Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Semana da Unicamp

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
 

Semana da Unicamp

27/11 a 3/12 de 2000 Ano II  - No. 122

O jornal "Semana na Unicamp" poderá ser recebido gratuitamente por todos os interessados através de um sistema automático de distribuição de mensagem "e-mail". A remessa do material por e-mail se dará no mesmo momento em que a edição impressa estiver sendo encaminhada para impressão (normalmente às quintas-feiras). Assinatura

Evento

Semana do Trauma treina profissionais
A Disciplina de Cirurgia do Trauma do HC-Unicamp realiza, no período de 27 de novembro a 3 de dezembro, o evento "Brasil: Semana do Trauma". Coordenado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), a programação faz parte do Projeto Trauma e pretende treinar profissionais para aprimorar o atendimento e desenvolver programas de conscientização/educação voltados ao grande público.

No ano passado, foram feitas 120 simulações e treinados cerca de 13.500 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, bombeiros e socorristas. Segundo o cirurgião do trauma Mário Mantovani, coordenador das atividades na Unicamp, algumas ações já vêm sendo feitas no país ao longo do ano, com programas de educação continuada. E as atividades culminam com esse evento, desta vez em seu terceiro ano. "A intenção é tornar o programa permanente, não restrito a apenas um período", sugere.

A simulação este ano ocorreu no último dia 25 (sábado), em uma megaoperação que mobilizou o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Choque da Polícia Militar, a PUC-Campinas e o Samu, além da Unicamp e outras instituições. Na simulação dois veículos colidem, tendo como resultado 25 vítimas, representadas por estudantes da Unicamp. Eles serão classificados de acordo com a gravidade do trauma e transferidos de helicóptero ou via terrestre para hospitais. A simulação acontece simultaneamente em cidades onde funcione uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Dentro da programação, estão planejadas outras etapas, como o lançamento do livro Atendimento a desastres, no dia 27 (segunda-feira), às 10 horas, no 5o andar do Hospital das Clínicas de São Paulo. O livro na verdade é um manual de treinamento, fruto das experiências adquiridas nas simulações realizadas no ano passado. Ele será distribuído gratuitamente a 20 mil profissionais. É assinado pela SBAIT, Colégio Brasileiro de Cirugiões, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Corpos de Bombeiros do Brasil, contando com o apoio do Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina e Fundação Faculdade de Medicina.

No dia 30 (quinta-feira), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF, serão plantadas 130 mil cruzes, representando as vítimas fatais de trauma em 1999. Haverá ainda manifestações públicas, sessão solene no Congresso Nacional, sessão religiosa, pronunciamento do presidente Fernando Henrique Cardoso e autoridades, e uma caminhada pelas cruzes.

O encerramento, no dia 3 de dezembro, incluirá um concerto musical pela paz, no Parque Ibirabuera, em SP, num horário a ser definido. Nos próximos dias, estarão sendo exibidos vídeos na televisão, a exemplo da série "Trânsito sem trauma", e distribuídos panfletos ilustrativos e outdoors pelas cidades.

Outras iniciativas vêm sendo tomadas, como a participação de estudantes de medicina em escolas ministrando palestras e promovendo práticas ligadas à traumatologia, bem como concurso sobre histórias infantis de violência, campanhas esportivas com menção ao assunto, e trabalhos preparatórios sobre álcool e trauma. "Para lembrar, o acidente por trauma ainda é a primeira causa de morte no mundo", explica Mantovani. Mais informações pelos telefones 3251-7049 e 3788-7852 (com Dr. Mário Mantovani).

Saúde

Futuro da homeopatia é tema de debate
Durante três dias ( 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro), o Centro de Convenções da Unicamp vai reunir pesquisadores de diversas áreas da saúde para debater a relação de medicamentos homeopáticos com a universidade durante o congresso A Homeopatia no Século XXI.

Como convidado especial, o evento contará com a participação do professor italiano Paolo Bellavite, do Institute of Technology em Bedford, onde é patologista e pesquisador em Biologia Molecular. É também autor de livros conhecidos do público científico brasileiro: Homeopatia: uma fronteira na ciência médica e Biodinâmica:

Bases fisiopatológicas e metodologia para uma medicina integrada. Da Unicamp deverão participar, como convidados, o diretor da Comissão de Ensino de Graduação da Faculdade de Ciências Médicas FCM) da Unicamp, professor Sigifredo Luís Breneli, e o diretor de Pós-Graduação, professor José Antonio Roha Gontijo. Eles vão discutir sobre As perspectivas de Ensino e de Pesquisa da Homeopatia dentro da Unicamp.

Durante o evento serão apresentados temas relacionados a metodologia científica na pesquisa de produtos homeopáticos. Na ocasião, o Instituto de Química vai apresentar o trabalho O efeito biológico das soluções não-moleculares, nos laboratórios da Universidade, que demorou dez anos para ser concluído. Organizado pelo grupo GEMHCA (Grupo de Estudos Médicos Homeopáticos de Campinas) e pelo Departamento de Homeopatia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), o congresso visa promover amplo debate sobre a relação da homeopatia com a universidade, em função do status que desfruta enquanto especialidade médica e seu potencial na pesquisa e suas implicações para a melhoria do sistema assistencial e para a qualidade de vida da sociedade.

O evento tem o apoio da Associação Médica Homeopática Brasileira, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade. Mais informações no site do congresso www.gemcha.org.br

DOUTOR HONORIS CAUSA
O professor Otto Richard Gottlieb – indicado para o Prêmio Nobel de Química em 1999 – recebeu emocionado a homenagem que a Universidade prestou no último dia 21 de novembro. Gottlieb recebeu o título de Doutor Honoris Causa das mãos do reitor da Unicamp, Hermano Tavares. Em seu discurso, o vice-reitor Fernando Galembeck afirmou que "o professor Otto criou e ensinou química grande parte de sua vida", e " que não existe outra autoridade similiar no século 20 na área de química das plantas brasileiras". Otto Richard Gottlieb não conseguiu conter a emoção e com dificuldade iniciou sua fala revelando a "extrema satisfação íntima" em receber a homenagem de "uma das universidades mais avançadas do mundo".

Ciência e Sociedade

SBPC busca diálogo com Congresso
Mais uma iniciativa promete estreitar as relações de interação entre a Ciência e Sociedade. Com o apoio do CNPq, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), lança o Programa de Interlocução com o Congresso Nacional. O principal objetivo é instituir e manter um diálogo constante com senadores e deputados federais, principalmente sobre as atividades científicas. Um cientista altamente qualificado será escolhido para exercer esta missão.

O projeto se justifica porque as políticas públicas estão cada vez mais sendo determinadas por questões técnico-científicas. Isto se reflete de forma bem evidente nas discussões dos grandes temas no Congresso Nacional, nos quais as questões envolvem aspectos científicos e tecnológicos. São exemplos a questão dos organismos geneticamente modificados (OGM), conhecidos como "transgênicos"; a política de manejo e conservação das águas; o monitoramento ambiental; e as políticas na área de medicamentos.

A interlocução com o Congresso deve acontecer através de duas vias: de um lado, ampliar o uso do conhecimento cientifico no processo legislativo, alargando as perspectivas dos parlamentares sobre os benefícios disso; para tanto, a SBPC vai pôr à disposição do Congresso pessoas de alta qualificação em C&T e sólida experiência profissional. De outro lado, permitir à comunidade cientifica o acesso às práticas legislativas e à interação direta com os congressistas e membros das comissões temáticas da Câmara e do Senado.

Estas atividades serão cumpridas por uma pessoa da mais alta qualificação, que receberá uma bolsa do CNPq, de "Especialista Visitante", com direito a passagens aéreas e duração de 12 meses. Os interessados neste trabalho têm até 22 de dezembro para se candidatar. Pede-se que o candidato tenha disponibilidade de residir em Brasília durante o tempo da missão, poder fazer viagens freqüentes, ter o reconhecimento da comunidade cientifica e a comprovada atuação em questões/projetos multidisciplinares.

É necessário ser doutor nas áreas de Ciências Exatas ou Tecnológicas, Ciências Biológicas ou Ciências Humanas e Sociais, com mais de 20 anos de atuação profissional e cultivar grande interesse em políticas de C&T. Os trabalho terão início em março. Informações pelo telefone (11-259-2766), ou pelo site www.sbpcnet.org.br

Seminário

A História e seus sujeitos
No dia 29 de novembro (quarta-feira), às 14 horas, o professor de História Contemporânea Carlos Guilherme Mota, da Universidade de São Paulo (USP), dará o seminário "A História e seus Sujeitos", na Sala do Telão do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Laburb) do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) e é aberto ao público em geral. Bastante conhecido no meio acadêmico nacional e internacional, Mota também é professor de História da Cultura e das Mentalidades na pós-graduação da Universidade Mackenzie. Escreveu vários livros, entre eles "Ideologia da Cultura Brasileira" e coordenou a obra "Viagem Incompleta (1500-2000)", da Editora Senac.

Curso

III Encontro de Gestão de Processos Industriais
O curso Gestão de Processos Industriais estará realizando nos dias 7 e 16 de dezembro o 3o Encontro de Gestão de Processos Industriais. O objetivo do encontro é reunir membros de empresas e universidades para assistir e discutir os trabalhos apresentados sobre Gestão Empresarial.

Está prevista a participação no evento de cerca de 160 pessoas, entre docentes e estudantes das principais instituições e empresários da capital e interior de São Paulo. Os participantes assistirão a apresentação de trabalhos de conclusão do curso de especialização em Gestão de Processos Industriais. O encontro acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 30 de novembro, enviando um e-mail para gpi@fea.unicamp.br com os seguintes dados: nome, empresa, cargo, telefones comercial e residencial, celular, e-mail e o dia da apresentação. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail. Dúvidas e informações ligue para (019) 3788-4094.

Medicina

Alunos encaram hospital desde o 2o ano
Uma nova experiência que iniciou em outubro na Disciplina de Ciências Sociais Aplicadas à Medicina vem garantindo que alunos do 2o ano desenvolvam atividades hospitalares no HC já no começo da graduação. Esta é a primeira iniciativa da Unicamp na área. Só neste mês, 100 estudantes passaram pelo HC, e a estimativa é de que no próximo ano a sistemática prossiga, atingindo outras turmas

"A idéia foi concebida a partir da necessidade que se identificou de trabalhar também na interface do sistema", diz o sociólogo Everardo Duarte Nunes, professor no Departamento de Medicina Preventiva da FCM. A meta, de acordo com ele, é proporcionar maior conhecimento dos diferentes setores do hospital, colocando o aluno em contato com o profissional da saúde e com o atendimento prestado nas enfermarias, ambulatórios, Pronto-Socorro e salas de espera.

Num primeiro momento, os alunos estarão entrevistando médicos e pacientes com a finalidade de se familiarizar com a prática assistencial. Após esses contatos, eles devem participar de um estudo dirigido em sala de aula, problematizando os casos observados durante as visitas.

Além do professor Everardo, outros seis profissionais – dentre eles doutorandos, mestrandos e aprimorandos – vão atuar na nova frente de trabalho. Informações através do telefone 3788-8036.

Aids

Campanha reúne vários setores da Unicamp
Setores da saúde da Hospital das Clínicas e de administração da Unicamp se unem para comemorar, no próximo dia 1° de dezembro, a Campanha de Prevenção do Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Entre eles, o Hemocentro, o Cecom, Instituto de Artes, Ceci e Serviço Social e DGA. As atividades da campanha, que começam no dia 30 de novembro, vão se concentrar basicamente na rampa do 3° andar do hospital, onde, através de painéis, faixas e cartazes de orientação ao público, será contada um pouco da história desses oito anos de evolução da luta contra a doença.

O Cecom, assim como a entrada de acesso ao hospital, vai mostrar, durante todo o dia, vídeos educativos sobre a doença, além de painéis e folders explicativos. O programa musical estará a cargo de estudantes do Instituto de Artes da Unicamp: dia 30 (quinta-feira), às 12h30, no novo Ciclo Básico, em frente ao restaurante, apresentação musical do Grupo de Trompete do Departamento de Música do IA. No dia 1°, também às 12h30, na rampa de entrada do hospital, apresentação do grupo Trompetando.

Antes da apresentação do grupo, serão apresentados os nomes dos ganhadores das frases classificadas no concurso sobre Aids. São eles, Ivaldo Alves dos Santos, Técnico Audiovisual do IA, com a frase "Tire a camisa, mas não a camisinha"; Renata Camargo, estagiária da Fisioterapia do Cecom, com a frase "Não isole o seu prazer, isole a Aids, use camisinha"; e Ivaldo Alves dos Santos com "Uso camisinha sim... e daí!!"

Oficina

Pacientes expõem trabalhos manuais
Os quase 150 pacientes do Departamento de Psiquiatria da FCM vão participar de um encontro no próximo dia 1° de dezembro, a partir das 9 horas da manhã, no 3° andar do HC. Não se trata porém de nenhuma reunião para discussão de casos, mas do 2° Encontro de Oficinas do Ambulatório de Psiquiatria do HC, promovido pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM/Unicamp.

Nesse encontro, os pacientes, sob orientação de profissionais da área — médicos, psicólogos, pedagogos, enfermeiros e assistentes sociais — vão poder explorar as suas habilidades manuais confeccionando trabalhos artesanais como enfeites de natal, artigos de decoração e escultura com argila. Trata-se de uma atividade livre, na qual o paciente produz o que melhor lhe convier. Quem preferir, pode confeccionar trabalhos de crochê, bordados e pintura. Os trabalhos permanecerão expostos durante todo o dia, das 9 às 16 horas.

"Além da atividade lúdica que o encontro vai proporcionar aos nossos pacientes, outra coisa importante é o espírito de integração e confraternização entre eles e profissionais do setor.

Uma maneira de estreitar o relacionamento entre ambos — médico/paciente", diz Celina Matiko Hori Higa, enfermeira do Ambulatório de Psiquiatria do HC.

O Ambulatório é coordenado pelo médico psiquiatra Cláudio Banzato, do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas - FCM/Unicamp.

Formação

Enfermagem no novo milênio
O Departamento de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp promove nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, no salão nobre da Faculdade, o Seminário Enfermagem no Novo Milênio. Com seções que vão das 8 às 17 horas, o seminário destina-se a alunos de graduação, de pós-graduação e interessados nesse segmento de formação universitária.

O encontro deve enfocar basicamente assuntos relacionados ao curso de pós-graduação em enfermagem. Entre eles, por exemplo, A pós-graduação no Brasil, ministrado pela professora Maria Gaby Gutierrez, da Escola Paulista de Medicina, e Políticas do CNPq. A abertura será proferida pela professora Maria Inês Monteiro Cocco, coordenadora do curso de pós-graduação em enfermagem na Unicamp, que vai falar sobre a Pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Campinas.

Programa — As conferências, seguidas de debates, começam às 8 horas e terminam às 17 horas. Os temas são os seguintes:

Dia 4 (segunda-feira), 9 horas, abertura solene do seminário com a professora Maria Inês Monteiro Cocco, coordenadora do curso de pós em enfermagem da Unicamp, que vai falar com A Pós-Graduação em enfermagem na Unicamp; às 9h30, conferência — Pós-Graduação no Brasil, com a professora Maria Gaby Gutierrez, da Escola Paulista de Medicina; às l0h30, conferência sobre A pós-graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/SP, com a professora Maria Cecília Puntel de Almeida (da EERP/USP); às 10h50, conferência sobre Pós-graduação na Escola de Enfermagem da USP/SP, com a professora Maria Helena Trench. Das 11horas às 11h30 horas debates sobre os temas apresentados. Das 11hh30 às 12 horas, a conferência Políticas do CNPq, com a professora Edna Arcuri (do CNPq); às 14 horas, conferência Educação a Distância, com o professor Eduardo Chaves (FE-Unicamp).

No dia 5 (terça-feira), às 9 horas, conferência sobre Promoção à Saúde, com a professora lrailde José Messias Mendes (USP/SP); às 14 horas, conferência Diferentes concepções do cuidar. Da lntegralidade à fragmentação do ser, com a professora Dagmar Estermann Meyer (UFGS), seguida de discussão.

Seminário

A trajetória do SOS Ação Mulher e Família
Andréa (nome fictício) teve diversos problemas no casamento. Sem condições financeiras e psicológicas para conseguir se desvencilhar do marido, recorreu ao SOS Ação Mulher e Família. Foi prontamente atendida em suas necessidades e sua vida mudou. Hoje Andréa cria com tranqüilidade seus três filhos. Este é apenas um das centenas de casos atendidos pela entidade que chega aos 20 anos com conquistas expressivas e uma forte atuação no município de Campinas.

Para comemorar não só o grau de conscientização que vem alcançando junto às mulheres vítimas de violência ao longo desses anos, como também, a participação na criação de importantes órgãos como o Conselho Municipal do Direito da Mulher, Delegacia da Mulher e Abrigo de Proteção à Mulheres Vítimas de Violência, o SOS programou o seminário "Quebrando silêncios .... construindo mudanças" no dia 27 (segunda-feira). No último dia 25 também é lembrado o Dia Internacional da Violência contra a Mulher.

Como conferencistas foram convidadas Eva Blay, ex-senadora da República e primeira presidente do Conselho Condição Feminina (de 1993 a 1995), Norma Kyriakos, advogada, presidente da Oficina dos Direitos da Mulher (ONG) e ex-procuradora geral do Estado de São Paulo, Maria Teresa Augusti, secretária executiva do Instituto Florestan Fernandes. O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, Roberto Teixeira Mendes, também vai participar.

No dia 28 (terça-feira) estão sendo organizadas visitas e exposições de trabalhos realizados pelas mulheres que freqüentam a entidade e oficinas de culinária, artesanato, cantinho da beleza e brechó. Neste dia também, os interessados em visitar as dependências do SOS terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os trabalhos realizados e o atendimento prestado pelo órgão.

O nascimento – Nascido em meio à efervescência do movimento feminista, na década de 80, o SOS Ação Mulher e Família foi criado em virtude da indignação com as impunidades diante do quadro de violência contra a mulher. Naquela época, em todo país, explica a psicóloga da entidade, Isaura Trevisan Moreira, surgiram diversos espaços semelhantes, mas poucos sobrevivem até hoje.

Quanto ao SOS de Campinas, este acabou se modificando com o passar do tempo. "Entendemos que a família deve ser estudada como um todo. Por isso, inclusive, que o nome passou de SOS Ação Mulher para SOS Ação Mulher e Família". Também a característica de ser um movimento feminista não é mais observado nos serviços prestados. "Hoje mantemos um serviço mais especializado", diz.

Uma equipe multidisciplinar trabalha em três segmentos. O de atendimento e prevenção às mulheres vítimas de violência que é um dos principais serviços mantidos pela entidade, em que as mulheres recebem atendimento psicológico e para ações jurídicas. Outra atuação significativa é a participação em políticas públicas e ainda possui vários trabalhos de pesquisas – mestrado e doutorado – já apresentados e sendo desenvolvidos com base nos dados do órgão.

Seminário "Quebrando silêncios ... construindo mudanças"
Dia 27 (segunda-feira), às 19 horas, na Sede da FEAC/ Rua Odila S. Souza Camargo, 34 – Vila Brandina, telefone 3252-6922.

Dia 28 (terça-feira), das 10 às 17 horas, evento Casa Aberta com visitação nas dependências do SOS – Rua Dr. Quirino, 1856, Centro, telefone 3235-1516 – e exposições Formas e Cores, Óleo sobre Tela, Esculturas, Porcelana e Fotografias e Oficinas de Artesanato, Culinária, Cantinho da Beleza e brechó.

Administração

Calendário administrativo é divulgado
A Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) divulgou, através do ofício circular 107/2000, o calendário administrativo para o ano de 2001 da Unicamp. No cronograma constam também os feriados, pontos facultativos e expedientes suspensos. A DGRH alerta, no entanto, que a medida não alcança as atividades compreendidas como indispensáveis como Saúde, Telefonia, Manutenção, Vigilância, Computação e Programação de Eventos.

Serão ainda considerados feriados municipais nas seguintes Unidades: Escritório de São Paulo, dia 25 de Janeiro/ Fundação da Cidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, dia 13 de junho/Padroeiro do Município de Piracicaba e dia 8 de dezembro/Imaculada Conceição (Lei Mun. nº1470 de 6/3/67), Colégio Técnico de Limeira/Ceset/Planta Física do Campus de Limeira, dia 15 de setembro/Padroeira do Município de Limeira, Campus Campinas, dia 8 de dezembro/Padroeira do Município de Campinas.

Calendário 2001

01 de Janeiro (segunda-feira) - Confraternização Universal
26 de Fevereiro (segunda-feira) - Expediente Suspenso
27 de Fevereiro (terça-feira) - Carnaval
28 de Fevereiro (quarta-feira) - Cinzas
12 de Abril (quinta-feira) - Expediente Suspenso
13 de Abril (sexta-feira) - Paixão de Cristo
21 de Abril (sábado) - Tiradentes
30 de Abril (segunda-feira) - Expediente Suspenso
01 de Maio (terça-feira) - Dia do Trabalho
14 de Junho (quinta-feira) - Corpus Christi
15 de Junho (sexta-feira) - Expediente Suspenso
09 de Julho (segunda-feira) - Data Magna do Estado de São Paulo
07 de Setembro (sexta-feira) - Independência do Brasil
12 de Outubro (sexta-feira) - Consagrado à Padroeira do Brasil
02 de Novembro (sexta-feira) - Finados
15 de Novembro (quinta-feira) - Proclamação da República
16 de Novembro (sexta-feira) - Expediente Suspenso
24 de Dezembro (segunda-feira) - Véspera de Natal
25 de Dezembro (terça-feira) - Natal
31 de Dezembro (segunda-feira) - Véspera de Ano Novo

Curso

As vantagens da alvenaria
Uma tecnologia que traz modernização, produtividade e qualidade, eliminando grande parte do desperdício nas construções, a alvenaria estrutural é o tema do curso gratuito que a Associação Brasileira de Cimento Portland realiza na Unicamp, dias 29 e 30/11 e 6 e 7/12, no auditório da Biblioteca Central. O objetivo deste 1º Curso sobre Alvenaria Estrutural para o Meio Universitário é apresentar experiências e propor discussões sobre a implantação do processo construtivo, execução, controle e utilização da alvenaria estrutural de blocos de concreto. No enfoque prático, os alunos terão a oportunidade de conhecer in loco como se dá a racionalização no canteiro de obras.

Voltado para engenheiros e arquitetos, estudantes a partir do 7º semestre, pós-graduandos e professores da Unicamp, o curso será ministrado pelo engenheiro Márcio dos Santos Faria, consultor da ABCP e um dos maiores especialistas em alvenaria estrutural do país. O curso é gratuito, das 19 às 22 horas, com carga total de 12 horas. Para se inscrever, o interessado deve enviar e-mail para Prof. Flávio Costa, no endereço fcosta@fec.unicamp.br e aguardar retorno confirmando a inscrição.

Vida Acadêmica

PAINEL DA SEMANA

Reparador geral, zelador reparador, arquiteto e técnico administrativo – Estão abertas, no período de 27 de novembro (segunda-feira) a 4 de dezembro, as inscrições para processos seletivos internos na Faculdade de Engenharia Civil (FEC). Interessados devem contatar Marisa, no telefone 3788-2309 ou pelo e-mail marisa@fec.unicamp.br.

Alca – "Área de Livre Comércio das Américas: Atores Sociais e Políticos nos Processos de Integração" é a temática central do Fórum Continental sobre a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), a ser realizado de 27 a 29 (segunda a quarta-feira), no Parlamento Latino-americano, em São Paulo. A realização do evento é do Centro de Estudos de Cultura contemporânea de São Paulo (Cedec), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Instituto de Estudos Sócio-Econômicos. O objetivo do Fórum é dar visibilidade ao debate nacional sobre a formação da Alca e o futuro do Mercosul, preparar a atuação da sociedade civil e dos representantes parlamentares para incidir nas decisões da 6a Reunião Anual de Ministros de Comércio da Alca, a ser realizada em março de 2001, em Buenos Aires, Argentina. Informações: intbr@fase.org.br, cedec@sti.com.br ou telefones (21) 286-1441 e (11) 3871-2966. A página do evento é www.alternex.com.br/~fnl/alca.

Participação – Os professores da Unicamp Eni Orlandi (Instituto de Estudos da Linguagem) e Márcio Porchman (Instituto de Economia) apresentam seus trabalhos na 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na Paraíba, que acontece de 27 (segunda-feira) a 1º de dezembro (sexta-feira), naquele Estado. O evento focaliza o tema "Conhecimento e Trabalho: os desafios para as Humanidades", tendo como objetivo debater a relação entre as mudanças no mercado de trabalho e a formação profissional na área de humanidades, bem como divulgar junto à comunidade as atividades desenvolvidas por professores e alunos do Centro de Humanidades da Universidade Federal da Paraíba. Informações pelo telefone (83) 310-1416 ou 310-1203 e e-mail durval@ch.ufpb.br.

Otimização – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) realiza mais uma palestra da série Seminários e Métodos Computacionais de Otimização, dia 27 (segunda-feira), sobre Jogos e evolução. Mais informações no site www.ime.unicamp.br/eventos_seminarios.html.

Cinema no IFCH – Os alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) prosseguem com o projeto "Cinematographo: Sessão História do Cinema", que teve início em março do ano passado e já exibiu aproximadamente uma centena títulos de clássicos de todas as épocas do cinema mundial. Os filmes são projetados por ordem cronológica, no auditório do IFCH, sempre às 18h30. Informe-se com Edney Sanchez pelo e-mail sanchez@unicamp.br. Os interessados em receber a programação semanal por endereço eletrônico devem enviar e-mail para cinecach-subscribe@egroups.com. Dia 27 (segunda-feira), O Poderoso Chefão (The Godfather), produzido em 1972 sob a direção de Francis Ford Coppola, com Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton e Robert Duvall; tem 175 minutos de duração. No dia 28 (terça-feira), será projetado Taxi Driver, produção norte-americana de 1976. Tem direção de Martin Scorcese e é estrelado por Robert de Niro, Cybill Shepherd, Jodie Foster e Harvey Keitel. São 113 minutos.

Coleta de sangue – O Centro de Hematologia e Homoterapia (Hemocentro) realiza coleta de sangue nos dias 28 a 30 (terça a quinta-feira), das 8 às 12 horas, em frente da Catedral. Informações pelos telefones 3788-8722 e 3788-8720.

Ética e Pesquisa – O Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas realiza no dia 28 (terça-feira), das 9 às 12 horas, o 1º Seminário "Ética em Pesquisa", organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FCM, presidido pelo médico Sebastião Araújo. Aberto ao público em geral, o evento contará com a presença de William Saad Hossne, presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Ministério da Saúde, e de Conceição Accetturi, presidente da Comissão das Faculdades Integradas Cantareira. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3788-8936 ou pelo e-mail cep@fcm.unicamp.br.

Ensino a distância – A disciplina Tópicos em Biologia realiza a palestra "Ensino a distância", com o coordenador do Núcleo de Informática Aplicada a Educação (Nied), professor José Armando Valente. O evento ocorre no dia 28 (terça-feira), das 18 às 19 horas na sala 1 do Instituto de Biologia (IB-1). A entrada é aberta ao público. Informações: 3788-7886 e 3788-7572.

Astronomia – Romildo Póvoa Faria, técnico administrativo da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp e coordenador do Planetário de Campinas, ministra cursos nos meses de novembro e dezembro no Planetário do Parque Portugal (localizado na Lagoa do Taquaral, com entrada pelo portão 7, próximo ao Ginásio de Esportes). De 28 de novembro (terça-feira) a 14 de dezembro, acontece o curso "Astronomia Planetária", às terças e quintas, das 20 às 22 horas. De 29 de novembro (quarta-feira) a 15 de dezembro, o curso "Astronomia Prática", será realizado às segundas e quartas, também das 20 às 22 horas. E de 4 a 7 de dezembro é a vez do curso de "Astronomia para crianças", de segunda a quinta, das 18 às 19h30. As inscrições custam R$ 20,00 e os telefones para contato são 3252-2598 e 3253-5153.

Lançamento – Mídia, Terceiro Setor e MST é o título do livro escrito pela professora Maria da Glória Gohn, da Faculdade de Educação (FE), a ser lançado no dia 29 (quarta-feira), às 17 horas, na Livraria Toledo, localizada ao lado da cantina da FE. O livro discute a questão social no Brasil na virada do milênio. É divido em três partes: a primeira aborda a mídia; a segunda estuda as práticas sociais desenvolvidas nas redes de associativismo existentes no meio urbano e a terceira parte trata do mundo rural focalizando o sem terra, destacando o MST.

Cine-IEL – "De olhos bem fechados" é o vídeo que será apresentado dentro da programação do Ciclo Stanley Kubrick, promovido pelo Cine-IEL. A sessão acontece no dia 29 (quarta-feira), às 18 horas na Sala do Telão no Instituto de Estudos da Linguagem. Entrada franca. Informações 3788-1520.

Transplantes – "Fila de espera para a vida ou para a morte?" é a palestra que será proferida no próximo dia 29 (quarta-feira), a partir das 20 horas, pelo urologista e coordenador da Organização de Procura de Órgãos da Unicamp, Adriano Fregonesi. Durante a palestra, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas (Avenida Anchieta, 200, centro), será abordada a situação dos transplantes no Brasil hoje. Informações pelo telefone 788-7481.

Cinecall – No dia 30 (quinta-feira) é a vez do filme "Quero ser John Malkovich", ser apresentado no Cinecall. Dirigido por Spike Jonze, o filme foi produzido em 1999. As sessões acontecem às 12 horas e às 18h30, na Sala de Telão do Instituto de Estudos da Linguagem. A promoção é do Centro Acadêmico de Letras e Lingüística. Entrada franca. Informações 3788-1520.

Encontro de estudantes – Segue até o dia 30 (quinta-feira) o período de inscrições de resumo dos trabalhos a serem apresentados no Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp, que será realizado no dia 12 de dezembro na Faculdade de Educação (FE). As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Eventos da FE, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Programador de Sistemas – O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica está com inscrições abertas para o processo seletivo interno. O candidato poderá se inscrever no período de 30 de novembro (quinta-feira) a 15 de dezembro. Mais detalhes nos ramais 85923 ou 85924 ou em http://rhuec.dgrh.unicamp.br/oportunidades/default.html.

Técnico administrativo – A diretoria do Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), em Limeira, divulga seu processo seletivo interno para trabalhos junto à Seção de Pessoal, Protocolo e Arquivo. As inscrições terminam em 30 de novembro (quinta-feira) na Assessoria do Ceset, no horário das 14 às 17 horas e das 19h30 às 21h30. Pede-se nível secundário completo e conhecimento básico de informática. É desejável que o candidato tenha noções sobre controle de ponto de servidores docentes, técnicos e administrativo, sobre análise de dados para o fechamento de freqüência mensal dos servidores, noções sobre protocolo e arquivo, bem como esteja enquadrado no mínimo na referência 15. Documentos necessários para inscrição: requerimento dirigido ao Ceset e currículo. Informações com Gilberto ou Luci pelos telefones (19) 440-7148 ou 440-7106 ou pelo e-mail gill@ceset.unicamp.br.

Periódicos – A Biblioteca Central (BC) realiza dia 30 (quinta-feira) curso para o treinamento da comunidade universitária no acesso às Bases de Dados de Periódicos, em texto completo, disponível através do consórcio Fapesp – com aproximadamente 606 revistas eletrônicas internacionais. As aulas acontecem das 14 às 17 horas, no Laboratório de Informática da Biblioteca (3o piso). Em dezembro, os treinamentos ocorrem nos dias 7 e 11. Informações e inscrições pelos telefones 3788-7001 e 3788-7025, ramal 11, pelo e-mail rblanco@unicamp.br ou pessoalmente no Setor de Referência da BC, com Regina Vicentini. São oferecidas 30 vagas.

Cirurgia Plástica – A Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para a Reabilitação Craniofacial (Sobrapar), instalada ao lado do campus da Unicamp, promove concurso para o curso de especialização em Cirurgia Plástica. As inscrições acontecem até 30 de novembro (quinta-feira) e o processo seletivo será realizado em 11 de dezembro. Haverá prova escrita e oral, análise de currículo e entrevistas. O curso tem início em 1º de fevereiro de 2001 e três anos de duração. Informações e inscrições pelo telefone 3289-4465 (com Eliane, das 12 às 18 horas) ou e-mail mail@sobrapar.org.bre no site www.sobrapar.org.br.

Cursinho – O Cursinho Pré-Vestibular Alternativo Social, formado por estudantes da Unicamp, recebe até 30 de novembro (quinta-feira) inscrições para a turma de 2001. Os interessados devem se dirigir ao Liceu Salesiano (Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330), onde funciona o cursinho, a partir das 18h30, e procurar por Wilson ou Raquel. A taxa anual é de R$ 130,00 e está incluído todo material apostilado. Os candidatos passarão por uma análise sócio-econômica e teste classificatório. Mais informações 9725-1997.

Lançamento de livro – No dia 30 (quinta-feira), às 19h30, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE) a Cortez Editora e os autores, Luci Banks-Leite e Izabel Galvão (orgs.), Carlos Rafael Luis, Heloysa Dantas, Leandro de Lanjonquière, Luciano Migliaccio, Regina Maria de Souza lançam o livro A educação de um selvagem – As experiências pedagógicas de Jean Itard. Mais informações pelo telefone (19) 3289-1463.

Prêmio Master – No dia 30 (quinta-feira), às 20 horas, na casa noturna Excalibur, acontece a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Master de Ciência e Tecnologia, iniciativa do Instituto de Estudos e Pesquisas da Qualidade e do jornal City News de Campinas. Este ano, os organizadores decidiram realizar a segunda edição na cidade devido à concentração de instituições e indústrias em sua área, formando na região o maior parque tecnológico e científico do país e sendo responsável por 11,3% do PIB brasileiro. O Prêmio Master resulta de pesquisa realizada com jornalistas de mídia especializada, universidades, gestores de negócios, consultores, empresários e profissionais especializados, com o intuito de identificar empresas, instituições, fundações, universidades, cientistas e profissionais que desenvolvam trabalhos que contribuem para o enriquecimento da ciência e tecnologia no Brasil. A segunda edição do evento conta com a participação da Unicamp, USP, Fiocruz, Fapesp, CNPq, Capes, Fundação Vitae e ainda com o apoio da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados Federais e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Encontro com a arte – Integrar os pacientes e os profissionais da área de Psiquiatria é um dos objetivos do 2º Encontro de Oficinas do Ambulatório de Psiquiatria, que acontece no dia 1° (sexta-feira), das 9 às 16 horas, no próprio ambulatório. Os pacientes (adolescentes e adultos) participam de uma exposição de seus trabalhos e ao mesmo tempo aprendem nas oito oficinas de arte (artesanato, Natal, cartões, argila, artes, confecção de anjinhos, culinária e jogos). Nesse dia, o atendimento será suspenso. O evento é coordenado pela enfermeira Celina Matiko Hori Higa, do Ambulatório de Psiquiatria, no HC (3o andar). Informações e possíveis contribuições pelo telefone 3788-7514.

Laboratório de Psicologia Genética – Profissionais brasileiros e do exterior da área de educação encontram-se até 1º de dezembro (sexta-feira), para discutir o tema "Construtivismo e Prática Pedagógica", no 17º Encontro Nacional de Professores do Proepre – Programa de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, desenvolvido pelo Ministério da Educação. O evento será realizado no Salão de Convenções do Hotel Majestic, em Águas de Lindóia. A promoção é do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação (FE), que atende os interessados pelo e-mail lpgunicamp@sigmanet.com.br e telefones 3788-5584 e 3253-1980, com Ercília.

Matemática – A Universidade Estadual de Maringá (PR) está com inscrições abertas para curso de pós-graduação em Matemática (Análise e Geometria e Topologia). Podem ser feitas até o dia 1º de dezembro(sexta-feira). Mais informações pelo e-mail pma@uem.br ou site www.dma.uem.br.

Confraternização – O Grupo de Apoio ao Portador de Deficiência da Unicamp e o Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente da Puccamp realizam no dia 3 (domingo), a partir das 10 horas, uma programação especial seguida de um almoço de confraternização no Lake House. Haverá participação da Mamãe Noel, do Grupo de Pagode Os gorilas e do Coral da 3a Idade do HC, além de apresentação de dança e a presença do coordenador do Procon, Targino Alves dos Santos. Os interessados podem fazer suas adesões através dos telefones 3788-7880 (Madalena), 3253-0976 (Solange) e 3289-0914 (Sônia).

Em dia

Bolsas-auxílio – O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) recebe até dia 15 de dezembro, as inscrições de estudantes interessados em permanecer nos programas de bolsas moradia, alimentação, transporte e trabalho do SAE, destinadas exclusivamente a estudantes que já recebem esses auxílios e a moradores oficiais do Conjunto Residencial Universitário (CRU). Para ter direito à efetivação do benefício, é preciso agendar entrevista no SAE ou no CRU pelos telefones 3289-0755, 3788-7011 e 3788-7016. A divulgação dos selecionados para a bolsa moradia ocorre em 19 de janeiro de 2001, sendo que a assinatura do termo de compromisso acontece de 19 a 31 de janeiro, no Serviço Social do CRU, das 9 às 16h30. Nos outros casos de bolsa-auxílio, os selecionados serão conhecidos em abril. Para os veteranos e calouros interessados nos benefícios, o processo de seleção acontece no início de 2001. Informe-se pelo telefone 3289-4135.

Tecnologia 2000 – Inventores, pesquisadores e estudantes já podem preparar seus trabalhos técnico-científicos para concorrer ao maior prêmio de tecnologia do Amazonas. A Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) está com inscrições abertas para o Prêmio Fucapi/CNPq de Tecnologia. São distribuídos anualmente R$ 18 mil para as melhores invenções e trabalhos que tenham como tema a Amazônia e que possam resultar em benefícios sociais e econômicos para a região. O candidato deve preencher o formulário de inscrição on line, pelo site www.fucapi.br ou diretamente na sede da Fundação, na Avenida Danilo Areosa, número 381, Distrito Industrial, em Manaus. Os trabalhos também podem ser enviados pelo fax (92) 613-2656.

Studium – Está no ar o terceiro número da Revista On Line Studium, sob a coordenação editorial do professor Fernando de Tacca, do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes. A revisão é de Isabel Pagano e a webmaster é Lygia Nery. Colaboram na edição de outubro Andréa Scansani, com o artigo "No seio da feminilidade"; Sílvia Helena dos Santos Cardoso, com "República"; e Luiz Eduardo Achutti, "Os ursos são livres". Endereço www.studium.unicamp.br.

Prêmio Mercosul – Com o objetivo de incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para o Mercosul e contribuir para o processo de integração regional entre seus países membros, será realizada a segunda edição do Prêmio Mercosul para jovens pesquisadores. Realizado a cada dois anos nos quatro países-membros (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), concede quatro premiações, uma por país, sobre o mesmo tema e regulamento. Este ano focalizará trabalhos na área de Meio Ambiente – Tecnologias Limpas. Podem participar pesquisadores que tenham até 35 anos de idade e a data final para apresentação dos projetos será 9 de março de 2001. A entrega do prêmio ocorre em julho. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi. Os interessados poderão enviar os trabalhos para premiomercosul@mct.gov.br. Informações adicionais pelo telefone (61) 317-9080 ou no site www.iel.cni.org.br.

Boa Leitura! – Está no ar o número sobre "Amazônia" da revista mensal de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Laboratório de Jornalismo da Unicamp e a SBPC. Confira em www.comciencia.br e www.uniemp.br/labjor.

Japão antigo – O Centro de Documentação "Alexandre Eulálio" (Cedae), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), prorrogou o prazo da exposição "Vistas Antigas do Japão: Cartões Postais 1890 - 1930". Pode ser vista até janeiro de 2001. Na web, encontra-se em www.unicamp.br/iel. Mais informações pelo telefone 3788-1523, com Flávia ou Creuza.

"Como Achar" – Serviço do CNPq/Prossiga, que orienta o pesquisador a achar links úteis na Internet, apresenta agora nova estrutura e lay-out e se divide em quatro grandes áreas: "Como Achar" (o internauta é orientado a encontrar o que deseja, de acordo com o tipo de informação que procura), "Kit do Pesquisador" (oferece serviços que auxiliam o trabalho de quem desenvolve pesquisas, utilizando a Internet como ferramenta de apoio), "Tutoriais" (sites que orientam usuários mais avançados a utilizar os serviços de busca de informação na Internet) e "Apoio Online" (serviço de respostas individualizado). Visite-o em www.prossiga.br/comoachar/.

Inscrições

Odontologia (1) – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) recebe a partir de 15 de dezembro, inscrições para o curso de Especialização Odontológica em Saúde Coletiva. O exame de seleção será realizado em fevereiro do ano que vem. Com um ano de duração, o curso tem início em março de 2001 e estão sendo oferecidas doze vagas. No ato da inscrição são exigidos os seguintes documentos: curriculum documentado, xerox do CRO autenticada, requerimento e taxa de inscrição. Informações pelo telefone (19) 430-5226 ou via e-mail elaine@fop.unicamp.br.

Odontologia (2) – A Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está com inscrições abertas até 18 de dezembro para concurso público de doutorado em odontologia nas áreas de dentística, endodontia e periodontia. Informações na secretaria de pós-graduação e pesquisa pelos telefones (21) 587-6466 ou 587-6382.

Meteorologia – Até 22 de dezembro vão as inscrições para o mestrado em Meteorologia, pela Universidade Federal de Alagoas. Há possibilidade de bolsas da Capes, CNPq e Fapeal. Informações pelo e-mail tenor@ccen.ufal.br, com professor Ricardo Sarmento Tenório.

UTI – A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), juntamente com a Unidade de Terapia Intensiva do HC, promove no próximo ano o curso de especialização, modalidade extensão, "Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva de Adulto". As inscrições podem ser feitas entre 2 e 12 de janeiro de 2001. Realizado em tempo integral, terá duração é de 12 meses, a partir de 1o de março de 2001. Sob a responsabilidade do professor Renato Terzi, o curso somente será freqüentado por profissionais selecionados após entrevista e análise de currículo. Mais informações 3788-4646, 3788-4648, 3788-7065 ou pela Internet no endereço www.extecamp.unicamp.br e e-mail extecamp@obelix.unicamp.br.

Jornalismo científico – O Laboratório de Jornalismo (Labjor) da Universidade está recebendo inscrições para o próximo curso de Jornalismo Científico, a ser oferecido a partir de março de 2001. Até 5 de janeiro os interessados podem se inscrever. O curso destina-se a graduados em jornalismo e pesquisadores interessados em divulgação científica. Mais informações no site www.uniemp.br/labjor, ou pelos telefones 3289-3120 e 3788-7858.

Comunicação – Estão abertas as inscrições de comunicações cientificas para o 5º Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, que acontece de 21 a 23 de maio de 2001, em São Bernardo do Campo (SP),no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de SP. O tema será "Marxismo e cristianismo, matrizes das idéias comunicacionais na América Latina. Informações com marques@metodista.br. A promoção é da Cátedra Unesco de Comunicação Universidade Metodista de São Paulo.

Geologia – As inscrições para o curso de pós-graduação em Geologia (geologia sedimentar, ciências da terra e meio ambiente), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), se estendem até o dia 9 de janeiro de 2001. Mais informações pelo e-mail ppgeo@euler.unisinos.br ou pelo telefone (51)590-8174 e fax 590-8177.

Oportunidades

Engenharias Elétrica e Química – Ajionomoto oferece estágio com possibilidade de efetivação. Pede-se formandos em junho ou dezembro de 2001. Interessados enviar currículo para jaime_tomazin@aia.ajinomoto.com.

Engenharia Mecânica – Vaga para estágio na Fibra Dupont (multinacional localizada em Americana). O interessado deve estar cursando 2o, 3o ou 4o ano. A empresa oferece bolsa auxílio, alimentação, convênio médico e transporte. Ligar para agendar entrevistas no telefone (19) 461-0012.

Engenharias Mecânica, Eletrônica, de Computação e Controle e Automação – Automação comercial (ATM’S) – empresa operadora das máquinas automáticas do Metrô e BCP – oferece 10 vagas para estágio e breve contratação de alunos cursando os últimos dois anos. Tratar com Francisco no telefone (11) 3277-6099.

Engenharias Mecânica, de Materiais, Eletrônica e Desenho Industrial – Opção Consultoria de Recursos Humanos inicia processo seletivo para vagas de estagiários. A empresa contratante é uma multinacional de grande porte localizada em Rio Claro (SP). É necessário que o interessado esteja cursando penúltimo ou último ano e tenha disponibilidade para estágio três vezes por semana em período integral. Enviar currículo para: Rua Um, 656 – CEP 13.500-401, Rio Claro (SP) ou pelo e-mail selecao@grupoopcao.com.br.

Engenharias Química, Metalúrgica, de Minas, Mecânica, Elétrica, de Produção, Geologia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Economia – Votorantim Metais inicia seu programa de estágios para 2001, que inclui a participação no Programa de Trainees, que tem como objetivo consolidar a formação dos novos profissionais. Também há possibilidade de compatibilizar o período de estágio com o horário escolar. Os locais de estágio são: São Paulo, Três Marias, Paracatú e Vazante (MG), Niquelândia (GO) e Barra Mansa (RJ). A conclusão do curso deve ser em dezembro de 2001 ou 2002. Informações pessoalmente e envio de currículo: Alameda Santos, 1893, 5o andar, conjunto 52, CEP 01419-002-São Paulo (SP).

Ciência da Computação, Engenharias de Computação e Elétrica Oportunidade de trabalho para profissionais na área de Desenvolvimento de Software para início imediato. O interessado deve ser formando ou aluno de graduação e irá atuar em técnicas de programação orientadas a objetos, linguagem C/C++, Java e HTML, ambiente Windows e Unix e desenvolvimento de interfaces gráficas. Enviar currículo indicando áreas de conhecimento e expectativa salarial preferencialmente pelo site www.reckon.com.br, ou pelo e-mail curriculo@reckon.com.br ou para o endereço: Reckon Engenharia de Sistemas Ltda., Rua Visconde de Taunay, 421/sala 12 – Vila Itapura, CEP 13023-200-Campinas (SP).

Engenheiros e Analistas de Software TKE Sistemas, empresa do segmento de automação oficial de postos, está recrutando profissionais para análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas comerciais e servidores de comunicação. Pede-se bons conhecimentos em linguagens C++, orientação a objetos e conhecimento de MFC (Microsoft Foundation Classes), desejável conhecimentos de SQL, TCP/IP e redes e conhecimento de metodologias de desenvolvimento e inglês técnico. Enviar currículo para e-mail edgard@tke.com.br ou para o endereço: Avenida República do Líbano, 2090 – Indianópolis, CEP 04502-100, São Paulo, telefone (11) 5053-4900 e fax (11) 5051-2499.

Programador de sistemas – Quasar Informática, empresa de automação comercial que atua no mercado há 10 anos, oferece vaga para programador em Delphi e Linux. A preferência é para estudantes do último ano. Informações pelo telefone 3287-7060, com Márcia Eliza Bussolaro ou pelo e-mail marcia@lojafacil.com.br.

Trabalho junto ao CCUEC – Oferece cinco vagas para estágio em desenvolvimento de sistemas (estágio), junto a área de desenvolvimento em programação de sistemas em ambiente VisualAge for Java e Cobol. Apresentar currículo com dados pessoais (nome, endereço, telefone, ramal, e-mail), funcionais (função, padrão atual, unidade/órgão de lotação), formação (nível de instrução, curso), cursos e treinamentos realizados nos últimos dois anos, com datas e carga horária. Informar as atividades desenvolvidas em informática nos últimos dois anos, os conhecimentos técnicos na área de informática (linguagens de programação, ambientes operacionais, ferramentas, etc.) e ter conhecimento de língua estrangeira. Os interessados devem enviar um currículo atualizado para o endereço victoria@ccuec.unicamp.br

Eventos futuros

Novo milênio – No período de 4 a 5 de dezembro estarão abertas, na Subcomissão de Pós-Graduação de Enfermagem, as inscrições para o seminário "Enfermagem no novo milênio", do curso de pós-graduação (mestrado em enfermagem) da FCM. O evento ocorre no salão nobre da Faculdade, das 8 às 17 horas. A abertura, às 9 horas, será feita pela professora Maria Inês Monteiro Cocco. Serão tratados de temas como: Pós-graduação no Brasil, Pós-graduação na EERP-USP, Pós-graduação na EEUSP-SP, Políticas do CNPq, Educação a distância, Promoção à saúde, Diferentes concepções do cuidar: da integralidade à fragmentação do ser. Alunos pagam uma taxa de R$ 10,00 e outros profissionais R$ 30,00. Informações pelo e-mail pgenf@unicamp.br.

Livro eletrônico – A Biblioteca Central realiza no dia 4 de dezembro uma palestra sobre "El Libro Electronico: desafios para lectores y bibliotecas" que será proferida pelo diretor de Serviços Bibliotecários da Blackwell’s Book Services, Gary Brown. O evento acontecerá no auditório da Biblioteca Central, às 10 horas. Informações 3788-7025 ou 3788-7001.

Seminários CGU – O seminário do dia 7 de dezembro, que seria apresentado pelo professor José Claúdio Geromel, foi alterado. Nesta data será realizada a palestra "Macro e micro explosões solares: processos energéticos elementares" pelo professor da Unicamp Pierre Kaufmann, que também leciona na Universidade do Mackenzie. O evento acontece às 11 horas, no auditório da Biblioteca Central e é aberto ao público em geral.

Física moderna – O Instituto de Física Gleb Wataghin realiza no dia 16 de dezembro a 1a Oficina de Física Moderna a partir das 8h30. As palestras ocorrem no auditório da unidade e destina-se a colocar o público, em particular professores de ensino médio, em contato com a física quântica. Durante a oficina as idéias fundamentais da área serão apresentadas de forma acessível e com demonstrações experimentais. Informações com Leandro Tessler ou Marcelo Knobel, pelo telefone 97315962 ou no site www.ifi.unicamp.br ou ainda pelo e-mail graduacao@ifi.unicamp.br.

Fisioterapia respiratória – No período de 2 a 12 de janeiro de 2001 estarão acontecendo as inscrições e a seleção para o curso de especialização (modalidade de extensão) em Fisioterapia Respiratória em Unidade de Terapia Intensiva de Adulto. Com duração de 12 meses, em tempo integral, a partir de março serão inicialmente oferecidas 15 vagas. Informações pelo telefone 3788-4646, site www.extecamp.unicamp.br ou e-mail: extecamp@obelix.unicamp.br.

Motores Elétricos – A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) realiza, de 27 a 29 de março de 2001, em São Paulo, a 4a Feira de Acionamentos Estáticos para motores elétricos. O evento também terá em sua programação palestras e a participação das mais importantes empresas do segmento de acionamento e motores instaladas no país, como ABB, Alstom, Danfoss, Rockewell e outras. Informações e inscrições pelo telefone (11) 251-1577, ramal 286 ou pelo e-mail cassia@abinee.org.br.

Congresso e Jornada em Pediatria – "Múltiplas faces da enfermagem pediátrica" é o tema central do 3º Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica e da 5º Jornada de Enfermagem Pediátrica da Unicamp, nos dias 3 a 6 de julho de 2001, no Centro de Convenções da Universidade. A data-limite para entrega de pôsteres e temas livres é 31 de março. Informações pelos telefones: 3788-7576 (Cidinha), 3788-8822 (Irma, Silvana ou Tânia) ou pelo e-mail: denffcm@head.fcm.unicamp.br

Teses

Biologia – "Isolamento e caracterização de uma flavoproteína óxido-redutase de Arabidopsis thaliana induzida por injúria mecânica e metil jasmonato" (mestrado). Candidata: Cinthia Losano Costa. Orientador: professor Celso Eduardo Benedetti. Dia 28 de novembro, às 14 horas, na sala da congregação do IB.

"Estudos cromossômicos em Malpighiaceae A. Jussieu" (doutorado). Candidato: Ricardo Augusto Lombello. Orientadora: professora Eliana Regina Forni-Martins. Dia 30 de novembro, às 9 horas, na sala da congregação do IB.

"Detecção de proteínas que se ligam a cadeia de Beta(1-4) glucanos em cotilédones de chagas (Tropaeolum majus) durante o período de mobilização de xiloglucano de reserva" (mestrado). Candidata: Ana Maria da Silva. Orientador: professor Marcos Silveira Buckeridge. Dia 1º de dezembro, às 9 horas, na sala da congregação do IB.

Economia – "Crise bancária no Brasil após o Plano Real: uma análise a partir da falência de bancos privados varejistas" (mestrado). Candidata: Simone Pasianotto Costa. Orientadora: professora Maria Alejandra Caporale Madi. Dia 5 de dezembro, às 14 horas, na sala IE-23.

Educação – "Política educacional e hegemonia: a criação das primeiras universidades estaduais do Paraná na década de 1960" (doutorado). Candidata: Maria Rosemary Coimbra Campos Sheen. Orientador: professor José Luís Sanfelice. Dia 27 de novembro, às 9h30, na sala de defesa de teses, bloco C, piso 2 da FE.

"A música na dança: reflexões de um músico" (mestrado). Candidato: Jorge Luiz Schroeder. Orientadora: professora Célia Maria de Castro Almeida. Dia 28 de novembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses, bloco A da FE.

"Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais" (doutorado). Candidata: Ivone Mendes Richter. Orientadora: professora Célia Maria de Castro Almeida. Dia 30 de novembro, às 14h30, na sala de defesa de teses, bloco A da FE.

Educação Física – "O jogo no contexto da educação física como estratégia de intervenção pedagógica para pessoa deficiente mental" (mestrado). Candidata: Valeria Manna Oliveira. Orientador: professor Edison Duarte. Dia 27 de novembro, às 9 horas, na sala da congregação da FEF.

Engenharia Agrícola – "Estrutura e desempenho das cooperativas agropecuárias de café do estado de São Paulo no Contexto da Agroindustrialização" (doutorado). Candidato: Jader Bianco. Orientador: professor João Luiz Cardoso. Dia 29 de novembro, às 9 horas, no anfiteatro da Feagri.

Engenharia Elétrica e de Computação – "Uma técnica para o estudo do sinal óptico intrínseco da depressão alastrante em retina de aves" (doutorado). Candidato: Mário Antônio Duarte. Orientador: professor Antonio Carlos Guimarães de Almeida. Dia 30 de novembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEEC.

Engenharia Mecânica – "Metodologia e sistematização de projeto de transmissões epicicloidais com um e dois TEPs" (doutorado). Candidato: Danilo Amaral. Orientador: professor Franco Giussepe Dedini. Dia 28 de novembro, às 9h30, no bloco ID-2 da FEM.

Física – "Extensores de distorção e rotação na teoria da gravitação de Einstein" (doutorado). Candidata: Virginia Velma Fernández. Orientador: professor Waldyr Alves Rodrigues Jr. Dia 30 de novembro, às 10 horas, no auditório da pós-graduação do IFGW.

Medicina – "Arteriopatia do tipo Moyamoya na síndrome de Down: estudo clínico-epidemiológico através de metanalise de 42 pacientes" (mestrado). Candidato: Paulo Alves Junqueira. Orientadora: professora Maria Valeriana L. M. Ribeiro. Dia 27 de novembro, às 9 horas, no anfiteatro da CPG/FCM.

"Alterações da aorta em ratas portadoras de neoplasia" (doutorado). Candidata: Rosana Celestina Morandin. Orientador: professor Konradin Metze. Dia 29 de novembro, às 9h30 no anfiteatro da CPG/FCM.

"Cesáreas e partos normais em gestantes com baixo risco obstétrico: características maternas e repercussões neonatais" (mestrado). Candidata: Dulce Maria Zanardi Telini. Orientadora: professora Angélica Maria Bicudo Zeferino. Dia 30 de novembro, às 9 horas, no auditório do Ciped/FCM.

"Aprendendo a pensar pensando o aprender; as origens afetivas do pensar" (doutorado). Candidata: Maria Inês Baccarin. Orientador: professor Antonio Muniz de Resende. Dia 30 de novembro, às 9 horas, no anfiteatro da CPG/FCM.

Química – "Estudos físico químicos sobre os estágios iniciais da formação de peneiras moleculares mesoporosas: efeito de ânions silicato no comportamento micelar do brometo de cetiltrimetilamônio" (doutorado). Candidata: Carolina Vautier Teixeira Giongo. Orientadora: professora Heloise de Oliveira Pastore. Dia 20 de novembro, às 14 horas, no IQ-17.

"Síntese do zeólito MCM-22 em sistemas estático e agitado" (mestrado). Candidata: Ana Lúcia Santos Marques. Orientadora: professora Heloise de Oliveira Pastore. Dia 5 de dezembro, às 14 horas, no auditóro do IQ-17.

Pesquisa

Empresa doa US$ 20 mil a pesquisador
Ao abrir sua correspondência em uma manhã de novembro, o professor do Instituto de Computação (IC), Guido Araújo deparou com uma agradável surpresa. Ele acabara de ganhar uma doação de US$ 20 mil da matriz americana da Conexant Systems Inc. – maior fabricante de processadores para modems do mundo e presença forte em equipamentos para Internet nos Estados Unidos. "Fiquei impressionado com a colaboração da empresa", comemora o professor. Como coordenador do Laboratório de Sistemas de Computação do IC, ele não tem dúvidas que com a verba conseguirá implementar vários projetos dentro do instituto.

O que mais sensibilizou o pesquisador, no entanto, foram as palavras na carta que acompanhava o cheque, informando que a doação estava sendo feita "sem restrições", ou seja, Araújo não terá que repassar nenhum tipo de relatório à empresa. Ficou estabelecido apenas que os resultados das pesquisas deveriam ser divulgados, além da abertura de um canal para possíveis contratações de profissionais formados pela Universidade. "Isto só vem a comprovar o reconhecimento e a alta qualidade das pesquisas e dos cursos da Unicamp". De acordo com Araújo, se a empresa doou o significativo valor para a Universidade, fatalmente ela deixou de doar para uma firma estrangeira. Em sua avaliação, pelo menos, no Instituto de Computação nunca havia acontecido um fato semelhante.

O elo de confiança entre a Conexant Systems Inc. e Araújo começou quando, em 1997, ele defendeu sua tese de doutorado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. "Meu trabalhou se baseou em desenvolver programas que auxiliassem na criação de outros programas e isto chamou a atenção da empresa". De lá pra cá, o relacionamento foi se estreitando até que há, pelo menos, três meses, o pesquisador encaminhou um projeto para a Conexant e mais uma vez despertou a atenção da matriz americana, que imediatamente, encaminhou a verba de doação.

Não só a qualidade das pesquisas, como também os alunos que a Unicamp está formando também é interesse da empresa. No ano passado, um aluno de pós-graduação de Araújo foi contratado e hoje mora nos Estados Unidos e uma segunda indicação do professor está apenas aguardando a defesa de tese para então partir rumo à Califórnia.

Lazer

Os diversos aspectos dos parques temáticos
Para tratar das diversas facetas que compõem os parques temáticos instalados na região Vinhedo e têm atraído a aplicação de recursos expressivos, graças ao seu potencial de geração de renda, o Grupo de Pesquisa em Administração do Lazer e Entretenimento (GALE), núcleo ligado ao Departamento de Estudos de Lazer da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, vai promover no dia 4 de dezembro, no auditório do Instituto de Economia (IE), a partir das 8h30, o Seminário Parques Temáticos – Entre o Trágico e o Mágico.

O seminário está aberto a profissionais ligados à área do lazer e áreas correlatas, tais como economia, arquitetura, psicologia, sociologia, artes e turismo, entre outros. O evento contará com a participação de profissionais de reconhecida competência no setor, analisando as perspectivas social e de mercado potencial de turismo e lazer emergente na realidade brasileira.

Para abordar as diversas áreas que compõem a discussão sobre parques temáticos, como a formação do profissional, administração, gerenciamento, captação e aplicação de recursos humanos, concepção de lazer e entretenimento, impacto social e ambiental, foram convidados Willian George Lopes Saab, gerente de Área de Operações, responsável pelos projetos do setor de turismo e Parques do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Michel Gorsky, diretor da Barbieri & Gorsky Arquitetos Associados; Francisco Lopes, presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil - ADIBRA e superintendente do Parque da Mônica, e Luiz Wilson Pina, Assessor de Planejamento do Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC) e professor da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

No Brasil, os parques temáticos vêm atraindo interesse de grupos para investirem em entretenimento em diversas partes do país.

Nasceram como uma atividade econômica de grande vulto, mas pela natureza de suas atividades, necessitam basear-se em conceitos subjetivos intimamente ligados aos sonhos e às fantasias do ser humano.

Contudo, ainda sabe-se pouco a respeito do processo de implantação de um parque temático, desde a elaboração de projetos arquitetônicos, conceitos, fabricação e até aquisição de equipamentos, além de não haver mão-de-obra especializada em quantidade suficiente e boa formação para atuarem nas diversas atividades deste setor.

Programa

8h30 – Cenários do Mundo – visão macroeconômica globalizada, perspectivas e contradições - Willian George Lopes Saab, gerente de Área de Operações, responsável pelos projetos do setor de turismo e Parques do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

10h30 – Parque Temático – uma experiência brasileira – Michel Gorsky, diretor da Barbieri & Borsky Arquitetos Associados, arquiteto do Parque da Mônica

14 horas – Potencial do mundo do entretenimento: do parque de diversão ao parque temático – Francisco Lopes, presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (ADIBRA) e superintendente do Parque da Mônica

16 horas – Parque temático e o lucro social – professor Luiz Wilson Pina, da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo e assessor de planejamento do Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas junto a secretaria do Departamento de Estudos do Lazer. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3788-7550 e 3289-3697.

Seminário

Especialistas debatem revistas científicas
As revistas científicas foram tema por dois dias, 21 e 22 de novembro, de intenso debate na Unicamp. Uma das conclusões tiradas no seminário, denominado Publicação de Periódicos Científicos, no Auditório da Biblioteca Central, é a de que, no Brasil, são poucas as revistas que seguem os padrões de normatização internacionais.

Uma radiografia das publicações editadas pela Unicamp, apresentada pela coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e uma das organizadoras do evento, Maria Alice Rebello do Nascimento, aponta que na Universidade são pelo menos 54 revistas impressas e eletrônicas. A maior parte delas, um total de 42, produzidas pelas áreas de humanidades e artes, sendo 37 impressas, 03 eletrônicas e as outras duas da forma impressa e eletrônica.

As demais revistas científicas estão assim distribuídas: duas na área de exatas (uma impressa e a outra eletrônica); três nas engenharias e tecnológicas (uma impressa e duas eletrônicas) e sete na área biomédica (duas impressas e cinco eletrônicas). Do total de revistas da Universidade, entre outros pontos, destacou-se que 70% contam apenas com artigos de autoria de brasileiros e 30% com colaboradores brasileiros e estrangeiros.

Maria Alice detectou ainda que das 54 publicações, apenas 37 estão cadastradas no SBU e nenhuma integra o Scientific Eletronic Library on Line - SciELO. "Isso significa dizer que elas não chegam nem a nosso sistema", disse. O confinamento dos resultados das pesquisas apresentadas nas revistas, as irregularidades nas publicações e a baixa periodicidade também foram citados no seminário pelo professor Antonio Agenor Briquet de Lemos, membro da Associação Brasileira de Editores Científicos.

Entre os questionamentos feitos pelo professor está o fato de que com a mesma rapidez que aparecem no mercado, as revistas científicas também morrem. "Será que existe publicação científica para alimentar tantos periódicos", questionou a professora Ivany Rodrigues Pino, da Faculdade de Educação (FE). Ela participou da mesa redonda sob o tema Panorama dos Periódicos Científicos, onde o trabalho de Maria Alice foi apresentado.

O professor Milton Mori, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), apresentou aos presentes a revista Brazilian Journal Of Chemical Engineering, editada pela Associação Brasileira de Engenharia Química. Segundo ele, a grande meta da revista é continuar conquistando espaço no exterior. "Neste sentido a produção de textos em Inglês e contar com colaboradores estrangeiros é fundamental", avaliou.

Entre os palestrantes do evento também estiveram o pró-reitor de Pesquisa, Ivan Chambouleyron, e o presidente da Fapesp e diretor do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), Carlos Henrique de Brito Cruz. Eles participaram da mesa-redonda A produção científica no contexto internacional: o ranking da ciência.

Maria Alice destaca que o seminário representou a primeira oportunidade na Unicamp de se discutir a edição de revistas científicas, a partir dos temas: Projeto ScieELO; Periódicos Científicos em formato eletrônico na criação de bibliotecas virtuais; A visão das editoras universitárias e sociedades científicas na produção de periódicos; o direito autoral; a importância do periódico eletrônico no desenvolvimento da ciência; a produção científica no contexto internacional e a política de edição de periódicos científicos. Outra constatação do evento é a necessidade de se investir mais na compra de publicações nacionais para o Sistema de Bibliotecas da Universidade, objetivando ampliar o espaço de divulgação da produção científica e acadêmica da comunidade brasileira.

Lançamentos

Temas Sobre Lazer
Autora: Heloisa Turini Bruhns
Edição: Editora Autores Associados
156 páginas
R$ 19,00
No dia 29 (quarta-feira), às 19 horas, acontece o coquetel de lançamento do livro Temas sobre Lazer, organizado pela professora Heloisa Turini Bruhns, do Departamento de Estudos do Lazer, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. O evento ocorrerá no bar Estação Santa Fé, Avenida Albino J.B. de Oliveira, 1265, em Barão Geraldo. O livro reúne textos de um grupo de pesquisadores que desenvolve trabalhos relacionados ao lazer como campo de investigação. Vamos encontrar discussões envolvendo a teoria do lazer, aspectos sociológicos – a questão do MST, o envolvimento com a teoria do processo civilizatório de Nobert Elias, a relação com o trabalho –, aspectos psicológicos – o lazer e o idoso –, aspectos filosóficos – centrando no aspecto lúdico –, relações com o espetáculo esportivo – futebol – e com a arte – imagens.

A Educação de um Selvagem:
as experiências pedagógicas de Jean Itard
Organizadoras: Luci Banks-leite e Izabel Galvão
Edição: Editora Cortez
229 páginas
R$ 23,00
Será lançado no próximo dia 30 (quinta-feira) o livro A Educação de um Selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard, organizado pelas professoras Luici Banks-leite, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp e Izabel Galvão, da Universidade de São Paulo (USP). Será a partir das 19 horas, no salão nobre da FE, após a mesa-redonda Educação, Linga(gem) e subjetividade: a experiência pedagógica de Jean Itarde.

Os relatórios de Itard instigam o leitor a refletir sobre problemas atuais relativos a diferentes áreas como a história, psicologia, lingüística, psicanálise e pedagogia. Eles Foram traduzidos pela primeira vez no Brasil e preparados especialmente para esta edição. Além dos relatórios, o livro traz uma série de ensaios produzidos por professores e pesquisadores da Unicamp, USP e Universidade de Buenos Aires, Argentina, e constituíram temas de estudos e discussões em encontros organizados nos dois últimos anos entre essas instituições.

Os textos que compõem o livro são de autoria de: Luci Banks-leite, Izabel Galvão, Carlos Rafael Luis, Heloysa Dantas, Leandro de Lajonquière, Luciano Migliaccio e Regina Maria de Souza.

Artes

Dança na Universidade é debatida em fórum
A produção artística da Universidade, tendo o corpo em movimento como o centro de discussões, é a proposta do fórum Prática Reflexiva, a Dança na Universidade, que será desenvolvido nos próximos dias 27 e 28 de novembro no auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, a partir das 9 horas.

Reunindo professores e pesquisadores de importantes instituições de ensino e pesquisa nacionais, além de profissionais ligados à arte, o evento vai debater questões basicamente relacionadas a pesquisadores com atuação artística, assim como a dança no contexto acadêmico, visando enfatizar a integração dos cursos de graduação e de pós-graduação.

O fórum — coordenado pela professora Júlia Ziviani Vitiello, do Departamento de Artes Corporais — não se destina unicamente a alunos de graduação, de pós e pesquisadores universitários, mas também a profissionais de educação física, fisioterapeutas e à comunidade de um modo geral.

Programação

Dia 27 (segunda-feira), 9 horas, no Auditório do Instituto de Artes: abertura, com participação das professoras Helena Jank (Diretora do IA), e Júlia Ziviani (diretora Artística do Laboratório de Dança (DACO);

9h30 – Conferência: A necessidade da organização do pensamento em dança, com a participação de Angel Vianna, da Escola Angel Vianna, e Maria Alice Poppe, do Centro de Estudos do Movimento e Artes do Rio de Janeiro.

14 horas — Conferência, A contribuição do Artista na Universidade, com Zélia Monteiro, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Dia 28 (terça-feira), às 9 horas, no Auditório do IA, conferência: A importância da articulação entre a carreira artística e a carreira acadêmica, com Leda Muhana, da Escola de Dança, da Universidade Federal da Bahia;

14 horas – Conferência: Desafios, estímulos e perspectivas para o ensino e a pesquisa em dança na Universidade, com a participação de vários professores do Departamento de Artes Corporais as Unicamp.

Mais informações no Departamento de Artes Corporais (DACO), pelo telefone (0xx19) 3788-2437, ou via e-mail daco@iar.unicamp.br

Linguagem

GPPL promove conferência
O Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL), da Faculdade de Educação, promove no dia 30 (quinta-feira) a conferência Linguagem e Semiótica na Época do Iluminismo, que será proferida pelo professor Carlos Rafael Luis, da Universidade de Buenos Aires. O filme "L´enfant suavage", de François Truffaut, será apresentado em seguida no Salão Nobre da Faculdade de Educação.

No mesmo dia, às 19h30, acontece a mesa-redonda para discutir o tema Educação, lingua(gem) e subjetividade: a experiência pedagógica de Jean Itard, tendo como convidados os professores Carlos Rafael Luis, Izabel Galvão, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Regina Maria de Souza, da FE da Unicamp. A professora Ana Luiza Smolka será a debatedora, e a coordenadora da mesa, a professora Luci Banks Leite, ambas da FE da Unicamp. Após o evento, haverá o lançamento do livro A Educação de um Selvagem – As experiências pedagógicas de Jean Itard, organizado pelas professoras Luci Banks Leite e Izabel Galvão.

Mostra

Tese de doutorado em exposição
A artista plástica Maria do Céu Diel inaugura na próxima terça-feira (dia 28), a partir das 12 horas, na Galeria de Arte da Unicamp (ao lado da BC) exposição de desenhos e pinturas sob o título o "Imagens do Inferno: lugares da memória, palavras de Dante". A mostra, que permanece aberta à visitação pública até o dia 13 de dezembro, faz parte da tese de doutorado da artista, que será defendida no próximo dia 13, na Faculdade de Educação (FE), sob orientação do professor Milton José de Almeida da FE.

Serão expostos cadernos de estudos e desenhos de diferentes formatos, cuja técnica predominante é a têmpera, "escolhida por representar as transparências e a atmosfera de luz ausente do inferno", explica a artista. As peças que compõem a exposição procuram, assim como a tese, desenvolver uma leitura dos 34 Cantos do Inferno de Dante Alighieri (1265-1321), poeta, prosador, teórico literário, filósofo e pensador político italiano, autor de, entre tantos outros, A Divina Comédia. As imagens são resultados, segundo Maria do Céu, dos estudos dantescos e de seu maior comentarista, Boccaccio (1313-75). Também influenciaram nas imagens a idéia de memória e locais fantásticos, presentes nos escritos de Cícero (106 a.C.- 43 a.C.) e Santo Agostinho (354-430 d.C).

Graduada pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp, onde se especializou na gravura em metal, a artista fez ainda o mestrado na Faculdade de Educação, sob orientação de Célia Maria de Castro Almeida.

Encontro

Pesquisa em filosofia
Um espaço para que os alunos do curso de Filosofia da Unicamp possam apresentar suas pesquisas para a comunidade acadêmica é a proposta do Encontro Interno de Pesquisa em Filosofia. Em sua quarta edição, o evento será realizado de 28 a 30 de novembro (de terça à quinta-feira), a partir das 14 horas. A promoção é dos alunos de graduação e pós do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Mais informações pelo e-mail filosofiaunicamp@hotmail.com ou pelo telefone 3254-2482.

Cidadania

Cultivo de horta tira crianças da rua
O cultivo de alface pela técnica da hidroponia (adubo dissolvido em água) está ajudando a alimentar e a retirar crianças e adolescentes carentes das ruas do Jardim São Marcos, em Campinas. O projeto Semeando Vida nasceu em junho deste ano e conta com apoio técnico do Departamento de Pré-Processamento de Produtos Agropecuários da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp, através do engenheiro agrônomo Antônio Bliska Júnior e do professor doutor Sylvio Luis Honório.

Segundo o coordenador do projeto, Antônio Carlos Medina, a idéia de levar a estufa para o bairro surgiu após uma das freiras do Centro Assistencial Vedruna, organização não-governamental (ONG) que atua no Jardim São Marcos, ter conhecido a técnica de cultivo na Unicamp. "Hoje 15 adolescentes aprendem a técnica e ajudam a produzir as alfaces", diz. A produção é toda natural, sem agrotóxicos.

A montagem da estufa e dos canteiros foi orientada pelos professores da Unicamp que também garantem suporte na produção, avaliada em 110 pés por dia, segundo Medina. Adolescentes dos 14 aos 16 anos atuam na estufa que custou R$ 7 mil.

"Montamos uma estufa de primeira. Queríamos algo bom para ser definitivo", disse Medina. Ele também atua no Centro Vedruna. A ONG é mantida pela Sociedade Civil da Caridade da Igreja Católica.

Parte dos pés de alface produzidos no Jardim São Marcos serve para alimentar os adolescentes atendidos no Centro Vedruna. "Eles almoçam aqui e também distribuímos a alface para suas famílias", explica Medina. O restante da produção é comercializado ao valor de 75 centavos cada pé.

O dinheiro é usado em prol da manutenção dos projetos assistenciais. A ONG atua no sentido de garantir o reforço escolar para crianças e adolescentes dos 7 aos 16 anos de idade.

"Os adolescentes estão adorando a horta. É muito bom que aprendam a técnica para depois multiplicá-la na comunidade", comenta Medina.

A ONG planeja aumentar em breve a produção de alface, mas para isto depende de um lugar maior para instalar a estufa, hoje restrito a 96 metros quadrados, na Rua José Segalio Filho, 126.

No quesito solidariedade, adolescentes e Centro Vedruna também esperam inovar no que diz respeito a embalagem das alfaces. Elas terão apelo social. O comprador saberá que ao adquirir a verdura estará ajudando crianças e adolescentes a alcançar uma vida mais saudável.

Na rede

Hospital Veterinário Virtual planeja expansão
Criado há três anos pelo Núcleo de Informática Biomédica (NIB) da Unicamp, o Hospital Veterinário Virtual Brasileiro (HVVB) atrai cada dia mais adeptos. Prova disto é que planeja expansão para melhor atender a crescente demanda de leigos em busca de informações sobre a saúde animal. O endereço para conectar-se ao hospital é www.nib.unicamp.br/hvvb.

"Queremos criar uma revista eletrônica nos moldes das nossas revistas eletrônicas Saúde e Vida On-Line, Cérebro & Mente NutriWeb, nas quais os leigos possam encontrar informações mais facilmente, fazer perguntas e tirar dúvidas", explica o coordenador do HVVB, professor Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) e fundador e atual coordenador de projetos do NIB.

O professor diz que, embora o HVVB receba visitas de leigos, reproduz hoje muitos artigos e informações de interesse exclusivo aos profissionais da área. "Com isso, os leigos acabam tendo uma certa dificuldade em encontrar aquilo que querem no hospital virtual", admite.

Para que a revista eletrônica se concretize, Sabbatini está à procura de um editor especializado em medicina veterinária. A criação do sistema de respostas on-line depende de veterinários voluntários.

O HVVB conta hoje com a colaboração de médicos veterinários de outras instituições de ensino superior como a USP e a Unesp. A Unicamp não oferece na graduação o curso de Veterinária. O lançamento do HVVB foi motivado pelo Hospital Virtual Brasileiro, também criado pelo NIB, há quatro anos. O endereço é www.hospvirt.org.br.

"Começamos a receber visitas de profissionais e estudantes interessados não só na saúde do ser humano, mas também na dos animais e resolvemos separar os atendimentos", explica Sabbatini. Os 13 sites de saúde do NIB – 11 deles do Núcleo e dois de sociedades médicas – recebem por mês cerca de 60 mil visitantes únicos.

"Parte do sucesso deve-se à curiosidade que as pessoas têm em conhecer um hospital virtual", aponta Sabbatini. Os hospitais do NIB não fazem diagnóstico e nem prescrevem medicação. "Não fazemos consulta on-line. Isso vai contra a ética médica. O que fazemos é dar orientação e garantir informação", avisa o professor.

No HVVB, os internautas encontram informações sobre caninos, felinos, eqüinos, suínos, aves, animais selvagens, ruminantes, répteis, anfíbios, insetos, animais de laboratório e peixes.

Estão disponíveis ainda uma biblioteca veterinária, revistas da área e links para a preservação animal, hospitais e faculdades de medicina veterinária, além de índice de profissionais, marketing, zoológicos, agropecuária e o sistema de cadastramento, todos abrigados em outras informações.

1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br