Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 

Semana da Unicamp

19/2 a 4 de março de 2001 Ano II  - No. 131

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Ciência e Tecnologia

Cientec 2001 vai mostrar potencial do pólo tecnológico de Campinas
Para produzir o maior evento de ciência e tecnologia da América Latina, onze
instituições de pesquisa e desenvolvimento de Campinas e região, além de destacadas organizações empresariais brasileiras e internacionais se uniram e organizaram a Mostra de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento - Cientec 2001, que será realizada de 24 de agosto a 2 de setembro próximo, no campus Unicamp. O objetivo é demonstrar ao país o estágio de desenvolvimento científico e tecnológico de Campinas e região, bem como a potencialidade de sua indústria de produção e bens de serviço.

A Cientec 2001 pretende ser um dos acontecimentos nacionais mais visíveis na área de ciência, tecnologia, indústria e serviços tecnológicos. O evento foi idealizado pelo Fórum dos Dirigentes das Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento de Campinas e Região. O Fórum, uma entidade que congrega as onze principais instituições de investigação científica e tecnológica sediadas na região, é presidida pelo reitor da Unicamp, Hermano Tavares.

Além da Unicamp, participam do Fórum os dirigentes da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Biológico (IB), Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS).

Segundo os idealizadores da Cientec 2001, a importância dessas instituições faz da região de Campinas um pólo diferenciado no cenário brasileiro e latino-americano. A região é responsável por 9% do PIB nacional e seu leque produtivo é dos mais amplos, alcançando desde áreas tradicionais como automotiva, têxtil, metalúrgica, alimentícia, petroquímica e farmacêutica até a indústria de ponta no campo das telecomunicações, da eletrônica, da informática e da química fina.

"Dada a característica do evento, o objetivo principal da Cientec 2001 é conquistar a juventude para a pesquisa na área de ciência e tecnologia", disse o reitor Hermano Tavares em reunião com a imprensa no Auditório do Instituto Agronômico de Campinas - IAC, no último dia 14, para a apresentação do evento. Além do reitor, participaram da apresentação o professor José Tadeu Jorge, diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp e coordenador executivo da Mostra, e Eduardo Antonio Bulisani, diretor geral do IAC .

Antes mesmo do lançamento público do projeto, a Mostra já conta com dois grandes patrocinadores — a Petrobras e a Telefónica — e uma entidade colaboradora, a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). O lançamento é o ponto de partida para a busca de novos patrocinadores, colaboradores, apoiadores e expositores. As empresas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (19) 3254.7666, pelo fax (19) 3254.7602 ou pelo e-mail cientec@cientec2001.com.br. O evento já tem também o seu site: www.cientec2001.com.br.

A Mostra ocupará dois grandes ambientes, num total de 22 mil metros quadrados, no complexo compreendido pelo Ginásio da Unicamp e adjacências. No interior do Ginásio, o público vai encontrar uma grande exposição temática de pesquisa científica e tecnológica, a cargo das onze instituições, distribuída em três eixos: tecnologia, ambiente, e vida e saúde. Na área externa, distribuído por cerca de 12 mil metros quadrados de espaço livre, um sistema orgânico de pavilhões abrigará uma vasta Mostra de Produtos e Tecnologia, basicamente composta por expositores industriais e do setor de serviços.

Ao mesmo tempo, durante dez dias, a Cientec 2001 se tornará um grande cenário de discussões, debates, seminários e palestras, apresentando temas como segurança, habitação, políticas públicas, medicamentos genéricos, produtos transgênicos, desemprego e movimentos sociais, além de eventos culturais para diferentes públicos, nos anfiteatros do Centro de Convenções da Unicamp e espaços adjacentes. A expectativa dos organizadores é de que o evento seja visitado por um público entre 80 mil e 100 mil pessoas.

Paralelamente ao evento vai acontecer a bolsa de negócios e convênios, com o objetivo de estreitar a relação entre o setor de pesquisa e o setor produtivo, visando o financiamento de pesquisas. O evento está orçado entre R$ 1 milhão e 1,5 milhão, podendo ser ampliado ou reduzido de acordo com o número de patrocinadores. Segundo Tadeu, o Fórum pretende realizar o Cientec com periodicidade de três anos, tempo suficiente, segundo ele, para a produção de novas pesquisas.

Parceria

Prefeitura de Piracicaba e Unicamp vão ampliar convênio na área de saúde bucal
A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), mantida pela Unicamp, e a Prefeitura de Piracicaba vão ampliar o convênio existente entre o Poder Executivo e a Universidade, que estabelece parceria na área de saúde bucal. O assunto foi um dos temas do encontro que reuniu no dia 9 de fevereiro o prefeito José Machado, o reitor Hermano Tavares e o diretor da FOP, Antonio Wilson Sallum. Pelo novo modelo, todas as escolas da rede pública de Piracicaba passariam a integrar o Programa de Prevenção e Educação em Saúde Bucal, hoje restrito a 37 creches municipais.

No ano passado foram atendidas 1.614 crianças das 37 creches. A FOP realizou ainda, nas escolas de educação infantil, 9.978 procedimentos preventivos e 8,6 mil consultas. "A ampliação do convênio é fundamental para que todos os estudantes sejam contemplados com atendimento", disse o diretor da FOP.

Machado manifestou total interesse em expandir o convênio e firmar novas parcerias com a Unicamp. As parcerias visam áreas sociais, como saúde, educação, meio ambiente, cultura e saneamento. O prefeito disse que as conversas com a Universidade começaram antes mesmo da sua posse, em 1º de janeiro deste ano. "Queremos a Unicamp como parceira pelo grau de excelência da Universidade", afirmou.

Além de Piracicaba, a Unicamp vem dialogando com representantes de municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no sentido de disponibilizar seus conhecimentos e firmar parcerias em benefício da população.

No encontro entre Machado, Tavares e Sallum, também foi discutida a ampliação do prédio da FOP. Recentemente o Governo do Estado de São Paulo liberou o uso de um terreno de 21.608 metros quadrados, localizado na Avenida Monsenhor Martinho Salgot, no Bairro do Areião. A área fica ao lado da atual instalações da FOP. Tavares garantiu que as obras que vão abrigar o Centro Clínico Multidisciplinar começam ainda este ano.

Cursinho – No encontro com o prefeito teve destaque ainda a aprovação de 12 alunos do cursinho pré-vestibular da FOP, mantido pelo Centro Acadêmio XXI de Abril, em diversos exames de seleção. Os estudantes foram aprovados na USP, Unesp, UFRJ, Fatec, Puccamp e Unimep. Fundado há três anos, o cursinho é voltado para estudantes carentes de Piracicaba.

Os professores, todos alunos de graduação da FOP, ministram aulas como voluntários. Os aprovados na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) foram João Paulo Soto Veiga, Sharon Tosh Lima e Marcelo. Najm.

Os alunos do cursinho – são oferecidas 50 vagas - ganham bolsas de estudo ou pagam uma mensalidade de R$ 30,00 por mês. "A mensalidade é direcionada ao material pedagógico", informou o coordenador da entidade, Marcelo Henrique Napimoga. O CA é dirigido por Ramiro Mendonça Murata.

Visitas

- O ex-reitor da Unicamp e atual ministro da Educação, Paulo Renato Costa Souza, visitou a universidade no último dia 9 de fevereiro. O ministro foi patrono da turma de graduandos da Faculdade de Engenharia Mecânica. Antes de participar da cerimônia de colocação de grau, o professor Paulo Renato encontrou-se com o reitor Hermano Tavares e demais membros da Administração da Unicamp. Na mensagem aos estudantes, o ministrou destacou o nível de excelência alcançado pela instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão ao longo dos últimos anos.

- "Interação entre Universidade e Indústria" foi o tema da palestra proferida pelo vice-reitor da University of Southampton e presidente do Comitê de vice-reitores da Grã-Bretanha, professor Howard Newby no último dia 12, no Auditório da Biblioteca Central. A promoção é da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Durante a apresentação também foram iniciados os contatos para possíveis acordos de integração e cooperação com aquele país.

Evento

Jovens do MST fazem curso na Unicamp
A Unicamp e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão promovendo, desde o último dia 14, o 3º Curso sobre Realidade Brasileira para Jovens do Meio Rural. Pelo menos 1,5 mil jovens que integram o movimento em cerca de 20 Estados brasileiros estão participando do evento. Os participantes estão alojados no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, local onde acontece o evento. As atividades se estendem até o dia 23 (sexta-feira).
Veja programação

Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, Luís Carlos Guedes Pinto, o curso, a exemplo das duas últimas edições, propõe uma reflexão sobre a realidade brasileira, compromisso social historicamente assumido pela Universidade. "Estamos, mais uma vez, colocando a reconhecida qualidade acadêmica da Unicamp a serviço do MST. Para transformar esse país, torna-se necessário conhecer sua realidade, papel que o MST vem desempenhando em várias áreas, não apenas na questão agrária".

Ficou estabelecido, na parceria, que a direção do MST garantirá o deslocamento dos seus integrantes até a Universidade, além da alimentação e da limpeza do local do evento. Guedes, que é o coordenador do curso pela Unicamp, ressalta que o evento está sendo realizado em período de férias, quando os espaços para eventos da Universidade ficam ociosos.

Palestras e atividades culturais constam na programação do evento. Participam do curso, entre outros nomes, Frei Betto, Augusto Boal, Gilmar Mauro, José Arbex, Hamilton de Souza, Raimundo Pereira, Clara Charf e João Pedro Stedile.

O reitor da Unicamp, Hermano Tavares, abriu oficialmente o evento. Em seu discurso, o reitor desejou boas vindas aos jovens, ressaltando que as portas da Unicamp estão e permanecerão abertas para aqueles que queiram discutir e procurar saídas para os problemas sociais que afligem o país.

As atividades estão sendo realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno. A Escola Nacional Florestan Fernandes, que é coordenada por Adelar João Pizetta e é responsável pela formação dos integrantes do MST, programou, para o penúltimo dia, a elaboração de uma síntese e avaliação geral sobre o curso.

Serviço

Nova central unifica atendimento
O s usuários dos serviços oferecidos pela Prefeitura Universitária agora terão mais comodidade na hora do atendimento. Desde o último dia 14 está funcionando uma Central, onde estão unificados o atendimento dos serviços de Vigilância, Transporte, Trânsito, Restaurante, Telefonia, Parque Ecológico e Urbanismo. Apenas as solicitações ao Escritório Técnico de Construções (Estec) devem ser direcionadas no mesmo local. De acordo com o prefeito Orlando Fontes Lima Júnior, o objetivo da nova área é racionalizar o atendimento e dinamizar a solução dos mesmos. "Um dos aspectos mais importantes é que, tanto a idéia como a implementação do projeto surgiu entre os próprios funcionários dos setores. "Todo o planejamento foi realizado em equipe", diz.

Para se ter uma idéia das facilidades que isto traz para a comunidade, um funcionário que anteriormente precisava resolver questões junto ao serviço de transporte, fazer cadastramento de veículos ou cancelamento do fretado, por exemplo, e também gostaria de informações sobre refeição, tinha que se deslocar em pelos menos dois locais distintos, pois os setores estão espalhados pelo campus. "Agora a situação é outra.

O usuário poderá fazer tudo em um único local", explica a coordenadora do Restaurante Universitário e uma das responsáveis pela implantação da Central, Tânia Denise de Almeida.

No total, cinco funcionários passaram por treinamento e estão aptos a prestar informações gerais, realizar o cadastramento de veículos, alteração, cancelamento e cadastramento para o transporte fretado, além de receber documentos e solicitação de serviços. Além disso, foi montada uma sala especial com infra-estrutura necessária. "Estamos capacitados para atender uma média de 80 a 100 usuários por dia", explica a coordenadora do novo serviço, Sueli Marli Ribeiro.

Além da Central de Atendimento – instalada no prédio 1 da Reitoria, ao lado da Agência da Nossa Caixa, cujo horário de funcionamento é das 9 às 17 horas – a Prefeitura também mantém uma Home Page atualizada diariamente (endereço www.prefeitura.unicamp.br), um telefone para informações 3788-5050 e um e-mail para esclarecimentos (atendimento@prefeitura.unicamp.br).

Educação

Programa capacita professor para ensino a distância
Tânia Regina Gregório, professora de Inglês do Ensino Fundamental na Escola Comunitária Aletheia, teve recentemente sua primeira oportunidade de desenvolver conteúdo para ensino a distância na Unicamp.

Ela não esconde sua satisfação com o resultado e acredita que este tipo de exercício pode melhorar, e muito, sua performance dentro da sala de aula. Ela e outros 34 professores e técnicos de informática do Brasil, Estados Unidos e México, participaram do 1o Workshop on Distance Learning Development and Implementation.

Realizado de 5 a 9 de fevereiro, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), o evento faz parte do Partnership in Global Learning (PGL). O programa é financiado pela Lucent Foudation, através de um convênio com a Universidade da Flórida (EUA), cujo objetivo é criar uma banco de dados com conteúdos para ensino a distância nas áreas de Ciências e Matemática. De acordo com o coordenador do programa na Unicamp e professor da FEEC, Leonardo Mendes, até o final de 2002 estarão sendo organizados outros dois workshops para treinamento de professores de ensino fundamental e médio.

Conforme explica Elizabeth Lowe, da Universidade da Flórida e diretora do PGL, a idéia é direcionar os esforços na captação de recursos para a expansão do programa em outros países, em especial da América Latina. "Nossa expectativa é alcançar perto de 1.000 profissionais até o final do próximo ano", diz. Com isso, espera-se atingir cerca de trinta mil pessoas, uma vez que o efeito é multiplicador: cada pessoa treinada fica com o compromisso de treinar outros 10 em sua comunidade.

Apresentação dos trabalhos – No dia 9 – último dia do Workshop – os professores e técnicos apresentaram os trabalhos desenvolvidos. Ao longo do treinamento, eles tiveram contato com o que há de mais atual na área, ferramentas de última geração e realidade virtual. Os projetos elaborados em apenas três dias surpreenderam a diretora do PGL. "Fiquei entusiasmada com o nível de aprendizado dos profissionais", comenta.

De acordo com Elizabeth, os resultados provam que é possível cumprir os prazos já estabelecidos. "As técnicas de ensino são bastante eficazes".

Agora, os professores devem encaminhar seus projetos na versão final e, se aprovados, eles ficaram armazenados no banco de dados do PGL e disponibilizados para escolas conveniadas interessadas.

Vida Universitária

Painel da Semana

Geoprocessamento - O Instituto de Computação (IC) recebe até dia 21 (quarta-feira) inscrições para o curso de especialização em Geoprocessamento, na modalidade extensão universitária, com início no sábado 3 de março. Os interessados devem procurar a secretaria da Escola de Extensão, apresentando documento de escolaridade superior, currículo e carta justificando porque deseja fazer o curso. Mais informações pelo e-mail ext-geoproc@ic.unicamp.br ou www.ic.unicamp.br

Movimento – A Faculdade de Educação Física (FEF) abre inscrições dia 19 (segunda-feira) para o curso de especialização (modalidade extensão) de Pedagogia do Movimento. As aulas são destinadas a pedagogos e professores de educação física e terão início em 10 de março, devendo se estender até 18 de maio de 2002. Para se inscrever o candidato tem até o dia 3 de março. Limite de 50 vagas. Informações 3788-7101 e 3788-7279 ou pm@fef.unicamp.br.

Reunião – O Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (SFTO) do HC realiza dia 19 (segunda-feira), às 12 horas, uma recepção aos novos estagiários e, ao mesmo tempo, encerramento das atividades dos estagiários de 2000. O encontro está previsto para ocorrer na sala vip da Otorrinolaringologia, localizada no segundo andar. Informações: telefone 3788-7065.

Coleta de sangue – Doações podem ser realizadas em postos fixos ou volantes do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro), localizado no campus de Barão Geraldo (telefone 3788-8705); no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (Avenida Faria Lima, 340, Parque Itália, telefone 3272-5501), no Hospital Celso Pierro (Avenida John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama, telefone 3729-8382), e ainda pelo programa de coletas externas (informações pelo telefone 3788-8705). O cronograma de fevereiro prevê coletas nos 20, 21 e 22 (terça a quinta-feira), das 8 às 12 horas, em frente a Catedral. O site é www.hemocentro.unicamp.br/.

Bibliotecário – O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) mantém abertas até dia 21 (quarta-feira) as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de uma vaga de auxiliar de bibliotecário. Os interessados devem procurar o assistente técnico da unidade, Gilmar Dias, das 9 às 17 horas. O e-mail é gilmar@iel.unicamp.br e o telefone é 3788-1500.

Palestras abertas – A Informática de Municípios Associados S.A. (IMA), empresa de economia mista da Prefeitura de Campinas, realiza dia 22 (quinta-feira), a partir das 15 horas na Escola Estadual Carlos Gomes (Avenida Anchieta, 80, no centro) a palestra Solução em teleinformática: Uma abordagem contemporânea. O palestrante é Enylson Flávio Martinez Camolesi – engenheiro eletrônico formado pela Unicamp e pesquisador em Telecomunicações no CPqD de 1986 a 1999, é atualmente diretor de Informatização da Prefeitura de Campinas.

Circulação extra-corpórea – A disciplina de Cirurgia Cardíaca da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) estará, pela primeira vez, promovendo o curso de especialização em Circulação Extra-Corpórea e Suporte de Vida Avançado, através da Escola de Extensão (Extecamp). As inscrições vão até dia 22 (quinta-feira), na Extecamp (prédio Reitoria I). O curso, oferecido a graduados nas áreas de ciências biológicas e da saúde, inicia em março deste ano e termina em fevereiro de 2002. Informações: telefone 3788-4646.

Litografia – O Ateliê de Gravura do Departamento de Artes Plásticas (DAP) do Instituto de Artes (IA), promove de 5 a 9 de março, das 9 às 13 horas, um curso de Litografia. As inscrições estão sendo aceitas até dia 23 (sexta-feira), no DAP, das 9 às 12 horas e das 14 às 17, em dias úteis. Os interessados deverão levar no ato da inscrição currículo resumido, projeto a ser desenvolvido no curso (máximo duas folhas) e Portfólio. O resultado da seleção será conhecido em 27 de fevereiro e a lista dos selecionados será publicada na página do Centro de Pesquisas em Gravura em www.iar.unicamp.br/cpgravura/. Mais informações pelo e-mail cpgravura@iar.unicamp.br.

Cidadania – Realizar mais um curso de Formação de Adolescentes para o Exercício da Cidadania, na sexta-feira 2 de março. Esta é a proposta do SOS Adolescente, organização não-governamental (ONG) apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, que desde 1992 vem formando adolescentes de baixa renda, com idade entre 14 e 16 anos e pouco ou nenhum acesso à informação. Terceiro da série, o curso acontece às quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 11h30. É pré-requisito que o jovem freqüente a escola formal. Informações pelo telefone 3234-1481.

Psicoterapia – A Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo SPA-Camp, da qual fazem parte docentes da Universidade, inicia seus cursos de 2001 no sábado 3 de março, direcionados a profissionais da área de saúde, social, educação, recursos humanos, professores e demais envolvidos no cotidiano escolar. Mais informações no site www.spagcamp.cjb.net.

Em dia

Revista de informática – Em www.revista.unicamp.br/ encontra-se a publicação eletrônica do Centro de Computação, mantida por diversos especialistas em informática, tanto da Universidade quanto de outras instituições. Aborda assuntos diversos sobre a tecnologia de informação e a Internet, como Linux, segurança de computadores e muito mais. Temas: Universo Internet, as últimas novidades em Linux, administração de sistemas e segurança, segurança de sistemas Unix e aspectos de administração. Traz artigos, Fórum de Dicas (Unix, Photoshop, Flash, Windows), Informática na Educação como um dos pilares para a construção de uma sociedade desenvolvida, informativo técnico, resumos de temas tecnológicos, economia e gestão das tecnologias da informação, além de novidades sobre segurança em roteadores. E-mail: webmaster_revista@ccuec.unicamp.br.

Bookmarks – O site da Dicas-L do Centro de Computação (CCUEC) está oferecendo em www.Dicas-L.unicamp.br/hotlinks uma coletânea especial de web sites, com o que há de melhor sobre diversos assuntos. Tem novo visual e possibilita o download livre do arquivo completo, com perto de três mil endereços categorizados por assunto, o que facilita a consulta pelos usuários. A conversão do arquivo de bookmarks para o formato de páginas web é feita pelo programa bk2site, que pode ser encontrado em http://bk2site.sourceforge.net, onde tem sido mantido ativamente por seu autor e praticamente todos os meses ganha nova versão. Contribuições para esta coleção são aceitas, desde que as informações estejam bem organizadas. Podem ser enviadas para o engenheiro Rubens Queiroz de Almeida, gerente da Divisão de Serviços à Comunidade do CCUEC, em queiroz@unicamp.br.

Campinas – A mostra "Campinas Antiga: exposição de livros, revistas, mapas e almanaques" pode ser vista até 5 de março no 3° andar da Biblioteca Central. Organizada pela Coleção de Obras Raras, contém narrativas de viagem (passagens por Campinas), história local, tipografias e um mapa especial do Guia dos Viajantes na Província de São Paulo, de 1876. O horário é das 9 às 17 horas, durante a semana. Informações: 3788-7025 com Sandra Lane.

Física moderna – A repercussão positiva da 1ª Oficina de Física Moderna, em dezembro último, fez o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) organizar para o sábado 24 de março, a partir das 8h30 na própria unidade, a 2ª Oficina de Física Moderna. Responsável pelo evento, o professor Marcelo Knobel explica que a oficina destina-se principalmente a professores do ensino médio e de cursinhos, bem como ao público em geral, interessados em aprimorar ou atualizar seus conhecimentos sobre a Física Quântica, desenvolvida durante o século 20. Além disso, a 2ª Oficina de Física Moderna focalizará o nascimento da Física Quântica e representa uma oportunidade de se comemorar o centenário da introdução da idéia da quantização da energia, que revolucionou a ciência mundial, causou grande impacto no mundo e na maneira do homem viver. Informações pelo e-mail knobel@ifi.unicamp.br e telefone 3788-5303, ou ainda no site www.ifi.unicamp.br.

Mulher - O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) organiza a 5ª Semana da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março. O evento tem como lema neste ano "Saúde Sexual e Reprodutiva: um Direito a ser Conquistado". Será realizada uma ampla programação no período de 6 a 8 de março. A entrada é franca. Informações mais detalhadas através dos telefones 3788-9415 e 3788-9518.

Inscrições

Otorrinolaringologia – Clínicos e pediatras, além de especialistas da área, poderão participar do 8o Curso Anual de Urgências em Otorrinolaringologia – pela primeira vez direcionado também para profissionais que não são da área. A promoção é do Departamento de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). As aulas começam em 17 de março, no anfiteatro do Instituto Agronômico de Campinas. A finalidade do curso é atualizar os médicos em todas as urgências dessa especialidade e torná-los aptos para diagnosticar os pacientes para o tratamento necessário. Também é objetivo elucidar dúvidas simples sobre 70% das doenças como sinusite, amigdalite, otites e outras. Informações 3294-5485, 9121-0356 ou 9734-9326.

Microbiologia – A área de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) realiza em março o curso de extensão teórico-prático de Técnicas Microbiológicas. Realizado em período noturno, exige segundo grau incompleto, sendo voltado a quem deseja aprender técnicas gerais de microbiologia ou melhorar os seus conhecimentos na área, para aplicação em laboratórios clínicos e científicos. Informações: hofling@fop.unicamp.br ou telefone (19) 430-5226.

Nova logomarca – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC) promove concurso para escolha de nova logomarca. Os trabalhos devem ter formas livres e ser apresentados em duas versões: colorida e preto e branco. O período de inscrição termina em 5 de março, na sede da SBPC em São Paulo ou pelo correio (Rua Maria Antônia, 294, 4º andar, CEP 01.222-010, São Paulo), tanto por pessoas físicas, residentes no Brasil, como de qualquer idade, nacionalidade ou grau de instrução. Informações: telefone (11) 259-2766 e e-mail sbpc@sbpcnet.org.br.

Geociências – Terminam em 5 de março as inscrições para a pós-graduação em Geociências (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Informações e inscrições pelos telefones (51) 316-6359, 316-7140, fax (51) 316-6340 ou pelos e-mails zaghetto@if.ufrgs.br ou lfderos@if.ufrgs.br.

Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores – Promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Reunião Especializada de C&T do Mercosul (Recyt), recebe inscrições até 9 de março. Visa incentivar a pesquisa científica e tecnológica orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre seus países membros. Esta é a segunda edição: realizado a cada dois anos nos quatro países-membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), concede quatro premiações, uma por país, sobre o mesmo tema e regulamento. Este ano focalizará Meio Ambiente - Tecnologias Limpas. Podem participar pesquisadores com até 35 anos de idade. A data final para apresentação dos projetos será também 9 de março. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi. Os interessados podem enviar os trabalhos para premiomercosul@mct.gov.br. Informações adicionais pelo telefone (61) 317-9080 ou no site www.iel.cni.org.br. Há ainda os telefones (61) 317-7884 e 317-7811, e-mail bsantanna@mct.gov.br e site www.mct.gov.br/Temas/mercosul/premiocham.htm.

Prêmio CNPq – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a pesquisas visando ao progresso social, econômico e cultural do país – concede anualmente o Prêmio José Reis de Divulgação Científica àqueles que, por suas atividades, contribuem para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do público leigo. As inscrições terminam em 31 de março. O prêmio é atribuído em três modalidades: divulgação científica, jornalismo científico e instituição. O endereço é Secretaria Executiva do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, CNPq, SEPN 507 - Bloco "B", sala 207, Brasília (DF), CEP 70.740-901. E-mail premios@cnpq.br. Telefone (61) 348-9410 e fax 348-9487. As inscrições enviadas fora do prazo não serão aceitas. A Comissão Julgadora avaliará os trabalhos durante o mês de maio e a entrega será feita no mês de julho, durante a 53° Reunião Anual da SBPC.

Apoio financeiro – A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) está divulgando as informações impressas do "Prêmio Rolex de Iniciativa" (The Rolex Awards for Enterprise), instituído pela empresa internacional para comemorar o cinqüentenário de lançamento do cronômetro modelo "Oyster". As informações também estão disponíveis em www.rolexawards.com. O prêmio tem por objetivo conceder apoio financeiro a projetos que demonstrem espírito de iniciativa nas áreas de Ciência e Medicina, Tecnologia e Inovação, Exploração e Descoberta, Meio Ambiente e Herança Cultural. Exemplos de projetos já financiados com este prêmio incluem a catalogação dos afrescos maias, a produção de leite de camelos na Mauritânia, a investigação e registro da música folclórica do México, o restabelecimento de colônias de pássaros marinhos e a operação de telescópios pela Internet. As inscrições para a edição de 2002 do prêmio para propostas da América Latina terminam em 31 de julho. Os cinco projetos selecionados receberão, cada um, 100 mil dólares norte-americanos e um relógio de ouro.

Oportunidades

Área de Sistemas – Cursando o 4o ano superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Matemática Aplicada à Informática ou cursando o último ano técnico em informática. Desejável conhecimentos de inglês. Enviar currículo para o e-mail rafael.martinez.cecilia@delphiauto.com.

Bolsista de Informática – Curso Superior com conceito de banco de dados, modelagem, HTML, Javascript, Unix/Windows, MSOffice, inglês para leitura manual e conhecimentos de inteligência artificial. Currículo para angelica@cnptia.embrapa.br.

Corporate – Cursando o 4o ano de Economia, conhecimentos em inglês e informática. Enviar currículo para rcarreira@hsbc.com.brcom o assunto "Estágio".

Estágio em várias áreas – O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) está oferecendo vagas para estágio não remunerado (portaria GR-187/90), curriculares ou não, nas áreas de enfermagem, fisioterapia, informática, Laboratório de Pesquisas Bioquímicas, Laboratório de Procedimentos Especializados, Laboratório de Reprodução Humana, arquitetura, nutrição, Programa de Gerenciamento de Equipamentos Médico-Hospitalares, psicologia, serviço social e Cipa Setorial. Os interessados devem apresentar atestado de matrícula, cópia do CIC e RG, currículo, histórico escolar para estágios curriculares com o nome do diretor da escola (ou responsável) e do responsável pela supervisão do estágio, além da cópia do modelo do termo de compromisso. Detalhes pelo e-mail caism@caism.unicamp.br.

Engenharia – Cursando 4o ou 5o ano em Engenharia Elétrica ou Mecânica, conhecimentos em microinformática (Windows e Internet). Trabalho em período integral na cidade de Monte Mor (SP). Enviar currículo para Rua Eugênio Losso, 50, Distrito Industrial Unileste, CEP 13.422-180, Piracicaba (SP), A/C Recrutamento e Seleção.

Engenharia Eletrônica/Mecânica ou Mecatrônica – Domínio da língua inglesa, cursando mestrado ou doutorado, para especialização na área de acústica e entretenimento (áudio-som). Enviar currículo para o e-mail afujimoto@gradiente.com.br.

Engenharia Eletrônica, Mecatrônica, Elétrica ou Mecânica – Estar cursando o último ou penúltimo ano em uma das áreas, ser maior de 18 anos, ter conhecimentos em Windows, noções de Auto-Cad ou Macrostation. Período integral. Contato pelos telefones (11) 7593-3759 ou 4341-3759.

Engenharia Mecânica – Cursando o 3o ou 4o ano, com conhecimentos em qualidade ISO 9000, informática, inglês e espanhol. Enviar currículo para visaorh@aquarium.com.br.

Engenharia Química – Cursando a partir do 2o ano, com disponibilidade para estágio na cidade de Mogi Guaçu. Contatos pelo e-mail curriculomogi@alleata.com.br.

Engenharia Química ou Tecnologia Sanitária – Cursando o último ou penúltimo ano para trabalho em período integral. Residir em Jaguariúna, Campinas, Pedreira, Sumaré, Paulínia e Região. Currículo para o e-mail coliveir@antarctica.com.br.

Ofertas de emprego – O site Dicas–L, em www.Dicas-L.unicamp.br, que diariamente veicula mensagens para 13.151 assinantes, está divulgando vagas para: programador Javascript/Linux, estágio no Instituto dos Estudos da Linguagem (enviar currículo para denisebb@iel.unicamp.br), profissionais analistas de sistemas para a Conectiva/São Paulo (curriculo@sp.conectiva.com.br) e para engenheiro/analista de software e estagiário na TOPCOMM/São Paulo. Verifique no site.

Programador Java/estagiário Unix – Com certificações Microsoft. Os interessados devem encaminhar currículo para rh@kaizen.com.br

Telecomunicações – A Diretoria de Operações da Marlin procura um profissional para área de gerência de rede, que possua amplo conhecimento da arquitetura TCP-IP, uso e manutenção de roteadores, switches e demais equipamentos de rede, bem como bons conhecimentos de telecomunicações e sistemas operacionais NT e Linux. Qualquer informação sobre a empresa pode ser vista no site www.marlin.com.br. Os interessados podem enviar seus currículos em formato Word, incluindo pretensão salarial, para o e-mail leon@marlin.com.br. O telefone é (21) 215-2400.

Ventures – Cursando Economia, Engenharia ou Ciência da Computação (a partir do antepenúltimo ano). Inglês fluente, conhecimento básico em finanças e disponibilidade para período integral. É desejável experiência em empresas de consultoria ou bancos de investimento. Enviar currículo para tis.recrutamento@ondefor.com

Teses

Biologia – "Características estruturais e ultra-estruturais dos espermatozóides de Hymenoptera (insecta)" (doutorado). Candidato: José Lino Neto. Orientadora: professora Mary Anne Heidi Dolder. Dia 16 de fevereiro, às 14 horas, na Sala da Congregação do IB.

Economia – "O perfil de qualificação do trabalhador da indústria de transformação do Estado de São Paulo - 1989 a 1997" (mestrado). Candidato: Ricardo Andres Cifuentes Silva. Orientador: professor Waldir José de Quadros . Dia 21 de fevereiro, às 14 horas, na sala IE-23.

Educação – "Possibilidades da escrita no avanço do senso comum para o saber científico na 8ª série do ensino fundamental" (mestrado). Candidata: Odisséa Boaventura de Oliveira. Orientadora: professora Maria José Pereira Monteiro de Almeida. Dia 13 de fevereiro, às 9h30, na sala de defesa de teses, bloco A da FE.

"O imaginário das águas, Eros e a criança" (doutorado). Candidata: Cláudia Maria Ribeiro Andrade. Orientadora: professora Ana Maria Faccioli de Camargo. Dia 13 de fevereiro, às 14 horas, na sala de defesa de teses, bloco A, piso 1.

"A constituição da subjetividade de mulheres assentadas pelo MST" (mestrado). Candidata: Denise Mesquita de Melo. Orientadora: professora Maria da Glória Marcondes Gohn. Dia 14 de fevereiro, às 10 horas, na sala de defesa de teses, bloco A da FE.

"A prática do estagiando do magistério na perspectiva da práxis educativa: uma análise do estágio supervisionado do CEFAM de Jales" (doutorado). Candidata: Maria Eliza Brefere Arnoni. Orientadora: professora Helena Costa Lopes de Freitas. Dia 15 de fevereiro, às 9 horas, no bloco A da FE.

"Avaliação de programas na área de educação: o programa escola jovem" (mestrado). Candidato: Paulo Marques. Orientadora: professora Lúcia Mercês de Avelar. Dia: 15 de fevereiro, às 14 horas, no bloco C da FE.

"Educação ambiental: práticas e concepções em quatro organizações governamentais no Estado de São Paulo" (mestrado). Candidata: Débora Alexandra Casagrande Santos. Orientador: professor Hilário Fracalanza. Dia 15 de fevereiro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da FE.

"Análise de um trabalho de orientação à famílias de crianças com queixa de dificuldade escolar" (mestrado). Candidata: Nanci de Almeida Rezende Martins. Orientador: professor Valério José Arantes. Dia 16 de fevereiro, às 9 horas, no bloco A, piso 1 da FE.

"A virtualização do esporte e suas novas vivências eletrônicas" (doutorado). Candidato: Alfredo Feres Neto. Orientador: professor João Francisco Régis de Morais. Dia 16 de fevereiro, às 14 horas, no bloco A, piso 1 da FE.

"Ciência, literatura e civilidade" (doutorado). Candidato: Pedro da Cunha Pinto Neto. Orientador: professor Mansur Lutfi. Dia16 de fevereiro, às 14 horas, no bloco C, 2º andar da FE.

"Apropriação do conhecimento pelo setor privado na relação universidade-empresa: um estudo a partir do caso da Unicamp" (doutorado). Candidata: Maria de Lourdes Pinto de Almeida. Orientador: professor Dermeval Saviani. Dia 19 de fevereiro, às 9 horas, no bloco A da FE.

"Docência universitária: um estudo nas áreas de ciências biológicas e da saúde" (doutorado). Candidata: Tânia Maria Paolieri Torniziello. Orientador: professor Newton César Balzan. Dia 19 de fevereiro, às 9 horas, no bloco C da FE.

"Inventário de sentidos e práticas: o ensino na periferia sob o olhar de professoras-pesquisadoras em formação" (doutorado). Candidata: Adriana Dickel. Orientadora: professora Corinta Maria Grisolia Geraldi. Dia 19 de fevereiro, às 9 horas, na sala da congregação, bloco B da FE.

Engenharia Agrícola – "Adequação da dinâmica do uso agrícola e avaliação sócio-econômica das terras do município de Aguaí - SP" (mestrado). Candidata: Rosângela Aparecida Pereira de Oliveira. Orientadora: professora Maristela Simões do Carmo. Dia 19 de fevereiro, às 9 horas, no anfiteatro da Feagri.

"Avaliação dos parâmetros climáticos em casas de vegetação com produção de alface (Lactuca sativa L.) em sistema hidropônico nos períodos de outono e inverno" (mestrado). Candidato: Edilson Costa. Orientador: professor Paulo Ademar Martins Leal. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas, no anfiteatro da Feagri.

"Influência de parâmetros de secagem na qualidade final de manga-passa" (mestrado). Candidato: Laurent Jacques Berthier. Orientadora: professora Marlene Rita de Queiróz. Dia 22 de fevereiro, às 9 horas, na sala EA-4 da Feagri.

"Avaliação da qualidade sanitária e fisiológica de sementes de feijão, com diferentes graus de umidades, em armazenamento hermético a temperaturas constantes" (mestrado). Candidata: Fabiana Gonçalves Francisco. Orientador: professor Roberto Usberti. Dia 22 de fevereiro, às 9 horas, no anfiteatro da Feagri.

"Aproveitamento do resíduo industrial de maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa)" (mestrado). Candidato: Marcelo Cristiano Carneiro. Orientador: professor Kil Jin Park. Dia 22 de fevereiro, às 14 horas, no anfiteatro da Feagri.

"Um olhar sobre o processo organizativo em assentamentos rurais: o caso da Fazenda Pirituba" (mestrado). Candidata: Cyra Malta Olegário da Costa. Orientadora: professora Sônia Maria P. P. Bergamasco. Dia 23 de fevereiro, às 14h30, no anfiteatro da Feagri.

Engenharia de Alimentos – "Produção com tratamento enzimático e avaliação do suco de Yacon" (doutorado). Candidato: Edwin Teófilo Torrez Quinteros. Orientador: professor Hilari Castle de Menezes. Dia 15 de fevereiro, às 9 horas, no salão nobre da FEA.

"Perfil socioeconômico e alimentar das famílias indígenas kaingang de Guariba - RS" (mestrado). Candidata: Ilaine Schuch. Orientadora: professora Maria Antônia Martins Galeazzi (foto). Dia 16 de fevereiro, às 10 horas, no Salão nobre da FEA.

"Determinação das curvas de maturação das variedades cítricas (Citrus sensoriais L. Osbeck) Pêra-no, Natal, Valência e Hamlin" (mestrado). Candidato: Mário Benassi Júnior. Orientador: professor Roberto Hermínio Moretti. Dia 19 de fevereiro, às 15 horas, no Salão nobre da FEA.

"Produção biotecnológica de micetonas por Aspergillus sp. e caracterização do processo fermentativo" (mestrado). Candidato: Vinicius D’Arcadia Cruz. Orientadora: professora Gláucia Maria Pastore. Dia 19 de fevereiro, às 9 horas, no Salão nobre da FEA.

"Estudos com carotenóides de leveduras do gênero Rhodotorula: desenvolvimento de método analítico, influência de inibidores e cultivo em meio alternativo a base de caldo de cana-de-açúcar" (mestrado). Candidato: Fábio Márcio Squina. Orientadora: professora Adriana Zerlotti Mercadante. Dia 20 de fevereiro, às 14h30, no salão nobre da FEA.

Engenharia Elétrica e de Computação – "Modulação Codificada para Sistemas Móveis TDMA" (mestrado). Candidato: Luiz Carlos Faray de Aquino. Orientador: professor Renato Baldini Filho. Dia 15 de fevereiro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

Engenharia Mecânica – "Características do processo de torneamento de materiais endurecidos" (mestrado). Candidato: Francisco Elicivaldo Lima. Orientador: professor Olívio Novaski. Dia 13 de fevereiro, às 9 horas no bloco I da FEM.

"Modelamento analítico e numérico da transferência de calor no processo de soldagem com múltiplos passes" (doutorado). Candidata: Roseli Noriko Suzuki. Orientador: professor Osvair Vidal Trevisan. Dia 19 de fevereiro, às 9 horas, no bloco I da FEM.

"A coleta informal de lixo no município de Campinas - SP: uma análise na perspectiva das questões energéticas e da qualidade de vida" (mestrado). Candidato: Cleci Streb. Orientadora: professora Sônia Regina de Cal Seixas Barbosa. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas, no bloco I da FEM.

"Um estudo não linear de ressonâncias internas em rotores com efeito giroscópico" (mestrado). Candidata: Kelly Cristine Ponte Rodrigues. Orientador: professor José Manoel Balthazar. Dia 20 de fevereiro, às 14 horas, no bloco K da FEM.

"Morfologia de polímeros (bioreabsorvíveis) como suporte para cultura de osteócitos" (mestrado). Candidato: Samuel H. Barbanti. Orientadora: professora Eliana Dueck. Dia 23 de fevereiro, às 14 horas, no bloco I da FEM.

"Sobre a utilização de sistemas de informação na formulação do planejamento estratégico nos modernos sistemas organizacionais" (mestrado). Candidato: Marcos Ricardo Rosa George. Orientador: professor Antônio Batocchio. Dia 23 de fevereiro, às 10 horas, no DEF.

"Influência do teor de O2 e da velocidade do ar na formação da fuligem em chamas difusas de acetileno com escoamento anular paralelo do oxidante" (mestrado). Candidato: Alex Álisson Bandeira Santos. Orientador: professor Leonardo Goldeinstein Júnior. Dia 23 de fevereiro, às 10 horas, no bloco I da FEM.

Engenharia Química – "Síntese de fosfatidilcolinas diacetilênicas, preparação e caracterização de lipossomas polimerizados para aplicações na liberação controlada de medicamentos" (doutorado). Candidato: Paulo de Tarso Hennies. Orientadora: professora Maria Helena Andrade Santana. Dia 19 de fevereiro, às 14 horas, na sala da congregação, bloco B da FEQ.

Matemática – "Contato e vértices de curvas em variedades de curvatura constante" (doutorado). Candidata: Claudia Candida Pansonato. Orientadora: professora Sueli Irene Rodrigues Costa. Dia 22 de fevereiro, às 10 horas, no anfiteatro do Imecc.

"O produto triplo de Jacobi - aspectos analítico e combinatório" (mestrado). Candidata: Sandra Regina de Oliveira. Orientador: professor José Plínio Oliveira Santos. Dia 1º de março, às 14 horas, no anfiteatro do Imecc.

"Módulos de espaço de estados e o modelo de volatilidade estocástico" (mestrado). Candidato: Anderson Carlos Oliveira Motta. Orientador: professor Luiz Koodi Hotta. Dia 1º de março, às 16 horas, na sala 221 do Imecc.

Medicina – "Crianças com dificuldades escolares: uma abordagem terapêutica com contos de fada" (mestrado). Candidata: Rosana Ap. Melli. Orientador: professor Joel Sales Giglio. Dia 13 de fevereiro, às 9 horas, no anfiteatro da CPG/FCM.

"O grupo como estratégia de sobrevivência: configurações vinculares de crianças na favela" (doutorado). Candidata: Hilda Coutinho Oliveira. Orientador: professor Evandro Gomes de Matos. Dia 15 de fevereiro, às 9 horas, no anfiteatro da CPG/FCM.

"Masculino e feminino num estrato cultural brasileiro: mandatos e gênero e expressões simbólicas arquetípicas" (doutorado). Candidata: Lucélia Braghini. Orientador: professor Joel Sales Giglio. Dia 15 de fevereiro, às 9 horas, no anfiteatro do Salão nobre da CPG/FCM.

Química – "Desenvolvimento de um eletrodo íon seletivo para cálcio e sua aplicação em FIA na análise de soro sangüíneo" (mestrado). Candidata: Karin Yanet Chumbimuni Torres. Orientador: professor Lauro Tatsuo Kubota. Dia 19 de fevereiro, às 14 horas, no IQ-17.

"Utilização de fibras de carbono como material eletródico para construção de sensores e biossensores" (doutorado). Candidata: Rosângela Margarete de Carvalho. Orientador: professor Lauro Tatsuo Kubota. Dia 21 de fevereiro, às 14 horas, no IQ-3.

"Decomposição térmica e fotoquímica da s-nitrosoglutationa com liberação de óxido nítrico(NOº): efeito da matriz de poli(etileno glicol)/água e dos íons Cu2+" (mestrado). Candidata: Amedea Barozzi Seabra. Orientador: professor Marcelo Ganzarolli de Oliveira. Dia 22 de fevereiro, às 14 horas no IQ-17.

"Avaliação do uso de métodos de integração numérica na discretização de transformadas integrais" (mestrado). Candidato: André Severo Pereira Gomes. Orientador: professor Rogério Custodio. Dia: 22 de fevereiro, às 14 horas, na sala IQ-3.

Mercado

Projeto beneficia pequenas empresas de base tecnológica
A s pequenas e médias empresas de base tecnológica ganharam um aliado para o seu desenvolvimento - o Projeto INOVAR. Criado pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, o projeto tem o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, estimulando o mercado de capital de risco e favorecendo os pequenos empreendedores a captar recursos através de investidores que tornam-se acionistas da empresa, assumindo o risco do investimento juntamente com o empresário.

O projeto, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp, foi lançado em maio de 1999, no Rio de Janeiro, a exemplo da "angel investors", que nos Estados Unidos têm uma importância fundamental na capitalização das empresas de base tecnológica de menor porte. Em Campinas, o projeto foi apresentado no dia 1º de fevereiro, no auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IF) da Unicamp, por Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Novas Operações da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia – Finep-MCT e coordenadora do INOVAR.

A reunião, que contou com a presença de pequenos e médios empresários e professores da Universidade, teve como objetivo apresentar o Projeto e o 3º Venture Fórum Brasil, a ser realizado em conjunto com Fapesp e Associação Brasileira de Capital de Risco - ABCR, em São Paulo nos dias 18 e 19 de abril, no Hotel Maksoud Plaza. O primeiro Venture Fórum foi realizado em outubro do ano passado, com a participação de 300 empresas cadastradas, 14 empresas finalistas e 43 investidores presentes, representando 25 diferentes instituições. O segundo foi realizado em dezembro em Porto Alegre.

O Venture Fórum Brasil é uma estratégia utilizada pelo Projeto INOVAR, onde foi criada uma estrutura institucional abrangente, capaz de unir os agentes do mercado de capital de risco e os empresários de pequenas e médias empresas, a fim de estimular o crescimento da participação do capital de risco nos projetos de inovação tecnológica no Brasil, além de oferecer aos empreendedores selecionados apoio intensivo de alto nível para aprimoramento de suas ofertas ao público investidor.

Segundo Luciane, o 3º Venture Fórum será o melhor e maior evento por se tratar do Estado de São Paulo. A meta, segundo ela, é de 50 empresas pré-selecionadas e 25 finalistas. A expectativa é que haja 80 investidores. Para apoiar as empresas participantes dos Ventures Foruns promovidos pela Finep, está sendo formada uma nova linha de financiamento de risco com valor previsto de R$ 150 mil por empresa. O Banco Interamericano de Desenvolvimento Bid/MIF está aprovando internamente a autorização para investir US$ 15 milhões através de incubadora de fundos e a concessão de um grant para apoio às diversas ações do INOVAR.

Para cadastrar a empresa ou projeto para participar do Venture Fórum basta acessar o site www.venturecapital.com.br. O site tem também por objetivo servir como ponto de encontro virtual entre investidores e empresas que desejam captar recursos de capital de risco, passando a se apresentar numa vitrine virtual, onde investidores em busca de oportunidades de investimento, mediante obtenção de uma senha, poderão pesquisar e selecionar empresas para uma abordagem mais estreita, além de oferecer outros serviços e informações.

Pesquisa

Começam as inscrições para bolsas de iniciação científica
Estudantes de todas as áreas que estejam matriculados nos cursos de graduação ( a partir do 2º ano) da Unicamp, poderão solicitar bolsas de iniciação científica para desenvolver um projeto de pesquisa. As inscrições acontecem de 12 de março a 6 de abril, exclusivamente via on-line pelo endereço
www.prp.unicamp.br/pibic. Além das bolsas oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, através do PIBIC/CNPq, a Universidade também oferece 200 projetos de pesquisa pela Pró-Reitoria de Graduação (Serviço de Apoio ao Estudante). O processo seletivo para concessão dos dois tipos de bolsa é realizado em conjunto.

Para se inscrever o aluno não deve estar no último ano do curso. É necessário também ter um professor da Unicamp para orientar os trabalhos. Juntamente com a inscrição, o candidato deverá encaminhar seu Curriculum Vitae e do docente orientador. A seleção acontece no período de 23 de abril a 18 de maio por um Comitê Assessor das pró-reitorias de Graduação e Pesquisa. A lista com o resultado final dos selecionados sai em 4 de junho e os pedidos de reconsideração serão aceitos nos dias 7 e 8 de junho, pela Internet no endereço acima.

O aluno terá um ano para desenvolver a pesquisa – início em agosto/2001 e término em julho/2002 – e receberá uma bolsa equivalente a 1/3 do valor da bolsa para mestrado do CNPq, o que corresponde atualmente a R$ 241,51. O calendário para as novas solicitações e o formulário para inscrição encontram-se no endereço acima. Informações no Serviço de Apoio ao Estudante no telefone 3289-4135.

Saúde

Reforma amplia capacidade de PS
Faltam poucos detalhes para a conclusão do Projeto de Readequação do Pronto-Socorro (PS) do Hospital das Clínicas da Unicamp. Esta previsão é do coordenador médico do PS de Adultos – o cardiologista Willian Cirillo. Mesmo assim, ele garante que o PS estará atuando dentro de sua capacidade máxima, que é de 350 pacientes/dia.

O projeto da reforma foi financiado pela Superintendência, pela Universidade e teve apoio da iniciativa privada, como a doação de bancos para a sala de espera e tintas para pintar as paredes. A área física do PS foi ampliada de 400 para 1.300 metros quadrados. O objetivo era, de acordo com Cirillo, melhorar o fluxo interno de pessoas, humanizando o atendimento.

Antes da reforma, pacientes mais graves conviviam lado a lado com pacientes que não necessitavam propriamente de atendimento de emergência (a maior contingência dos casos). Com essa meta cumprida, de agora em diante o PS poderá resolver em parte o problema, separando urgências e emergências. E o melhor: "durante o período de reforma, em nenhum momento foi interrompida a assistência ao paciente", salienta Cirillo.

Conquistas – O novo PS ganhou dois amplos banheiros, além de adequar algumas áreas, tornando-as exclusivas para pacientes em pré-consulta e para entrada e saída de ambulâncias. Também construiu uma segunda sala de urgência e ampliou a área de observação de pacientes mais graves. A área de Pediatria foi contemplada com uma sala de emergência e, a de Ortopedia, com uma sala de gesso, uma sala de consultas independente e uma área de observação.

Segundo Cirillo, para a conclusão da obra, falta apenas o acabamento do novo de acesso à sala de recepção, aonde estão sendo construídas salas de apoio para o Serviço Social, Polícia Militar, Motoristas das Ambulâncias, Arquivo, e ajustes na área da Pediatria. "Isso liberará espaço para o atendimento dentro do PS", diz.

O atendimento ao PS do HC é feito de maneira espontânea – a pacientes da macro-região de Campinas e de todo Brasil – e referenciada, assistindo à DIR-12, DIR-14 e DIR-15 do Estado de São Paulo, grande ponto de apoio do Samu-Campinas e a principal referência das estradas da região.

Especialização

Curso reabre discussão sobre importância do perfusionista
Para o cirurgião corrigir um defeito cardíaco, no caso uma falência que impossibilita a vida, na maior parte das vezes é necessário desviar o sangue, isolando coração e pulmões. Como a operação exige muito do cirurgião, o fato de ter um auxiliar nesse procedimento o coloca em certa vantagem para apenas se concentrar na cirurgia. Pensando nisso, a Disciplina de Cirurgia Cardíaca da FCM resolveu promover, pela primeira vez, o curso de especialização em Circulação Extracorpórea e Suporte de Vida Avançado. Nele, o profissional que pretende ser perfusionista aprenderá como dominar essa técnica de suporte à cirurgia cardíaca e a outras disciplinas.

Oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), o curso já está com as inscrições abertas, que vão até o próximo dia 22 (quinta-feira), na própria Extecamp – prédio 1 da Reitoria. O curso é destinado a graduados nas áreas de ciências biológicas e de saúde, como biólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, médicos, devendo iniciar em março deste ano. Terá duração de um ano, terminando em fevereiro de 2002. As vagas são limitadas (apenas oito).

"É importante implantar centros de qualificação nessa área. No Brasil, esse curso é ministrado apenas pelo Incor e pela Escola Paulista de Medicina", declara o enfermeiro Nilson Antunes, perfusionista em Campinas que co-orienta o curso, coordenado pelo cirurgião Reinaldo Wilson Vieira.

Durante o procedimento, o sangue é desviado para um equipamento – bomba de circulação extracorpórea – que filtra o sangue, oxigena, retira dióxido de carbono e devolve para o paciente. O resultado é corretivo. Informação através do telefone 3788-4646.

Cidadania

Voluntários da saúde são homenageados
O calendário mundial registra que 2001 é o Ano Internacional do Voluntariado. Na área hospitalar, os diversos grupos de voluntariado atuam junto ao paciente na assistência espiritual, captação de recursos, confecção de artesanato, defesa dos direitos dos pacientes e humanização do atendimento hospitalar.

No próximo dia 20 (terça-feira), por iniciativa do Serviço Social e da Capelania do HC, às 14 horas, haverá uma homenagem aos grupos de voluntários da Área de Saúde da Unicamp no anfiteatro da FCM (Legolândia). Na abertura, um culto ecumênico de ações de graças trará em sua liturgia uma palestra, seguida de algumas apresentações musicais. Um café da tarde encerrará as atividades com uma confraternização de todos participantes.

A diretora do Serviço Social, Sandra Regina de Angelis Monteiro Terra, uma das organizadoras da homenagem, afirma que o papel de um voluntariado na área de saúde é de grande importância porque ele visa cumprir compromissos de cidadania e solidariedade. "Não é por serem voluntários que ficarão livres de uma rotina. Os nossos voluntários sempre ficam ligados a algum serviço e cadastrados quando aceitos. Sua entrada não é franca na instituição", explica Sandra.

Atualmente, a Área de Saúde da Unicamp conta com mais de 100 voluntários, distribuídos no Núcleo de Voluntários do Hospital das Clínicas (Nuvohc), Capelanias do HC e Caism, Laborterapia do Caism, Hospitalhaços, Vida – Centro de Apoio ao Transplantado, Associação de Chagásicos de Campinas e Região, Associação "Viva e Deixe Viver", Associação de Assistência à Criança e Adolescentes com Doença Renal de Campinas e Região (Aacar), Associação de Renais Crônicos de Campinas, Sociedade de Assistência à Fibrose Cística, Associação de Assistência aos Portadores de Hepatites, Candidatos e Transplantados Hepáticos do Interior do Estado de São Paulo (Apohie) e Associação dos Diabéticos do HC. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3788-7250.

Integração

‘Tutor’ orienta calouro da Medicina
"Calouros", "bixos", "novatos". Esses e outros designativos são utilizados para tratar os primeiranistas ingressantes nas faculdades de todo país. Se não bastassem as brincadeiras de gozação para recepcioná-los, ao longo dos anos essa brincadeira evoluiu, passando a trote e depois ganhando conotações mais violentas até que atualmente está voltando aos bancos universitários, mas com um espírito de camaradagem. Prova disso é a realização, pela primeira vez na Unicamp, do Projeto "Adote um Calouro", encabeçado por uma comissão do Centro Acadêmico "Adolpho Lutz" (Caal), da Medicina.

A idéia é que cada calouro tenha por "tutor" um estudante veterano quando chegar à Unicamp. Na verdade, o veterano passará orientações sobre como chegar aos setores essenciais do campus (Reitoria, bibliotecas, institutos, faculdades, diretoria acadêmica, Correios e Telégrafos, restaurantes, pontos de ônibus, Cecom, hospitais, graduação do curso, salas de aula) e de Campinas (fatos culturais, livrarias, lugares para compras, moradia, medidas de segurança, restaurantes entre outras dicas).

"Não queremos que o veterano seja uma babá do calouro, mas queremos que estabeleça uma amizade ou um importante vínculo que fique até o final do curso", explica Maíra Migliari Branco, que faz parte da comissão de outras nove pessoas do projeto.

Cem veteranos já se inscreveram para tutoriar os calouros.

Um grupo do Caal passou para os calouros um questionário, no dia da matrícula, sobre a adoção, contendo dados pessoais e informações necessárias para participar do projeto. Outros detalhes podem ser obtidos no Caal, pelo telefone 3788-7942.

Lançamentos

O Infame Comércio — Propostas e experiências no final do tráfico de africanos para o Brasil (1800-1850)
Autor: Jaime Rodrigues
Edição: Editora da Unicamp em co- edição com o Cecult
238 páginas
R$ 19,90
Com base em cuidadosa pesquisa, o autor procura interpretar e mostrar a forma como os partidos e as facções sociais diversas da época notavam a questão do tráfico e de como era a influência da Inglaterra para acabar com o comércio existente no país.

Escrito de maneira acessível, o leitor pode encontrar personagens conhecidos e outros quase esquecidos quando o assunto é o tráfico: senhores de escravos e seus representantes no Legislativo, a população livre e pobre, que assistia aos desembarques clandestinos, além dos africanos livres e os escravos que demonstravam de forma clara a sua insatisfação com as condições do cativeiro.

Enxuto, direto, denso, porém de fácil leitura, o livro é significativa contribuição à historiografia sobre o tráfico e merece a atenção de todos os estudiosos da História do Brasil.

Indústria Brasileira — Origem e desenvolvimento
Autor: Wilson Suzigan
Edição: Editora da Unicamp em co-edição com a Ucitec
421 páginas
R$ 35,00
Resultado de tese de doutorado defendida há 17 anos, na Universidade de Londres, o livro de Suzigan é considerado uma das mais completas obras históricas sobre os primórdios da industrialização no Brasil. Suzigan é economista e professor de Economia na Unicamp desde 1985.

O livro é uma análise original, pormenorizada e abrangente do processo de 70 anos — que vai de 1869 a 1939 — baseada em fontes primárias do Brasil e do exterior, assim como na consulta de ampla e diversificada bibliografia.

Precedidos por breve introdução e seguidos de uma conclusão, os quatro capítulos são complementados por três apêndices relativos às exportações de máquinas e equipamentos da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e da Alemanha para o Brasil; aos diversos índices estatísticos empregados nas tabelas do texto principal, e às fábricas de tecidos de algodão estabelecidas no Brasil antes de 1905.

A Trama da Terceirização
Autor: Juliana Colli
Edição: Editora da Unicamp
132 páginas
R$ 13,00
Início da década de 90. Com a liberação das importações de tecido, o setor têxtil de Americana (SP) sofreu uma forte retração de mercado, gerando com isso uma considerável crise no setor. Para melhorar a competitividade dos tecidos brasileiros frente aos importados, empresários do setor foram obrigados a redefinir as formas de produção e trabalho na indústria de tecelagem, utilizando, para isso, o que chamam de façonismo, também conhecido como terceirização ou prestação de serviços, modelo de trabalho adotado na França e na Itália no século passado para produzir tecidos e roupas.

Juliana Colli — mestre em sociologia na área de trabalho e sindicalismo pelo IFCH/Unicamp — se utiliza do pólo industrial de Americana para mostrar como hoje a terceirização está presente na cadeia produtiva brasileira em que pequenos proprietários abrem suas próprias empresas para comercializar a sua força de trabalho, criando dessa maneira novos mecanismos de produção.

No livro a pesquisadora procura ainda desmistificar o mundo encantado da pequena produção dos trabalhadores autônomos enquanto uma possível alternativa para se livrar do patrão e se tornar empresários.

Pessoas

‘Campeão’ de vestibulares escolhe Unicamp
O primeiro colocado no vestibular 2001 da Unicamp é um jovem habilidoso, habituado a estudar e premiado em olimpíadas de matemática. Vem do colégio Etapa para cursar Ciência da Computação este jovem tranqüilo chamado Sérgio Tadao Martins, residente há 18 anos na capital paulista, mais precisamente no bairro São João Clímaco (região do Ipiranga). Os traços são tão mestiços quanto o nome, e o sorriso é de quem não esteve muito tenso durante a preparação para o vestibular. Como garante, Martins não estudou pensando na classificação nem optou por uma preparação muito intensa, mas sim no ingresso na universidade, para ele, um objetivo antigo que o acompanha desde o ginásio e, mais intensamente, durante o segundo grau.

A nota obtida por Martins no exame da Unicamp foi 82,27, a terceira maior nos últimos 15 anos. Segundo o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ângelo Cortelazzo, o curso de ciência da computação é o terceiro mais concorrido da Universidade, antecedido pelo curso de medicina e o de biologia. Cortelazzo atenta para o fato de que não só Sérgio, como outros 44 candidatos tiveram a destreza de eliminar outros 39 concorrentes. O curso é realizado somente no período noturno.

Nem um pouco esnobado pela classificação, mas feliz, o calouro compreende que foi privilegiado por ter estudado em um colégio da rede particular e cujo currículo é todo voltado para a preparação para o vestibular. Nem um esforço fora do normal, garante Martins, que nos horários em que não tinha compromisso com a escola, dedicava-se a partidas de vôlei e passeios com os amigos. Nada de neurose e muito menos mudanças em sua rotina, simplesmente a responsabilidade de aprender para saber aplicar.

Pioneiro de uma lista de 2.355 calouros que vão ser recepcionados em 2001 pela Unicamp, Martins elegeu a universidade pela reputação reconhecida pelos amigos e observada por meio de divulgação de pesquisas na imprensa e em periódicos. A iniciativa de fazer exame diferente de outras comissões é aprovada pelo aluno por acreditar que a dissertação é uma forma de estimular o ponto mais fraco dos estudantes em geral: a linguagem escrita.

Pode não ser uma história de prodigiosidade, mas com certeza é uma história de muita responsabilidade para se chegar onde quer, pois Martins teve boa classificação também nos exames da Unesp, no qual obteve a segunda colocação entre os candidatos de todo o Estado de São Paulo e a primeira no curso de sua opção, que foi ciência da computação. Na USP, também conseguiu a primeira colocação entre os concorrentes de curso. Nada tão difícil para quem desde o segundo grau procura um curso em que possa aplicar com talento a matemática, matéria que já lhe garantiu medalha de bronze na olimpíada internacional de matemática da Romênia e medalha de prata em campeonato nacional. Martins começou a desenvolver suas habilidades com os números e as fórmulas no final da 8ª série, quando optou por realizar o ensino médio no Colégio Etapa, em São Paulo. Segundo ele, o colégio realiza treinamento livre específico para quem deseja participar de olimpíadas.

Mas nem só de números vive o garoto; gosta de música, balança pelo rock nacional, mas não tem predileção por nenhum grupo. Nem um culto a escritores também, mas é fã de romances e, na literatura, gosta do realismo de Eça de Queiros e Machado de Assis. Num olhar para a questão social e o sistema educacional do País, Sérgio avalia que a educação "está de chorar" e atribui à falta de investimento na formação e nos salários pagos a professores brasileiros. A maior ineficiência, em sua avaliação, está no ensino fundamental Quanto à participação de estudantes em programas de comunidade solidária, Martins avalia: "Não dá para ficar parado, olhando. Sempre que possível, é preciso ajudar".

Para o pai Gilberto, administrador de empresas em uma empresa de autopeças nacional, a distância, a partir do momento em que seu filho fixar residência em Campinas, é uma conseqüência natural da vida. A evolução dos filhos, em sua opinião, não depende da vontade dos pais. "Aprender a viver sozinho também faz parte de uma evolução."

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br