Alfredo Veiga Neto
O pensamento de Michel Foucault tem trazido, há várias décadas, importantes contribuições para as pesquisas e das práticas educacionais. Ora no âmbito da análise dos discursos pedagógicos, ora no âmbito da vida escolar e ora no âmbito dos mecanismos educacionais que fazem com que cada um seja o que é, o fato é que os Estudos Foucaultianos sempre têm algo produtivo para nos dizer acerca da Educação. Mais recentemente, com a publicação na íntegra de vários cursos que o filósofo ministrou —principalmente a partir de meados da década de 1970, no Collège de France—, descortinam-se novas possibilidades analíticas, principalmente no que concerne a outras maneiras de compreender as fortes articulações contemporâneas entre a Economia, a Política e os seus efeitos na vida social. Derivadas daí, parecem muito promissoras as investigações que nos permitem problematizar, entre outros fenômenos sociais e culturais da atualidade, as íntimas conexões entre a Educação e o neoliberalismo, sob a grade de inteligibilidade da biopolítica e da governamentalidade. .
Educação — Neoliberalismo — Biopolítica — Governamentalidade — Michel Foucault.
Since the last decades, the work of Michel Foucaults brings important contributions to the educational researches and practices. The combination between the Foucauldian Studies and Education are been productive to analyze the pedagogic discourses, the school practices and the technologies of the self. Recent editions of the complete texts of the courses at Collège de France, dictated after the middle of the 1970 years, show new analytical possibilities about the strong contemporary articulations between Economy, Politics and its effects in the social life. In the same way, the new researches and problematizations concerning the conections between Education and neoliberalism, under the conceptual frame of the biopolitics and governmentality, are very promising.
Education — Neoliberalism — Biopolitics — Governmentality — Michel Foucault