestados tanto para a comunidade interna como para outras instituições estão disponibilizados, além de links para faculdades e/ou estabelecimentos voltados à ciência de animais de laboratório.

A página conta também com canais de eventos e notícias, atualizados freqüentemente, e outras que se referem aos diferentes setores do Cemib estão em fase final de conclusão.

Saúde

Hc instala aparelho de esterilização
Uma sala de cirurgia de um hospital é um local que não poder ter o menor resquício de contaminação. Por isso, tudo o que entra ali é rigorosamente esterilizado: dos instrumentos cirúrgicos às roupas dos médicos e assistentes. Pelo menos no HC/Unicamp é assim. Para manter essa eficiência, o hospital acaba de instalar um avançado equipamento de esterilização. É um equipamento de fabricação sueca, de esterilização a vapor e a gás formaldeído, cuja eficácia é de 100%. O hospital da Unicamp é a segunda instituição de saúde brasileira a ter esse equipamento. O outro encontra-se no Hospital das Clínicas de São Paulo.

O equipamento faz parte do complexo da Central de Material Esterilizado (CME), que funciona numa área de 457 m2, no segundo andar do hospital. Seu funcionamento é pelo processo formaldeído — gás incolor de alto teor bactericida. Sua esterilização é de baixa temperatura, em torno 60 graus centígrados, ideal o suficiente para não danificar os produtos ali depositados.

A CME é considerada um dos mais importantes serviços hospitalares. "É a retaguarda, a sustentação para que uma cirurgia ocorra com êxito, sem riscos de contaminação, pelo menos sob o aspecto de esterilização. É um serviço que não aparece mas que sem ele não se pode realizar nenhum procedimento cirúrgico", explica Marlene Hitomi Yoshida Nakamura, diretora de Serviço do CME.

A Central responde pela lavagem de roupas e instrumentos cirúrgicos, preparação, acondicionamento, esterilização de materiais para os Procedimentos Especializados, ambulatório, enfermarias, Centro Cirúrgico Central e Centro Cirúrgico Ambulatorial, cuidando ainda da distribuição desse material. Trabalhando com uma equipe treinada de 93 funcionários fixos — enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem — a CME produz cerca de 30.360 artigos médicos cirúrgicos reprocessáveis por mês, e atende a aproximadamente 1200 cirurgias mensais, numa média de 48 por dia nos três centros cirúrgicos do HC, além de dar suporte aos 403 leitos destinados à internação do hospital.

Uma das especialidades do hospital que mais utiliza material esterilizado em uma única cirurgia é o serviço de transplante hepático. "Cada cirurgia necessita, em média, de 15 caixas de instrumental cirúrgico e roupas. Cada caixa contém entre 50 e 100 peças, como pinças hemostáticas (para estancar o sangue), afastadores, porta-agulhas, tesouras, aspiradores e outros materiais", explica a enfermeira Cristina Quelhas, supervisora da CME.

Diagnóstico

Curso aborda avanços na gastroenterologia
Médicos e professores de países vizinhos, como a Costa Rica, Equador, Bolívia e Peru, entre outros, participam, até 7 de dezembro, do III Curso Internacional de Avanços no Diagnóstico em Gastroenterologia, ministrado por docentes e pesquisadores da Unicamp. A proposta principal do curso, que nessa terceira edição conta com a participação de 14 médicos profissionais inscritos, é oferecer a oportunidade de aprofundamento nos conhecimentos sobre técnicas de rotina utilizadas no diagnóstico de doenças digestivas, e passar a eles os avanços verificados nesse segmento da medicina desenvolvido na Universidade.

Para o professor José Murilo Robilotta Zeitune, gastroenterologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a importância do curso se verifica "no potencial da Unicamp poder transferir aos médicos e profissionais de países vizinhos os conhecimentos e a tecnologia na área da saúde, através de profissionais da Unicamp", diz. Com aulas teórico-práticas, conferências e colóquios, o curso enfoca temas que vão da endoscopia virtual do aparelho digestivo (assunto de abertura), passando pela ultra-sonografia endoscópica, inovações relacionadas às técnicas radiográficas do tubo digestivo, até as aplicações de métodos de imagens no fígado e vias biliares, por exemplo.

O curso busca municiar o profissional, que se dedica aos cuidados de pacientes gastroenterológicos, de uma permanente atualização para que possa usufruir dos avanços tecnológicos em benefício do restabelecimento de seus pacientes. Essa é a terceira vez consecutiva que a Unicamp é escolhida para sediar esse curso. Isso talvez pelos vários projetos de ponta e os estudos experimentais na área da gastroenterologia, como o diabetes, a úlcera péptica e o câncer de estômago, entre outras especialidades.

A realização desse curso é resultado de um convênio entre o Gastrocentro, dentro do acordo Básico de Cooperação Técnica Brasil-Japão que, no Brasil, é intermediado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério de Relações Exteriores, e o governo do Japão, com a participação da Japan International Cooperation Agency (Jica).

Paralelamente ao curso outros dois estão programados: um sobre "Diagnosis and Treatment of Pancreatic Carcinoma" (dias 21, 22 e 23 de novembro, no auditório do Gastrocentro) e outro sobre "Arte e Cultura no Brasil", organizado pelo Instituto de Artes da Unicamp, nos dias 9, 16, 23, e 30, a partir da 13 horas, também no auditório do Gastrocentro. Palestra sobre comunidades indígenas, escola de samba, música popular rasileira e um concerto de viola, com o professor e violeiro Ivan Vilela.

Atividade

‘Semana dos Bons Dentes’ reúne 1,4 mil crianças
As crianças do sistema educacional da Unicamp aprenderam brincando durante toda a semana passada como prevenir a cárie por meio de uma escovação adequada dos dentes. A aula aconteceu dentro da Semana dos Bons Dentes, organizada pelo Serviço de Odontologia Infantil da Coordenadoria de Serviços Sociais (Cecom).

Para ensinar aos alunos, sete dentistas e auxiliares da Cecom deixaram de lado a formalidade dos consultórios e se transformaram literalmente em personagens da peça A Bruxa Desdentada. A coordenadora da semana e do Serviço de Odontologia Infantil, Eliane Mara de Carvalho Corssi, representou uma das crianças com dor de dente.

A missão da desdentada coube a auxiliar de odontologia Andreia Regina Braga Jonior. Ela viveu o papel da bruxa. A dentista Silvana Cristina Boarini, representou a sua própria profissão. No final da peça, a bruxa má aprende a escovar corretamente os dentes.

"O objetivo da semana é ensinar e reforçar conceitos aprendidos durante este ano, em promoção da saúde bucal", disse Eliane. Segundo ela, cerca de 1,4 mil alunos do sistema educacional da Unicamp participaram do evento que contou com atividades lúdicas (jogos e brincadeiras).

A Semana dos Bons Dentes, informou a coordenadora, é realizada desde 92. O evento teve total apoio do diretor do Serviço de Odontologia, Nildemar Rubens Mendes Filho e do coordenador de Serviços Sociais, o professor Edison Bueno.

Durante o evento foram doados escovas e pastas dentais, além de um brinde de plástico simbolizando uma cárie para as crianças. Os pais receberam folhetos educativos. Eliane explica que a cada três meses as crianças do sistema educacional da Universidade recebem escova e pasta dental para serem usados nas escolas. "A doação ocorrida na Semana dos Bons Dentes é para uso em casa", disse.

Os profissionais que atuam no Serviço de Odontologia Infantil da Cecom semanalmente realizam nas escolas escovação orientada, sendo que nas crianças de até dois anos os dentistas promovem a escovação individualizada. Além de Eliane, Andreia e Silvana, atuaram na peça como atrizes ou no sistema de som, as dentistas Glairra Ferreira Costa e Maria Isabel Moscardini, e as auxiliares Rita de Cássia da Silva, Irene Pereira da Silva e Sirley Pereira de Oliveira.

Palestra

Médico fala sobre riscos do esporte
No próximo dia 17 (sexta-feira), o médico Antônio Roberto Batista, da área de Medicina do Trabalho do HC/Unicamp, vai proferir palestra sobre o tema Esporte é Saúde? no auditório do hospital, a partir das 14 horas. Embora aberta a todos os interessados, a palestra destina-se principalmente a estudantes de graduação, de pós-graduação e interessados em atividades esportivas, dando ênfase para os aspectos positivos ou não de determinadas modalidades esportivas para a saúde do cidadão.

Batista vai discorrer também sobre a eficácia de algumas práticas esportivas, o impacto e a eficácia ou não das grandes competições de nível internacional, como as olimpíadas. Vai falar ainda sobre a relação dos "competidores" com o seu próprio bem-estar.

O médico fala também das características físicas individuais que precisam ser observadas pelo praticante de determinados esportes, como preferências esportivas, idade, atividade física visando a um melhor aproveitamento do exercício físico.

Homenagem

Knobel é premiado em São Paulo
O médico psiquiatra Maurício Knobel, professor emérito da Unicamp foi homenageado pela Sociedade Hebraica e Sociedade Psicanalítica de São Paulo como um dos mais destacados profissionais da área no Estado de São Paulo.

O psiquiatra foi homenageado por sua importante atuação junto ao Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Durante sua gestão como diretor do departamento foram criados os setores de psicopatologia infantil, psicopatologia da adolescência e a disciplina "Relação Médico-Paciente"

Na cerimônia de entrega dos troféus, foi mencionada a significativa contribuição dada pelo profissional na difusão da psicanálise no Estado.

Vida Acadêmica

PAINEL DA SEMANA

Oriente Médio
O Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) organiza no dia 16 de novembro (quinta-feira), às 16 horas, o seminário "Processo de Paz no Oriente Médio". A palestra será ministrada pela estudante de graduação em Ciências Sociais, Mariana de Campos Françozo, na sala de reuniões do NEE (terceiro andar do prédio dos professores do IFCH). Mariana realiza projetos de iniciação científica junto ao Núcleo. Informações pelo telefone 3289-4411 ou http://www.unicamp.br/nee.

Métodos Computacionais – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza novas palestras da série Seminários e Métodos Computacionais de Otimização. Dia 13, Programação matemática em data mining; dia 18, Métodos híbridos para sistemas não lineares; dia 20, Otimização em finanças; e no dia 27, Jogos e evolução. Mais informações no site www.ime.unicamp.br/eventos_seminarios.html.

Coleta de sangue – O Centro de Hematologia e Homoterapia (Hemocentro) realiza coleta de sangue nos dias 14 e 16 (terça e quinta-feira), 21 a 23 (terça a quinta-feira), e 28 a 30 (terça a quinta-feira), das 8 às 12 horas, em frente da Catedral. Informações pelos telefones 3788-8722 e 3788-8720

Auxiliar de Bibliotecário – O Instituto de Artes (IA) abre processo seletivo para preenchimento de uma vaga de auxiliar de bibliotecário. O horário de trabalho é das 13 às 22 horas, em jornada de 40 horas semanais. Os critérios mínimos exigidos são: segundo grau completo e ser funcionário Unicamp há pelo menos dois anos. Os interessados devem encaminhar carta para a diretora do IA, professora Helena Jank, acompanhada de currículo e cópia da última avaliação. A inscrição vai até o dia 14 de novembro (terça-feira), na Secretaria do IA. Uma banca realizará as entrevistas e análise da documentação. Informe-se em biarte@iar.unicamp.br ou pelos telefones 3788-7027, 3788-8106 e 3788-8371.

Comédia e elementos de clownToda a terça-feira até 21 de novembro, a comunidade universitária pode conferir o trabalho de encerramento do ano dos alunos de artes cênicas. O espetáculo "Antes Tarde", criação coletiva do Grupo Olá Olavo Bilac, será apresentado às 20 horas, no Departamento de Artes Cênicas (Barracão do IA). A peça é a fusão de elementos cômicos com as firulas e performance próprias do clown. Informações 3289-3588.

Filme – O Cinecall – exibições de filmes organizadas pelo Centro Acadêmico do IEL – apresenta no dia 14 (terça-feira), às 12 e às 18h30, o vídeo Corra Lola corra , com direção de Tom Tykwer e produzido em 1999. A exibição ocorre na Sala do Telão no IEL. Informações 3788-1520.

Bases de Dados de Periódicos – A Biblioteca Central (BC) realiza nos dias 13 (segunda-feira), 22 e 30, vários cursos visando o treinamento da comunidade universitária no acesso às Bases de Dados de Periódicos, em texto completo, disponíveis através do consórcio Fapesp – aproximadamente 606 revistas eletrônicas internacionais. As aulas acontecem das 14 às 17 horas, no Laboratório de Informática da Biblioteca (3o piso). Em dezembro, os treinamentos ocorrem nos dias 7 e 11. Informações e inscrições pelos telefones 3788-7001 e 3788-7025, ramal 11, pelo e-mail rblanco@unicamp.br ou pessoalmente no Setor de Referência da BC, com Regina Vicentini. São oferecidas 30 vagas em cada turma.

Toxicologia – Estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais de especialidades diversas da Universidade participam do 16º Curso de Toxicologia Clínica do Centro de Controle de Intoxicações (CCI). As aulas estão acontecendo, esta semana, de 13 a 17 (de segunda a sexta-feira), das 19 às 22 horas, no salão nobre da FCM. Mais informações pelos telefones 3788-7573 ou 3788-7290.

Palestras no IG – O Instituto de Geociências promove a palestra "Perspectivas atuais de trabalho para o geólogo/geógrafo em atividades de mineração e meio ambiente", com o professor Cleuber Moraes (IG). O evento ocorre no auditório do IG, no dia 14, às 15 horas e é aberto ao público em geral. Informações pelo e-mail edinalva@ige.unicamp.br.

Palestra no IB – A Disciplina Tópicos de Biologia realiza no dia 14 (terça-feira), das 18 às 19 horas, a palestra "A vida no terminal dos cromossomos: talômeros e telomerase". A professora Maria Isabel Cano, do Instituto de Biologia é a convidada especial do evento, que ocorrerá na sala IB1. Informações 87886 ou 87572.

Tratamento de feridas – O Grupo de Estudos de Feridas (Gefe) do Hospital das Clínicas (HC) organiza para os dias 16 e 17 de novembro o Congresso Latino Americano do Tratamento de Feridas. O evento acontece a partir das 8h30 no Centro de Convenções da Universidade. O Gefe tem como objetivo orientar tratamentos no hospital e funciona como agente de atualização da equipe assistencial. Mais informações pelo telefone 3788-7492. Confira os temas e a programação em www.hc.unicamp.br/gefe.

Cirurgia ocular – Pesquisadores da Unicamp e de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil participam do Simpósio Internacional de Cirurgia Ocular HORP 200 que será realizado na cidade de São José do Rio Preto, no dias 17 e 18 de novembro. O tema central são os desafios, complicações e avanços nessa especialidade. O evento é promovido pelo Hospital do Olho daquela cidade e acontece no Michelangelo Hotel Conference Center (Rua Vilibaldo Urias Gomes, s/n°). Informações: telefone (17) 224-9205, e-mail cenacon@zaz.com.br.

Aniversário Culto à Ciência – A festa de comemoração dos 127 anos da Escola Estadual Culto à Ciência, uma das mais tradicionais de Campinas será realizada no Ginásio Alberto Krum, nas dependências da escola, no dia 18 de novembro e não no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp como estava sendo divulgado pela comissão organizadora. A promoção é da Sociedade Amigos do Culto à Ciência (SAC). Os interessados em participar da festa devem fazer a adesão pelos telefones 3231-3121 ou 3232-3986. A adesão é de R$ 40,00. No preço está incluso comida, bebida e brindes. O horário do evento é das 11h30 às 17 horas.

Saúde mental – A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realiza até 25 de novembro o curso de extensão Saúde mental e trabalho – Aspectos teórico-práticos, ministrado pela professora Liliana Guimarães, diretora do Laboratório de Saúde Mental e Trabalho, vinculado ao Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da FCM. É destinado a psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicopedagogos, engenheiros e profissionais de recursos humanos. Informações pelos telefones 3788-4646 ou 3788-4648.

Em dia

Conselho Deliberativo CNPq – Carlos Vogt, diretor do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) integra, como representante da comunidade acadêmica, o Conselho Deliberativo do CNPq, desde o último dia 16 de outubro. O órgão é a instância máxima de decisões do CNPq e trata de questões relacionadas à aplicação de recursos, definição orçamentária e políticas da instituição, além de ser o órgão superior de fixação e orientação das atividades do CNPq. O vice-reitor da Unicamp, professor Fernando Galembeck, também faz parte do mesmo Conselho.

Geologia Marinha – O Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebe até 30 de novembro inscrições para a pós-graduação em Geologia Marinha. Informações em www.ufrgs.br/cpggeo/cpggeo.htm, e-mail cpggeo@if.ufrgs.br e telefone (51) 316-6340.

Participação – Os professores da Unicamp Eni Orlandi (Instituto de Estudos da Linguagem) e Márcio Porchman (Instituto de Economia) apresentam seus trabalhos na 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na Paraíba, que acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro, naquele Estado. O evento focaliza o tema "Conhecimento e Trabalho: os desafios para as Humanidades", tendo como objetivo debater a relação entre as mudanças no mercado de trabalho e a formação profissional na área de humanidades, bem como divulgar junto à comunidade as atividades desenvolvidas por professores e alunos do Centro de Humanidades da Universidade Federal da Paraíba. Informações pelo telefone (83) 310-1416 ou 310-1203 e e-mail durval@ch.ufpb.br.

Rede do Imóvel – Para quem quer comprar, vender ou alugar um imóvel, vale conferir o site Rede do Imóvel. A página foi idealizada por um grupo de alunos da Unicamp e reúne diversas dicas do setor imobiliário. O endereço do classificado virtual é www.rededoimovel.com.br. Os telefones para contato são 9111-7479 (Marcello) ou 9705-5448 (Gustavo). O site ainda não disponibiliza espaço para anúncios particulares, mas seus dados podem ser cadastrados no site e enviados às imobiliárias cadastradas.

A árvore da vida e os bichos – Até 24 de novembro a artista plástica e funcionária do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Leonarda Arruda Botelho Lascalla, expõe na Galeria de Arte da Unicamp. Denominada "A árvore da vida e outros bichos", a exposição é composta por 15 desenhos pintados em telas e tecidos, em peças de cerâmica e um painel medindo 2x1,5m. Trata-se de um trabalho antropomorfo, em que a união de homem e bicho enriquece lendas de índios. A Galeria de Arte fica no prédio da Biblioteca Central, telefone 3788-7453.

Web – O Comitê Gestor da Internet no Brasil disponibilizou em www.cg.org.br/acoes/cartilha.htm uma cartilha de segurança para Internet. O documento tem por finalidade auxiliar o internauta quanto aos princípios básicos de segurança. Também é incentivo para que especialistas, empresas da área de segurança, entidades de classe e experientes usuários da web participem de seu aprimoramento, colaborando para sua evolução. Estudos estatísticos mostram que grande parte dos problemas são ocasionados por falhas simples e grande parte destes pontos são abordados nesta cartilha.

Maria Fumaça – Até 26 de novembro, todo sábado às 10 horas e aos domingos às 14 horas, o elenco do projeto Trem-Ato apresenta espetáculos teatrais nos principais intervalos da viagem a bordo da Maria Fumaça, que sai de Campinas até a Estação Tanquinho, seguindo depois para Jaguariúna. O trabalho é resultado de um convênio para intercâmbio tecnológico e cultural entre a Unicamp e a Associação Brasileira de Prevenção Ferroviária (ABPF). Integram o elenco Carolina da Rocha Mundim, Cátia Massoti e Fernando Aleixo, alunos de teatro e dança do IA. A direção é de Luciano Gentile e o figurino de Tatiana Severo Lins. A Estação Anhumas, de onde parte a Maria Fumaça, fica na Rua Antônio Duarte da Conceição, s/nº, no Parque Anhumas, Campinas.

Atendimento Prefeitura – A Prefeitura Universitária acaba de disponibilizar mais duas opções para o atendimento aos usuários de seus serviços. Agora a comunidade universitária tem uma linha direta através do ramal 85050 e também o e-mail atendimento@prefeitura.unicamp.br. Através desses canais pode-se fazer um comentário ou obter informações sobre transporte, telefones, restaurante, meio ambiente, trânsito, construções prediais, bombeiros ou vigilância.

Vestibular 2001
No dia 17 de novembro (sexta-feira) serão divulgados os locais de exame da 1a fase do Vestibular 2001. Os 45.315 candidatos que realizaram as inscrições em setembro último (foto) poderão consultar nos jornais ou no endereço www.convest.unicamp.br/vest2001/calend.html. As provas da 1ª fase do Vestibular serão realizadas em 26 de novembro e constará de uma redação e doze questões gerais sobre as matérias do núcleo comum do ensino médio: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Inscrições

Jornalismo científico – O Laboratório de Jornalismo (Labjor) da Universidade está recebendo inscrições para o próximo curso de Jornalismo Científico, a ser oferecido a partir de março de 2001. Até 5 de janeiro os interessados podem se inscrever. O curso destina-se a graduados em jornalismo e pesquisadores interessados em divulgação científica. Mais informações no site www.uniemp.br/labjor, ou pelos telefones 3289-3120 e 3788-7858.

Processos Químicos – Estão abertas até 15 de novembro as inscrições para os interessados em freqüentar os programas de mestrado e doutorado da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), na área de concentração de "Desenvolvimento de Processos Químicos", com início em março de 2001. Informações e correspondências para: Pós Graduação em Desenvolvimento de Processos Químicos, Caixa Postal 6066, CEP 13.081-970, Campinas (SP). Telefone 3788-3909 ou e-mail acdpq@feq.unicamp.br.

Pós-Graduação em Multimeios – O Instituto de Artes inicia as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Multimeios. Até 13 de novembro, o candidato deve apresentar currículo, cópias do diploma ou certificado de graduação, do histórico escolar, do título de mestre (no caso de doutorado), da carteira de identidade, o formulário de inscrição e um projeto integrado em uma das áreas temáticas. Dia 28 de novembro será divulgada a lista de candidatos selecionados para as provas escrita e entrevista. Mais informações pelo e-mail cpgia@iar.unicamp.br ou telefone 3289-1510.

Dentística – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) abre inscrições em 15 de novembro para o curso de especialização em Dentística. O exame de seleção será em janeiro de 2001. Programação completa e informações em www.fop.unicamp.br/. Telefone (19) 430-5226 ou e-mail elaine@fop.unicamp.br.

Educação e reabilitação de surdos – Seguem até o dia 17 de novembro as inscrições para o exame de seleção do curso de especialização em Educação e Reabilitação de Surdos, oferecido em nível de pós-graduação lato sensu pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel Porto (Cepre). O curso, com 25 vagas, é gratuito e tem o objetivo de formar e atualizar profissionais das áreas de saúde, educação e afins, em aspectos relacionados à educação e reabilitação de indivíduos surdos. Será ministrado no primeiro e segundo semestres de 2001, às quintas e sextas-feiras, das 8 às 17 horas, no Cepre. As inscrições podem ser feitas das 8h30 às 16 horas no próprio centro, onde os interessados devem apresentar a cópia e o original do diploma ou certificado de conclusão do curso superior, histórico escolar, cópia e original do RG, CIC e RNE (se for estrangeiro), certificado militar, RA (se aluno da Unicamp), duas fotos 3x4 recentes e iguais e currículo. A primeira etapa da prova de seleção está marcada para 22 de novembro, às 9 horas. Detalhes pelos telefones 3788-8813 e 3788-8814 ou e-mail cepre@fcm.unicamp.br.

Psicologia clínica – O Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) recebe até dia 22 deste mês as inscrições para o Curso de Aprimoramento em Psicologia Clínica em Saúde Reprodutiva da Mulher. A prova escrita será dia 25 e as entrevistas, nos próximos dias 28 e 29. Exige-se que o candidato seja graduado até há cinco anos, não tenha realizado outros Programas de Aprimoramento nem vínculo empregatício em instituições oficiais. O Departamento de Neurologia localiza-se no 3° andar do antigo prédio do APA, em frente a rampa do HC. Informações complementares com Solange ou Mário pelo telefone 3788-7810.

Comunicação e Educação – A Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mantida pela ordem dos padre jesuítas e localizada em São Leopoldo (RS), recebe até 30 de novembro inscrições para o mestrado e doutorado em Comunicação e para o mestrado em Educação. Quem optar se inscrever pelo correio, deve enviar a documentação até 16 de novembro. Site: www.unisinos.br. E-mail poscom@icaro.unisinos.br e telefone (51) 590-8450 para o curso de Comunicação; e 590-8117 ou 590-1122, e-mail ppgedu@poa.unisinos.br e site www.unisinos.br/educacao para a pós em Educação.

Cirurgia Plástica – A Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para a Reabilitação Craniofacial (Sobrapar), instalada ao lado do campus da Unicamp, promove concurso para o curso de especialização em Cirurgia Plástica. As inscrições acontecem até 30 de novembro e o processo seletivo será realizado em 11 de dezembro. Haverá prova escrita e oral, análise de currículo e entrevistas. O curso tem início em 1º de fevereiro de 2001 e três anos de duração. Informações e inscrições pelo telefone 3289-4465 (com Eliane, das 12 às 18 horas) ou e-mail mail@sobrapar.org.br e no site www.sobrapar.org.br.

Cursinho – O Cursinho Pré-Vestibular Alternativo Social, formado por estudantes da Unicamp, recebe até 30 de novembro inscrições para a turma de 2001. Os interessados devem se dirigir ao Liceu Salesiano (Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330), onde funciona o cursinho, a partir das 18h30, e procurar por Wilson ou Raquel. A taxa anual é de R$ 130,00 e está incluído todo material apostilado. Os candidatos passarão por uma análise sócio-econômica e teste classificatório. Mais informações 9725-1997.

Matemática – A Universidade Estadual de Maringá (PR) está com inscrições abertas para curso de pós-graduação em Matemática (Análise e Geometria e Topologia). Podem ser feitas até o dia 1º de dezembro. Mais informações pelo e-mail pma@uem.br ou site www.dma.uem.br.

Meteorologia – Até 22 de dezembro vão as inscrições para o mestrado em Meteorologia, pela Universidade Federal de Alagoas. Há possibilidade de bolsas da Capes, CNPq e Fapeal. Informações pelo e-mail tenor@ccen.ufal.br, com professor Ricardo Sarmento Tenório.

Comunicação – Estão abertas as inscrições de comunicações cientificas para o 5º Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, que acontece de 21 a 23 de maio de 2001, em São Bernardo do Campo (SP),no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de SP. O tema será "Marxismo e cristianismo, matrizes das idéias comunicacionais na América Latina. Informações com marques@metodista.br. A promoção é da Cátedra Unesco de Comunicação Universidade Metodista de São Paulo.

UTI – A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), juntamente com a Unidade de Terapia Intensiva do HC, promove no próximo ano o curso de especialização, modalidade extensão, "Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva de Adulto". As inscrições podem ser feitas entre 2 e 12 de janeiro de 2001. Realizado em tempo integral, terá duração é de 12 meses, a partir de 1o de março de 2001. Sob a responsabilidade do professor Renato Terzi, o curso somente será freqüentado por profissionais selecionados após entrevista e análise de currículo. Mais informações 3788-4646, 3788-4648, 3788-7065 ou pela Internet no endereço www.extecamp.unicamp.br e e-mail extecamp@obelix.unicamp.br.

Geologia – As inscrições para o curso de pós-graduação em Geologia (geologia sedimentar, ciências da terra e meio ambiente), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), se estendem até o dia 9 de janeiro de 2001. Mais informações pelo e-mail ppgeo@euler.unisinos.br ou pelo telefone (51)590-8174 e fax 590-8177.

Bolsas-auxílio – O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) está recebendo até o dia 15 de dezembro, as inscrições de estudantes interessados em permanecer nos programas de bolsas moradia, alimentação, transporte e trabalho do SAE, destinadas exclusivamente a estudantes que já recebem esses auxílios e a moradores oficiais do Conjunto Residencial Universitário (CRU). Para ter direito à efetivação do benefício, é preciso agendar entrevista no SAE ou no CRU pelos telefones 3289-0755, 3788-7011 e 3788-7016. A divulgação dos selecionados para a bolsa moradia ocorre em 19 de janeiro de 2001, sendo que a assinatura do termo de compromisso acontece de 19 a 31 de janeiro, no Serviço Social do CRU, das 9 às 16h30. Nos outros casos de bolsa-auxílio, os selecionados serão conhecidos em abril. Para os veteranos e calouros interessados nos benefícios, o processo de seleção acontece no início de 2001. Informe-se pelo telefone 3289-4135.

Cartões Postais do Japão antigo
O Centro de Documentação Alexandre Eulálio (Cedae), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) prorrogou o período da exposição "Vistas Antigas do Japão - Cartões Postais 1890 – 1930" para até 12 de janeiro de 2001. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas e às terças e quartas-feiras também no período noturno, de 18 às 21h30. Na Web o endereço é www.unicamp.br/iel. Informações pelo telefone 3788-1523, com Flávia ou Creuza.

Oportunidades

Brasil e exterior – Oportunidades para cursos, bolsas e eventos são divulgadas na homepage da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Confira em www.unicamp.br/cori.

Técnico Administrativo – A diretoria do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), em Limeira, divulga seu processo seletivo interno para trabalhos junto à Seção de Pessoal, Protocolo e Arquivo. As inscrições terminam em 30 de novembro na Assessoria do Ceset, no horário das 14 às 17 horas e das 19h30 às 21h30. Pede-se nível secundário completo e conhecimento básico de informática. É desejável que o candidato tenha noções sobre controle de ponto de servidores docentes, técnicos e administrativo, sobre análise de dados para o fechamento de freqüência mensal dos servidores, noções sobre protocolo e arquivo, bem como esteja enquadrado no mínimo na referência 15. Documentos necessários para inscrição: requerimento dirigido ao Ceset e currículo. Informações com Gilberto ou Luci pelos telefones (19) 440-7148 ou 440-7106 ou pelo e-mail gill@ceset.unicamp.br.

Transporte para o HC – Os funcionários residentes nos bairros Jardim Amazonas, Vila Marieta, Swift, Jardim Guarani, Jardim dos Oliveiras, São Gabriel, São Fernando, São Vicente e outros, que se utilizam da Av. Norte-Sul e estejam interessados em transporte fretado em Van para o complexo hospitalar universitário (horário das 7 às 13 horas), devem entrar em contato pelo telefone 3256-1818, após às 18 horas. Linha nova, últimas vagas.

Diversos – A Câmara Americana do Comércio abre sua regional de Campinas no primeiro semestre de 2001 e está recrutando trainees com perfil empreendedor. O profissional deve ter entre 18 e 23 anos e estar cursando faculdade. Pede-se inglês fluente. Informações no site www.amcham.com.br/educacao, onde também encontra-se a ficha de inscrição ou procurar por Karin Piagentini, no telefone (11) 5180-3869.

Auxiliar de bibliotecário e documentalista – De 17 a 23 de novembro, o Instituto de Estudos da Linguagem recebe inscrições para os funcionários interessados no processo seletivo interno para o preenchimento de 1 vaga de auxiliar de bibliotecário e 2 para documentalista. Os profissionais irão atuar no Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio. Até 16 de novembro, o IEL estará recebendo também inscrições para o preenchimento de uma vaga de Auxiliar de Bibliotecário para atuar junto à Biblioteca do instituto. Detalhes e informações no banco de oportunidades no site www.dgrh.unicamp.br, ramal 81500 ou e-mail gilmar@iel.unicamp.br.

Engenharia elétrica ou eletrônica – Percepção (Recrutamento e Desenvolvimento de Talentos) procura engenheiro eletricista com mestrado em eletrônica de potência na área de fontes chaveadas para a firma Emerson Energy Systems. Pede-se inglês fluente, disponibilidade para viagens internacionais, conhecimentos conceituais e práticos de instrumentação eletrônica e elétrica, simulações de circuitos eletrônicos em SPICE ou P-SPICE. É necessário também, prévia experiência em projetos de fontes chaveadas e sistemas de fontes chaveadas, conhecimentos sobre EMI/EMC, simulação de circuitos com SABER e conhecimentos sobre tecnologia de baterias. A empresa oferece benefícios, bônus, carreira promissora e salários em torno de R$ 3.400,00 p/m. Enviar currículo para percepcaorh@bol.com.br ou entrar em contato pelo telefone (12) 3227222 ou 3419018.

Engenharia Elétrica – Empresa multinacional busca trainee com experiência e conhecimento em lay out de placas, circuitos impressos PROTEL, TANGO ou VERISBEST. Desejável conhecimento de controle de desenho e documentos de produtos eletrônicos. A empresa oferece salários e benefícios. Enviar currículo para Rhelp Assessoria em Recursos Humanos, Av. Aquidabã, 594, Centro, Campinas ou entrar em contato pelo telefone 3233-1538 ou e-mail rhelp@correionet.com.br.

Engenharia Elétrica/Eletrônica – Precisa-se urgente de profissional recém-formado ou concluindo o curso em 2000 para emprego em conceituada empresa na cidade de Itú. Entrar em contato pelo telefone (11) 4022-3657.

Engenharia Química – Empresa multinacional no segmento químico procura profissional para trabalhar como engenheiro de processos, em São José dos Campos. Experiência mínima de um ano em empresas química/petroquímica, na execução de projetos de melhoria de processos. Pede-se conhecimento de processos catalíticos, CEP, ISSO/9002, 14000 e inglês para comunicação. Enviar currículo para o e-mail lilian@phoenixsearch.com.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 3842-3077.

Economia e Ciências Agrárias – Departamento Econômico da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo recruta estagiários em economia agrícola e agroindustrial, cursando 4o ou 5o ano. Trabalho em período integral, mínimo de 4 dias por semana, durante todo o primeiro semestre de 2001. Inscrições até 22 de novembro e entrevista no dia 27 de novembro, às 14 horas. Os interessados devem enviar currículo resumido para o e-mail de@faespsenar.com.br. Informações (11) 258-7233, ramal 192.

Área de Exatas – Empresa sediada em São Paulo busca pessoas com formação na área de exatas para atuar como estagiários ou funcionários no desenvolvimento de softwares. O profissional deve, preferencialmente, possuir conhecimentos básicos nos seguintes tópicos: Unix, Java, Banco de Dados Relacional. É importante que o profissional tenha motivação para pesquisa e desenvolvimento, bom relacionamento no trabalho em equipe e seja dinâmico. Os interessados devem enviar currículo para curriculum@netzone.com.br ou telefonar para (11) 246-1144. Falar com Carlos ou Nakai.

Engenharias Química, Elétrica Mecânica, Mecatrônica e Civil Clarus Sanitizantes e Technology Ambientais Ltda. procura estagiários cursando 4o ou 5o ano para a área de Desenvolvimento e Técnico Comercial. Idade entre 21 e 25 anos e que residam em Campinas. A jornada será de 40 horas semanais. Pede-se carro próprio. A empresa oferece remuneração média de R$ 800,00 + prêmios. Enviar currículo para clarus@clarus.ind.br, aos cuidados de Sra. Tamiko.

Estágio - Internet – O Cosmo Networks, proprietária do portal Cosmo On Line está em fase de grandes mudanças e procura estudantes para compor o quadro técnico. Pede-se conhecimentos de sistemas operacionais Linux e NT. Desejável conhecimentos em alguma das seguintes linguagens HTML, ASP, JSP ou XML, ferramentas de editoração Web e ferramentas de administração de servidores Web. Enviar currículo no formato texto, com disponibilidade de horário, para o endereço rickubo@cosmo.com.br – A/C: de Ricardo Kubo. Estão sendo oferecidas duas vagas para início em janeiro de 2001.

Engenharias Química, Mecânica e Elétrica e Economia – Antarctica recruta estudantes a partir do segundo ano. A empresa oferece bolsa auxílio, transporte, alimentação, flexibilidade de horários, assistência médica e efetiva contratação em mais de 60%. Contato Real Parceria, e-mail realrh@uol.com.br ou telefones (19) 3233-9953/5621.

Eventos futuros

Seminários CGU – O seminário do dia 7 de dezembro que seria apresentado pelo professor José Claúdio Geromel, foi alterado. Nesta data será realizada a palestra "Macro e micro explosões solares: processos energéticos elementares" pelo professor da Unicamp Pierre Kaufmann, que também leciona na Universidade do Mackenzie. O evento acontece às 11 horas, no auditório da Biblioteca Central e é aberto ao público em geral. Informações: ramal 84735

Teses – Acontece de 21 a 23 de novembro, nas dependências do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) o 6º Seminário de Teses em Andamento na Unicamp. O evento conta com mesas-redondas, com temas voltados para as questões da área de Letras e Lingüistica e, também, a respeito de políticas públicas para C&T. Pesquisadores (Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado) podem participar com trabalhos em andamento. E-mail: sandoval@iel.unicamp.br.

Foucault-Deleuze – Com a participação de renomados pesquisadores de diversas universidades brasileiras, entre elas Unicamp, USP, Federal do Rio de Janeiro e PUC de São Paulo, será realizado entre os dias 22 e 24 de novembro, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o Colóquio Foucault-Deleuze, com o tema "O que estamos fazendo de nós mesmos". O encontro – promovido pelo Departamento de História e o Centro de Estudos da Filosofia Moderna e Contemporânea (Cemodecom) do IFCH – tem como proposta a reflexão sobre o tema central, como forma de revitalizar atitudes éticas e políticas presentes nas trajetórias dos pensadores participantes do colóquio. Terá palestras e debates com início às 14 horas, todos os dias. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Eventos pelo telefone 3788-1601.

Ciência na Escola – O Laboratório de Educação e Informática Aplicada (Leia) da Faculdade de Educação (FE) e Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) realizam dia 23 de novembro o Seminário do Projeto Ciência na Escola. Pela programação, das 8h30 às 12 horas, Centro de Convenções da Universidade, acontece a palestra "Uma nova pedagogia para o ensino de Ciências – Relato de experiências das 6 escolas do projeto"; e das 14 às 17 horas, no IFGW haverá palestra sobre "As pesquisas atuais sobre telecomunicações", com visita a laboratórios do IFGW. Informações em www.leia.fae.unicamp.br.

Conversa de Rua – O Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), realiza no próximo dia 23, a partir das 9h30, o Programa Conversa de Rua, no Teatro de Arena da Unicamp (Ciclo Básico), com a Banda Bate Lata. Trata-se de um programa cuja proposta é trazer para o campus grupos e pessoas que produzem atividades culturais vinculadas com o espaço de rua, dando ênfase às práticas culturais da cidade. O programa consiste na apresentação, durante quinze minutos, de uma atividade artística qualquer, seguida de uma hora de conversa entre público e integrantes do grupo. Informações pelo telefone 3788-1102 ou no site www.labeurb.unicamp.br.

Teses

Educação – "O processo de construção da gestão escolar no município de Campinas: 1983/1996"  (doutorado). Candidato: Pedro Ganzeli. Orientador: professor Cleiton de Oliveira. Dia 13 de novembro, às 14 horas, na sala de Defesa, Bloco C, 2o. andar da Faculdade Educação.

"Processo de formação do leitor: relato e análise de quatro histórias de vida" (mestrado). Candidata: Ellen Cristina Baptistella Grotta. Orientador: professor Sérgio Antonio da Silva Leite. Dia 14 de novembro, às 9 horas, na sala da Defesa, 1º.  andar, Bloco "A", da Faculdade de Educação.

Economia – "Características do emprego rural no estado de São Paulo nos anos 90" (mestrado). Candidato: Otávio Valentim Balsadi. Orientador: professor José Francisco Graziano da Silva. Dia: 16 de novembro, às 9 horas, na sala IE-23 - pavihão do IE.

Engenharia de Alimentos – "Determinação dos fatores de flatulência em feijão-comum (Phaseolus vulgaris,L.) por cromatografia de alta eficiência: efeito da maceração" (mestrado). Candidata: Keila da Silva Queiroz. Orientador: professor Admar Costa de Oliveira. Dia 13 de novembro, às 9h30 no salão nobre da FEA.

"Conhecimento e crenças sobre as vitaminas e consumo de produtos vitamínicos" (doutorado). Candidata: Karina Maria Olbrich dos Santos. Orientador: professor Antonio de Azevedo Barros Filho. Dia 17 de novembro, às 9 horas, no Salão Nobre da FEA.

Engenharia Mecânica – "Mudança organizacional e da tecnologia de informação em Instituições de Ensino Superior - um estudo de caso" (doutorado). Candidata: Orandi Mina Falsarella. Orientador: professor Ettore Bresciani Filho. Dia 13 de novembro, às 9 horas, no auditório ID-2 da FEM.

Medicina – "Hipertelorismo e defeitos de linha média facial: estudo genético-clínico de uma amostra de pacientes" (doutorado). Candidata: Maria Leine Guion de Almeida. Orientador: professor Antonio Richieri da Costa. Dia 13 de novembro, às 13h30, no auditório do Ciped/FCM.

"Cefaléia: Cuidado inicial e atendimento na Cidade de Catanduva/SP" (mestrado) . Candidata: Eliana Meire Melhado. Orientador: professor Jayme Antunes Maciel. Dia 16 de novembro, às 9 horas, no anfiteatro da CPG/FCM.

"Procura de tratamento por dependentes de substancias psicoativas: um estudo clínico-qualitativo" (doutorado). Candidato: Bruno José Barcelos Fontanella. Orientador: professor Egberto Ribeiro Turato. Dia 17 de novembro, às 13h30, no Anfiteatro da CPG/ FCM.

Química – "Decomposição em linha de amostras de interesse clínico com emprego de forno de microondas e sistema de fluxo" (mestrado). Candidata: Luciana Melo Coelho. Orientador: professor Marco Aurélio Zezzi Arruda. Dia 13 de novembro, às 9h30, na sala IQ 17, auditório do IQ.

"Estudos visando a síntese dos derivados do ácido 4-amino-3-(4-Clorofenil) Butírico (Baclofen)" (mestado). Candidata: Gliseida Zelayarán Melgar. Orientador: professor Fernando Antonio Santos Coelho. Dia: 16 de novembro, às 14 horas, no IQ-17.

Na edição 118, de 30 de novembro a 5 de dezembro, do Semana da Unicamp deixou de constar a seguinte tese:

Química – "Seleção de variáveis em calibração multivariada a partir da Hessiana dos Erros" (mestrado). Candidato: Silvio Luis Toledo de Lima. Orientador: professor Ronei Jeus Poppi. Dia 1 de novembro.

Publicações

BC cataloga 14 mil livros sobre a Amazônia
A Amazônia está mais perto da universidade. Ela já pode ser encontrada nos 14.000 livros sobre a região doados para a Unicamp pela família do Brigadeiro Camarão Ribeiro. Mais de 200 obras formam o Fundo Bibliográfico Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, que faz parte da Coleção Latino-Americana da Biblioteca Central.

O brigadeiro João Camarão Ribeiro participou do processo de desbravamento e ocupação das terras mais remotas da Amazônia. Ele desenvolveu um trabalho juntamente com ordens religiosas e a Funai, de modo a ampliar a assistência às comunidades indígenas, dando origem ao projeto "Trinômio: FAB-Missionário-Índio". Em suas viagens o brigadeiro foi colecionando livros sobre a Amazônia que ele também utilizava em ações assistenciais. Dia 7 de abril deste ano, Ribeiro faleceu e sua família doou sua coleção para a Unicamp.

Entre os livros que ficaram na Biblioteca Central, encontram-se tesouros e raridades. São livros em várias línguas diferentes como alemão, inglês, espanhol e francês. "O Amazonas – Esboço histórico, chorográphico e estatístico (With enghish translation)" é uma relíquia de 1904, que fala sobre a economia e a política da época, na região amazônica. Também podem ser encontrados livros sobre os costumes e a cultura regional como o "Auto Popular do Boi Bumbá", de 1958, e uma curiosidade: "Cozinha Amazônica", que fala da tradição herdada dos índios, da "cozinha ao ar livre" e ainda dá alguns preços dos ingredientes da época (1972), "a título de curiosidade e para cotejo com os preços do futuro".

Esta coleção já foi inventariada pela biblioteca e já pode ser consultada, mas ainda não está nos acervos do catálogo eletrônico. Ela está no terceiro andar do prédio da Biblioteca Central, no setor de Coleções Especiais. Alguns livros devem passar por um processo de restauração e encadernação. Outras unidades da universidade já receberam parte dos 14.000 livros da coleção do Brigadeiro Camarão, como o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o Instituto de Estudos da Linguagem.

Juntamente com a coleção, a biblioteca está com a exposição "Brigadeiro Camarão: a busca do índio", organizada pelo ex-bolsista Fabricio Furlan. São relatos da atuação do brigadeiro, livros que descrevem missões e viagens a tribos, além de notícias sobre a situação atual.

A Biblioteca Central fica aberta das 9h às 21h45 de 2ª a 6ª feira e das 9h às 17h aos sábados. A consulta pode ser feita por toda comunidade universitária. As Coleções Especiais são consultadas com o acompanhamento do bibliotecário e não podem ser emprestadas.

Seminário sobre periódicos científicos
Os periódicos científicos nacionais serão tema de discussão na Unicamp no seminário "Publicação de Periódicos Científicos", dias 20 e 21 de novembro no auditório da Biblioteca Central. Destinado a editores, professores, associações científicas ou acadêmicas e bibliotecários, o evento pretende abordar o papel das editoras universitárias e como está a política de elaboração das revistas no país. Um dos trabalhos a serem apresentados é a radiografia das revistas científicas editadas na Unicamp, comparadas aos padrões internacionais de publicações realizado pela coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Maria Alice Rebello do Nascimento. Uma exposição desses periódicos também faz parte da programação do evento.

Além de especialistas da Unicamp, também estarão presentes os palestrantes Mariana Rocha Biojone, gerente da Unidade Scda Biblioteca Regional de Medicina (Bireme), a professora Patrícia Marchiori da Universidade Federal do Paraná, Angelo da Cunha Pinto, editor do Journal of the Brazilian Chemical Society, Antonio Agenor Briquet de Lemos, membro da Associação Brasileira de Editores Científicos e Maria de Nazaré Freitas Pereira, da área de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O seminário é uma promoção conjunta da Coordenadoria Geral da Universidade, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Sistema de Bibliotecas da Unicamp e Fapesp.

Seminário Publicação de Periódicos Científicos, dias 20 e 21 de novembro, no auditório da Biblioteca Central, das 9 às 17 horas. Informações 3788-7025 ou 3788-7001.

Site para bibliografia pessoal
Teses, recortes de jornais, revistas, livros e mais livros. Como organizar tantas informações recebidas dia a dia através desses meios? Para quem precisa ou gosta de armazenar informações, a Ararazul Desenvolvimento tem solução. Um site lançado há poucos dias, criado pela empresa, possibilita a construção de uma bibliografia pessoal.

Trata-se de um novo programa para or-ganização de referências bibliográficas elaborado, principalmente, para pesquisadores que precisam ler, arquivar e citar muitos artigos em suas publicações.

O site é de fácil acesso e inclui mecanismos para organizar livros, papers, artigos e teses; vincular referências com projetos do usuário; permitir consultas ágeis a partir de palavras-chave e dados como autor, ano, título.

Programa é útil também a pesquisadores que, freqüentemente, precisam exportar listagens das referências bibliográficas para Word e Excel, incluir resumos e consultas. Para obtê-lo, o usuário de deve acessar sua home page pelo endereço http://planeta.terra.com/informatica/Bib/first. Na página, o usuário encontra informações quanto à utilização do programa e um modelo para, preenchimento das "fichas catalográficas".

A versão demonstrativa do programa Bibliografia Pessoal é oferecida grauitamente e todos os recursos da versão registrada. Para registrar a referência bibliográfica per-manente, o usuário tem de pagar um valor de R$ 29,90.

Música

Aluno do IA é premiado em Campos
O estudante Geremias Tiófilo Pereira Júnior, do Departamento de Música do IA/Unicamp, acaba de conquistar o primeiro lugar num dos mais importantes eventos musicais do país: o Festival de Inverno de Campos do Jordão, categoria música popular. A obra que possibilitou o prêmio, My Funny Valentine, é uma balada jazzística, em fá maior, escrita pelos americanos Rodge & Hearlt, apresentada ao público no Auditório Cláudio Santoro. O saxofonista foi acompanhado pela big band regida pelo maestro Hector Costita.

Geremias concorreu com outros 35 participantes — resultado de uma seleção prévia que contou com centenas de inscritos de diversas partes do país. A banca, formada por músicos e especialistas em música popular e erudita, escolheu-o pela performance das apresentações do estudante da Unicamp em diversos pontos da cidade, pela disciplina de estudo e conduta durante o festival. "Esses quesitos são rigidamente observados por uma comissão enquanto dura o período de aulas", diz Geremias.

Para o músico, que estuda sax de três a quatro horas por dia, o dinheiro do prêmio — R$ 3 mil reais — "veio a calhar". É que, recentemente, foi roubado e agredido na Via Bandeirantes por três indivíduos quando parou à beira da estrada para fazer uma ligação telefônica. "Aí, chegaram dois marmanjos e uma moça que, armados, roubaram a minha mochila com tudo o que tinha dentro; dinheiro, o meu saxofone e um clarinete. Sorte que o clarinete, não sei como, foi deixado mais adiante pelos ladrões dentro da mochila. Além de tudo, levei uns sopapos da mocinha", conta o músico, agora sem traumas. Inconformado com a perda do seus instrumento, Geremias encomendou um novo saxofone. "Como pedi um modelo especial, deve chegar no Brasil em janeiro do ano que vem", diz.

Ele conta que, a princípio, a carreira de música não era bem vista pelo pai, também saxofonista, que não acreditava que seu filho pudesse ter algum talento para a música. Além do mais, sempre achou que a profissão de músico nunca deu dinheiro. "Por fim, consegui convencê-lo", explica. Agora o estudante está batalhando uma bolsa junto à Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo para estudar música nos Estados Unidos. "O meu objetivo de vida é seguir a carreira solo de saxofonista, me profissionalizar e poder viver de música", conta. Geremias tem lá os seus ídolos. Um deles é o lendário Charlie "Bird" Parker, saxofonista fenomenal que estabeleceu novos padrões de improvisações, desafiando os próprios limites, a quem o estudante admira e respeita. Parker morreu em 1955 aos 35 anos. Geremias aprecia também os improvisos do músico de jazz americano Sonny Sfitt.

Teatro

Universo caipira é encenado
Voz Mercê é o espetáculo que o Grupo de Pesquisa em Dança e Teatro, formado por alunos do Departamento de Artes Cênicas do IA/Unicamp, vai mostrar nos próximos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira), no Centro Cultural Evolução (Rua Regente Feijó, 1087), a partir das 21 horas.

O espetáculo, que tem no elenco os atores Fernando Aleixo (concepção e interpretação), Ana Carolina da Rocha Mundim (participação especial) e direção de Luciano Gentile, é um perfil do universo caipira brasileiro. Voz Mercê é um espetáculo de poesia cênica que apresenta fragmentos simbólicos do mundo caipira onde são abordados aspectos do comportamento, das emoções, dos desejos e das comunicações, que determinam códigos específicos gestuais e da fala no universo do homem caipira, segundo Fernando Aleixo.

"Trata-se de uma exposição atemporal de fragmentos simbólicos do universo caipira, a partir da expressão do indivíduo em situações fronteiriças de paz e de loucura, de amor e de ódio, de crença espiritual e de solidão da capacidade do homem de sublinhar em arte a dor", diz o ator.

Os ingressos estão sendo vendidos no Centro Cultural Evolução a R$ 10,00 e a R$ 5,00. Informações pelo fone (19) 3237.0833.

Encontro

Seminário sobre imagem reúne 160
De que maneira uma imagem é feita, de onde ela vem e qual o poder que exerce em seu receptor? Estes questionamentos fizeram parte das palestras ministradas na Unicamp, de 6 a 8 de novembro, por um dos maiores especialistas no assunto, o professor Philipe Dubois, da Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle. Para o professor, a imagem constitui-se em "um artefato, uma construção humana".

Dubois esteve na Unicamp ministrando o seminário "Diante da Imagem", realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes (IA). Para uma atenta platéia de mais de 160 pessoas, composta por profissionais da área de imagem, pos-graduandos e pesquisadores, o professor avaliou que existem três planos de imagens: o imaginário, o simbólico e o real. "Estes três elementos estão sempre presentes em toda forma de imagem", disse citando como exemplo o Sudário de Cristo.

Segundo Dubois, uma imagem não é apenas uma superfície. "É algo que sempre nos remete a outra coisa", disse. Na concepção do professor, "toda imagem por natureza é um lugar e ocupa um lugar".

O professor citou que os museus são sempre o segundo lugar das imagens. "Representam o arrancamento da imagem do seu sítio natural", analisou. Ele também destacou o fato de que, em períodos de guerra, os museus enriquecem suas coleções com o pretexto da conservação.

"Eles dizem arrancamos para salvar, mas isto desemboca numa reconfiguração das imagens", comentou. Em suas palestras, Dubois também citou imagens fotográficas, cinematográficas e explicou suas diferentes texturas, inclusive das pinturas.

Para o professor, não é puro acaso que três acontecimentos marcaram o ano de 1895, quando se descobriu o cinema e o raio-x, e Sigmund Freud começou a compreender os mecanismos do espírito por meio dos sonhos. "São coincidências significativas advindas da imagem", afirmou.

O professor Etienne Samain, do Departamento de Multimeios, e responsável pela coordenação do seminário, disse que o evento superou as expectativas de público e de ensinamentos. Para ele, Dubois é um dos mais brilhantes pesquisadores de uma geração de docentes europeus, cujas publicações emergiram em torno de 1980. O seminário foi gratuito e contou com tradução simultânea.

Estudos

Revista mostra relação entre marxismo e feminismo
Com um dossiê sobre a relação entre "Marxismo e feminismo", acaba de ser lançada mais uma edição da revista Critica Marxista, publicada pela Boitempo editorial.

Neste número 11, publicam-se também dois artigos: "O ethos nacional no horizonte global: nação, cosmopolitismo e internacionalismo na conceptualização marxiana", de Muniz Ferreira, e "Das classes à ideologia: determinismo, materialismo e emancipação humana na obra de Pierre Bourdieu", de autoria do filósofo francês Yvon Quiniou.

Na seção Comentários, o texto "Darwin lido e aprovado. Últimas reflexões sobre a antropologia darwiniana" , de Patrick Tort, filósofo francês, faz um balanço crítico de equivocadas teses sobre a obra de Darwin. A revistra traz ainda uma entrevista com César Benjamin, sobre o movimento social denominado Consulta Popular.

O primeiro número de Critica Marxista foi publicado há seis anos, mas a história da revista começou em 1992, quando um grupo formado por cerca de quinze pessoas, entre elas vários professores do IFCH, realizou sucessivas reuniões para discutir a necessidade e viabilidade de uma publicação teórica de orientação marxista. Nesta época era intensa a propaganda, na mídia e nos meios acadêmicos, sobre a "morte do marxismo".

Segundo os responsáveis pela revista, a consolidação desse projeto editorial revela o caráter ideológico daquela formulação. Os interessados na revista podem adquiri-la nas livrarias do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e da Faculdade de Educação, na Unicamp, além da Liubliu (Tilli Center), em Barão Geraldo. Mais informações podem ser obtidas no site: www.unicamp.br/cemarx.

Iniciação científica

Durante reunião realizada em 9 de novembro, Comissão Central de Avaliação entregou menção honrosa a cada um dos alunos que apresentaram os cinco melhores painéis durante o 8º Congresso de Iniciação Científica, nos dias 19 e 20 de setembro. Kleber Damaso Bueno, segundo colocado pela apresentação do projeto Tradição nagô e dança contemporânea, foi escolhido recentemente para compor a companhia de dança francesa Maguy Marrin, em Paris.

Pessoas

MPB contada em verso e prosa
Amor, mulher, sátira e malandragem. Houve um tempo em que a música popular brasileira esteve tão intimamente ligada a esses quatro elementos que raramente podia-se ouvir uma canção qualquer sem que houvesse um desses ingredientes. Talvez por isso mesmo é que foi um dos períodos mais ricos da chamada MPB, que se estendeu por quase duas décadas, de 1945 a 1960. Foi um tempo em que surgiram nomes consagrados até hoje, como Dick Farney, Cil Farney, Maysa, Doris Monteiro, Ataulfo Alves e, entre outros, o compositor Zé Ketti.

"Escolhi esses componentes para contar, de forma humorada, um pouco da história da música popular", diz Hilton Valente, conhecido na Unicamp como Gogô, professor de harmonia e história da MPB do Departamento de Música do Instituto de Artes. Recentemente, ele fez palestra no IA sobre Amor, mulher, sátira e malandragem. "A intenção foi fazer um rápido passeio por um do momentos mais criativos da música brasileira", diz. E bagagem para isso Gogô tem. Afinal, são mais de 40 anos de convivência com artistas do gabarito de um Dick Farney, com quem trabalhou por dez anos e com o qual diz ter aprendido muito do que sabe hoje. Acompanhou-o em shows dos mais badalados clubes e casas noturnas da época. Principalmente de São Paulo e Rio. "Era uma figura extraordinária", diz. Trabalhou com dezenas de cantores, de Lúcio Alves, passando por Tito Madi, Maysa a Silvio Caldas.

Sentado ao piano, Gogô, adiantando não ser propriamente um cantor, vai contando um pouco da história da música popular brasileira, alternando trechos de músicas que fizeram sucesso naquela década. Iniciando com amor, "tema inesgotável", Gogô passeia por temas que falam de rompimento amoroso, que dão uma idéia da transformação da sociedade, principalmente a do Rio de Janeiro. "Especialmente com o fechamento dos cassinos e a transferência de diversas casas noturnas para a zona sul do Rio. Isso acabou, de modo sintomático, gerando uma mudança radical na maneira de se fazer música brasileira", conta. É evidente que a música brasileira de então recebia forte influência da canção norte-americana, sem, no entanto, se submeter a ela.

A música Marina, de Dorival Caymmi, que se tornou um clássico na voz de Dick Farney, fala sobre aquela mulher que é punida pela sociedade, representada pela figura do namorado, simplesmente porque um dia resolveu se pintar. "Atitude que a aliava a uma vida pouco recomendável". Depois vem Amélia de Ataulfo Alves e Mário Lago, outro clássico da MPB e uma das músicas com maior número de regravações, inclusive por artistas de outras línguas. "É a história de Amélia, mulher desfibrada, de personalidade fraca e submissa. Mas eu não a vejo assim; pelo contrário, enquanto ela amava o seu homem, sujeitava-se até a passar fome dando risada — E quando me via contrariado dizia/meu filho, o que se há de fazer/Amélia não tinha a menor vaidade/Amélia é que era mulher de verdade — diz a letra.

Em seguida Gogô mostra o samba Nega Diva, de Zé Keti, mulher de malandro, que, apesar disso, não gosta de apanhar "e não leva desaforo pra casa". Não se importa com a vida que o seu malandro leve, mas faz questão de ter em mãos o dinheiro que o seu homem ganha com o baralho. No campo da sátira Gogô entra com canções do compositor Bily Blanco, autor de Encontro com a saudade. São músicas nas quais o compositor usa uma linguagem severa, ácida para criticar os estatutos das gafieiras, boates e cabarés de então. "Blanco analisa com muita propriedade, por exemplo, o artigo 120 que previa uma série de sanções aos freqüentadores das casas. "Subir na parede/dançar de pés no ar/morar na bebida sem querer pagar..."

Lenço no pescoço, de Wilson Batista, o autor usa seu talento para criticar a ditadura imposta por Getúlio Vargas. "Meu chapéu de lado/tamanco arrastando/lenço no pescoço/navalha no bolso/eu passo gingando/provoco desafio/eu tenho orgulho de ser tão vadio". Gogô explica que Wilson Batista recebeu uma reprimenda da polícia política por causa da música. "E em resposta, num samba feito logo depois, saiu-se com este: "quem trabalha é quem tem razão/eu digo que não tenho medo de errar o bonde de São Januário/leva mais um operário/sou eu que vou trabalhar". E o cidadão, antes um malandro, passa agora a enaltecer o trabalho, a posar de bom rapaz. "Coisas da malandragem", arremata.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br