Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
A Semana da Unicamp Semana da Unicamp
21 a 27 de fevereiro de 2000

Oficinas da Moradia

A Moradia Estudantil da Unicamp promove o curso gratuito de DO-IN (auto-massagem), ministrado por Mathilde Azoubel, a partir do dia 23 (quarta-feira). As aulas serão ministradas às quartas-feiras, das 19 às 20 horas. Inscrições até até 15 minutos antes do início, na Av. Santa Isabel, 1.125 - Barão Geraldo.

Trote da cidadania é realidade
Na Unicamp, trote violento é coisa do passado. Demonstrações de solidariedade e ações sociais voltadas para o bem-estar do aluno que está chegando na Universidade é a grande tônica das atividades preparadas pelos centros acadêmicos e empresas-juniores para os dias 23 e 24 de fevereiro. "Queremos substituir de vez os tradicionais trotes, muitas vezes violentos e humilhantes", defende Daniel Matos da Silveira, 3o ano de Engenharia Civil e um dos organizadores do Projeto Calouro Cidadão, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).

Além da FEC, também já se organizaram para o trote da cidadania os veteranos do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), Instituto de Economia (IE), Instituto de Biologia (IB), Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Faculdade de Engenharia Química (FEQ), Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

As atividades acontecem nos mais variados locais, escolas públicas, creches, Hemocentro, hospital psiquiátrico, Lagoa do Taquaral e até pedágios em diversas avenidas da cidade (ver quadro). As ações vão desde a limpeza dos locais, o aprendizado em oficinas até a distribuição de panfletos com mensagens de segurança no trânsito, prevenção de doenças e outros. A idéia é valorizar o exercício da cidadania, explica Giacomo Perovano, da Comissão de Trote da FEA, a pioneira na prática do trote com ação social. Outro objetivo é integrar os calouros à nova vida dentro da Universidade e ao mesmo tempo promover um retorno à sociedade.

Incentivo – Em seu segundo ano, a Fundação Educar, mantida pela DPaschoal, vem incentivando os alunos a promoverem o Trote da Cidadania. No ano passado, 15 faculdades concorreram a um microcomputador. Este ano, o concurso será realizado em âmbito nacional. Conforme explica o aluno de Engenharia Agrícola da Unicamp e funcionário da Fundação, Marcelo Resende Scharra de Oliveira Paula, cada vez mais as universidades brasileiras estão aderindo às ações sociais, em vez do trote violento. A entidade, inclusive, já lançou um manual em que explica o porque e como realizar o Trote da Cidadania e mantém um serviço de orientação. "Distribuímos seis mil exemplares em todo o Brasil, guiando os alunos interessados", diz. Outras empresas como Mc Donald’s e Carrefour também incentivam doando material e lanches para os alunos.

Programação
FEC –
Atividades na Sociedade Pró-Menor (Barão Geraldo).
EA – Prêmio para o calouro que trouxer maior número de material e atividades no Hospital Cândido Ferreira (Souzas). Pedágio na Avenida Brasil.
FEEC e FEQ – "Pedágio Consciente" no HC e lavagem e recreação em uma escola da região.
FCM –
Doação de Sangue no Hemocentro
FOP – Curso do Calouro, doação de sangue e coleta de material para uma creche em Piracicaba.
FEAGRI – Atividades na Fundação Chitãozinho e Xororó de Amparo a Criança.
IF – Recebimento de material para doação à entidades assistenciais.
IE – Arrastão de limpeza no Centro Boldrini e Lagoa do Taquaral e pedágio na Norte-Sul.
IB – Plantio de Mudas no Parque Ecológico de Campinas e doação de sangue no Hemocentro

Unicamp discute transferência das ossadas de Perus para a USP
A Unicamp recebeu no dia 15 de fevereiro a visita do Secretário de Segurança Pública do Estado, Mário Papaterra e dos médicos legistas Daniel Munhoz (USP) e Antenor Plácido Chicarino ( coordenador da comissão especial que acompanha o destino das ossadas de Perus, encontradas em uma vala comum no cemitério Dom Bosco). Eles foram recebidos pelo reitor Hermano Tavares e pela comissão que estuda a continuidade dos serviços de medicina legal após a extinção do Departamento de Medicina Legal e Ética (DMLE). No encontro, ficou definida a realização de um inventário das ossadas - incluindo o estágio atual dos trabalhos - para que as mesmas possam então ser transferidas para a USP.

As ossadas estão na Unicamp desde setembro de 1990 e seis desaparecidos foram identificados. Há mais de dois anos, porém, a Universidade declarou não ter condições técnicas de prosseguir os trabalhos.

O Nics na Áustria
As pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics) da Unicamp foram o enfoque central do programa de rádio Ein Roboter Als Komponist ( Um robô compositor) da emissora austríaca Osterreichischer Rundfunk, no último dia 2 de janeiro. Segundo Franz Fluch, produtor do programa transmitido em cadeia nacional, a repercussão foi excelente.

No início da apresentação, é feita uma descrição da Universidade como um todo, situando-a no cenário acadêmico mundial. As estruturas dos centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa também ganharam destaque ao longo da programação.

Na seqüência, a ênfase foi para o conteúdo das diversas pesquisas do Nics, desde a sua criação, em 1983. Seus trabalhos mais destacados são as novas " criaturas sonoras" Kyklos, Vox Populi, Curvasom e Roboser, que tem alterado os hábitos e a maneira de encarar a comunicação sonora a partir de um processo de interação feito com desenhos e gestos.

Pagina 2

Coral Vozes encanta público
E m dez meses de existência, o Coral Vozes – formado por professores, alunos e funcionários da Área de Saúde – tem motivos de sobra para comemorar. "Pelo pouco tempo de ensaio, os resultados são bastante positivos", afirma o regente Carlos Ricardo Rosa. Só no final do ano passado, foram inúmeras apresentações, inclusive números especiais como uma cantata de natal e um recital para as crianças das creches da Unicamp.

O grupo também já conseguiu o apoio cultural de empresa e de pessoas interessadas em ajudar. Para este ano, o planos incluem uma campanha para estimular a participação dos alunos nas atividades do coral e uma divulgação maior. Outra iniciativa será permitir o acesso do público aos ensaios. " Há muita gente que aguarda a consulta ou acompanha pacientes ao Hospital das Clínicas (HC) e poderia participar de um programa diferente enquanto espera" , explica Carlos.

Os trabalhos do Coral começaram em abril do ano passado, por iniciativa da diretoria da Faculdade de Ciências Médicas. O objetivo foi incentivar a prática cultural da comunidade que integra a Área de Saúde. "São pessoas que de certa forma possuem atividades "estressantes" e um pouco de música alivia a tensão do dia-a-dia", esclarece o regente. Atualmente já fizeram seleção de vozes cerca de 120 pessoas e nas apresentações consegue-se reunir cerca de 80 coralistas. O repertório também é bastante eclético, com MPB e até canções folclóricas.

Uma das explicações para o sucesso do Coral, afirma Carlos, é o entusiasmo que envolve todos que participam. "O pessoal se empenha e o rendimento esperado acaba saindo". Salete Brito, funcionária da UTI do HC e coralista se sente satisfeita em fazer parte do grupo. "Não falto. Os dias de ensaio são sagrados", comenta. Agora em março, o Coral Vozes deve se apresentar na Praça da Paz no dia 13 e no dia 16 fará participação especial no 3o Simpósio de Serviço Social em Saúde. Vale lembrar que os ensaios são abertos ao público em geral e acontecem de segunda e quinta-feira, das 12h30 às 13h30. A participação é franca e restrita à comunidade da Área de Saúde.

Carnaval beneficente acontece sexta-feira
A Superintendência e o Serviço Social do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp realizam no dia 25 (sexta-feira), a partir de 21 horas, no restaurante Lake House, o baile pré-carnavalesco do HC com o tema "Brasil 500 anos". O evento inclui um jantar beneficente cuja renda será revertida ao Núcleo de Voluntários do Hospital das Clínicas (Nuvohc). Haverá concurso de fantasias alusiva às comemorações dos 500 anos do Brasil. Os ingressos, ao preço de R$ 25,00 (individual) e R$ 45,00 (dupla), estão à venda no Serviço Social (3o. andar com Salete), na Assessoria de Relações Públicas (Abase – 1o andar) ou na Superintendência (2o. andar, com Marinez).

EXPOSIÇÕES

Olhares sobre o envelhecer

Vinte e dois fotógrafos participam de mostra fotográfica com 100 trabalhos sobre idosos. "Olhares sobre o Envelhecer" faz parte da campanha Cidadão Mais, sobre o tema "Envelhecimento e Cidadania - Aspectos Éticos e Estéticos para uma Política de Envelhecimento com Dignidade". A mostra poderá ser vista até 31 de março, das 8h30 às 17 horas, no Saguão da Faculdade de Ciências Médicas.

Participam fotógrafos de Campinas, São Paulo e Americana, que atenderam o convite do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região. A mostra já foi vista no final do ano passado por 2.500 pessoas no Shopping Brasil Markt Place. Informações adicionais: (19) 788-8867, com Carlos, da Comissão de Ensino de Graduação.

Formandos de artes plásticas expõem
Os formandos do curso de artes plásticas do Instituto de Artes expõem, de 23 de fevereiro a três de março, na Galeria de Arte Unicamp, parte dos trabalhos produzidos durante o ano de 1999. Comporão a mostra, neste período, 43 trabalhos entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e instalação. A realização do evento já é tradicional no final do curso de artes plásticas. Anualmente, os professores escolhem, no encerramento do ano letivo, os trabalhos mais representativos que expressem a idéia pessoal do artista, independentemente da técnica de como foram produzidos. A mostra poderá ser vista de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. A Galeria de Arte Unicamp fica no piso térreo do prédio da Biblioteca Central.

Esocite 2000
O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências da Unicamp realizará em outubro a quarta edição da ESOCITE (Jornadas Latino Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia) em Campinas. O encontro tem por objetivo reunir pesquisadores de diferentes áreas, interessados em discutir o estado da arte da ciência e da tecnologia na América Latina a partir da perspectiva de estudos sociais. Para tanto, o comitê organizador está recebendo, até 15 de março, propostas para contribuições individuais sobre tópicos relacionados ao tema central, que será "Ciência, Tecnologia & Sociedade e o Futuro da América Latina".

Os resumos podem ser escritos em Espanhol, Português ou Inglês e em versões de Word para Windows/98. Enviar o formulário juntamente com o resumo de 150 palavras para: E-mail: redcts@ige.unicamp.br ou Fax: 19 289 1562. Para mais detalhes contatar : Comitê Executivo: Rosana Horio Monteiro (horio@ige.unicamp.br – Coordenadora de Programa);Adriana Teixeira (redcts@ige.unicamp.br; Erasmo Gomes (erasmo@ige.unicamp.br); Clarete Paranhos (clarete@ige.unicamp.br); Tatiana Scalco (scalco@ige.unicamp.br).

LIVRO
O livro Escola e Universidade na Pós-Modernidade será lançado no dia 25 (sexta-feira), às 17h30, no Auditório da Faculdade de Educação da Unicamp. Os professores Elisabete Monteiro de A. Pereira, José Camilo dos Santos Filho, Mike Featherstone, Pedro Goergen e Silvia E. Moraes organizam a obra publicada pela Editora Mercado de Letras. Informações pelo ramal 7758 com Fátima.

Páginas 3, 4 e 5

AGENDA


SEGUNDA-FEIRA

Especialização
O Laboratório de Ensino de Matemática e a Secretaria de Extensão do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica oferecem o curso de especialização em matemática para professores do ensino fundamental e médio (modalidade extensão universitária), no período de 21 (segunda-feira) a 27 de junho. Serão ministradas as seguintes disciplinas: aritmética; geometria plana e desenho geométrico; geometria analítica; funções; trigonometria, números complexos e polinômios; geometria espacial; análise combinatória; elementos de cálculo diferencial e integral; e elementos de álgebra linear. Informações pelo telefone 788 4646.

Museu Dinâmico
O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, localizado no Parque Portugal, oferece diversos cursos neste mês e em março, estando as inscrições já abertas. "Conhecendo a educação ambiental" será realizado aos sábados, até 25 de março, das 8 às 12h30, e dirigido a professores e coordenadores de escolas públicas e particulares, educadores ambientais e interessados em geral. Até 2 de março acontece o curso de "Astronomia planetária", para maiores de dez anos, também das 20 às 22 horas. Os demais cursos são: "Fundamentos de astronomia", de 13 de março a 26 de abril (segundas e quartas para maiores de 12 anos, das 20 às 22 horas); "Introdução à mecânica celeste", de 14 a 30 de março (terças e quintas, 20 às 22 horas, para maiores de 14 anos); "Astronomia solar" (maiores de 12 anos, 15 às 17 horas) e "História da astronomia" (maiores de 12 anos, 18 às 20 horas), de 18 a 29 de abril. O Museu – um convênio entre a Unicamp, a Prefeitura de Campinas e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo – atende pelos telefones 252-2598 e 253-5151.

Gastro
Até 1° de março o Gastrocentro promove o 2° Curso Internacional Avanços no Diagnóstico em Gastroenterologia. O objetivo é proporcionar aos participantes que se aprofundem nas técnicas rotineiramente utilizadas no diagnóstico de doenças digestivas, além de se aprimorarem nos avanços técnicos da área. Desenvolvido no auditório do Gastrocentro e nas salas de exames do Centro, o curso está sendo realizado com o apoio da Japan International Cooperation Agency (Jica), instituição com a qual o Gastrocentro mantém convênio desde 1990, para o desenvolvimento de projetos de cooperação nas áreas de ensino, assistência e pesquisa. "Princípios e avanços técnicos da endoscopia digestiva" e "Métodos de exames endoscópicos nas doenças biliopancreáticas em conjunto com a ultra-sonografia" são dois dos temas que serão tratados durante o curso. Informações pelos telefones 289-9578 e 289-1383 ou pelos e-mails: zeitune@obelix.unicamp.br e tctp_gastro@yahoo.com.

Febre Amarela
O Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) está oferecendo vacina contra a febre amarela para professores, funcionários e estudantes. A vacinação vai até 3 de março, das 10 às 18 horas, ao mesmo tempo em que acontece a campanha na região de Campinas. O atendimento acabará incluído no esquema de rotina do Cecom.

Envelhecer
A mostra fotográfica Olhares sobre o Envelhecer, que reúne trabalhos de 22 fotógrafos de Campinas, São Paulo e Americana, pode ser vista no saguão da Faculdade de Ciências Médicas até 31 de março. Organizada pelo Sindicato dos Médicos de Campinas e região, a mostra estará aberta ao público das 8h30 às 17 horas. São 100 fotografias em preto e branco que retratam o desprezo e o preconceito social com o idoso. A mostra já foi vista no final do ano passado por 2.500 pessoas no Shopping Brasil Market Place, durante a campanha Cidadão Mais – Envelhecimento e Cidadania.

TERÇA-FEIRA

Biologia Vegetal

O curso de pós-graduação em Biologia Vegetal do Instituto de Biologia (IB) realiza no dia 22 (terça-feira) duas aulas com professores convidados da Universidade de Zurich, Suíça. O professor Peter K. Endress fala sobre "The flowers of ‘primitive’ flowering plants – structure, biology and evolution", às 10 horas, na sala da congregação do IB. "Phylogenetics trends in Apocynaceae s.l." é o tema de Mary E. Endress, às 11 horas, no mesmo local. Informações pelos telefones 788-7844 ou 788-7802 ou e-mail: luizakin@unicamp.br

QUARTA-FEIRA

FOP Prepara Recepção aos Calouros
Uma série de palestras marca o primeiro dia de aula dos 80 calouros da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) no  dia 23 (quarta-feira). A programação inclui palestras, jogos, vídeos, coleta de alimentos e doação de sangue, que também está prevista para o dia seguinte (24). A recepção aos calouros foi organizada para evitar trotes violentos no início do ano letivo. As atividades do dia 23 terão início com um café da manhã e, em seguida, estão programadas, pelos professores da FOP, palestras que enfatizam a visão clínica da área de odontologia. Entre os temas a serem apresentados estão as doenças bucais, sua origem e prevenção, próteses e aparelho ortodôntico. Para integrar os alunos ao cotidiano da faculdade, o Diretório Acadêmico "XXI de Abril (CA)" também preparou o seminário "Curso do Calouro", sobre assuntos acadêmicos.

Galeria de Arte
A Galeria de Arte Unicamp do Instituto de Artes inaugura no dia 23 (quarta-feira) a exposição dos formandos em Artes Plásticas/1999. O coquetel de inauguração será às 12h30, com apresentação musical. A exposição de pinturas, desenhos, gravuras, fotografia e instalação pode ser visitada até 3 de março no andar térreo da Biblioteca Central. Participam da exposição os formandos André Fonseca, Cynthia Sanchez, Emi Koide, Filipe Espíndola, Gisele Freyberger, Ingrid Lemos, Julio Giacomelli, Keller Duarte, Marcelo Moscheta, Marilissa Mota, Michele Rodrigues, Paulo Ito, Stella Ramos e Valmir Perez. Informacões pelo e-mail: galeria@iar.unicamp.br.

SEXTA-FEIRA

Vestibular
A terceira lista de classificados para o Vestibular-2000 será divulgada no dia 25 (sexta-feira, a partir de 10 horas, pela Internet (http://www.convest.unicamp.br).

Baile Pré-Carnavalesco do HC
O Hospital das Clínicas (HC) realiza no dia 25 (sexta-feira), a partir de 21 horas, no restaurante Lake House, um baile pré-carnavalesco com jantar beneficente ao Nuvohc (Núcleo de Voluntários do Hospital das Clínicas). O tema é "Brasil 500 anos" e haverá concurso de fantasia. Os ingressos, ao preco de R$ 25,00 (individual) e R$ 45,00 (dupla), estão à venda no Serviço Social (3o andar com Salete), na Abase (1o andar) ou na Superintendência do hospital (2o. andar, com Marinez).

EM DIA

Sangue
O Hemocentro da Unicamp realiza coletas de sangue nos dias 22 e 23 (terça e quarta- feira), das 9 às 12 horas, em frente a Catedral. Informações pelo telefone 788-8710.

Feira de Artesanato
A Feira de Artesanato e Quitutes, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), acontece no dia 23 (quarta-feira), das 9 às 16 horas, na praça do Ciclo Básico. Repete-se no dia 24 (quinta-feira), no mesmo horário, atrás do Restaurante 1. Informações pelo telefone 289-4242.

Novo Link para o Consu
A Secretaria Geral da Unicamp incluiu em seu site um novo link para propostas em tramitação no Conselho Universitário (Consu). A finalidade é informar a comunidade sobre questões relevantes que estão sendo submetidas ao Consu. Professores, alunos e funcionários poderão participar do processo de discussão e análise, enviando comentários e sugestões aos representantes de suas categorias. O site é http://www.sg.unicamp.br/.

AGENDE-SE

Atividades Físicas
A Faculdade de Educação Física (FEF), através da Coordenadoria de Extensão, estará recebendo inscrições de 28 de fevereiro a 3 de março, das 9 às 15 horas. A partir de 9 de março inscrições nas vagas remanescentes, no horário das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas. Neste semestre haverá atividades em musculação, aerodance, futebol (iniciação), tae kwon do, tai chi chuan, capoeira, judô, jiu-jitsu, karatê, escolinha de esportes radicais – escalada, aprender a nadar (natação/hidro), personal training, musculação para universitários sedentários, ginástica localizada, condicionamento físico, ginástica natural, condicionamento físico/step, iniciação em basquetebol, tênis de campo recreativo, escolinha de voleibol, danças de salão, dança de rua, dança do ventre, lambaeróbica, grupo ginástico Unicamp, grupo ginástico FEF/Unicamp, grupo de trampolim acrobático, atividade física e esportiva para deficientes físicos, atividade física e esportiva para deficientes visuais e atividade física e esportiva para deficientes mentais. Informações na Coordenadoria de Extensão da FEF pelo telefone 788-7585 (com Maria ou Marcelo) ou http://www.unicamp.br/fef/

Aula Inaugural
A Faculdade de Educação Física inicia o ano letivo com aula inaugural intitulada "A formação profissional em educação física e a crise da universidade pública", a ser proferida pelo professor Tarcisio Mauro Vago, da Universidade Federal de Minas Gerais. A aula acontece no Centro de Convenções da Unicamp (Apeu II) no dia 1º de março, às 19h30, para o curso noturno, e no dia 2 de março, às 9 horas, para o curso diurno. A atividade é aberta a todos os interessados.

Esocite 2000
O Instituto de Geociências realiza em outubro a quarta edição da Esocite (Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia). Pretende reunir pesquisadores interessados em discutir o estado da arte e da tecnologia na América Latina a partir da perspectiva de estudos sociais. O Comitê Organizador estará, durante esse período, recebendo propostas de contribuições individuais até 15 de março.

Serviço Social em Saúde
Nos dias 16 e 17 de março, o Serviço Social da área de saúde do HC vai promover o 3º Simpósio de Serviço Social em Saúde. O evento, destinado a todos os profissionais da área de saúde, será realizado nas dependências do Centro de Convenções da Universidade. As conferências terão início às 9h30. A primeira (dia 16), proferida pela professora Sonia Draibe, será sobre "Uma nova institucionalidade das políticas sociais". Entre os palestrantes, encontram-se especialistas da USP, PUC, UnB, USF, Unesp e FMUSP. O evento é organizado pelo Serviço Social do HC, Caism, Cepre, Hemocentro, FOP, DAB/DGRH e Cecom, e tem o apoio do Serviço Social da USP e da Unesp. Informações pelo telefone 788-9422.

ESTÁGIOS

Diversos
O programa de estágio Banco Santander Brasil está selecionando dois estagiários de até 24 anos de idade com bons conhecimentos em Excel, Word e Internet, que estejam cursando o penúltimo ano de administração de empresa, economia, ciências contábeis, comércio exterior, engenharia, direito ou semelhantes, que tenham predisposição para vendas de produtos bancários (comodities). Enviar currículo até o dia 3 de março para Avenida Campos Sales, 974, CEP: 13010-081 – Campinas/SP ou pelo e-mail: mrvalle@santander.com.br. Mais informações pelo telefone 232-8466.

Professores de 1° e 2° Graus
O Governo do Japão, através do Ministério da Educação (Monbusho), está oferecendo bolsa de estudos para estudantes brasileiros que queiram aprofundar os estudos nas universidades japonesas. As bolsas, que visam proporcionar a oportunidade de aperfeiçoamento nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas, destinam-se ao treinamento para professores de 1° e 2° graus e língua e literatura japonesa. As inscrições vão até 20 de março no Consulado Geral do Japão, na Avenida Paulista, 854, 3° andar, São Paulo-SP (Departamento Cultural). Informações mais detalhadas devem ser obtidas no telefone 287-0100.

Diversas Áreas
KPMG Consulting está recrutando graduandos latinos que estejam concluindo seus cursos até junho de 2000. Em geral, os interessados devem ser das áreas de engenharia, auditores, Corporate Finance, Marketing, administração e MBAs, entre outros. É necessário ter conhecimento do inglês, espanhol e português. Os currículos devem ser enviados até 10 de abril para Daniela Locreille, Regional Manager, Hobsons Cala. Rapiales 1410-9 L (B1638BFJ) Vicente López. Buenos Aires, Argentina. Telefax: (54-11) 4791-7588 ou e-mail: dlocreille@sion.com.

Engenharia de Alimentos
Fundação Mokiti Okada – Centro de Pesquisa (Polo Ipeúna) – solicita estagiários cursando o último ano de engenharia de alimentos de ambos os sexos e que tenham interesse em atuar nas áreas de controle de qualidade e desenvolvimento de produtos naturais. É necessário possuir conhecimentos em informática, inglês e que tenha dinamismo e aceite novos desafios. Os currículos devem ser enviados para Caixa Postal 033, CEP: 13537-000, Ipeúna/SP, a/c de Oracy.

Química
Dow Corning está selecionando estagiário cursando química, a partir do 3° ano. É necessário ter inglês (nível intermediário) e que trabalhe 40 horas semanais. O local é em Hortolândia-SP. Benefícios: assistência médica e odontológica, refeição, transporte e seguro de vida. Interessados devem enviar currículos para Caixa Postal 081, CEP: 13184-990, para Recursos Humanos, sob o código "ESTÁGIOREPJ". Podem ainda enviá-los através do Fax 887-1681 ou do e-mail: renata.benatti@dowcorning.com.

Área Técnica (Projetos e Orçamentos)
A Moeller Electric Ltda., empresa alemã, busca novos talentos para sua filial/fábrica localizada no Distrito Industrial de Campinas. A empresa atua com tecnologia de ponta no ramo de equipamentos elétricos e painéis de baixa e média tensão/automação industrial. O trabalho envolve atividades com operação de programa de CAD (CADdy) voltado para área de projetos de painéis elétricos de baixa e média tensão. Previsão de conclusão do curso para dezembro de 2001. Carga horária mínima de 30 horas semanais. A empresa oferece bolsa-auxílio, refeição no local, transporte e seguro de vida. Interessados devem enviar currículo sob a sigla DCPO/00 para a empresa, na Rua Wallace Barnes, 45 – CEP: 13055-760, Campinas.

OPORTUNIDADES

População e Desenvolvimento
A Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) e o Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP) recebem até o dia 28 de fevereiro monografias referentes ao 3° Concurso Nacional de Monografias sobre População e Desenvolvimento. O concurso está aberto a três categorias: professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação; profissionais e público em geral; e estudantes universitários de graduação. O objetivo é incentivar a reflexão sobre questões sobre a população e desenvolvimento, incentivando suas inter-relações com a política. Temas como migrações internacionais, a mídia e os novos padrões demográficos brasileiros, demografia da força de trabalho e emprego (ênfase no desemprego infantil), dentre outros, podem ser escolhidos pelos participantes. O julgamento será com base na originalidade, conteúdo, fundamentação e estilo. As inscrições devem ser endereçadas ao 3° Concurso Nacional de Monografias sobre População e Desenvolvimento/99 (CNPD): Setor Bancário Sul – Quadra 1, Edifício BNDES, 8° andar, sala 817, CEP: 70076-900, Brasília, DF. Mais informações pelo telefone (0XX61) 315-5120.

Mercado de Trabalho
Professores do 3° grau e pesquisadores que estão fora do mercado de trabalho já podem se inscrever no Serviço "Mercado de Trabalho" do CNPq/Prossiga, onde há informacões sobre os concursos abertos nas instituições de ensino e pesquisa. Veja em http://www.cnpq.br/prossiga/sim/mercado.html.

Engenheiros Trainees
Astra seleciona engenheiros trainees para área de manutenção elétrica e comercial. Enviar currículos para Astra S/A Indústria e Comércio (Rua Colégio Florence, 59, Jardim Primavera, Caixa Postal 172, CEP: 13209-700, Jundiaí-SP). Informações pelo telefone (11) 7396-7977.

Engenheiro Elétrico e Eletrônico
VIP Assessoria em RH procura engenheiro elétrico e eletrônico. O candidato deve estar cursando o último ano ou ser recém-formado, pós-venda, acompanhamento a clientes, atuação como engenheiro de aplicação. Informações com Gláucia pelo telefone 875-2800 ou pelo e-mail: vop.odt@zaz.com.br.

Gerente Comercial
VIP Assessoria em RH procura engenheiro elétrico com dois anos de experiência, treinamento a vendedores, acompanhamento de vendas, captação de clientes, ampliação de mercado e disponibilidade para atividade externa. Informações com Gláucia pelo telefone 875-2800 ou pelo e-mail: vop.odt@zaz.com.br.

CONCURSOS

Neurologia/Neurociências
Vão até o dia 25 (sexta-feira) as inscrições para o concurso de livre-docência, em RTP, na área de neurologia/neurociências, para o Departamento de Neurologia, da Faculdade de Ciências Médicas. Inscrições na Secretaria Geral. Informações pelo telefone 788-7724.

Regência
Seguem até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o concurso de professor assistente doutor, em RTP, na área de regência, para o Departamento de Música do Instituto de Artes (IA). Informações e inscrições na diretoria do IA, com Denilda. Tel. 289-1510

TESES

Biologia

"Efeitos fisiológicos da fotoinibição da fotossíntese em plantas jovens de cafeeiro Coffea arabica L." (doutorado). Candidato: Jurandi Gonçalves de Oliveira. Orientador: professor Antônio Celso Novaes Magalhães. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 9h30, na sala da congregação do IB.

"Distribuição vertical e flutuação sazonal da macrofauna vágil associada a Sargassum cymosum C. Agardh, em uma praia do litoral norte do Estado de São Paulo" (mestrado). Candidato: Giuliano Buzá Jacobucci. Orientadora: professora Fosca Pedini Pereira Leite. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14h30, na sala da congregação do IB.

"Decomposição e sucessão entomológica em carcaças de tamanhos diferentes: estudos em ambiente de mata natural na região de Campinas, SP". (mestrado). Candidata: Patrícia Jacqueline Thyssen. Orientador: professor Arício Xavier Linhares. Dia: 23 de fevereiro (quarta-feira), às 9 horas, na sala da congregação do IB.

Educação

"A (DES)concentração como estratégia e o fortalecimento institucional como condição na implementação da Política Educacional do Estado de São Paulo (1995-1998)" (mestrado). Candidato: Paulo César Miguél Martins. Orientador: professor José Roberto Rus Perez. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 9 horas, na sala da congregação (bloco D), no 1° andar da FE.

"Sentimento de solidão, bem-estar subjetivo e relações sociais em idosas vivendo sós" (mestrado). Candidata: Marilim Elizabeth Silva Capitanini. Orientadora: professora Anita Liberalesso Neri. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 10 horas, na sala de defesa de teses (bloco C), no 2° andar da FE.

"Implicações de uma experiência de qualidade total na educação pública em Minas Gerais" (mestrado). Candidato: Melchor Huaman Cosi. Orientador: professor Nilson Joseph Demange. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 14 horas, na sala da congregação (bloco D), no 1° andar da FE.

"Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPA" (mestrado). Candidato: Tadeu Oliver Gonçalves. Orientador: professor Dario Fiorentini. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 14 horas, no salão nobre (bloco E), no 1° andar da FE.

"O desenho e a linguagem Logo: promovendo o desenvolvimento de processos criativos" (mestrado). Candidata: Susie de Araújo Campos. Orientadora: professora Maria Teresa Eglér Mantoan. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 14 horas, na sala de defesa de teses (bloco A), no 1° andar da FE.

"Trajetórias e resistência: análise da construção de identidade em jovens em condição de rua" (mestrado). Candidato: Antonio Donizete Leal. Orientador: professor Salvador Antonio Mireles Sandoval. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 9 horas, na sala de defesa de teses (bloco A), no 1° andar da FE.

"Demissões (in) voluntárias e subjetividade" (mestrado). Candidato: Eduardo Pinto e Silva. Orientadora: professora Liliana Rolfsen Segnini. Dia 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, na sala ED 001, no térreo da FE.

"Histórias das histórias de Piracicaba: levantamento de publicações sobre a história e a memória piracicabanas" (mestrado). Candidata: Neusa Lima Medrado. Orientador: professor José Luís Sanfelice. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, na sala de defesa de teses (bloco C), no 2° andar da FE.

"Etnomatemática: relações e tensões entre as distintas formas de explicar e conhecer" (doutorado). Candidato: Samuel Edmundo López Bello. Orientador: professor Ubiratan D’Ambrósio. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, na sala de defesa de teses (bloco A), no 1° andar da FE.

"O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica" (doutorado). Candidata: Luciana Pacheco Marques. Orientadora: professora Maria Teresa Eglér Mantoan. Dia: 23 de fevereiro (quarta-feira), às 9 horas, na sala de defesa de teses (bloco A), no 1° andar da FE.

"Identificação dos estilos de aprendizagem em universitários" (doutorado). Candidata: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira. Orientadora: professora Acácia Aparecida Angeli dos Santos. Dia: 24 de fevereiro (quinta-feira), às 14 horas, na sala de defesa de teses (bloco A), no 1° andar da FE.

Engenharia Agrícola

"Resfriamento rápido com ar forçado para conservação pós-colheita de alface (Lactuca sativa L.)" (mestrado). Candidata: Sílvia Antoniali. Orientador: professor Luís Augusto Barbosa Cortez. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 9 horas, no anfiteatro da Feagri.

"Influência de aspectos da classificação, embalagem e refrigeração na conservação pós-colheita do tomate de mesa" (mestrado). Candidata: Larissa Rodrigues de Castro. Orientador: professor Luiz Augusto Barbosa Cortez. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, no anfiteatro da Feagri.

"Interceptação de chuvas na cultura da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum ssp.)" (mestrado). Candidata: Camila Prazeres Gonçalves de Castilho. Orientador: professor José Teixeira Filho. Dia: 25 de fevereiro (sexta-feira), às 13h30, na sala EA-08 da Feagri.

"Determinação das propriedades térmicas de grãos de soja" (mestrado). Candidato: Alexandre Sznelwar Nunes. Orientador: professor Kil Jin Park. Dia: 25 de fevereiro (sexta-feira), às 14 horas, no anfiteatro da Feagri.

Engenharia de Alimentos

"Óxidos de colesterol, colesterol, lipídios totais e composição de ácidos graxos em carne de peru" (mestrado). Candidata: Sueli Regina Baggio. Orientadora: professora Neura Bragagnolo. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 9h30, no salão nobre da FEA.

"Lipase de farelo de arroz: extração, imobilização e aplicação" (doutorado). Candidato: Alexandre Bella Cruz. Orientador: professor Daniel Barrera Arellano. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, no salão nobre da FEA.

"Fumonisinas em cultivares de milho no Estado de São Paulo: influência das características do cultivar e das condições" (doutorado). Candidata: Simone Magda Camargos. Orientadora: professora Lucia Maria Valente Soares. Dia: 24 de fevereiro (quinta-feira), às 9 horas, no salão nobre da FEA.

"Otimização e comparação dos processos de desidratação osmótica a vácuo e a pressão ambiente de pseudofruto de caju" (mestrado). Candidata: Amanda Faria Querido. Orientador: professor Nelson Horacio Pezoa García. Dia: 25 de fevereiro (sexta-feira), às 14 horas, no anfiteatro do Departamento de Tecnologia de Alimentos da FEA.

"Aperfeiçoamento da metodologia para contagem de Baccilus sporothermodurans e sua ocorrência em leite UAT/UHT"(mestrado). Candidata: Patrícia Blumer Zacarchenco. Orientador: professor Mauro Faber de Freitas Leitão. Dia: 25 de fevereiro (sexta-feira), às 14 horas, no salão nobre da FEA.

Engenharia Elétrica e de Computação

"Algoritmo memético para o problema do Caixeiro Viajante assimétrico com parte de um framework para algoritmos evolutivos" (mestrado). Candidata: Luciana Salete Buriol. Orientador: professor Paulo Mortelato França. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"Extração de características via redes neurais" (mestrado). Candidato: Hugo Mauro Vasconcelos da Cunha Cavalcanti. Orientador: professor Lee Luan Ling. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 10 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"Cobertura celular: estatísticas de longo prazo e avaliação de métodos de predição" (mestrado). Candidato: Frederico de Paula Alves. Orientador: professor Michel Daoud Yacoub. Dia: 22 de fevereiro (quarta-feira), às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"O controle neural para marcha lenta de veículos" (mestrado). Candidato: Pedro Henrique Monnerat Júnior. Orientador: professor Marcio Luiz de Andrade Netto. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"Análise e projeto de sistemas de controle fuzzy: uma abordagem no domínio da freqüência" (doutorado). Candidato: Carlos Alberto Murari Pinheiro. Orientador: professor Fernando Campos Gomide. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

"Esquemas de modulação com proteção desigual de erros" (doutorado). Candidato: Marcelo Eduardo Pellenz. Orientador: professor Jaime Portugheis. Dia: 25 de fevereiro (sexta-feira), às 10 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

Engenharia Mecânica

"Projeto de desenvolvimento de um sistema de gerenciamento da manufatura" (mestrado). Candidato: Carlos Augusto Fernandes Dagnone. Orientador: professor Antonio Batocchio. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 14 horas, no bloco K da FEM.

"Protótipo de um ambiente de modelagem de empresa" (mestrado). Candidato: Carlos Machado de Oliveira. Orientador: professor Marcius Fabius Henriques de Carvalho. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 14 horas, no bloco I da FEM.

"Desenvolvimento de um programa base em elementos de contorno para aplicações a análises mecânicas tridimensionais em bioengenharia" (mestrado). Candidato: Pedro Yoshito Noritomi. Orientador: professor Paulo Sollero. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 9 horas, no bloco ID da FEM.

"Metodologia para avaliação de arquiteturas de comando: aplicação a um sistema automatizado de produção industrial" (mestrado). Candidato: Luis Clóvis Lima Viana. Orientador: professor João Maurício Rosário. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, no bloco K da FEM.

"Correlação entre microestrutura, parâmetros térmicos de solidificação e propriedades mecânicas de ligas Zn - Al " (mestrado). Candidato: Wislei Riuper Ramos Osório. Orientador: professor Amauri Garcia. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, no bloco ID da FEM.

"Estudo da influência do número de rotação na formação de NOx em uma câmara de combustão cilíndrica" (mestrado). Candidato: Marcos Rogério Mafra. Orientador: professor Waldir Antonio Bizzo. Dia: 24 de fevereiro, às 9 horas, no bloco I da FEM.

Física

"Crescimento de monocristais das fases de magnetoestrição gigante Fe(2)TR (TR=terra-rara)" (mestrado). Candidato: Renato de Almeida Silva. Orientador: professor Sérgio Gama. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

"Estudos de propriedades ópticas e magnéticas de manganitas" (doutorado). Candidato: Eduardo Granado Monteiro da Silva. Orientador: professor José A. Sanjurjo. Dia: 25 de fevereiro (sexta-feira), às 10 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

Geociências

"O desenho da paisagem feitos por alunos do ensino fundamental" (mestrado). Candidato: Clézio Santos. Orientador: professor Maurício Compiani. Dia: 23 de fevereiro (quarta-feira), às 14 horas, no auditório do IG.

Linguagem

"Espaço enunciativo e educação escolar indígena: saberes, políticas, línguas e identidades" (doutorado). Candidata: Maria Aparecida Honório. Orientador: professor Eduardo Roberto Junqueira Guimarães. Dia: 21 de fevereiro (segunda-feira), às 9 horas, na sala de defesa de teses IEL.

"Twenty-Seven Wagons Full of Cotton", "Baby Doll" e "Tiger Tail": a história social norte-americana recriada no teatro de Tennessee Williams" (mestrado). Candidato: Mayumi D. S. Ilari. Orientador: professor Eric M. Sabinson. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, na sala de defesa de teses do IEL.

Química

"Preparação, caracterização e propriedades dos fosfatos de óxidos mistos SiO2/TiO2 e SiO2/ZrO2" (doutorado). Candidato: Antonio Alberto da Silva Alfaya. Orientador: professor Yoshitaka Gushikem. Dia: 22 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas, na sala IQ-17 do IQ.

"Imobilização de etilenimina, etilenossulfeto, 2-aminoetanotiol em sílica-gel - termodinâmica das interações dos centros básicos, nitrogênio e enxofre com cátions em solução aquosa" (doutorado). Candidata: Luiza Nobuko Hirota Arakaki. Orientador: professor Cláudio Airoldi. Dia: 23 de fevereiro (quarta-feira), às 14 horas, na sala IQ-17 do IQ.

"Blendas de poliestireno e poliuretanas: compatibilização in situ e caracterização" (doutorado). Candidata: Silvana Navarro Cassu. Orientadora: professora Maria Isabel Felisberti. Dia: 25 de fevereiro (sexta-feira), às 14 horas, na sala IQ-17 do IQ.

Pagina 6

Unicamp viabiliza amamentação
Que o leite materno é o ideal para os bebês, ninguém duvida. O grande problema está justamente nos fatores que impedem as mulheres trabalhadoras de oferecerem aos seus filhos a amamentação exclusiva, pelo menos durante seis meses – tempo ideal apontado por órgãos internacionais. O estudo "Fatores associados à prática da amamentação exclusiva entre mulheres trabalhadoras", realizado pelo Centro de Pesquisas das Doenças Materno-Infantis de Campinas (Cemicamp), confirmou que a realidade das mães trabalhadoras da Unicamp é bem melhor do que a das que trabalham na maioria das empresas.

A partir de entrevistas com um grupo de 30 mulheres no período de julho de 1998 a fevereiro de 1999, no Centro de Convivência Infantil (Ceci) da Universidade – que abriga, desde 1982, os filhos das trabalhadoras – a pesquisa identificou que o apoio institucional e as facilidades de que as mães dispõem contribuíram, e muito, para a continuação do aleitamento exclusivo após a licença de maternidade. Segundo a socióloga Graciana Duarte, há uma legislação que ampara as mães para continuarem a amamentação, mesmo após a volta ao trabalho. Por outro lado, a lei permite que as empresas façam convênios com creches situadas em outros locais, o que possibilita o cumprimento da lei, mas não o viabiliza. O tempo também é restrito, pois a lei prevê somente dois intervalos de meia hora por dia.

Outro fator que a pesquisa do Cemicamp apontou foi com relação ao estímulo que é dado por parte dos profissionais do Ceci. Com palestras e reuniões, o Ceci tenta estimular as futuras mamães, ainda durante a gestação, a se decidirem pelo aleitamento materno. "As participantes manifestaram que a decisão da amamentação foi tomada antes do parto".

Além de Graciana e Karla, também assinam o trabalho as pesquisadoras Maria José Duarte Osis, do Cemicamp, Ellen Hardy, do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas e Lucilla Moreira Sandoval, do Ceci. Informações mais detalhadas sobre os resultados da pesquisa poderão ser encontradas em pôsteres no Ceci e na creche da Área de Saúde.

Biblioteca de sonhos
A bibliotecária Célia Maria Ribeiro, em seus aproximadamente 15 anos de profissão, nem imaginava que um dia poderia realizar o sonho de trabalhar na maior biblioteca do planeta – a Library of Congress – em Washington. No entanto, este dia chegou. Agora em março, a funcionária da Biblioteca Central embarca para os Estados Unidos para fazer um treinamento na Divisão Hispânica da Biblioteca do Congresso. Única escolhida entre dezenas de candidatas, que participaram de um programa voltado para países latinos, a bibliotecária, ficará em Washington até dezembro deste ano.

O que está mais entusiasmando a bibliotecária, no entanto, é a oportunidade de poder aprender o que há de mais novo no acesso à informação em todos os setores da Biblioteca. "Existe material da América Latina e do Brasil, que não encontramos em nenhum outro local", comenta. Outra coisa é o contato com o público diferenciado. "Pelo que sei, a Biblioteca recebe desde renomados pesquisadores até turistas interessados em alguma leitura de entretenimento". Mesmo sabendo do seu potencial, ela reconhece que o apoio institucional que recebeu foi fundamental para se sentir pronta a enfrentar um novo horizonte profissional.

O programa envolve além do Brasil, o Chile e a Argentina. A cada ano é escolhida uma pessoa desses países, que além das passagens de ida e volta, recebem uma bolsa auxílio e seguro-saúde da Fundação Vitae e da Lampadia Fellowship Program – organizadoras do programa no Brasil. O objetivo é colocar o profissional em contato com um trabalho altamente especializado e fundamental diante das novas tecnologias de informação, para que o mesmo tenha condições de repassar os conhecimentos adquiridos no local em que atua. Da Unicamp concorreram outros três profissionais ligados à área de Informação, que passaram por seleção de currículo e pré-teste de Toefl, no Centro de Ensino de Línguas da Universidade.

Revista eletrônica de nutrição
A revista eletrônica NutriWeb é uma boa opção para quem se preocupa com a alimentação. Oferecida desde o final do ano passado gratuitamente, ela aborda tópicos sobre nutrição e saúde e é voltada tanto ao público leigo quanto aos profissionais da área de saúde. Coordenada pelo Núcleo de Informática Biomédica (NIB) da Unicamp, possui periodicidade bimestral.

Na terceira edição, de fevereiro, traz seções sobre amamentação, alimentação infantil, nutrição do atleta, obesidade, nutrição clínica, orientação nutricional, cálculos nutricionais, dicas e resumo das principais notícias em nutrição. "A revista pretende sanar dúvidas, preparar a pessoas, organizar suas perguntas e estimulá-las a visitar especialistas", diz a nutricionista Andréia de Lima Alves, coordenadora da revista.

A cada edição, são incorporados novos tópicos, como por exemplo os cálculos de Índice de Massa Corporal (IMC), que permite avaliar o peso adequado a cada um. Por meio do site pode-se ainda fazer perguntas aos especialistas e obter respostas.

Um recente levantamento mostrou que a média de acesso nestes primeiros meses tem sido de 250 por dia, já tendo chegado até a 4.000 no último dia 14. A Nutriweb, que no momento conta com 600 cadastrados, está disponível em diversos mecanismos de busca. Os interessados em conhecer a revista, devem acessá-la na http://www.epub.org.br/ nutriweb.

Revista de Economia
Uma nova revista acadêmica na área de economia criada com o objetivo de abrir espaço para publicação de trabalhos teóricos em todas as áreas da economia começou a circular em janeiro. Chama-se Economia. Ela substitui a antiga Revista da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação (Anpec). A revista é formada por um corpo editorial de cinco professores de diferentes universidades brasileiras. Entre eles, o professor Wilson Zuzigan da Unicamp como editor coordenador, todos eleitos pelo Conselho Deliberativo da Anpec, que publica a revista.

O primeiro número da publicação, com tiragem de 1.500 exemplares e 143 páginas, foi distribuído a pesquisadores, professores e estudantes e instituições afins. A revista foi composta por cinco artigos, escritos por autores convidados, entre eles estão J. A. Kregel, economista da Comissão das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento, e Jorge Saba Arbache, docente do Departamento de Economia da Universidade de Brasília.

A partir do próximo número, a revista entra em sua fase regular de produção, publicando artigos, resenhas temáticas, resenhas de livros e de software inéditos no país e no exterior que não tenham sido submetidos a julgamento em outra revista.

*
A Agência para Formação Profissional da Unicamp – AFPU está iniciando suas atividades no ano 2000 com oferecimento, em conjunto com o CCUEC, de cursos tutoriais na área de informática. As turmas são reservadas, inicialmente, para aqueles funcionários que foram identificados nas prioridades P1 e P2. O calendário e os conteúdos estão na home page : http://www.ccuec.unicamp.br/treinamentos. A confirmação das matrículas deve ser feita de 23 a 25 de fevereiro, pelo ramal 82221 ou pelo e-mail treinamento@ccuec.unicamp.br. Mais informações, pelo telefone 2893116 (com Deise) ou pelo e-mail afpu@reitoria.unicamp.br


© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail: webmaster@unicamp.br